Boas!
Uma ajudinha, por favor, a ver se tranquilizo...
No Algarve há 3 radares fixos. Um à entrada de Faro (onde já passei mais de 500 vezes), um em frente ao Algarve Shopping na Guia - Albufeira (onde já passei mais de 100 vezes) e um antes de se chegar a Lagoa na direcção Portimão-Faro (onde já passei mais de 20 vezes).
Conheço-os desde o momento em que foram instalados, há uns 3 anos (se não estou em erro). No 3 locais o limite de velocidade é 70km/h. Sempre os respeitei e nunca passei em nenhum a mais de 70km/h.
Ora, hoje, ao final da tarde (19h45-20h15) a passar no de Lagoa, ia eu a 65-68km/h, quando pela primeira vez vejo um destes radares a disparar um flash. De notar que no de Faro, já várias vezes passaram carros por mim a abrir, a mais de 100km/h claramente, e nunca vi nenhum flash.
A primeira reacção foi pensar alto (falando com a minha mulher) e dizer "o limite é 70km/h", vou a 65km/h. A segunda reacção foi raciocinar melhor e considerar um carro que ia a passar por nós na faixa da esquerda (ultrapassando-nos) e que ia também não muito mais rápido que nós, provavelmente a entre 75km/h e 85km/h.
A dedução lógica a que ambos chegámos automaticamente foi a de que o flash seria para esse outro carro. O que não nos tranquilizou porque no ângulo a partir do qual a foto foi tirada é muito bem possível que na foto o meu carro esteja a tapar totalmente o outro carro. Tal como neste desenho:
A pergunta é:
Será possível que me chegue uma foto onde se veja a minha matrícula e onde não se veja mais nenhum carro além do meu?
Em caso afirmativo, pergunto então:
Nestes termos, não haverão então milhares de outras ocorrências iguais, em que um carro cumpridor tapou um carro prevaricador?
É que as máquinas estão a uns 120-150cm de altura, não é o suficiente para fotografar por cima do carro da faixa da esquerda, abrindo grande margem para este tipo de situação.
O que me vale é que se for multado, ou melhor, se tiver que pagar o justo pelo pecador, pagando eu a despesa do outro, serão "apenas" 60 euros e sem qualquer sanção acessória nem perda de pontos, certo? Nem conta para os tais 3 anos sem infracções para ganhar 3 pontos na carta, correcto? (por ser infracção leve, pois o outro não ia certamente a mais de 100km/h, nem perto disso)
Agradecia qualquer apreciação de quem perceba melhor o funcionamento destes radares.
Obrigado.
-
![]()