Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Coima por atraso de pagamento de ICU com valor absurdo.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Coima por atraso de pagamento de ICU com valor absurdo.

    Boas,

    No inicio deste ano, paguei o IUC 4 dias atrasado. Era até ao final de Fevereiro e com a falta de tempo, 1001 coisas para tratar e ainda por cima com o mês mais curto, passou-me completamente, só me lembrando no dia 4 de Março, o qual paguei de imediato.

    Hoje recebi uma carta com a coima de atraso para pagar, quando para meu espanto, a coima são 50€ e ainda tem ajudas de custo de 38.25€ o que totalizam 88.25€ (para não falar nos 30 e tal euros já pagos do IUC). Considero um autêntico roubo pagar mais de 100€ totais num IUC de cerca de 30€.

    No passado já me aconteceu uma vez deixar passar o prazo por 1 ou 2 escassos dias e tive de pagar uma coima mas tenho ideia que foram cerca de 30€ e sem "ajudas" de custo o que por sua vez já não se justifica muito bem mas ainda comi e calei. Agora quase 90€?

    Isto hoje em dia é situação normal? Terá sido por ser a segunda vez que "falhei" com o pagamento?
    Editado pela última vez por DoubleM101; 26 July 2022, 11:46.

    #2
    Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
    Boas,

    No inicio deste ano, paguei o IUC 4 dias atrasado. Era até ao final de Fevereiro e com a falta de tempo, 1001 coisas para tratar e ainda por cima com o mês mais curto, passou-me completamente, só me lembrando no dia 4 de Março, o qual paguei de imediato.

    Hoje recebi uma carta com a coima de atraso para pagar, quando para meu espanto, a coima são 50€ e ainda tem ajudas de custo de 38.25€ o que totalizam 88.25€ (para não falar nos 30 e tal euros já pagos do IUC). Considero um autêntico roubo pagar mais de 100€ totais num IUC de cerca de 30€.

    No passado já me aconteceu uma vez deixar passar o prazo por 1 ou 2 escassos dias e tive de pagar uma coima mas tenho ideia que foram cerca de 30€ e sem "ajudas" de custo.

    Isto hoje em dia é situação normal? Terá sido por ser a segunda vez que "falhei" com o pagamento?

    É um estado cada vez mais chulo em ação.

    Já se fizeres uma divida de milhões e fores amigo das pessoas certas são capazes de ta perdoar!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
      Boas,

      No inicio deste ano, paguei o IUC 4 dias atrasado. Era até ao final de Fevereiro e com a falta de tempo, 1001 coisas para tratar e ainda por cima com o mês mais curto, passou-me completamente, só me lembrando no dia 4 de Março, o qual paguei de imediato.

      Hoje recebi uma carta com a coima de atraso para pagar, quando para meu espanto, a coima são 50€ e ainda tem ajudas de custo de 38.25€ o que totalizam 88.25€ (para não falar nos 30 e tal euros já pagos do IUC). Considero um autêntico roubo pagar mais de 100€ totais num IUC de cerca de 30€.

      No passado já me aconteceu uma vez deixar passar o prazo por 1 ou 2 escassos dias e tive de pagar uma coima mas tenho ideia que foram cerca de 30€ e sem "ajudas" de custo.

      Isto hoje em dia é situação normal? Terá sido por ser a segunda vez que "falhei" com o pagamento?

      É um estado cada vez mais chulo em ação.

      Já se fizeres uma divida de milhões e fores amigo das pessoas certas são capazes de ta perdoar!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
        Boas,

        No inicio deste ano, paguei o IUC 4 dias atrasado. Era até ao final de Fevereiro e com a falta de tempo, 1001 coisas para tratar e ainda por cima com o mês mais curto, passou-me completamente, só me lembrando no dia 4 de Março, o qual paguei de imediato.

        Hoje recebi uma carta com a coima de atraso para pagar, quando para meu espanto, a coima são 50€ e ainda tem ajudas de custo de 38.25€ o que totalizam 88.25€ (para não falar nos 30 e tal euros já pagos do IUC). Considero um autêntico roubo pagar mais de 100€ totais num IUC de cerca de 30€.

        No passado já me aconteceu uma vez deixar passar o prazo por 1 ou 2 escassos dias e tive de pagar uma coima mas tenho ideia que foram cerca de 30€ e sem "ajudas" de custo o que por sua vez já não se justifica muito bem mas ainda comi e calei. Agora quase 90€?

        Isto hoje em dia é situação normal? Terá sido por ser a segunda vez que "falhei" com o pagamento?

        ainda te lembraste a tempo senão penhoravam-te alguns dos teus bens

        Comentário


          #5
          Se fosse 88 euros num IUC de 500 eu percebia, agora 88 em 30....
          Já agora, esse carro pertence a particular ou empresa ?

