Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Batida no Polo numa rotunda - Decisão Final

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Batida no Polo numa rotunda - Decisão Final

    Foi ontem ao princípio da tarde na chamada rotunda do Brejo ao lado da rotunda do Centro Sul na Cova da Piedade.

    O estrago:









    Do outro carro não tenho fotos, nem sequer o vi. Pelo que a minha mulher disse, o BMW ficou com menos estragos e foi só no guarda-lamas direito traseiro.

    Felizmente foi só chapa batida. É o que dá as rotundas, toques e mais toques. Enfim...

    O que aconteceu mais precisamente é o idêntico ao pão nosso de cada dia nas rotundas. A minha mulher ia no seu Polo a descrever a rotunda pela faixa de fora (dispenso comentários desnecessários sobre descrever uma rotunda por dentro vs. por fora e já vão saber porquê [xx(]), quando um rapaz com o BMW do papá (não vou criticar isto, podia ser um Rolls Royce e ser dele ou do pai ou do tio ou da Rainha da Inglaterra...) vindo de uma faixa interior da rotunda decide cruzar todas as faixas assim sem mais nem menos para sair numa saída que a minha mulher não ia saír. Como ele fez a manobra sem o mínimo de cuidado deu uma "passa" de raspão no Polo. A minha mulher ainda tentou safar-se guinando para o lado da saída, mas era impossível evitar o embate e os carros ficaram imobilizados em sítios completamente longe do local da batida. A questão, como é óbvio, é que a posição dos carros não evidencia onde foi o embate, o que pode ser dificil posteriormente na averiguação de responsabilidades para a resolução o caso, embora pelo estrago seja notório como bateram (a favor da minha mulher).

    Aqui está um desenho que eu fiz para ilustrar o que sei do que aconteceu:

    [img]uploaded/blindness2005/2007118115729_Acidente.jpg[/img]

    De salientar que o local do embate é sensivelmente o local que está assinalado com uma bola preta no desenho, mas os carros ficaram imobilizados completamente fora desse local. O Polo, por ela ter tentado desviar-se, ficou à saída para Cova da Piedade (já meio for a da rotunda) e o BMW já ficou bem mais longe nessa saída (ela até pensou que o gajo ainda ia fugir).

    Acontece que o rapaz não se deu como culpado (é natural que se defenda, embora nitidamente sem razão) e tenta culpar a minha mulher dizendo que ela ia sair na mesma saída que ele [:0] (mentira). Está a tentar fugir "com o rabo à seringa". Diz ele que ela bateu por trás. Deve ser, deve (not)! Então se a batida nos dois carros vê-se que foi de lado e de raspão, como é que pode ter sido por trás? Entretanto lá chama o paizinho dele (o dono do carro). Lá vem o homem todo exaltado a tentar dar a volta à situação à maneira dele. Viu que era uma senhora, pensa que ela é ignorante e toca a defender o filho de qualquer maneira, a dizer que o miúdo é que tinha razão e que ela é que fez m***a.

    Preencheu a declaração amigável à maneira dele e queria que a minha mulher assinasse. Ela disse que não concordava com os factos, não assina e chama a polícia. Deixou o homem a gesticular, furioso a mandar vir com tudo e todos (até com o filho, chamando-o de besta! Que grande animal! [xx(]) e ela impávida e serena (exteriormente claro, porque por dentro numa situação destas a pessoa está nervosa, é natural, qualquer ficava assim, até eu) ignorou-o por completo.

    Entretanto lá chega a polícia para registar o acidente, ela colabora com os polícias e o homem sempre com uma postura completamente reprovável a gesticular e a dizer coisas e mais coisas como se fosse ele o interveniente e que tivesse razão no que dizia. Foi todo lampeiro a um dos polícias com a declaração amigável na mão a dizer que tinha aquilo tudo preenchido e que ela não assinou, não quis saber daquilo e mais isto e mais aquilo... o polícia vira-se para ele e disse que não queria saber da declaração para nada, que não servia de nada para o caso (pudera, foi chamada a polícia porque não foi viável seguir com um acordo e assinar com boa vontade e boa fé a declaraçaõ), que guardasse a declaração ou até mesmo podia rasgá-la! O homem ficou... [8)] Quem vê isto do lado de fora do acidente até dava para rir às gargalhadas com a figura do homem!

