Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Susto na A2...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Susto na A2...

    Ontem na A2 apanhei um valente susto...que me serviu de lição e que espero que outros se aperçebam, principalmente em carros sem ABS!

    A seguir à Ponte, sentido norte-sul, após a descida e quando começa a subir, ia a mais ou menos 180 atr´s de um Mercedes, quando o gajo trava de repente, ao põr o pé no travão, simplesmente as rodas bloquearam...

    andei a subir uns bons 15 metros com as rodas bloqueadas!! a ver o mercedes a aproximar-se!

    se fosse a descer tinha-lhe batido e se fosse numa curva tinha-me dispistado...

    Serviu-me de Lição!!


    Nunca tal me tinha acontecido...

    #2
    O que vale é que foi só susto. Mas pelo menos alguma conclusão deves ter tirado daí.

    Comentário


      #3
      A 180? Devem ter sido bem mais que 15 metros.

      É uma experiência muito enriquecedora que não se esquece nos dias mais imediatos.

      Comentário


        #4
        1º Velocidade excessiva
        2º Pouca distancia ao carro da frente
        3º Entrada em derrapagem

        susgestão:

        1º Menos velocidade
        2º Mais distancia ao carro da frente
        3º Evitar entrar em derrapagem por ter as rodas bloqueadas, Simular o ABS, travando e destravando em ciclos rapidos
        4º Muito juizo

        Comentário


          #5
          Filipe a tua reacção deve ter sido em "esmagar" o travão! Esse é um erro comum, mas que só funciona em carros com ABS.
          Se puderes, tenta praticar a travagem, para encontrar o ponto em que o travão está quase a bloquear as rodas, mas não chega! Sem notares vais achar o ponto e, começar a travar com a mesma força de uma maneira natural, porque é uma sensação que marca muito!
          Mais conhecido por ABS humano!

          Comentário


            #6
            1º Velocidade excessiva
            2º Pouca distancia ao carro da frente
            3º Entrada em derrapagem

            susgestão:

            1º Menos velocidade
            2º Mais distancia ao carro da frente
            3º Evitar entrar em derrapagem por ter as rodas bloqueadas, Simular o ABS, travando e destravando em ciclos rapidos
            4º Muito juizo
            tens razão...

            Filipe a tua reacção deve ter sido em "esmagar" o travão! Esse é um erro comum, mas que só funciona em carros com ABS.
            Se puderes, tenta praticar a travagem, para encontrar o ponto em que o travão está quase a bloquear as rodas, mas não chega! Sem notares vais achar o ponto e, começar a travar com a mesma força de uma maneira natural, porque é uma sensação que marca muito!
            Mais conhecido por ABS humano!
            em piso seco considero já ter encontrado esse ponto...mas como estava molhado e era a subri, não estava sinceramente à espera daquela reacção!

            Comentário


              #7
              Ai estava piso molhado, pois...tiveste muita sorte rapaz...juizo!!

              Comentário


                #8
                Já tive um parecido mas foi uma saída de lado, no fim da descida do túnel do grilo no IC17, quando este se junta com a A8. Ia +/- a 80 mas estava a chover a cântaros o carro fugiu de frente e por acaso tive uma sorte brutal, ainda hoje não como não meti logo pé ao travão e tive sangue frio para conseguir controlar (controlar aqui é um termo subjectivo...) o carro desacelerando e compensando um bocado com o volante, ele voltou a agarrar e segui. Valeu-me a minha grande sorte e 2 metros de valeta, agarrou mesmo junto aos rails do lado direito.

                Enfim ficou-me a experiência para mais tarde recordar, basta começar a chover lembro-me logo dos rails a aproximarem-se da frente e do carro a deslizar de lado.

                Comentário


                  #9
                  Eu tive um parecido na A3 sentido Braga/Porto. Estando eu a ultrapassar 3 ou 4 carros, a uns bons 160 km/h sai-me para a minha faixa de rodagem um fulaninho daqueles que só pega no pópó aos domingos e coloca-se a ultrapassar os outros carros apesar de eu antes lhe avisar com sinais de luzes que estava a aproximar-me! Acho que ainda diminuiu a marcha! Devia ir a uns 80/90 km/h e assim continuou a sua marcha até conseguir ultrapassar os outros carros. Imaginem o flash que eu apanhei! E pior ainda... ao passar ao lado dele ainda me faz um gesto com a mão... daqueles que são mto comuns ver na estrada hoje em dia lololol
                  So me aparecem tótós.....

