Boas pessoal
Neste momento encontro-me numa situação que não é, de todo, a melhor, e acredito que muitos de nós, Portugueses, que atualmente importamos um automóvel da Alemanha, não passamos por estas burocracias. É a primeira vez que tento importar um veículo da Alemanha.
A situação é a seguinte:
No entanto, como eu possuo um familiar na Alemanha, para não ter de esperar os tais 10-15 dias com a carrinha no lugar do vendedor, decidi falar com o vendedor para saber se é possível que este aceite eu conduzir o veículo para a residência desse meu familiar, para que possa ficar num lugar mais seguro (ao invés de continuar com o vendedor, agora que tem o € do automóvel).
O vendedor aceitou, emitiu a declaração/fatura de venda em como autoriza que eu conduza a carrinha, até essa tal residência, assumindo eu responsabilidades por quaisquer problemas rodoviários que possam acontecer. Entregou-me o livrete do carro + registo de propriedade (Tier I + Tier II) sob a forma de cópia, ficando com os originais.
Ainda que quisesse levar a Carrinha para Portugal, pouco ou nada valeria, pois não possuo os documentos originais do carro, apenas as cópias, e as cópias não são aceites no IMT.
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Neste momento, o vendedor deu-me duas opções, a fim de poder ajudar na legalização do veículo (ainda não tomou conhecimento do flash vermelho do radar):
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Ao fim de tudo isto, pergunto, para quem importa carros regularmente da Alemanha, e para quem importou recentemente (em altura de pandemia), como fizeram para agilizar os tempos de espera, o mais rápido possível, sem descartar o facto de ir ver o carro presencialmente?
Neste momento encontro-me numa situação que não é, de todo, a melhor, e acredito que muitos de nós, Portugueses, que atualmente importamos um automóvel da Alemanha, não passamos por estas burocracias. É a primeira vez que tento importar um veículo da Alemanha.
A situação é a seguinte:
- Fui à Alemanha, para aquisição de uma viatura para exportação, sendo uma carrinha (ligeiro misto);
- O veículo pelo qual estava interessado pertencia (e ainda pertence) a um Particular;
- Assim que verifiquei as condições da viatura, decidi avançar para a aquisição, tendo feito o pagamento logo no próprio dia (transferência em tempo real). Neste momento, o veículo possuía a matrícula original do vendedor (não deu baixa dela ainda);
- Após ter feito a transferência, comecei a deparar com vários obstáculos para conseguir obter a matrícula, da Alemanha (com a etiqueta vermelha), para exportação. O vendedor anunciou-me que, para conseguir obter a matrícula para exportação, terá que se passar duas fases: Primeiro, o vendedor terá que agendar, no "IMT Alemão" a anulação da matrícula, que demora 2-3 dias úteis. Depois disto, entrega-me os documentos originais do veículo, e eu terei que agendar, também no "IMT Alemão" a atribuição da matrícula para exportação, que demora, pelo menos, 9 dias de espera.
No entanto, como eu possuo um familiar na Alemanha, para não ter de esperar os tais 10-15 dias com a carrinha no lugar do vendedor, decidi falar com o vendedor para saber se é possível que este aceite eu conduzir o veículo para a residência desse meu familiar, para que possa ficar num lugar mais seguro (ao invés de continuar com o vendedor, agora que tem o € do automóvel).
O vendedor aceitou, emitiu a declaração/fatura de venda em como autoriza que eu conduza a carrinha, até essa tal residência, assumindo eu responsabilidades por quaisquer problemas rodoviários que possam acontecer. Entregou-me o livrete do carro + registo de propriedade (Tier I + Tier II) sob a forma de cópia, ficando com os originais.
Ainda que quisesse levar a Carrinha para Portugal, pouco ou nada valeria, pois não possuo os documentos originais do carro, apenas as cópias, e as cópias não são aceites no IMT.
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Neste momento, o vendedor deu-me duas opções, a fim de poder ajudar na legalização do veículo (ainda não tomou conhecimento do flash vermelho do radar):
- Assim que chegar à tal morada do familiar, levar a carrinha para um "IMT Alemão", e solicitar as matrículas de exportação. No entanto, teria que levar a carrinha para este lugar, para que seja verificado o número de quadro (VIN), pois apenas possuo as cópias dos documentos do carro). Após a requisição, retiro as placas das matrículas do vendedor e envio-as para este, a fim de poder enviar-me os documentos originais do carro;
- Tirar as placas de matrícula do vendedor, enviá-las para este, contratar uma transportadora e enviar a carrinha para Portugal, enquanto espero pela documentação original. Isto evita a necessidade de pedir as matrículas de exportação no "IMT Alemão", mas teria que esperar algumas semanas até receber a carrinha em Portugal e os respetivos documentos originais.
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Ao fim de tudo isto, pergunto, para quem importa carros regularmente da Alemanha, e para quem importou recentemente (em altura de pandemia), como fizeram para agilizar os tempos de espera, o mais rápido possível, sem descartar o facto de ir ver o carro presencialmente?
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