Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Legalizar automóvel Alemanha para exportação sem esperar 10-15 dias

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Código da Estrada] Legalizar automóvel Alemanha para exportação sem esperar 10-15 dias

    Boas pessoal

    Neste momento encontro-me numa situação que não é, de todo, a melhor, e acredito que muitos de nós, Portugueses, que atualmente importamos um automóvel da Alemanha, não passamos por estas burocracias. É a primeira vez que tento importar um veículo da Alemanha.

    A situação é a seguinte:

    1. Fui à Alemanha, para aquisição de uma viatura para exportação, sendo uma carrinha (ligeiro misto);
    2. O veículo pelo qual estava interessado pertencia (e ainda pertence) a um Particular;
    3. Assim que verifiquei as condições da viatura, decidi avançar para a aquisição, tendo feito o pagamento logo no próprio dia (transferência em tempo real). Neste momento, o veículo possuía a matrícula original do vendedor (não deu baixa dela ainda);
    4. Após ter feito a transferência, comecei a deparar com vários obstáculos para conseguir obter a matrícula, da Alemanha (com a etiqueta vermelha), para exportação. O vendedor anunciou-me que, para conseguir obter a matrícula para exportação, terá que se passar duas fases: Primeiro, o vendedor terá que agendar, no "IMT Alemão" a anulação da matrícula, que demora 2-3 dias úteis. Depois disto, entrega-me os documentos originais do veículo, e eu terei que agendar, também no "IMT Alemão" a atribuição da matrícula para exportação, que demora, pelo menos, 9 dias de espera.


    No entanto, como eu possuo um familiar na Alemanha, para não ter de esperar os tais 10-15 dias com a carrinha no lugar do vendedor, decidi falar com o vendedor para saber se é possível que este aceite eu conduzir o veículo para a residência desse meu familiar, para que possa ficar num lugar mais seguro (ao invés de continuar com o vendedor, agora que tem o € do automóvel).

    O vendedor aceitou, emitiu a declaração/fatura de venda em como autoriza que eu conduza a carrinha, até essa tal residência, assumindo eu responsabilidades por quaisquer problemas rodoviários que possam acontecer. Entregou-me o livrete do carro + registo de propriedade (Tier I + Tier II) sob a forma de cópia, ficando com os originais.

    Ainda que quisesse levar a Carrinha para Portugal, pouco ou nada valeria, pois não possuo os documentos originais do carro, apenas as cópias, e as cópias não são aceites no IMT.

    ----------------------

    Neste momento, o vendedor deu-me duas opções, a fim de poder ajudar na legalização do veículo (ainda não tomou conhecimento do flash vermelho do radar):

    • Assim que chegar à tal morada do familiar, levar a carrinha para um "IMT Alemão", e solicitar as matrículas de exportação. No entanto, teria que levar a carrinha para este lugar, para que seja verificado o número de quadro (VIN), pois apenas possuo as cópias dos documentos do carro). Após a requisição, retiro as placas das matrículas do vendedor e envio-as para este, a fim de poder enviar-me os documentos originais do carro;
    • Tirar as placas de matrícula do vendedor, enviá-las para este, contratar uma transportadora e enviar a carrinha para Portugal, enquanto espero pela documentação original. Isto evita a necessidade de pedir as matrículas de exportação no "IMT Alemão", mas teria que esperar algumas semanas até receber a carrinha em Portugal e os respetivos documentos originais.


    ----------------------------------------------

    Ao fim de tudo isto, pergunto, para quem importa carros regularmente da Alemanha, e para quem importou recentemente (em altura de pandemia), como fizeram para agilizar os tempos de espera, o mais rápido possível, sem descartar o facto de ir ver o carro presencialmente?
    Editado pela última vez por tgfj555; 06 October 2021, 09:10.

    #2
    O cancelamento de matrícula é imediato, um registo novo também é imediato. Podes fazer ambos na mesma altura. Tens de levar as placas antigas.
    A matrícula de exportação não te sei dizer.
    Pelo menos sempre foi assim com os meus carros (eu vivo na Alemanha).
    Não percebo essa espera de 2/3 dias a não ser que tentes fazer marcação. Mas acredito que possas sempre lá ir sem marcação.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ffar00 Ver Post
      O cancelamento de matrícula é imediato, um registo novo também é imediato. Podes fazer ambos na mesma altura. Tens de levar as placas antigas.
      A matrícula de exportação não te sei dizer.
      Pelo menos sempre foi assim com os meus carros (eu vivo na Alemanha).
      Não percebo essa espera de 2/3 dias a não ser que tentes fazer marcação. Mas acredito que possas sempre lá ir sem marcação.
      Mas isso era antes da pandemia ou durante a pandemia, a possibilidade de fazer/cancelar matrícula sem marcação?

      Comentário


        #4
        Na semana passada, na minha região, não era preciso marcação. Dependerá de cidade para cidade.
        Para cancelar a matrícula é também preciso levar as chapas antigas. O vendedor vai cancelar a matrícula mas deixou-te levar o carro com as chapas?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ffar00 Ver Post
          Na semana passada, na minha região, não era preciso marcação. Dependerá de cidade para cidade.
          Para cancelar a matrícula é também preciso levar as chapas antigas. O vendedor vai cancelar a matrícula mas deixou-te levar o carro com as chapas?
          Qual é a tua região? A minha é Trier.

          Sim, para cancelar tem que se levar as chapas antigas. Eu terei de enviar as chapas antigas ao vendedor para ele as cancelar e só depois é que recebo os documentos originais da carrinha (Teil I e Teil II).

          ---------------------------

          Fui ao Zulassungsstelle (IMT Alemão), a funcionária perguntou-me se tinha um "Appointment", percebi como a marcação, não tinha e então, nada feito.

          Logo a seguir, fui a uma casa de placas de matrícula para solicitar que fossem feitas as tais matrículas com fundo vermelho para exportação. O funcionário que me atendeu pediu-me, para além dos documentos originais da carrinha (Teil I e Teil II), uma série de documentos, incluindo o TUF (a carrinha tem menos de 3 anos e não tem inspeção...), O comprovativo de conta bancária, morada de residência na Alemanha, etc. para conseguir fazer tais placas de exportação, que levam 1 a 2 dias a serem feitas.



          Ou seja, diferente do que me disse o vendedor, para irem ver a carrinha para confirmar o número do quadro (VIN) e fazerem as placas de exportação com cópias...

          Haverá algum caminho melhor ou mais rápido e simples?
          Editado pela última vez por tgfj555; 06 October 2021, 08:58.

          Comentário


            #6
            Estou em Main-Taunus-Kreis

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ffar00 Ver Post
              Estou em Main-Taunus-Kreis
              Ok, boa, até nem fica muito longe de Trier.

              Mas há aqui um problema que me preocupa, na imagem que mostrei no post acima há um documento "Vorführung des Fahrzeugs" que dificilmente conseguirei obter, ou seja, significa a demonstração do veículo no Zulassungsstelle ("IMT Alemão"), mas neste momento a carrinha está sem as placas de matrícula, não posso conduzi-la neste estado e assim não consigo mostrar nesse lugar.

              Será mesmo necessário esse documento, haverá outra alternativa?

              Eu tenho quase a certeza que quem importa carros da Alemanha deve ter o processo muito mais simplificado do que tem acontecido comigo.

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X