    Ainda por cima o rapaz falou tudo e mais alguma coisa para se enterrar. Acaba por dizer a verdade que só comprova que teve culpa e ela não, apesar de ele negar e atribuir a culpa a ela... só visto! Quando a policia o questiona sobre de onde e como vinha, ele disse tudo:

    - "Vinha da Costa da Caparica a fazer a rotunda por dentro, vou para sair e esta senhora bateu-me". Diz o miúdo.
    - "Veio por dentro?! Então não sabe que as rotundas fazem-se pela faixa mais à direita???". Diz o policia.
    - "Mas foi assim que me ensinaram!" Diz o rapaz.
    - "Olhe que não foi assim que lhe devem ter ensinado! Veja lá bem isso!" Diz o polícia.

    Ainda por cima ele ainda disse que vinha a contornar a rotunda a 60km/h! [:0] Agora pergunto eu: mas o gajo fuma umas ganzas, ó quê? Se ele quizesse safar-se não dizia nada disto, mesmo que ele o tenha feito a essa velocidade! Só falta aparecer um rótulo na testa dele a dizer: "Culpem-me, culpem-me!" É que se ele fizesse a rotunda a 60km/h tinha que ir a chiar pneu e se batesse espatifava o BMW todo e o Polo também. Os estragos revelam no máximo dos máximos uma batida a 40km/h e mesmo assim... o gajo enterrou-se à força toda e se isto ficou escrito no auto da polícia, está tudo dito!

    Agora vem a 2 batalha complicada. A das seguradoras. Ou muito me engano ou ainda vai ser 50-50 de culpas, cada um paga o seu estrago e toca andar! E ainda deconfio que dado a idade do Polo (é de 95), vão dizer-lhe que o arranjo do carro é superior ao valor do mesmo e que não o vão arranjar...

    Digam o que acham. Acham que ela fez alguma coisa mal? Não devia ter tomado outras providências? Se sim, quais já agora? E daqui para a frente o que aconselham a fazer? O que devemos contar daqui para a frente para nos defendermos, tipo aldrabices quer das seguradoras ou do outro interveniente?

    Já agora, ela tem seguro contra terceiros.

    [u]ATENÇÃO: quero que fique bem claro que, apesar de ter tudo a ver com o acidente, não quero que começem a discutir a "lógica da batata" sobre a questão da circulação pela rotunda ser feita pela direita ou ser feita segundo a recomendação da DGV. É que para isso existem outros tópicos. Não quero que usem este, criando páginas e mais páginas só a discutir isso. Eu considero que se devia circular como a DGV recomenda. Faço isso, mas como sei os riscos de acidente que corro, faço-o com cuidado. E também sei que em caso de acidente quem não a faz por fora lixa-se e que neste caso a legalidade está a favor dela. Portanto, dispenso comentários sobre como se deve circular nas rotundas.</u>

    Desculpem o testamento! [xx(]

    Download Attachment: [img]images/icon_paperclip.gif[/img] Acidente.jpg
    39.3 KB

    #2
    Basicamente acho q a tua mulher tem toda a razão. Para aferir das responsabilidades convém ires á policia pedir o auto q a polícia fez.

    Se lá estiver tudo o q descreveste (a velocidade, o "corte" da rotunda q o gajo fez) a culpa deve ir toda para o outro.

    Qto ao papá há o tique q mta gente tem de se armar e pôr-se a falar do q não sabe. Depois lixam-se.

    Comentário


      #3
      As histórias de sempre.

      Comentário


        #4

        Espera para o auto de ocorrência estar concluido e apresenta uma reclamação na companhia de seguros dele

        Entretanto pede uma opinião ao teu mediador

        Comentário


          #5
          "Veio por dentro?! Então não sabe que as rotundas fazem-se pela faixa mais à direita???". Diz o policia.


          enfim...

