Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carjacking aumenta em todo o país

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carjacking aumenta em todo o país

    O método é conhecido como carjacking. Um grupo de indivíduos, armados de pistolas ou caçadeiras, aborda o condutor de um carro de gama alta durante curtas paragens. Actuam em poucos segundos, aparentam alguma calma e profissionalismo e deixam as pessoas apeadas, depois de levarem as viaturas.
    Na madrugada de ontem, no Grande Porto, tudo indica que um ou dois grupos fizeram quatro assaltos do género. Rui Nunes, responsável pelo Combate ao Banditismo na Polícia Judiciária do Porto, reconhece o aumento do fenómeno e afirmou ao PÚBLICO que o crescimento acompanha a tendência europeia, devido aos sofisticados sistemas de segurança daqueles automóveis. "Estamos a falar de carros que são quase impossíveis de serem estroncados e postos a funcionar com ligações directas. Por isso, os assaltos são sempre à mão armada", adianta aquele responsável, que garante assistir-se a outra realidade: "Há algumas noites especialmente violentas. O que verificamos é que estes grupos não roubam um único carro por noite. Quando actuam, levam vários".
    O mesmo responsável diz ainda que o destino dos automóveis roubados tem sido variado. Há situações onde eles aparecem, depois de terem sido utilizados em assaltos, mas a maioria deverá ser presumivelmente vendida. "É um fenómeno novo, que estamos a estudar. Temos muitos carros onde tudo indica que exista posterior falsificação e tráfico de veículos", explica Nunes.
    Quanto aos cuidados que os condutores devem ter, Rui Nunes reconhece a dificuldade da prevenção. "As pessoas devem estar mais atentas, designadamente de madrugada, e evitar curtas paragens, a não ser em locais muito movimentados. Mas a verdade é que tudo indica que as vítimas sejam previamente escolhidas. Não nos parece que sejam alvo de acasos, o que dificulta os cuidados a terem." Rui Nunes realçou ainda que estes grupos demonstram grandes cuidados na preparação dos assaltos. Atacam sempre encapuzados e usam luvas, para evitarem deixar impressões digitais.

    Roubos em série
    O primeiro de ontem foi em Águas Santas, na Maia, e foi protagonizado por três indivíduos que estavam encapuzados e seguiam num BMW escuro. Abordaram então o condutor do automóvel pelas 00h00, depois de aquele ter feito uma curta paragem na Rua de Coriscos. Segundo a vítima disse à polícia, pretendia apenas tirar um casaco da mala do carro, onde seguia com a mulher e a mãe, quando dois dos assaltantes o abordaram. Disseram-lhe então para ter calma, que nada de mal lhe iriam fazer, e obrigaram-no a entregar a chave. As duas passageiras saíram de imediato do automóvel e os indivíduos partiram em grande velocidade, seguidos do BMW onde um deles se manteve.
    Depois, pelas 2h00, em Paços de Ferreira, um homem que estacionava o seu automóvel na garagem também foi assaltado. Os indivíduos terão aproveitado o momento em que abriu o portão para acederem ao interior do espaço, tendo depois ameaçado a vítima com uma caçadeira e uma pistola. Neste caso, porém, tudo indica que o grupo seja outro, já que os indivíduos, que eram quatro, seguiam numa carrinha Toyota Hyace - e não num Audi ou BMW, como é normal no grupo que, nos últimos meses, tem actuado no Grande Porto. Em comum também têm o facto de estarem encapuzados e terem sido muito rápidos. Levaram outro BMW, neste caso um 320.
    Entretanto, pelas 2h15, o grupo que havia feito o assalto na Maia protagonizou outro assalto. Foi em Calendário, Famalicão, onde roubaram um Audi A3. Tudo indica que os mesmos indivíduos fizeram um terceiro assalto cerca de 20 minutos depois. Dessa vez em Landim, também Famalicão, tendo levado um Mercedes 220. Neste caso, o grupo era composto por seis ou sete indivíduos, que estavam também armados de caçadeiras. Seguiam em dois carros, um Audi A3 (tudo indica que seja o automovel que roubaram momentos antes) e num outro que a vítima não conseguiu identificar.


    (in Público, 6 de Dezembro de 2005)

    #2
    Em resumo, vou tirar o pó à Dyane...

    Comentário


      #3
      Ainda bem que não tenho uma grande máquina, lol!

      Mas isto tem tendência a piorar, visto as diferenças sociais estarem a aumentar cada vez mais!

      Quem viu a reportagem sobre o Brasil na TV?

      Comentário


        #4
        Pra quando limparem o sebo a esses gajos?!? [8]

        Ah espera lá...então e os direitos dos coitadinhos?!? [xx(]

        Acho que vou armadilhar o meu carro e CABUM!!! [|)]

        Comentário


          #5
          O ideal seria um sistema de segurança que os fritasse lá dentro...

          Welcome to BMW world.

          You can also kiss this world goodbye.

