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Acidente no estacionamento do Supermercado

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    Acidente no estacionamento do Supermercado



    Boas

    Tivemos um sinistro no estacionamento do continente. O nosso veículo é o amarelo, recuava a sair do estacionamento, e embateu no veículo vermelho. Local do embate a verde. O problema é que o vermelho não podia virar à direita no cruzamento, é obrigatório virar à esquerda, como na linha azul.

    A culpa é 50/50?

    #2
    Se é assim, parece que a culpa será 100% do vermelho. A questão é: essa proibição estava sinalizada?

    Comentário


      #3
      Culpa de quem sai do estacionamento.

      Comentário


        #4
        Também concordo que, infelizmente para ti, será atribuída culpa a vocês e, se veio policia, no limite o outro leva multa por entrar em sentido proibido. Na averiguação irão sempre alegar que o condutor ao recuar não tomou todas as precauções, bla bla...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Se é assim, parece que a culpa será 100% do vermelho. A questão é: essa proibição estava sinalizada?
          Sim, com sinalização vertical e pintado na estrada.

          Comentário


            #6
            A culpa e de quem fez a marcha atrás ao saír do estacionamento sem tomar os devidos cuidados. O facto de o outro veículo vir em sentido proibido não o isenta de culpas.

            Comentário


              #7
              Como tem sido dito, numa análise generalista a culpa é sempre de que sai de estacionamento para a via independentemente da eventual infração do outro.
              Só mesmo com argumentação hercúlea é que se pode imaginar reverter esta lei "primária"

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                Como tem sido dito, numa análise generalista a culpa é sempre de que sai de estacionamento para a via independentemente da eventual infração do outro.
                Só mesmo com argumentação hercúlea é que se pode imaginar reverter esta lei "primária"
                Olha que sei quem tenha batido na traseira de um carro que estava a sair do estacionamento em marcha-atrás e foi considerado culpado porque o outro tinha 3 rodas fora do lancil.

                Comentário


                  #9
                  Mais importante, mas já se adivinha a resposta: chamaram a polícia?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                    Olha que sei quem tenha batido na traseira de um carro que estava a sair do estacionamento em marcha-atrás e foi considerado culpado porque o outro tinha 3 rodas fora do lancil.
                    Podias, no embalo, ter posto bold à palavra "generalista"
                    Acho que no meu comentário deu para perceber que geralmente a culpa é de quem faz a manobra de sair do estacionamento para a via publica....tudo o resto é por norma bónus.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                      Olha que sei quem tenha batido na traseira de um carro que estava a sair do estacionamento em marcha-atrás e foi considerado culpado porque o outro tinha 3 rodas fora do lancil.
                      Cada caso é um caso, e eu não conheço esse, mas que é muuuuuito estranho, é!

                      Não há qualquer regra que dite isso, e quem está a sair do estacionamento, regra geral, é o responsável.

                      Ai, provavelmente conseguiram provar algo que nos está a escapar, não foi certamente por ter as três rodas fora do lancil.

                      E, conheces o caso em pormenor, ou foi-te relatado por alguém?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                        Cada caso é um caso, e eu não conheço esse, mas que é muuuuuito estranho, é!

                        Não há qualquer regra que dite isso, e quem está a sair do estacionamento, regra geral, é o responsável.

                        Ai, provavelmente conseguiram provar algo que nos está a escapar, não foi certamente por ter as três rodas fora do lancil.

                        E, conheces o caso em pormenor, ou foi-te relatado por alguém?
                        Só se foi por estar já quase na totalidade na via de trânsito.
                        Mas mesmo assim, o que aprendi na escola de condução e fiz em exame foi que: Ao estacionar, caso venham carros, temos que ficar parados para não prejudicar a trajetória do outro. Que, regra geral é o que diz o CE: "Nas rotundas, prioridade aos que estão à esquerda; entroncamentos com sinais, primeiro passa quem não tem sinal; Acesso a AE, como o trânsito é mais rápido, quem entra, espera". Obviamente que não diz isto literal, mas em linguagem jurídica, é isto.

                        Comentário


                          #13
                          Isso se for regularizado pela T.P.R...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                            Só se foi por estar já quase na totalidade na via de trânsito.
                            Esteja onde estiver, está a sair do estacionamento, está a recuar, está a invadir a via por onde circulam outros veículos.

                            Só concebo uma decisão dessas caso, por exemplo, se consiga provar irrefutavelmente (muito difícil) que o carro recue e entre na faixa de rodagem quando o outro nem sequer é visível, e no momento em que está parado prestes a iniciar a marcha para a frente, surja o outro em velocidade inadequada ao local e não consiga parar. Mas, lá está, tudo vai da difícil prova...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                              Cada caso é um caso, e eu não conheço esse, mas que é muuuuuito estranho, é!

                              Não há qualquer regra que dite isso, e quem está a sair do estacionamento, regra geral, é o responsável.

                              Ai, provavelmente conseguiram provar algo que nos está a escapar, não foi certamente por ter as três rodas fora do lancil.