          Comentário


            #6
            é assim, se os carros não ficaram imobilizados no local de embate, tudo vai depender do que cada um tiver dito no auto da policia. se cada um puxar para um lado e não existrirem testemunhas, então podes mesmo contar com o chamado 50/50.
            e 50/50 não é cada um paga o seu. a companhia dele paga metade do arranjo do teu carro, a tua companhia paga metade do arranjo do dele.
            boa sorte com isso.

            Comentário


              #7
              se for 50/50, as seguradoras devem pagar metade de cada orçamento aos seus segurados, não é assim????

              Comentário


                #8
                O que estava a sua esposa a fazer na faixa da direita se não ia sair nakela saida???? (calma)
                Esta vai ser a resposta da seguradora do BMW. (Se forem da mesma seguradora´é diferente mas presma que não pelo seu post)
                Vai ser muito complicado. O seguro contra terceiros do seu polo não inclui protecção juridica??? Isso é muito importante num seguro!!!!

                Na minha opinião será o condutor do BMW (apesar de não concordar com, esta regra) a ser declarado culpado visto ser este a mudar de faixa de rodagem. Mas nunca se sabe e, se as seguradoras não chegarem a acordo e quiser enredar pelo sistema judicial, então já vai depender subretudo da opinião do juiz!!!

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por cafr

                  se for 50/50, as seguradoras devem pagar metade de cada orçamento aos seus segurados, não é assim????
                  exacto, metade. ;)

                  Comentário


                    #10
                    Deve ser o 50/50.

                    Ele fez mal em ir na faixa de dentro se era para sair na proxima saida.

                    A tua mulher fez mal em ir na faixa de fora, nao indo sair na proxima saida. Se bem que isto nao esta contemplado no codigo, creio, pelo que este procedimento incorrecto e' mais moral;).

                    Como tal, no minimo 50/50, duvido muito que o resultado seja o outro ser dado como culpado.

                    Comentário


                      #11
                      o causador da batida foi ele!embora condene a minha mulher por muitas vezes fazer o mesmo que a tua!lol!por estas mesmas razões sei como as pessoas são e é sempre para evitar um acidente como o que te aconteceu com a tua mulher!porque ela faz spr as rotundas pela faixa da direita mesmo q não vá sair na primeira a direita!mas sei que por um lado esta salvaguardada porque se apresenta pl direita e se tiver um acidente não tem a culpa, mas pelo outro tem mais oportunidades de ocorrer o que aconteceu com a tua, já não é a primeira nem a segunda vez q spr q vou com ela vejo gajos a passarem de dentro para fora a rasar o carro dela!eu regra só vou pela direita quando tenho que sair na mais proxima!

                      Comentário


                        #12
                        Pelas fotos e pela situação descrita, o culpado é o fulano do bmw, a 100%,o que a seguradora dele tem de fazer é pagar e não bufar! O arranjo do polo é que pode ficar carote (se for na VW então...) mas não deve passar o valor comercial do carro, e mesmo que passe o dever deles é repor o carro no estado em que estava antes do acidente!
                        Um amigo tem um polo desses de 99 e numa batidela traseira que lhe deram , em que a unica coisa aparente foi a mala deixar de fechar, o arranjo ficou em 160 contos [:0], na VW (Ouro-Porto)

                        Comentário


                          #13
                          100% % culpado o do bmw.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                            "Veio por dentro?! Então não sabe que as rotundas fazem-se pela faixa mais à direita???". Diz o policia.


                            enfim...
                            Mas olha que é assim que resolvem sempre. Pergunta a quem este numa situação idêntica se não é sempre assim a postura da polícia. ;) Eles limitam-se a cumprir.

                            Comentário


                              #15
                              A culpa teoricamente é 100% do condutor da BMW.. O código manda circular sempre o mais à direita, mesmo em rotundas. Indo a tua mulher sair ou não (mesmo que saisse devia haver embater à mesma), o do BMW tinha de aplicar a regra de dar prioridade a quem está na faixa da direita.

                              A batida no lado esquerdo do carro da tua mulher só prova que ela estava à direita de quem lhe bateu e lhe devia ter cedido a passagem.