          Comentário


            #6
            Os custos de um processo administrativo para cobrança de IUC em atraso não devem ser diferentes para 30 eur ou 500 eur de IUC.
            A coima deve ter um valor fixo, certo?
            Paguem a tempo e horas o que é devido e já não existem estes problemas

            Comentário


              #7
              A uns cobram tostões.

              Com outros desperdiçam milhões!

              É a república abrileira da banana!

              Tribunal de Contas. Mais de um milhão de euros em serviços de conectividade de portáteis de alunos não usados


              O Ministério da Educação pagou cerca de 1,3 milhões de euros por contratos de conectividade dos computadores destinados a alunos, relativo a um período em que o serviço não foi usado, alerta o Tribunal de Contas (TdC).

              https://www.rtp.pt/noticias/economia/tribunal-de-contas-mais-de-um-milhao-de-euros-em-servicos-de-conectividade-de-portateis-de-alunos-nao-usados_n1422269

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                Boas,

                No inicio deste ano, paguei o IUC 4 dias atrasado. Era até ao final de Fevereiro e com a falta de tempo, 1001 coisas para tratar e ainda por cima com o mês mais curto, passou-me completamente, só me lembrando no dia 4 de Março, o qual paguei de imediato.

                Hoje recebi uma carta com a coima de atraso para pagar, quando para meu espanto, a coima são 50€ e ainda tem ajudas de custo de 38.25€ o que totalizam 88.25€ (para não falar nos 30 e tal euros já pagos do IUC). Considero um autêntico roubo pagar mais de 100€ totais num IUC de cerca de 30€.

                No passado já me aconteceu uma vez deixar passar o prazo por 1 ou 2 escassos dias e tive de pagar uma coima mas tenho ideia que foram cerca de 30€ e sem "ajudas" de custo o que por sua vez já não se justifica muito bem mas ainda comi e calei. Agora quase 90€?

                Isto hoje em dia é situação normal? Terá sido por ser a segunda vez que "falhei" com o pagamento?

                Isto é normalíssimo, já passei pelo mesmo, tanto que passei a pagar o IUC logo no inicio do mês já para evitar me esquecer e pagar coimas, Portugal no seu melhor.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Se fosse 88 euros num IUC de 500 eu percebia, agora 88 em 30....
                  Já agora, esse carro pertence a particular ou empresa ?
                  É exatamente essa a minha indignação. A disparidade da coima vs valor do IUC. Estamos a falar em cerca do triplo.

                  É particular.

                  Comentário


                    #10
                    Desde o início da pandemia que pago iuc do meu pai
                    O ano passado esqueceu se de me avisar no mes do pagamento
                    Em maio recebe a carta para pagar o iuc de fevereiro (ainda estava por pagar )
                    O valor a pagar era apenas o iuc mas na carta vinha um aviso que em caso de reincidência nos próximos 5 anos tinha de pagar coima e ajudas de custo

                    Comentário


                      #11
                      Por essas e por outras é que subscrevi o pagamento do IUC por débito em conta.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                        Por essas e por outras é que subscrevi o pagamento do IUC por débito em conta.
                        Aleluia! Estava a ver que ninguém dizia o óbvio!!

                        Quanto ao OP: os valores mais altos não serão por seres reincidente?

                        Comentário


                          #13
                          Já agora e por curiosidade; Quanto será o valor apurado de um IUC não pago há ~5 anos sendo que no ano seguinte foi penhorado por uma empresa a quem o titular tinha uma dívida?
                          Penso que depois de penhorado deixa de pagar IUC mas e o do último ano em que teve proprietário, essa dívida às finanças extingue-se ou continua a ganhar juros?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ffar00 Ver Post
                            Os custos de um processo administrativo para cobrança de IUC em atraso não devem ser diferentes para 30 eur ou 500 eur de IUC.
                            A coima deve ter um valor fixo, certo?
                            Paguem a tempo e horas o que é devido e já não existem estes problemas
                            Pois não sei, depende do critério.
                            Se o estado é mais lesado por quem fica a dever 500 eur que 30.

                            Mas adoro que acha que é absolutamente justo.

                            Também se pode dar o caso de não pagar qualquer coima. A lei fala sempre que "pode" ser aplicada coima, nunca é referida a obrigatoriedade de ser aplicada coima. É uma decisão que cabe inteiramente às Finanças.
                            Em alguns casos, mesmo se se atrasar no pagamento do IUC, até está previsto na lei a não aplicação de coima.
                            Para que isso aconteça, basta que, por exemplo, não tenha tido incidentes fiscais nos últimos 5 anos - por incidentes, entenda-se atrasos, não pagamentos, faltas, etc.
                            A lei é um pouco mais específica e complicada que isto mas, de forma simples é mais ou menos assim que funciona.