          4000 volts going up your ass in

          5
          4
          3
          2
          1

          Hope you enjoyed the ride...

          Comentário


            #6
            viva o status... :D só roubam "beémes" e "audis" hehehe

            Comentário


              #7
              Na na não é só BMW e Audi's, há tempos até veio a notícia no CM que roubaram o Seat Leon TDI Cupra ao meu amigo nos semáforos, axo k ainda não apareceu!

              Comentário


                #8
                mas isso é TDI, é máquina :D logo tem status

                Comentário


                  #9
                  eheh mas nesse caso acho que deve ser mais vingança pessoal, pois já é a segunda vez que lho roubam, da 1ª vez apareceu, desta dúvido que vá aparecer!!

                  Comentário


                    #10
                    Talvez valha a pena investir em vidros à prova de bala quando se compram determinados carros, entre outras medidas preventivas...

                    Comentário


                      #11
                      Ainda bem que pouca gente gosta da Renault :D[8)]

                      Comentário


                        #12
                        Será que gostam de mancos....

                        eh eh eh

                        Comentário


                          #13
                          Porra, tenho de ter cuidado!

                          Se usam uma Toyota Hyace qualquer dia reparam que aquela porcaria nunca "abaria", largam as MAF e turbos partidos e passam a vir atrás dos Corollas D-4D!!!

                          Estou lixado...

                          Comentário


                            #14
                            Isto qualquer dia é tipo Brasil.
                            Nem nos semaforos se pode parar...

                            Comentário


                              #15
                              CARROS DE LUXO roubados são "exportados" para Marrocos e Leste europeu

                              tráfico Destino dos veículos será mercado estrangeiro Mais quatro casos numa só noite

                              O Audi A4 tem sido um dos modelos preferidos pelos bandos de assaltantes que actuam no Norte


                              Dois BMW, um Audi e um Mercedes. Mais quatro viaturas de alta cilindrada passaram a constar, anteontem à noite e ontem de madrugada, da "lista" dos gangues de assaltantes que têm atacado nas últimas semanas pelo método de "carjacking" - condutores ameaçados à mão armada. As autoridades suspeitam que esta vaga de roubos, sem precedentes no Norte , esteja a ser protagonizada por mais de um grupo (não apenas o designado "gangue dos Audi") e que o destino dos carros esteja a ser o mercado estrangeiro, designadamente Marrocos e alguns países do Leste da Europa. O aumento das situações no distrito do Porto, admitido pelas polícias, mas sem números revelados, contrasta, por exemplo, com a descida registada em Lisboa.

                              A última "razia" atingiu localidades dos concelhos da Maia, Paços de Ferreira e Famalicão. Começou pelas 21.50 horas, na Rua dos Coriscos, em Águas Santas, tendo como vítima um homem de 57 anos. Quando se preparava para abrir a mala da viatura (um BMW X5), foi surpreendido por dois encapuzados, munidos de uma pistola e de uma caçadeira, que tinham saído de um outro BMW, conduzido por um terceiro indivíduo.

                              Segundo o JN apurou, os assaltantes exigiram as chaves do carro, garantindo que não fariam mal nem à vítima nem aos familiares. O trio pôs-se em fuga nas duas viaturas.

                              Estudam os alvos

                              Um segundo caso foi registado, cerca das 2 horas de ontem, em Paços de Ferreira. Desta feita, o visado foi abordado quando estacionava o seu BMW 320 na garagem da habitação. Surgiram-lhe então quatro encapuzados, armados, que se apoderaram do referido veículo. Na altura, andavam num Toyota Corolla.

                              Na mesma noite, pouco tempo depois daquela investida, a GNR tomava conhecimento de mais dois roubos de carros, ambos no concelho de Vila Nova de Famalicão. Um Audi A3, em Calendário, e um Mercedes 220, em Cardal. O primeiro ataque foi desferido por três indivíduos e o segundo por um grupo de sete, que circulava em duas viaturas, uma delas precisamente um Audi A3.

                              De resto, Audi, Mercedes e BMW têm sido as marcas mais procuradas pelos assaltantes. O roubo à mão armada é a forma encontrada pelos gangues para não se confrontarem com os sistemas de alarme dos veículos de gama alta. As ligações directas dão agora lugar ao "carjacking". Antes de levarem a cabo as investidas, os assaltantes estudam meticulosamente os alvos, inclusive os hábitos dos proprietários das viaturas.

                              As autoridades não têm conseguido recuperar os carros, o que indicia que sejam comercializados no mercado internacional, depois de adulterados. Admite-se, aliás, que os bandos sejam compostos não só por portugueses, como por indivíduos do Leste, que fazem a "ponte" com os países de destino do produto roubado.
                              in JN


                              [:0][:0]

                              Comentário


                                #16
                                Polícia aconselha


                                Suspeitos

                                Para precaver situações de "carjacking", as autoridades aconselham os condutores a terem sempre a atenção a uma possível presença de indivíduos suspeitos junto à sua viatura. Seja no caminho para o carro ou ao estacioná-lo.

