Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uma Ida Ao Gerês...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Uma Ida Ao Gerês...

    Nunca lá fui de visita e espero realizar a visita este ano e com a lotação da minha Peugeot 307 SW completamente lotada.

    E não sou o único do meu agregado familiar que não conhece a região. E a matriarca, também anda com desejos de visitar Braga.

    Sendo assim, e aproveitando que estou de férias em Junho, num fim-de-semana que apanha dois feriados, um nacional e outro a nível concelhio, consigo juntar o útil ao agradável que é ir numa viagem pelo nosso Portugal.

    Assim sendo, a minha ideia de viagem é a seguinte:

    Dia 1, Mem Martins -> Rio Caldo, com as seguintes paragens:
    - Braga, centro;
    - Braga, Bom Jesus;
    - Braga, Sameiro.

    Cerca de 428 quilómetros.


    Dia 2, Rio Caldo -> Rio Caldo, com as seguintes paragens:
    - Mixões da Serra;
    - Soajo;
    - Senhora da Peneda;
    - Lindoso;
    - Portela do Homem.

    Aproximadamente uns 140 quilómetros, com passagem por Espanha.


    Dia 3, Rio Caldo -> Rio Caldo, com as seguintes paragens:
    - Cascata do Arado;
    - Cascatas Fechas de Bardas;
    - Miradouro de Fafião;
    - Cascata de Pincães;
    - Ponte da Mizarela.

    O dia com menos quilómetros, cerca de 65.


    Dia 4, Rio Caldo -> Mem Martins, com as seguintes paragens:
    - Póvoa de Lanhoso;
    - Guimarães, castelo;
    - Guimarães, centro;
    - Guimarães, Penha;
    - Pinhal Novo.

    Reservei a mais longa etapa para o último dia, aproximadamente uns 500 quilómetros.


    Posto isto, estou receptivo a qualquer sugestão ou recomendação, sejam elas de visita ou gastronómicas. Bem como sugestões de possíveis alterações. Não conheço a zona, pelo que toda a ajuda que vier será sempre bem vinda e aceite de bom grado.

    A viagem será feita por 4 adultos e 3 crianças (uma delas com apenas meses), pelo que implicará preparar antecipadamente a viatura para acolher bagagem nas barras de tejadilho. Ou seja, vai ser uma aventura do caraças!

    Nos próximos tempos, vou aqui actualizando o estado da preparação da viagem.

    #2
    Podes ver ideias da minha ida o ano passado, no tópicos das RT, no Tópico dos Hoteis, e no tópico dos restaurantes.

    Já tens dormida no Gerês?

    Adorei fiar no Dobau Village, e tem ''casas'' para toda a familia.

    Nas RT's, podes ver aqui: https://forum.motorguia.net/road-boo...post1071287151

    Restaurantes https://forum.motorguia.net/off-topi...post1071289186

    Hoteis https://forum.motorguia.net/off-topi...post1071289306
    Editado pela última vez por MetalKing; 01 May 2022, 19:37.

    Comentário


      #3
      Sendo 6+1, torna-se algo complicado ficar em hotéis. Por isso, preferimos alugar uma casa e fazer dela a nossa base. Daí a escolha por Rio Caldo. Mas pode mudar...

      Comentário


        #4
        Este Dobau Village que falei, tem casas T2 e T3.

        Comentário


          #5
          @DeCeIi São Bento da Porta Aberta?

          Comentário


            #6
            na portela do homem podes sempre fazer o lindoso, depois ias a lobios tomar um banho nas águas quent(íssimas) e descias por rio caldo e os baños e ias ter a portugal à portela do homem propriamente dita.

            em fafião (já não no distrito de braga, mas sim em vila real, pois passas a "fronteira") tens ali ao lado o fojo do lobo, para explicares aos miúdos o que faziam antigamente. também havia um de ursos, mais antigo, mas não sei ao certo onde será.

            entretanto dou uma ajuda nos restaurantes daqui da zona.

            https://br.pinterest.com/pin/328762841552243522/

            muito pertinho de rio caldo tens a barragem da caniçada. não perdes muito tempo e é giro.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
              na portela do homem podes sempre fazer o lindoso, depois ias a lobios tomar um banho nas águas quent(íssimas) e descias por rio caldo e os baños e ias ter a portugal à portela do homem propriamente dita.

              em fafião (já não no distrito de braga, mas sim em vila real, pois passas a "fronteira") tens ali ao lado o fojo do lobo, para explicares aos miúdos o que faziam antigamente. também havia um de ursos, mais antigo, mas não sei ao certo onde será.

              entretanto dou uma ajuda nos restaurantes daqui da zona.

              https://br.pinterest.com/pin/328762841552243522/

              muito pertinho de rio caldo tens a barragem da caniçada. não perdes muito tempo e é giro.
              Também tem um fojo no Gemil.