                            https://impostosobreveiculos.info/iuc/qual-e-a-coima-por-atraso-no-pagamento-do-iuc/

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                              Por essas e por outras é que subscrevi o pagamento do IUC por débito em conta.
                              Maravilhoso para quando há enganos e cobram a mais e nem se dá conta.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                É exatamente essa a minha indignação. A disparidade da coima vs valor do IUC. Estamos a falar em cerca do triplo.

                                É particular.
                                Então não deveria ser só 25 euros ? No limite vai às finanças.
                                Caso não tenhas antecedentes.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Então não deveria ser só 25 euros ? No limite vai às finanças.
                                  Caso não tenhas antecedentes.
                                  Na carta vem lá a menção ao artigo 2 deste decreto:

                                  https://info.portaldasfinancas.gov.p...s/rgit114.aspx

                                  No meu entender (que sou leigo nestas questões), fico com a ideia que a coima pode variar entre o valor em falta e o dobro, sendo reduzida para entre 15% e metade caso o motivo seja negligência não? Se eu paguei 4 dias depois é lógico que foi por negligência... Mas é só para o que lhes convém.

                                  Arrisco a dizer que por já ter acontecido no passado, desta vez "vingaram-se" e bem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    É preciso ver que estás a pagar mais pela multa do IUC que por muitas infracções de trânsito.....algo surreal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Maravilhoso para quando há enganos e cobram a mais e nem se dá conta.
                                      Quando acontecer, se vier a acontecer, preocupar-me-ei com isso. Entretanto, até ao momento, só vejo vantagens.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                        Quando acontecer, se vier a acontecer, preocupar-me-ei com isso. Entretanto, até ao momento, só vejo vantagens.
                                        Vantagens só vejo quando é mensalmente.
                                        Agora 1 vez por ano é-me igual.
                                        Gasto 60 ou 70 sec a pagar o IUC.
                                        Podia ser pior.
                                        Vai dar ao mesmo que ir ao site das finanças ou ao site do banco confirmar se não houve cobrança excessiva

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Maravilhoso para quando há enganos e cobram a mais e nem se dá conta.

                                          Existe enganos é verdade, mas quem usa o debito direto tem uma ferramenta chamada "limite" para evitar essas situações, simplesmente sabe o valor que é pago naquela entidade define o valor fixo ou com alguma tolerância se for variável, quando houver alguma anomalia que tentem levantar algum valor anormal o banco barra e informa o dono da conta para ir averiguar o que se passa, já uso DD há anos e só tive duas vezes de ir ver o que se passava por tentarem cobrar mais que o que deviam, devido e problemas que tiveram de resolver, o banco barrou sempre.

                                          Agora se não metem limites sujeitam-se...

                                          Por enquanto os pagamentos ao estado é que não tenho por DD, pois tenho de ver sempre as coisas bem vistas antes de pagar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A AT envia um email antes avisar com os dados todos, só não verifica quem não quer.

                                            Aviso de Cobrança por Débito Direto


                                            Autoridade Tributária e Aduaneira
                                            N.º Fiscal: 0000000000
                                            Autorização: AT0000000
                                            Montante: 0000
                                            Data de débito: 2022-05-31

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                              Existe enganos é verdade, mas quem usa o debito direto tem uma ferramenta chamada "limite" para evitar essas situações, simplesmente sabe o valor que é pago naquela entidade define o valor fixo ou com alguma tolerância se for variável, quando houver alguma anomalia que tentem levantar algum valor anormal o banco barra e informa o dono da conta para ir averiguar o que se passa, já uso DD há anos e só tive duas vezes de ir ver o que se passava por tentarem cobrar mais que o que deviam, devido e problemas que tiveram de resolver, o banco barrou sempre.

                                              Agora se não metem limites sujeitam-se...

                                              Por enquanto os pagamentos ao estado é que não tenho por DD, pois tenho de ver sempre as coisas bem vistas antes de pagar.
                                              Pois, tambem tens razão.
                                              Eu no estado prefiro sempre confirmar 1º apesar do limite estipulado ser uma boa ferramenta.
                                              Nos outros DD que tenho, vejo sempre a factura pa confirmar e deps o debito em si.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                A AT envia um email antes avisar com os dados todos, só não verifica quem não quer.