                                Trancas à porta

                                Em circulação, manter as portas trancadas e os vidros total ou parcialmente fechados. Se alguém tentar forçar a entrada, o condutor deve buzinar e/ou acender as luzes repetidamente.

                                À noite Utilizar preferencialmente vias mais iluminadas e com maior movimento, mesmo que tal obrigue a percorrer distâncias mais longas.

                                Ao ser seguido Se o automobilista se aperceber de que está a ser seguido, deve manter a calma e dirigir-se a instalações policiais ou a um quartel de bombeiros. Se tal não for possível, procurar locais de maior afluência de público e/ou viaturas.

                                Zonas ermas

                                Evitar ao máximo o estacionamento e/ou paragem em zonas ermas. Muitos dos roubos têm visado casais de namorados que estão dentro dos veículos.
                                in JN

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                  viva o status... :D só roubam "beémes" e "audis" hehehe

                                  Ultimamente tens tido umas saidas no mínimo tristes... [xx(]

                                  Comentário


                                    #18
                                    Também andam a roubar carrinhas de caixa aberta... mas essas estão estacionadas..

                                    Comentário


                                      #19
                                      SERÁ QUE ELES QUEREM UM SEAT???

                                      Comentário


                                        #20
                                        De qq maneira quem tem dinheiro para um carro desses tb deverá ter para um seguro anti-roubo...

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:De resto, Audi, Mercedes e BMW têm sido as marcas mais procuradas pelos assaltantes. O roubo à mão armada é a forma encontrada pelos gangues para não se confrontarem com os sistemas de alarme dos veículos de gama alta. As ligações directas dão agora lugar ao "carjacking". Antes de levarem a cabo as investidas, os assaltantes estudam meticulosamente os alvos, inclusive os hábitos dos proprietários das viaturas.
                                          Isto faz-me lembrar a estória da segurança biometrica...


                                          Agora não se consegue fazer ligação directa, toca de de fazr car-jacking.


                                          Quando a segurança biometrica começar a estar em força toca de cortar dedos e arrancar olhos ás vitimas...


                                          SALAZAR VOLTA!! ESTÁS PERDOADO!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ou então um www.localiser.pt

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Jacare

                                              De qq maneira quem tem dinheiro para um carro desses tb deverá ter para um seguro anti-roubo...

                                              [:0]

                                              Sabes o que é um seguro anti-roubo?!

                                              E se fosse o teu carro...

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Barroso

                                                Ou então um www.localiser.pt
                                                Sabes o custo?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não estou a menosprezar a questão!

                                                  Apenas estou a dizer que normalemte estes carros possuem seguros contra todos onde se inclui o de roubo...

                                                  O meu tem seguro anti roubo. Penso que segura estas questões, mesmo assim não ficaría descansado se isso me acontecesse! [xx(]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por mjm

                                                    citação:Originalmente colocada por Jacare

                                                    De qq maneira quem tem dinheiro para um carro desses tb deverá ter para um seguro anti-roubo...

                                                    [:0]

                                                    Sabes o que é um seguro anti-roubo?!

                                                    E se fosse o teu carro...
                                                    Sendo assim tudo bem!!!

                                                    Se podemos ter seguro anti-roubo que venham os ladrões e quie avisem com antecedência que é para termos o carro lavadinho em condições de ser entregue!!

                                                    [8]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Qualquer dia não se pode para num semaforo vermelho.

                                                      Abranda, olha e tá a andar.:D

                                                      E depois ainda dizem que existe violência no Brasil.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por mjm

                                                        citação:Originalmente colocada por Barroso

                                                        Ou então um www.localiser.pt
                                                        Sabes o custo?
                                                        Para 4 anos de serviço e equipamento são 1400€

                                                        Pode valer a pena se este sistema ajudar de facto a detenção de criminosos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Baiones

                                                          citação:Originalmente colocada por mjm

                                                          citação:Originalmente colocada por Jacare

                                                          De qq maneira quem tem dinheiro para um carro desses tb deverá ter para um seguro anti-roubo...

                                                          [:0]

                                                          Sabes o que é um seguro anti-roubo?!

                                                          E se fosse o teu carro...
                                                          Sendo assim tudo bem!!!

                                                          Se podemos ter seguro anti-roubo que venham os ladrões e quie avisem com antecedência que é para termos o carro lavadinho em condições de ser entregue!!

                                                          [8]
                                                          Tu é que sabes como gostas de ser assaltado.

                                                          Eu não gosto mas a sê-lo prefiria estar seguro... ao menos não tinha tanta chatice de €€ perdidos...

                                                          ou achas mesmo que é uma questão secundária? [8)]

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            pessoal instalem um modulo apenas do alarm da clifford que se chama Blackjax, procurem ai informacao nao net e vao ver que e bastate util nestes casos

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X