citação:
Originalmente colocada por Vanquish
citação:
Originalmente colocada por Luís Miguel
TÍTULO II
Do trânsito de veículos e animais
CAPÍTULO I
Disposições comuns
SECÇÃO I
Regras gerais
Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito
1#8211;Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
2#8211;Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.
3#8211;Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.
4#8211;Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de #8364; 60 a #8364; 300.
Vamos então ver o que se aplica nas rotundas e neste caso especificamente.
- Os condutores devem utilizar a fila de trânsito mais adequada ao seu destino. Certo!
- No entanto, parafraseando o código da estrada,
"só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções". Certo!
- A condutora do Polo manteve-se SEMPRE na mesma fila de trânsito. Essa fila não seria teoricamente a mais adequada ao sentido que pretendia seguir. Certo! No entanto, ninguem garante que o teve que fazer por condicionalismos do tráfego no local. Aqui é relativo.
- O condutor do BMW não circulava na fila mais adequada ao sentido em que pretendia seguir.
- Não o fazendo, mudou de fila de trânsito sem tomar as devidas precauções, dando-se o embate com o Polo. Certo!
FACTOS PROVADOS:
- Ambos os condutores não circulavam nas filas de trânsito mais adequadas aos sentidos que pretendiam seguir.
- No entanto, o Polo manteve-se na mesma fila de trânsito e o BMW invadiu essa fila de trânsito, cortando a linha de trânsito do Polo e dando origem ao acidente.
RESPONSABILIDADES: BMW-100% POLO-0%
Quem quiser ver a situação pelo lado técnico, tem aqui a resposta, quem quiser continuar a debater o sexo dos anjos, força!;)