Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Operação Stop Express

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Operação Stop Express

    Hoje tive a operação stop mais rápida da minha vida. Junto ao Instituto Superior Técnico, tinham uma via cortada e outra a passar a conta-gotas. Na conta-gotas, pararam-me e meteu-se um agente à frente do carro a ver informações com um portátil. Ele lá ia escrevendo, lendo e olhando para o carro. Passados uns 30 segundos, mandou-me avançar e parou o que vinha atrás. Aqueles cujo portátil dava algum problema, eram desviados para a via que estava cortada para os procedimentos. Achei o procedimento interessante e, com esta rapidez, permitia fiscalizar muitos carros em pouco tempo, mas fiquei sem saber como é que eles verificavam o condutor. Será que ele viu o nome do proprietário e viu a minha carta? Ou limitou-se a achar que tenho cara de bom rapaz? E se eu não fosse o proprietário, pedir-me-ia os documentos?

    #2
    não sei onde fica esse instituto superior técnico nem nunca vi uma operação stop dessas. aliás, há já muitos anos que não me mandam parar. mas se calhar nessa que foste mandado parar estavam só a verificar os dados do carro e se tinha seguro e inspeção. talvez tenha sido isso.

    Comentário


      #3
      30 segundos foi muito tempo.

      Agora não, mas dantes era usual estarem ''ao fundo da minha rua'', e havia um chefe que já me conhecia de frequentar quase dia sim dia não o tasco, e nos tempos dos Saxo era raro não parar numa operação, mas assim que via que era eu, fazia sinal para seguir.

      5 segundos e estava despachado.

      Comentário


        #4
        sim parece-me mais uma fiscalização especifica de seguro e ipo válidos.

        Comentário


          #5
          Ainda podia ser mais rápido se usassem devidamente as Sharan com os identificadores de matrícula

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
            não sei onde fica esse instituto superior técnico nem nunca vi uma operação stop dessas. aliás, há já muitos anos que não me mandam parar. mas se calhar nessa que foste mandado parar estavam só a verificar os dados do carro e se tinha seguro e inspeção. talvez tenha sido isso.
            Pesquisei no Google e este foi o primeiro link: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/

            Agora parecias o Luís Capelo e a paranoia da 2.a Circular.[emoji28]

            Comentário


              #7
              Parece que estavam na Av de ceuta a fazer o mesmo

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                Hoje tive a operação stop mais rápida da minha vida. Junto ao Instituto Superior Técnico, tinham uma via cortada e outra a passar a conta-gotas. Na conta-gotas, pararam-me e meteu-se um agente à frente do carro a ver informações com um portátil. Ele lá ia escrevendo, lendo e olhando para o carro. Passados uns 30 segundos, mandou-me avançar e parou o que vinha atrás. Aqueles cujo portátil dava algum problema, eram desviados para a via que estava cortada para os procedimentos. Achei o procedimento interessante e, com esta rapidez, permitia fiscalizar muitos carros em pouco tempo, mas fiquei sem saber como é que eles verificavam o condutor. Será que ele viu o nome do proprietário e viu a minha carta? Ou limitou-se a achar que tenho cara de bom rapaz? E se eu não fosse o proprietário, pedir-me-ia os documentos?
                O que é que conseguem ver com esse procedimento? Validade do seguro e IPO?
                Isso fazia-se de forma automatizada com um sistema de reconhecimento de matrículas, sem obstruir o trânsito.

                Do condutor é impossível verem o que quer que seja.

                Comentário


                  #9
                  Boas.

                  Aqui no UK, cada carro da polícia está equipado com computador e sistema de reconhecimento de matrículas. Operacoes Stop sao muito raras, e normalmente apenas mandam parar se o sistema de leitura de matrículas dispara alguma nao conformidade, seja falta de inspeccao (MOT), seguro ou car tax. Interligado com várias camaras espalhadas em pontes ou postos de iluminacao, se os carros da polícia nao apanharem um carro com algum destes problemas, as CCTV apanham e eles sao informados no momento.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                    O que é que conseguem ver com esse procedimento? Validade do seguro e IPO?
                    Isso fazia-se de forma automatizada com um sistema de reconhecimento de matrículas, sem obstruir o trânsito.