              Comentário


                #8
                No dia 2, acrescenta Castro Laboreiro e a sugestão de Lóbios (banhos a escaldar)..

                Comentário


                  #9
                  Aproveita e faz um desvio a castro laboreiro e aldeia das pontes, uma zona muito bonita ali perto , na aldeia das pontes tens uma excelente cascata

                  Comentário


                    #10
                    não te esqueças de visitar o tibete português.
                    aldeia de sistelo que fica no concelho de arcos de valdevez
                    vale a pena pela bela paisagem e pelo sossego

                    Comentário


                      #11
                      Um restaurante que gostei bastante, e não fica muito longe, é o do parque Cerdeira, à saída de Campo de Gerês para a barragem de Vilarinho.

                      Não vás ao restaurante Adega, na Vila do Gerês.

                      Se pensares almoçar pela Póvoa de Lanhoso, aconselho vivamente, e por sugestão aqui do tasco, o Restaurante Velho Minho.

                      Se tiveres oportunidade, sobe ao Baloiço Panorâmico da Serradela.

                      Comentário


                        #12
                        Sabores do Borralho, no Soajo.

                        Comentário


                          #13
                          Boas!

                          Já andei por essas bandas mas em viagens distintas, sendo sem dúvida um ótimo passeio!

                          Se calhar é porque sou pouco "organizado" mas parece-me que o número de paragens / locais de visita previsto é algo otimista, considerando que quanto mais pessoas mais difícil é gerir o tempo disponível (pelo menos da minha experiência). Sem contar com o tempo para as visitas gastronómicas

                          Votos de boa viagem!

                          Cumps.

                          Comentário


                            #14
                            Tens tanta coisa porreira para ver na nossa região

                            Sou da Póvoa de Lanhoso, se vieres cá é ponto de paragem obrigatória no castelo de Lanhoso (mas acho que essa já será a tua intenção).

                            Se quiseres comer bem, o Restaurante Velho Minho é bom mas tens "tascos" onde comes bem melhor: aconselho-te vivamente a ir ao Santril, não te arrependerás além que és tu quem escolhe a carne no talho mas tens que marcar com atecedência porque tá sempre à pinha, por isso aconselho a reservar antes uma mesa.

                            Quanto ao resto, já disseram muitos pontos de interesse. Existe muitos mais, se fores a serra da cabreira em Vieira do Minho, aconselho-te depois a descer e ir à ilha do ermal também muito porreiro ;) mas os pontos mais interessantes na viagem será mesmo o Gerês. Esqueceste ainda de uma das mais belas paisagens, senão a melhor do Gerês (também a mais conhecida) que é o miradouro da Pedra Bela ponto obrigatório!

                            De resto espero bem que tua e a tua família aproveitam bem a estadia por terras nortenhas. Irão gostar certamente, à uns anos atrás seria mais interessantes porque agora o Gerês teve um "boom" exagerado de turistas e para mim já evito ir lá no Verão, mas adoro o Gerês só que quase é impossível ir lá.

                            Comentário


                              #15
                              É um plano ambicioso, tem que ser gerido cuidadosamente.

                              Comentário


                                #16
                                Antes de mais, obrigado a todos pelas sugestões e recomendações dadas até ao momento.


                                Estou neste momento com um problema problema, encontrar um local onde ficar. Aquele que inicialmente havia pensado e escolhido, "foi-se".

                                Quando aplico os filtros 4 adultos + 3 crianças aparece uma coisa, mas se me "esqueço" da 3ª criança (com meses), a oferta aumenta. Fico a pensar se não há a possibilidade de a criança ficar de borla, ainda que partilhando o quarto com os pais. E ao contrário do que se possa pensar, o problema nem sequer é o preço, é mesmo o tipo de ofertas que é mais variada e com características a que damos valor.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                  Antes de mais, obrigado a todos pelas sugestões e recomendações dadas até ao momento.


                                  Estou neste momento com um problema problema, encontrar um local onde ficar. Aquele que inicialmente havia pensado e escolhido, "foi-se".