                                                Aviso de Cobrança por Débito Direto


                                                Autoridade Tributária e Aduaneira
                                                N.º Fiscal: 0000000000
                                                Autorização: AT0000000
                                                Montante: 0000
                                                Data de débito: 2022-05-31

                                                comparo este imposto, assim como o IMI da casa de habitação permanente, ao " serviço" de protecção que faz a camorra em itália. Pagas para não ter problemas, mas é um autêntico roubo. Certamente que não lhes vou dar acesso à minha conta para irem lá buscar o meu dinheiro. normalmente pago essa coerção no último dia do mês...
                                                Uma única vez deixei passar o prazo ( pageui no dia a seguir às 9 da manhã) levei 25 euros de multa e ainda me chamaram arguído na carta... Tivesse eu dinheiro que os processava por injúrias ( chamárem-me arguído por pagar o uic com atraso de 9h???????)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Quando liquidas o iuc (extrais a guia para pagar) e não a pagas dentro do mês, ou se a AT te envia um aviso, audição prévia, estás logo sujeito no minimo a 88€, e depois findo todos os prazos acaba em execuções fiscais a +-130€ e sujeito a penhora.
                                                  Se só extraires a guia de iuc depois do mês de pagamento até +-15 dias após esse mês e antes do aviso da AT, a coima minima é de 25€, que se deixares ultrapassar todos os prazos ascende aos valores do paragrafo anterior.
                                                  Isso independentemente do valor do IUC.
                                                  Editado pela última vez por FilipeCunha; 01 September 2022, 20:18.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    DoubleM101, aproveita e edita o título do tópico! Ainda não existe nenhum imposto chamado ICU, não lhes dês ideias!

                                                    PS: acabo de pagar o da moto e o do carro (ambos vencem este mês) e foram mais de 300€!!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu meto um aviso no outlook com os dados de pagamento. Estou tão farto de ser esmifrado que agora só pago os impostos no último dia.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                                        Eu meto um aviso no outlook com os dados de pagamento. Estou tão farto de ser esmifrado que agora só pago os impostos no último dia.
                                                        Para quem não se importar de ter débito directo, é isso que acontece com ele activo.

                                                        A AT manda email duas semanas antes (e.g. 17 Agosto) e no último dia do prazo cobra e manda email a confirmar a concretização do débito directo (pelas 18h e pouco de 31 Agosto, no caso).

                                                        Se o resto da máquina do estado funcionasse tão bem como o fisco ...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                                          Para quem não se importar de ter débito directo, é isso que acontece com ele activo.

                                                          A AT manda email duas semanas antes (e.g. 17 Agosto) e no último dia do prazo cobra e manda email a confirmar a concretização do débito directo (pelas 18h e pouco de 31 Agosto, no caso).

                                                          Se o resto da máquina do estado funcionasse tão bem como o fisco ...
                                                          Vá lá... o seguro do apartamento vence ao dia 19 Setembro, mas ao dia 08 já andam a tentar tirar dinheiro. Já fizeram isso em anos no passado. Este ano lixei-os. Limite a 5 euros, no dia anterior (dia 17, alterei para o valor correcto, só conseguiram fazer cobranca no dia 20). Assim que o dinheiro saiu, limite para 5 euros outra vez. Como nao posso retirar o débito directo por causa do empréstimo, lixam-se quando tentam tirar dinheiro antes.

                                                          Quando tinha carro em Portugal, fazia pedido de transferencia para pagamento de IUC com saída do dinheiro na conta programada para o penúltimo dia de pagamento (gosto de deixar sempre um dia, em caso de alguma dificuldade na cobranca). Assim, faco programacao de transferencias quando me lembro, mas só recebem o dinheiro no final do prazo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rbpaulo Ver Post
                                                            Vá lá... o seguro do apartamento vence ao dia 19 Setembro, mas ao dia 08 já andam a tentar tirar dinheiro. Já fizeram isso em anos no passado. Este ano lixei-os. Limite a 5 euros, no dia anterior (dia 17, alterei para o valor correcto, só conseguiram fazer cobranca no dia 20). Assim que o dinheiro saiu, limite para 5 euros outra vez. Como nao posso retirar o débito directo por causa do empréstimo, lixam-se quando tentam tirar dinheiro antes.

                                                            Quando tinha carro em Portugal, fazia pedido de transferencia para pagamento de IUC com saída do dinheiro na conta programada para o penúltimo dia de pagamento (gosto de deixar sempre um dia, em caso de alguma dificuldade na cobranca). Assim, faco programacao de transferencias quando me lembro, mas só recebem o dinheiro no final do prazo.
                                                            Cuidado com esses "limites", as vezes pode correr mal, já tem acontecido

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X