                    Do condutor é impossível verem o que quer que seja.
                    Eles devem é ter poucas câmaras dessas, então vão fazendo à mão. Tenho visto um Auris preto na segunda circular com essa câmara e, uma vez, até já os vi pararem um carro. Mas neste caso, os polícias estavam à civil, com o crachá da PSP ao peito. Eles pareciam da investigação criminal e não do trânsito.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                      Pesquisei no Google e este foi o primeiro link: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/

                      Agora parecias o Luís Capelo e a paranoia da 2.a Circular.[emoji28]
                      Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                      Parece que estavam na Av de ceuta a fazer o mesmo
                      eu não digo??? olha outro!
                      o mundo não é só lisboa! eu vi logo que deveria ser nessa bela localidade. nem toda a gente do fórum é de lisboa. não custa nada identificar essa rua, senão também começo a meter "na rua da república", "rua da congosta" ou "na avenida da liberdade" e pode ser em vários pontos do país. assim cada um pode imaginar a vila ou cidade que mais gostar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                        eu não digo??? olha outro!
                        o mundo não é só lisboa! eu vi logo que deveria ser nessa bela localidade. nem toda a gente do fórum é de lisboa. não custa nada identificar essa rua, senão também começo a meter "na rua da república", "rua da congosta" ou "na avenida da liberdade" e pode ser em vários pontos do país. assim cada um pode imaginar a vila ou cidade que mais gostar.
                        Falando por mim: no país só existe uma instituição de ensino que se chama Instituto Superior Técnico. ;) Quanto muito, devia ter explicitado que era o campus da Alameda e não o do Taguspark.
                        Quanto à avenida de Ceuta, sim, será ambígua, pois pode haver várias. Mas também já o disse várias vezes: só vejo este género de posts quando são coisas de Lisboa. Já vi aí pessoal escrever a avenida AEP ou VCI sem explicitar que é no Porto e não vi ninguém reclamar por isso. Claro que se eu escrever avenida da República, avenida de Ceuta, etc., serão referências ambíguas, pois podem ser em qualquer lado. Agora, há referências que são do conhecimento comum: quantas vezes se fala de uma segunda circular que não seja a de Lisboa ou de uma VCI que não seja a do Porto. Enfim...

                        Comentário


                          #13
                          tal como referido pode ser uma fiscalização especifica para determinadas infracções. Neste caso seguro, ipo ou iuc, sendo que esta ultima é a única que obrigatoriamente têm de usar sistema informático pois o condutor não é obrigado a andar com prova de liquidação para mostrar.

                          ainda recentemente o motorista da minha firma foi fiscalizado no âmbito de cargas/guias de transporte e também não verificaram mais nada para alem da conformidade da carga.

                          Comentário


                            #14
                            No harm done...um gajo de Lisboa e arredores por norma não identifica a localidade...quantas vezes não surge um "na zona onde vivo" ou "aqui na terrinha"... sem stress...era suposto estarmos no mês mais calmo do ano...mas a tradição já não é o que era...as portagens também eram à borla...onde? no único ponto do país...ponte 25 de abril...onde? a ponte oliveira salazar..assim já nem é preciso identificar o local...uma das portagens mais ridiculas que nunca irá desaparecer...Siga!
                            Chega de off-topic.

                            Comentário


                              #15
                              e eu que pensava até que o "técnico" tal como a "recta de Coina" eram localizações de conhecimento geral dignas de constar no trivial pursuit

                              Comentário


                                #16
                                Pode também ser uma joint-venture com a Autoridade Tributária para cobrança do IUC e outro impostos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                  e eu que pensava até que o "técnico" tal como a "recta de Coina" eram localizações de conhecimento geral dignas de constar no trivial pursuit
                                  O Luís Arriaga tem que fazer mais reportagens. https://youtu.be/7G3FB_69-TY

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                    Quanto muito, devia ter explicitado que era o campus da Alameda e não o do Taguspark.
                                    Nem o de Loures!