                                  Quando aplico os filtros 4 adultos + 3 crianças aparece uma coisa, mas se me "esqueço" da 3ª criança (com meses), a oferta aumenta. Fico a pensar se não há a possibilidade de a criança ficar de borla, ainda que partilhando o quarto com os pais. E ao contrário do que se possa pensar, o problema nem sequer é o preço, é mesmo o tipo de ofertas que é mais variada e com características a que damos valor.
                                  Vale mais expores essa questão directamente ao alojamento. Não vejo por que razão uma criança de 3 meses deva ser uma “barreira” no alojamento.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Primeira contrariedade!

                                    O sistema de fixação da bagageira de tejadilho não é compatível com as barras WingBar da Thule!!! E por milimetros...

                                    E agora? Comprar umas barras novas? Ver se há adaptadores compatíveis?

                                    Trocar de caixa não me parece de todo viável e é parvo, dado que a mesma se encontra em bom estado, mesmo com 20 anos em cima.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                      Primeira contrariedade!

                                      O sistema de fixação da bagageira de tejadilho não é compatível com as barras WingBar da Thule!!! E por milimetros...

                                      E agora? Comprar umas barras novas? Ver se há adaptadores compatíveis?

                                      Trocar de caixa não me parece de todo viável e é parvo, dado que a mesma se encontra em bom estado, mesmo com 20 anos em cima.
                                      Problema resolvido.


                                      Para quem não sabe, as bagageiras de tecto da Norauto são feitas por estes senhores: https://vdlhapro.com/en/travel/dakkoffers/

                                      Estudando o seu vasto catálogo, lá descobri um adaptador "T slot" adequado para o sistema de fixação que a minha caixa tem.

                                      Melhor ainda, o representante oficial da marca Hapro fica a escassos minutos de minha casa e ainda melhor foi ter o adaptador em stock e a um preço relativamente em conta - €35 ainda é qualquer coisa mas entre isto e comprar um segundo par de barras de tejadilho usadas ou eventualmente uma nova bagageira de tecto, lá perdi o amor ao dinheiro. Já o experimentei e maravilha das maravilhas, é mais fácil de montar e ainda ganho espaço no interior.



                                      001.jpg


                                      Entretanto, ontem acabei por reservar alojamento, um andar de moradia só para nós, perto de São Bento da Porta Aberta, um local estupendamente central para visitar a zona. E ainda poupei uns cobres ao usar um site "local" e não o maior portal de busca começado por "B" e acabado em "g.com".

                                      Comentário


                                        #20
                                        S. Bento da porta aberta tem imensas praias fluviais por perto absolutamente lindas, mas cuidado com as águas que no ano passado quase lá fiquei à conta das ondas dos barcos turísticos

                                        A Albufeira de Vilarinho das Furnas é linda e tem a água bastante agradável, mas não é super amigável aos petizes por a profundidade aumentar muito depressa, e a "entrada" são cerca de 1km e qualquer coisa a pé pelo mato

                                        Por acaso, tenho uma casa de familiares em Freitas, a cerca de 5 mins de carro de S. Bento, deves estar bastante perto daí!

                                        Quanto a comida, recomendo vivamente parares por Amares, tens muitos restaurantes em que se come bem e barato (O Sintomas é bastante jeitoso e comes até encher o bucho por menos de 10 paus por pessoa) e também gostei bastante da Pizzaria o Barroco, perto de Terras de Bouro, que, salvo erro, te fica de caminho para cima

                                        Comentário


                                          #21
                                          E pronto, a aventura já está mais que consumada e neste momento existe a vontade de lá voltar. Com mais tempo, muuuito mais tempo.


                                          Como alguns anteciparam por aqui, o plano que tinha delineado acabou por ser algo ambicioso e acabei por fazer um ou outro corte no que estava programado. Verdade seja dita, não contei com tantas paragens mais demoradas (tínhamos um petiz com 3 meses), com tanto calor e com distâncias que pareciam pequenas mas que na realidade, se tornam mais difíceis de vencer devido à orografia dos locais por onde andamos.

                                          1º dia

                                          Estava programado uma passagem pelo centro de Braga mas as comemorações do 10 Junho cortaram parte da cidade e ninguém se dignou a apresentar e sinalizar desvios de forma conveniente. E perguntar à PM local, estes assumem que conhecemos a cidade...

                                          Lá me desenrrasquei e acabei por fazer a rampa da Falperra em direcção ao Sameiro e daí depois segui para o Bom Jesus.

                                          Aqui, uma das vistas do Sameiro,



                                          IMG_0474.jpg


                                          Almoçamos num dos McDonalds e seguimos viagem para Rio Caldo. Tive alguma pena de não visitar Braga mas o desejo da minha mãe era visitar o Bom Jesus, pelo que o corte no trânsito acabou por nos ajudar.