                              Isto no meu entender

                              Comentário


                                #16
                                AF147 e Spinnaker

                                Pois... aí é que está! Está à vista de todos quem é que fez m***a, mas depois as seguradoras viram tudo ao contrário e na volta ela é a culpada ou "semi-culpada"! Tenho também esse receio e era isso que queria que me dissessem para ter a certeza. Nada como ouvir opiniões.

                                Quanto ao seguro é um seguro básico. A protecção jurídica não vem sempre com todos? Tenho ideia que sim...

                                Thanks!

                                Comentário


                                  #17
                                  A questão nem é quem ia sair em qual saida, a questão é que saiu de uma faixa de rodagem para ir bater num veiculo que ia em outra faixa de rodagem. Quem muda de faixa é culpado.
                                  Edit: vi agora o esquema e pelo que esta ali, mesmo que ela circulasse numa faixa mais interior continuava a ter razao, já que ele veio da mais interior de todas..

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Jfamendes

                                    A culpa teoricamente é 100% do condutor da BMW.. O código manda circular sempre o mais à direita, mesmo em rotundas. Indo a tua mulher sair ou não (mesmo que saisse devia haver embater à mesma), o do BMW tinha de aplicar a regra de dar prioridade a quem está na faixa da direita.

                                    A batida no lado esquerdo do carro da tua mulher só prova que ela estava à direita de quem lhe bateu e lhe devia ter cedido a passagem.

                                    Isto no meu entender
                                    Concordo plenamente contigo!

                                    Eu sei e ela também sabe que não é muito lógico o código regular a circulação pela direita nas rotundas. Ela pensa da mesma forma que eu (e tu também). Mas como ela sabe se circular por dentro arrisca-se a causar acidentes e ser culpada, então muitas vezes opta por fazer por fora, com os devidos cuidados para evitar acidentes (e se ela é cuidadosa, muito memso!!!). Mas se não conseguir evitar como ontem, é meio caminho andado para não ser ela a responsável.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Nightwisher

                                      A questão nem é quem ia sair em qual saida, a questão é que saiu de uma faixa de rodagem para ir bater num veiculo que ia em outra faixa de rodagem. Quem muda de faixa é culpado.
                                      Exactamente!

                                      Agora tudo depende do que estiver no auto da polícia.

                                      Vamos ter fé...

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por blindness2005

                                        citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                        "Veio por dentro?! Então não sabe que as rotundas fazem-se pela faixa mais à direita???". Diz o policia.


                                        enfim...
                                        Mas olha que é assim que resolvem sempre. Pergunta a quem este numa situação idêntica se não é sempre assim a postura da polícia. ;) Eles limitam-se a cumprir.
                                        Meu caro blindness, depois de te dar um forte abraço de solidariedade na "irmandade" venho aqui recomendar-te que tenhas atenção a um ou dois pormenores.

                                        O facto de o outro interveniente ter dito ao policia que vinha por dentro e tal... só é relevante para as companhias de seguros se for mencionado na Participação da policia ou seja,

                                        se ele faz essa afirmação e o policia o corrige, antes de ele prestar declarações escritas, pode muito bem corrigir o raciocinio e escrever aquilo que o policia disse e vais ter mesmo 50-50

                                        No entanto pode o policia, mesmo que as declarações do fulano digam o contrario, colocar na participação uma observação e reduzir a escrito aquilo que os condutores verbalmente lhe disseram.

                                        Assim, numa prmeira fase deves dar conhecimento do acidente(no prazo de 8 dias) á tua companhia de seguros, prestar as declarações de como aconteceu, entregar os dados da oficina onde queres que seja peritado e seguir as instruções deles (não te esqueças que pela nova lei tem trinta dias para resolver)

                                        Depois tentas saber quem é o agente participante do acidente,(se é que não sabes já) e pedes-lhe of record se o outro interveniente escreveu aquilo que disse verbalmente. se sim optimo... meio caminho andado, se não pedes para ele por uma observação na participação daquilo que o outro condutor disse alto e bom som...

