Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os ZEROS e os ÓS: OO-00-00 ; 00-00-OO ; 00-OO-00

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os ZEROS e os ÓS: OO-00-00 ; 00-00-OO ; 00-OO-00


    Olá!

    Mencionadas no tópico estão 3 matriculas automóveis aparentemente perfeitamente legais e teoricamente distintas, mas na prática e para muitos "matriculeiros" cá do burgo são a mesmíssima coisa.

    Alguns tipos de letra e alguns ambientes preocupam-se com a distinção entre estes 2 caracteres de alguma forma idênticos, por exemplo com um traço na diagonal no zero, ou este pequeno corte como se faz nas matrículas alemãs:



    Acontece que nas nossas matrículas nada disto acontece, embora pessoalmente consiga distinguir relativamente bem um Zero de um Ó. No caso do tipo de letra utilizado nas matrículas nacionais, o número é mais delgadinho e elegante como aliás acontece de um modo geral em todos os tipos de letra. O Ó sempre teve tendência para engordar...

    Distingui portanto hoje esta matrícula no trânsito mirone da VCI.



    Trata-se portanto de uma bela matrícula **-ÓÓ-Z0 (Zero) em que ** assume um valor numérico, bem entendido. Ora isto cai num tremendo vazio legal, pois que eu saiba nunca existiram em portugal matrículas que usem letras tanto na parcela do centro como da direita, e em que numa das parcelas se use um misto de letras e números.

    Podendo interpretar isto como uma mariquice, todas as combinações de números à esquerda serão iguais tanto nas matrículas de letras à direita que sejam zerozero-ÓÓ ou em letras ao centro ÓÓ-zerozero. Legalmente é perigoso e se calhar só demonstra que infelizmente as matrículas no nosso país deviam ser emitidas exclusivamente pelo orgão que as regula.

    De maneiras que tenham uma boa noite

    #2
    E tem o amigo toda a razão!
    Ora aí está um tema que nos passa diariamente à frente do nariz e nunca o vi abordado aqui no tasco.

    Já por diversas vezes cheguei à mesma conclusão: as chapas de matricula deviam ter um só modelo e ser emitidas por órgão/instituição devidamente controlado.

    Como em tudo neste país, o excesso de normas e regulamentos é tal que ninguém se entende.
    Mas isto levar-nos-ia para a Assembleia da Republica/Governo e chegaríamos à conclusão que se os mandássemos para casa durante um ano o país mais rapidamente saía da crise e ainda cumpríamos o défice.

    Assim sendo, e uma vez que temos que os gramar à vez, resta-nos aguardar pelos novos modelos de matrícula que estarão ainda para saír - não em acrílico, mas possívelmente em material compósito da NASA para o style e prá performance - e continuar a nelas escrevinhar à vontade!

    Comentário


      #3
      por estas bandas ninguem distingue o 0 do O nem o 1 do I...e continua a nao haver matriculas repetidas ou problemas em identificar o carro.

      Comentário


        #4

        O problema é que aqui usam-se zeros onde devem estar Os e vice-versa. É à vontade do freguês.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por jts


          Olá!

          Mencionadas no tópico estão 3 matriculas automóveis aparentemente perfeitamente legais
          Não.

          As séries vão de de 00-01 a 99-99. Não há 00-00. Há oo-00-01, 00-01-oo e haverá 00-oo-01. Mesmo assim são muityos zeros e ós.;)

          Comentário


            #6
            00-OO-00 não existe. é 00-OO-01

            Mas sim entendo o teu problema.

            Por vezes até tens assim 32-AR-8O em que o último é um O e não um 0(zero)

            Comentário


              #7
              precisamente para nao haver problemas de distinção eles nao meteram tudo a 00 e oo!

              Comentário


                #8
                Nas nossas matrículas a troca dos 0 com os O, passa sem problemas, visto que consoante o grupo em que está, é uma letra ou um algarismo, então 8 ao contrário é mato.

                O problema que origina esta situação, são as pessoas que fazem as matrículas terem a dificuldade em identificar as letras.

                Achamos muita graça quando se vê um dístico mal escrito, mas é um caso mais grave do que parece. O pesssoal sai da escola com dificuldade em escrever e o mais grave é que esta situação já se mantem há tanto tempo, que temos já uma faixa etária muito alargada com este problema.

                Comentário


                  #9
                  O tipo que manipula a prensa não sabe que um 0 é esguio e que um O é arredondado, e usa o primeiro molde que lhe aparece na mão.