                                          Chegados lá, fomos deixar os putos e 2 adultos a uma praia fluvial e fui às compras.

                                          A vista da varanda da casa onde eu estava e pode-se ver a praia a que fomos.



                                          IMG_0489.jpg


                                          A casa era excelente: 3 quartos, 2 salas, cozinha e 1,5 WC. E aparte das casas-de-banho, todas as divisões tinham ar condicionado. E com uma vela vista. Para ser perfeito só faltava uma mesa, cadeiras e um toldo no exterior.
                                          Ficheiros anexados

                                          Comentário


                                            #22
                                            2º dia

                                            Saiu-se de casa em direcção à ponte da Misarela, com passagem pelo miradouro da Serradela. Seguindo a dica do MK aqui neste tópico, era um ponto que não tinha planeado ir mas como ficava "a caminho", toca de aproveitar.



                                            IMG_0504.jpg


                                            A ida à ponte do Diabo era um desejo meu, já bastante antigo. Deixamos o carro o mais próximo possível na aldeia de ... e dali seguimos a pé, pelo caminho mais longo da calçada Romana.



                                            IMG_0554.jpg


                                            A seguir fomos almoçar a Cabril, num local muito aprazível.



                                            IMG_0562.jpg


                                            Daí seguimos para visitar algumas cascatas e miradouros.

                                            Aqui, uma das vistas do miradouro de Fafião, que tem a particularidade de se passar numa passadiço para se aceder ao miradouro situado no topo de um enorme calhau.



                                            IMG_0564.jpg


                                            Daí descemos em direcção às cascatas do Fajo de Bardas. Parámos antes, na ponte sobre o rio Fafião, onde nos fomos banhar.

                                            Daí, seguimos para o último ponto do dia, o miradouro da Pedra Bela.



                                            IMG_0640.jpg

                                            Comentário


                                              #23
                                              3º dia

                                              Saída em direcção ao Soajo. A minha irmã passou o dia anterior todo a queixar-se de que não tinha visto ainda os famosos espigueiros. Vinguei-me, no Soajo e depois mais tarde no Lindoso.

                                              Ainda apanhei por lá a hora de ponta... Ele eram vacas, cavalos selvagens, cabras... Epá, a admiração dentro do carro foi uma constante.



                                              IMG_0684.jpg


                                              Pelo meio, parou-se em Santo António de Mixões, onde ocorria uma pequena festa, com feira. Aproveitamos e compramos bolos e cerejas e tivemos ali o nosso pequeno almoço, ou pelo menos o reforço.



                                              IMG_0688.jpg


                                              E finalmente chegamos ao Soajo... Onde tirei a única foto decente à leoa.



                                              IMG_0701.jpg


                                              Ainda no Soajo e conforme prometido aos miúdos, fomos a banhos no chamado Poço das Mantas. A água é uma delícia e no local podíamos ver vacas e cabras a pastarem.



                                              IMG_0711.jpg


                                              Voltamos a descer ao Soajo onde almoçamos (passai no tópico dos restaurantes).


                                              Daí seguimos para o Lindoso, entramos por Espanha e depois entramos em Portugal pela Portela do Homem (estrada portajada mas a portagem dá para o dia todo e sem limite de passagens).



                                              4º dia

                                              A malta já acusava o cansaço e era o dia de regressa a casa. Com base no que se passou nos dias anteriores, apenas visitei Guimarães onde também se acabou por almoçar. Dessa forma, passei ao lado da Póvoa de Lanhoso e também acabei por não visitar a Penha. Ficarão para uma próxima vez...



                                              IMG_0778.jpg



                                              Conclusões:
                                              - ficamos com uma enorme vontade voltar;
                                              - temos de ser mais ponderados no número de locais a visitar;
                                              - numa próxima visita, talvez seja melhor fazer estadias em vários locais e não apenas num só.

                                              Daqui a nada já vos faço o resumo dos gastos.
                                              Editado pela última vez por DeCeIi; 15 June 2022, 13:42.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                2º dia

                                                Saiu-se de casa em direcção à ponte da Misarela, com passagem pelo miradouro da Serradela. Seguindo a dica do MK aqui neste tópico, era um ponto que não tinha planeado ir mas como ficava "a caminho", toca de aproveitar.

                                                E valeu a pena o desvio ou não?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                  E valeu a pena o desvio ou não?
                                                  Valeu sim. O local é muito bom!

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X