                                        Vai dando noticias

                                        C,mpts

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por boss1s

                                          Pelas fotos e pela situação descrita, o culpado é o fulano do bmw, a 100%,o que a seguradora dele tem de fazer é pagar e não bufar! O arranjo do polo é que pode ficar carote (se for na VW então...) mas não deve passar o valor comercial do carro, e mesmo que passe o dever deles é repor o carro no estado em que estava antes do acidente!
                                          Um amigo tem um polo desses de 99 e numa batidela traseira que lhe deram , em que a unica coisa aparente foi a mala deixar de fechar, o arranjo ficou em 160 contos [:0], na VW (Ouro-Porto)
                                          E não o metas a arranjar pela autolatina em Lisboa, o meu foi la arranjar de uma batida e arrependi-me!para além de me terem roubado um deposito inteiro de gasolina e deixarem pouco mais de 5 litros! o carro veio com barulhos parasitas e com uma ou outra imperfeição!

                                          Comentário


                                            #22
                                            O engraçado dessa rotunda é q para evitar acidentes eles até indicam o caminho que as pessoas devem levar para sair da rotunda!Almada!Costa da Caparica!Lisboa...

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por AALVESCOSTA

                                              citação:Originalmente colocada por blindness2005

                                              citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                              "Veio por dentro?! Então não sabe que as rotundas fazem-se pela faixa mais à direita???". Diz o policia.


                                              enfim...
                                              Mas olha que é assim que resolvem sempre. Pergunta a quem este numa situação idêntica se não é sempre assim a postura da polícia. ;) Eles limitam-se a cumprir.
                                              Meu caro blindness, depois de te dar um forte abraço de solidariedade na "irmandade" venho aqui recomendar-te que tenhas atenção a um ou dois pormenores.

                                              O facto de o outro interveniente ter dito ao policia que vinha por dentro e tal... só é relevante para as companhias de seguros se for mencionado na Participação da policia ou seja,

                                              se ele faz essa afirmação e o policia o corrige, antes de ele prestar declarações escritas, pode muito bem corrigir o raciocinio e escrever aquilo que o policia disse e vais ter mesmo 50-50

                                              No entanto pode o policia, mesmo que as declarações do fulano digam o contrario, colocar na participação uma observação e reduzir a escrito aquilo que os condutores verbalmente lhe disseram.

                                              Assim, numa prmeira fase deves dar conhecimento do acidente(no prazo de 8 dias) á tua companhia de seguros, prestar as declarações de como aconteceu, entregar os dados da oficina onde queres que seja peritado e seguir as instruções deles (não te esqueças que pela nova lei tem trinta dias para resolver)

                                              Depois tentas saber quem é o agente participante do acidente,(se é que não sabes já) e pedes-lhe of record se o outro interveniente escreveu aquilo que disse verbalmente. se sim optimo... meio caminho andado, se não pedes para ele por uma observação na participação daquilo que o outro condutor disse alto e bom som...

                                              Vai dando noticias

                                              C,mpts

                                              Muito obrigado! [^]

                                              Totas estas ajudas são uma mais valia. Vou pedir a ela para ter atenção isso que disseste. Isto não me cheira a caso que se resolva facilmente. Vai doer, vai...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Só um aparte.... acho essa linha vermelha correspondente ao BMW um pouco exagerada... é que se fosse mesmo assim que ele circulava as fotos da frente do carro da tua mulher iam estar bem diferentes.. ;)... ele não deve ter cortado tanto, pelo "amassado" do carro é impossivel.