                                    Comentário


                                      #19
                                      se eu disser o ISMAI ou ISEP, muitos podem nem saber o que é, quanto mais a sua localização. ao falarem do ~2Técnico", eu não sei do que se trata, por exemplo. não custa nada referir mais alguma coisa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                        se eu disser o ISMAI ou ISEP, muitos podem nem saber o que é, quanto mais a sua localização. ao falarem do ~2Técnico", eu não sei do que se trata, por exemplo. não custa nada referir mais alguma coisa.
                                        Mas eu escrevi Instituto Superior Técnico. Estás a ser um 'cadito teimoso. Mas eu conheço ambos os que referiste.
                                        Mas a parte engraçada é que estas questões só surgem com ambiguidades lisboetas... E a inicial nem sequer era "demasiado" ambígua.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                          Falando por mim: no país só existe uma instituição de ensino que se chama Instituto Superior Técnico. ;) Quanto muito, devia ter explicitado que era o campus da Alameda e não o do Taguspark.
                                          Quanto à avenida de Ceuta, sim, será ambígua, pois pode haver várias. Mas também já o disse várias vezes: só vejo este género de posts quando são coisas de Lisboa. Já vi aí pessoal escrever a avenida AEP ou VCI sem explicitar que é no Porto e não vi ninguém reclamar por isso. Claro que se eu escrever avenida da República, avenida de Ceuta, etc., serão referências ambíguas, pois podem ser em qualquer lado. Agora, há referências que são do conhecimento comum: quantas vezes se fala de uma segunda circular que não seja a de Lisboa ou de uma VCI que não seja a do Porto. Enfim...
                                          Luis, em Cascais também há a Segunda Circular, apesar de esse nome não ser frequentemente usado, ao contrário da 3ª Circular.

                                          Notas & Comentários: Pararam os trabalhos na 2ª circular, em Cascais! (notascomentarios.blogspot.com)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                            Luis, em Cascais também há a Segunda Circular, apesar de esse nome não ser frequentemente usado, ao contrário da 3ª Circular.

                                            Notas & Comentários: Pararam os trabalhos na 2ª circular, em Cascais! (notascomentarios.blogspot.com)
                                            E também há várias VCI no país (pelo menos em Alcobaça, que me lembre de repente), no entanto, o "default" é a do Porto. Acho que há uma qualquer embirração com a 2a circular por ser em Lisboa. Mas eu até referi o nome completo do IST, que é uma faculdade que só existe na AML. Até dava de barato se tivesse escrito "faculdade de ciências" (há 'n' pelo país todo), mas não. Haja paciência...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                              Mas eu escrevi Instituto Superior Técnico. Estás a ser um 'cadito teimoso. Mas eu conheço ambos os que referiste.
                                              Mas a parte engraçada é que estas questões só surgem com ambiguidades lisboetas... E a inicial nem sequer era "demasiado" ambígua.
                                              Como as corridas ilegais na Universidade de Coimbra. Quem ler pensa que é junto à FMUC (velha, porque a nova é perto do CHUC que são os Hospitais todos e não só os HUC), quando na realidade é no Polo 2.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                eu não digo??? olha outro!
                                                o mundo não é só lisboa! eu vi logo que deveria ser nessa bela localidade. nem toda a gente do fórum é de lisboa. não custa nada identificar essa rua, senão também começo a meter "na rua da república", "rua da congosta" ou "na avenida da liberdade" e pode ser em vários pontos do país. assim cada um pode imaginar a vila ou cidade que mais gostar.
                                                Estás armado em Luis capelo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                  se eu disser o ISMAI ou ISEP, muitos podem nem saber o que é, quanto mais a sua localização. ao falarem do ~2Técnico", eu não sei do que se trata, por exemplo. não custa nada referir mais alguma coisa.
                                                  Eu sou de Lisboa e sei perfeitamente que o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) fica no Porto, e que o ISMAI, apesar de não estar certo da designação, também fica no Porto ou arredores, e para isso basta andar relativamente atento ás noticias, e ser uma pessoa minimamente informada! Claro que se eu vivesse apenas na minha redoma, não saberia.

                                                  PS: Fui ao Google, Instituto Universitário da Maia......e demorou menos tempo do que fazer um post no FMG...

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X