                  É uma forma de incompetência.

                  Comentário


                    #10
                    Por acaso ainda à dias eu e o bruno_dias falamos disso por causa de um Honda CRX que tinha matrícula Q0 e a pequenissima "perna" do Q quase nem se via, parecia 00. É que o O é diferente, mas a malta não percebe.

                    Comentário


                      #11
                      Eu vou explicar com se tivessem só 4 Anos:

                      Por Ex. a matricula

                      45-AE-78 --> Isto quer dizer que foi o carro 4578 da serie AE a ser matriculado.

                      97-78-DV --> foi o carro 9778 da serie DV...

                      Capichi ????

                      Comentário


                        #12
                        Ainda não foi à muito tempo que aconteceu comigo. Tenho um carro com matricula **-90-00, e precisei de mander fazer uma matricula.
                        Quando a fui buscar vinha **-90-OO Reclamei logo, no inicio ficaram a olhar para mim com cara de parvos (ou chamarem-me parvo a mim), e só saí de lá com a matricula correctamente fabricada. É que no caso desta matricula, a coisa notava-se a milhas.
                        Foi preciso "fazer um desenho" ...

                        Comentário


                          #13
                          Pessoal, é uma pergunta um bocado parva mas cá vai.
                          Existe a matrícula 00 de cada letra não existe?
                          Exemplo: 00-AA-00; ou agora a 00-CX-00

                          É que nunca me cruzei com um carro que tivesse a matrícula toda 00.

                          Comentário


                            #14
                            Aqui ao pé de mim costuma de estar um 320d com a matricula 01-01-OI

                            Comentário


                              #15
                              creio que o bloco "OO" é sempre letra, já que 00 como n.º nunca aparece (começa em 01), precisamente por causa das confusões

                              Comentário


                                #16
                                Não, conheço um carro e mais gente do fórum conhece também, que tem como matrícula 40-00-CV
                                (nunca mais me esqueci e nem tenho grande memória para as decorar)

                                edit: aliás lá em cima tá uma matricula que ao meio têm que ser zeros, já que à direita está pelo menos uma letra.

                                De qualquer maneira já vi que nem todas as matrículas que referi são possíveis (my bad, obrigado Zizo), mas ainda assim mantem-se um bom número de combinações que se podem confundir se os zeros e os ós forem tratados de forma indiferenciada.

                                Comentário


                                  #17
                                  Hum.. se calhar então é o bloco "OO" que nunca aparece, tal como o bloco "CU".. lol

                                  Quanto ao tal carro... bem, 4000 CV é buérerés.. lol. Qual é o carro? Fiat Uno? LLOLOLOOL

                                  Comentário


                                    #18
                                    Hum...então já estou esclarecido, obrigado.
                                    Por isso é que nunca me lembro de ter visto uma matrícula que fosse toda com zeros.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Na Holanda também fazem distinção de caracteres.



                                      Comentário


                                        #20
                                        Não percebo onde está o "vazio legal". AS matrículas e os seus caracteres estão perfeitamente definidos.
                                        Pelos caracteres homologados dificilmente se confunde O's com 0's (ao contrário do que se passa em outros países como a Holanda ou Alemanha).

                                        Esses casos relatados não passam de matrículas que não respeitam as normas. Ponto!
                                        O triste é que muitas delas saem dos stands em carros novos...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Os da Alemanha provocam confusão?

                                          São bem diferentes um do outro!


                                          Comentário


                                            #22
                                            Sou da opinião que os caracteres homologados das matrículas portuguesas não são os melhores.

                                            Os O são muito parecidos com os 0, e os I com os 1.

                                            Tirando isso, se a matrícula estiver em conformidade com as regras não haverá grande problema.
                                            Editado pela última vez por Migas_; 10 February 2007, 16:06.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Migas_ Ver Post
                                              Os da Alemanha provocam confusão?

                                              São bem diferentes um do outro!
                                              depende do exemplo....

                                              mas também só conheço do pouco que vejo cá pelo burgo...
                                              Mas também tens o Q que tem dimensões semelhantes ao 0.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por blink Ver Post
                                                depende do exemplo....

                                                mas também só conheço do pouco que vejo cá pelo burgo...
                                                Mas também tens o Q que tem dimensões semelhantes ao 0.


                                                Semelhantes mas consegue-se distinguir sem problemas.

                                                A parte de baixo do caracter faz com que se faça a distinção.

                                                Cá em Portugal o Q é um O com um tracinho minúsculo.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X