                  Comentário


                    #10
                    180 em molhado??

                    (e para o carro nem ter abs... não deve ter muitos mais sistemas de segurança, nem capacidade para lidar com essas velocidade)

                    Se háuma coisa que tenho muito respeito é á chuva!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                      180 em molhado??

                      (e para o carro nem ter abs... não deve ter muitos mais sistemas de segurança, nem capacidade para lidar com essas velocidade)

                      Se háuma coisa que tenho muito respeito é á chuva!
                      Então a chover como tem estado, esta semana também passei na Vasco e o máximo que dei foram 110 numa ultrapassagem e já ia a abusar é que era só água por todos os lados...

                      Mas volta e meia lá passa alguém a abrir sem grande consciencia e depois "têm azar".

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                        tens razão...



                        em piso seco considero já ter encontrado esse ponto...mas como estava molhado e era a subri, não estava sinceramente à espera daquela reacção!
                        Cuidado com o aquaplanning ... Já vi um que acho que fez de "barco", pois as rodas deixaram de tocar no piso. Excusado será dizer que ficou com o popó feito num bolo. Felizmente que ele não se magoou nem aleijou ninguem. Mas do susto não se livrou.

                        Comentário


                          #13
                          Deixa lá, já tive uma situação idêntica... mas em descida (e felizmente ia bastante mais devagar).
                          Atravessou-se uma raposa à frente do meu carro, à noite, e só te digo que as marcas dos pneus ficaram na AE durante uns 2 meses (mesmo com a chuva do inverno). O resultado foram 4 pneus para o lixo, um deles rebentado pela travagem, outro totalmente plano e os dois traseiros bastante "queimados" e todos alargados de o carro ter feito peão.

                          Comentário


                            #14
                            Andar a 180 km/h .... está tudo dito

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por J.Garcia Ver Post
                              Filipe a tua reacção deve ter sido em "esmagar" o travão! Esse é um erro comum, mas que só funciona em carros com ABS.
                              Se puderes, tenta praticar a travagem, para encontrar o ponto em que o travão está quase a bloquear as rodas, mas não chega! Sem notares vais achar o ponto e, começar a travar com a mesma força de uma maneira natural, porque é uma sensação que marca muito!
                              Mais conhecido por ABS humano!

                              acho estranho isso acontecer assim, porque normalmente os carros sem abs têm um travão mais "longo"... ou seja, só mesmo com o pedal a fundo é que começam a bloquear as rodas! :x

                              das duas uma... ou ele fez mesmo muita força ou algo está mal com o carro! (podem estar vidrados)

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                                acho estranho isso acontecer assim, porque normalmente os carros sem abs têm um travão mais "longo"... ou seja, só mesmo com o pedal a fundo é que começam a bloquear as rodas! :x

                                das duas uma... ou ele fez mesmo muita força ou algo está mal com o carro! (podem estar vidrados)
                                Não te esqueças da chuva e também do estado dos pneus... Existem muitas variáveis que influenciam a travagem

                                Comentário


                                  #17
                                  Susto na A2

                                  A 180 com piso molhado...

                                  Boa meu, isso deve ser para marcar consulta na agência FUNERÁRIA !

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu acho que foi um erro tipográfico da parte dele, 180km/h naquele sítio é completamente insconsciente e ele não estaria aqui a esta hora, talvez.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                      Não te esqueças da chuva e também do estado dos pneus... Existem muitas variáveis que influenciam a travagem

                                      ah sim claro... mas a 180 e a chover... bom... se foi esse o caso acho que ele n devia estar admirado! Mas acredito que não!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu acho que foi um erro tipográfico da parte dele, 180km/h naquele sítio é completamente insconsciente e ele não estaria aqui a esta hora, talvez
                                        não, não foi...não havia mais ninguém na estrada, tirando o tal mercedes, e vinha embalado da descida.

                                        e não estava a chover...estava era o chão molhado!

                                        mas como digo foi um erro tremendo! e não volto a fazer, apenas pos aqui para avisar outras pessoas!