                              E, conheces o caso em pormenor, ou foi-te relatado por alguém?
                              Opah, ia havendo porrada e tudo, a polícia mencionou essa das rodas. Também nunca tinha ouvido falar nisso, por isso mencionei. Além disso, o carro que bateu na traseira do que estava a sair e estacionamento podia ter evitado o acidente pois estava a abrandar mas ficou sem travões, além disso não tinha a inspecção. Foi um caso caricato.

                              Edit: Quando digo que ficou sem travões, os calços ficaram no meio da estrada uns 50m antes do acidente. Ainda hoje me rio com essa cena [emoji23]
                              Editado pela última vez por bscuba; 17 December 2021, 21:48.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                                Opah, ia havendo porrada e tudo, a polícia mencionou essa das rodas. Também nunca tinha ouvido falar nisso, por isso mencionei. Além disso, o carro que bateu na traseira do que estava a sair e estacionamento podia ter evitado o acidente pois estava a abrandar mas ficou sem travões, além disso não tinha a inspecção. Foi um caso caricato.

                                Edit: Quando digo que ficou sem travões, os calços ficaram no meio da estrada uns 50m antes do acidente. Ainda hoje me rio com essa cena [emoji23]
                                Ok, há para ai uma série de situações questionáveis, talvez tenha sido isso, pois numa situação normal é muito difícil que isso aconteça.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Mais importante, mas já se adivinha a resposta: chamaram a polícia?
                                  Não, o problema foi esse

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Mais importante, mas já se adivinha a resposta: chamaram a polícia?
                                    Para?

                                    Originalmente Colocado por elbmurcs220 Ver Post
                                    Não, o problema foi esse
                                    Qual problema?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu não como irá ser a decisão desta situação, mas fico sempre lixado de pensar que o "carro amarelo" olha em volta e vê que não há outro veículo a circular, faz marcha-atrás com a convicção que pode fazê-lo em segurança e vem um caramelo vira onde não pode e dá-se o acidente. Bolas, o único condutor que não fez nada de errado vai ser considerado culpado ficando no prejuízo e o que prevaricou o CE vai ter uma frente nova de borla? Algo está muito errado aqui.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                        Para?



                                        Qual problema?
                                        Para prevenir as dúvidas todas que aqui se estão a acumular...?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Uma questão, se quem vai sair do estacionamento o faz correctamente, quem provoca o acidente é o energumeno que não respeita o sinal.
                                          No meu entender, o acidente é provocado por quem prevarica o código de estrada e a consequência é fruto disso mesmo.
                                          Como tal o culpado deveria ser o veículo vermelho, deixando cair a alegação de quem sai do escionamento tem sempre culpa.

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                                            #22
                                            Também é o meu entendimento.

                                            É como aquela história de que se eu bater por trás sou sempre culpado. Não é bem assim. Se o da frente trava de repente a fundo sem qualquer motivo, as culpas podem ser repartidas. Senão também começo a passar a rasar a alta velocidade junto aos carros estacionados em espinha e nunca sou culpado se um vier a sair, não me vir e nós batermos!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Para prevenir as dúvidas todas que aqui se estão a acumular...?
                                              As autoridades não tiram dúvidas, limitam-se a registar factos, nomeadamente as identificações dos veículos e condutores, e as posições dos veículos, caso ainda estejam no local do embate.

                                              As posições dos veículos podem ser comprovadas por fotos, e neste caso, pelo que parece, não há dúvidas de onde cada veículo provinha. Cabe às seguradoras decidir.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Também é o meu entendimento.

                                                É como aquela história de que se eu bater por trás sou sempre culpado. Não é bem assim. Se o da frente trava de repente a fundo sem qualquer motivo, as culpas podem ser repartidas. Senão também começo a passar a rasar a alta velocidade junto aos carros estacionados em espinha e nunca sou culpado se um vier a sair, não me vir e nós batermos!
                                                Desde que proves a paragem a fundo sem qualquer motivo, e que guardavas uma distância de segurança que te permitisse a tua paragem no espaço livre e visível á tua frente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Isso em teoria é porreiro, mas na prática tem pouco ou nenhum valor, como sabes.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se bem te entendi, é precisamente isso que quis dizer...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      Eu não como irá ser a decisão desta situação, mas fico sempre lixado de pensar que o "carro amarelo" olha em volta e vê que não há outro veículo a circular, faz marcha-atrás com a convicção que pode fazê-lo em segurança e vem um caramelo vira onde não pode e dá-se o acidente. Bolas, o único condutor que não fez nada de errado vai ser considerado culpado ficando no prejuízo e o que prevaricou o CE vai ter uma frente nova de borla? Algo está muito errado aqui.
                                                      ou uma frente nova de borla ou descontando o valor da multa, mas sim, é basicamente isso. mesmo o perito dando razão ao carro que sai do estacionamento, mas regendo-se pela "lei". infelizmente...

                                                      Comentário

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