                                                PS- Boa sorte com a resolução do caso

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Zoltan Pluto

                                                  citação:Originalmente colocada por boss1s

                                                  Pelas fotos e pela situação descrita, o culpado é o fulano do bmw, a 100%,o que a seguradora dele tem de fazer é pagar e não bufar! O arranjo do polo é que pode ficar carote (se for na VW então...) mas não deve passar o valor comercial do carro, e mesmo que passe o dever deles é repor o carro no estado em que estava antes do acidente!
                                                  Um amigo tem um polo desses de 99 e numa batidela traseira que lhe deram , em que a unica coisa aparente foi a mala deixar de fechar, o arranjo ficou em 160 contos [:0], na VW (Ouro-Porto)
                                                  E não o metas a arranjar pela autolatina em Lisboa, o meu foi la arranjar de uma batida e arrependi-me!para além de me terem roubado um deposito inteiro de gasolina e deixarem pouco mais de 5 litros! o carro veio com barulhos parasitas e com uma ou outra imperfeição!
                                                  Se não é nesse concessionário vai ser em outro da VW... são todos iguais! [xx(]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ah se quiseres o romam da policia ou la como aquilo se chama!basta ires ao posto da GNR da policia da zona que deve ser Almada!lá para os Lados da parte velha da cidade de Almada!custa 10 euros!mas espero q não chegues a este ponto!podes tirar uma copia! tenta ir sempre a sede da tua seguradora caso te dêm 50/50!para te esclareceres evita ir a uma agente da tua seguradora q por vezes não tem competencia para o que fazem!abraço que te corra tudo bem!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por alv2

                                                      Só um aparte.... acho essa linha vermelha correspondente ao BMW um pouco exagerada... é que se fosse mesmo assim que ele circulava as fotos da frente do carro da tua mulher iam estar bem diferentes.. ;)... ele não deve ter cortado tanto, pelo "amassado" do carro é impossivel.

                                                      PS- Boa sorte com a resolução do caso
                                                      Não acho até por que passo muitas vezes por ali e vejo muitas manobras semelhantes a desse BMW!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por alv2

                                                        Só um aparte.... acho essa linha vermelha correspondente ao BMW um pouco exagerada... é que se fosse mesmo assim que ele circulava as fotos da frente do carro da tua mulher iam estar bem diferentes.. ;)... ele não deve ter cortado tanto, pelo "amassado" do carro é impossivel.

                                                        PS- Boa sorte com a resolução do caso
                                                        Admito plenamente, pois o que sei foi o que me foi dito. Eu vi o acidente da mesma forma como tu viste, ou seja, nada! Pode não ser essa a trajectória exacta, mas não anda muito longe disso. Pode até ele ter ido pela faixa do meio e não a mais à esquerda. Mas o que ele disse é certo e não altera muito a forma como fez a manobra. Como viste e muito bem, dá para ver como bateu e quem é que bateu em quem. Diz ele que ela bateu por trás... nota-se... que bateu de lado e de raspão! [xx(]

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Blindness, relativamente ao 50-50, não é cada um paga o seu...

                                                          Como deves calcular o arranjo do BMW deve ser superior ao teu (peças mais caras, mão de obra etc) portanto seria injusto que cada um ficasse com o seu prejuizo, o 50-5o pressupoe que cada companhia de seguros pague metade do valor do arranjo do outro veículo ou seja:

                                                          Por exemplo o arranjo do BM são 500 € e do teu polo 250€, a tua companhia de seguros indeminiza o BM em 250 € e a do BM indeminiza-te a ti em 125 €

                                                          às vezes quando os carros são muito antigos conseguir 50-50 nem é mau, porque com aquilo que a companhia do outro te dá consegues arranjar o carro todo (parcerias com algumas oficinas familiares ;))

                                                          Cmpts

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Zoltan Pluto

                                                            citação:Originalmente colocada por alv2

                                                            Só um aparte.... acho essa linha vermelha correspondente ao BMW um pouco exagerada... é que se fosse mesmo assim que ele circulava as fotos da frente do carro da tua mulher iam estar bem diferentes.. ;)... ele não deve ter cortado tanto, pelo "amassado" do carro é impossivel.

                                                            PS- Boa sorte com a resolução do caso
                                                            Não acho até por que passo muitas vezes por ali e vejo muitas manobras semelhantes a desse BMW!
                                                            Só acho exagerado porque as fotos do polo mostram apenas a "quina" raspada... e não uma frente totalmente limpa... logo acho que o impacto foi mais na diagonal.. e não tanto em angulo recto como mostra o desenho.

                                                            Se fosse em angulo recto, alem do polo ter a frente toda limpa, o BMW tb não iria parar muito lá á frente...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X