                                        Comentário


                                          #21
                                          com piso molhado ha que ter muita cautela... a semana passada tive a ''sorte'' de ir a 120 e mesmo assim fui tirar uma fotografia ao carro da frente... e tenho ABS, ESP, etc etc etc... que te sirva de liçao principalmente em piso molhado. cumps

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Francisco Jorge Ver Post
                                            A 180 com piso molhado...

                                            Boa meu, isso deve ser para marcar consulta na agência FUNERÁRIA !
                                            nem com piso seco...se o carro nem ABS tem, não deve ser mt fiavel em termos de segurança lol

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                              não, não foi...não havia mais ninguém na estrada, tirando o tal mercedes, e vinha embalado da descida.
                                              Claro e o carro atingiu essa velocidade num instante, é normalissimo....

                                              Espero que tenha servido de lição e cuidado com a velocidade, esteja alguém ou não na estrada...por uma questão de segurança própria

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                andei a subir uns bons 15 metros com as rodas bloqueadas!! a ver o mercedes a aproximar-se!
                                                180 km/h hora são 50 metros por segundo!

                                                Se fossem só 15 metros seria um terço de segundo. Nem sequer te apercebias.

                                                Cuidado com essas velocidades com este tempo!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  é por isso que eu digo como é obrigatório de lei todos os carros trazerem cinto de segurança o ABS e os AIRBAGS tambem deveriam de ser obrigatórios de fabrica
                                                  quando será que a segurança vai estar em primeiro lugar???
                                                  qual será mais necessário umas JLL ou o ABS???
                                                  eu diariamente nado com uma kangoo sem ABS e tambem ando com a minha MONDEO com ABS e sei BEM a diferença

                                                  abraços

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    .

                                                    se vais a 180 tao perto do da frente que um toque de travao te forca a travar a fundo....devias era ter batido sozinho! pelo menos deixavas d ser um perigo pros outros.

                                                    quando será que a segurança vai estar em primeiro lugar???

                                                    la fora ja e uma prioridade! em portugal e que nao.
                                                    prefere-se anunciar alto e bom som que NADA ESTA MAL a excepcao da velocidade a que os veiculos circulam que dizer alto e bom som o que esta verdadeiramente mal e pensar em fazer alguma coisa em relacao a isso.

                                                    qual será mais necessário umas JLL ou o ABS???
                                                    uma boa pergunta! uma pergunta cuja resposta e, em geral, dada pela infantilidade, engenharia caseira e preconceito.
                                                    umas boas jantes de liga leve permitem menor peso nao suspenso. com menor peso nao suspenso tens uma maior eficacia de TODA a suspensao, que resulta em limites mais elevados e melhor funcionamento do ABS, melhor controlo para alem desses limites (essencial para o ESP), e menores distancias de travagem.

                                                    ja para nao falar que, na maior parte das vezes, ao pores JLL, juntas pneus de qualidade superior...o que ainda melhora mais os factores referidos.
                                                    Editado pela última vez por Eliselotus; 11 February 2007, 19:31. Razão: .

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      180km/h com piso molhado num carro sem ABS (ou seja já com alguma idade)...e pneus carecas também não tinhas???...enfim!
                                                      E um bocadinho mais de responsabilidade???

                                                      Anda mais devagarinho para não seres um perigo tão grande ;)
                                                      E como já disseram, o truque nos carros sem ABS em caso das rodas bloquearem é aliviar um bocado a pressão do travão...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Vocês também falam do ABS como se fosse o holly grail da segurança, o problema aqui foi só um, encontra-se entre o banco e o volante...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          a 180 e se calhar a comer a borracha ao da frente o que querias???
                                                          pode ser que deixes de andar a 180 la e comeces a dar no maximo 140 que já é muito bom ;)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                            Vocês também falam do ABS como se fosse o holly grail da segurança, o problema aqui foi só um, encontra-se entre o banco e o volante...
                                                            ate concordo mas tenta travar de repente por te surgir uma criança ou um animal mesmo a 40 KM hora e ve a diferença entre um ABS e sem ABS
                                                            vais numa fila de transito (isso ja aconteceu comigo) a 20/30 KM hora e de repente o condutor da frente trava e tem ABS e etu nao tens !!! se nao fosse a valeta saia-me uma frente nova, devia de ir com maior distancoa CLARO mas..... se deixar uma distancia sificiente nao falta que entre para ela e se fosse assim entao as filas de 4 KM passavam a ter 10

                                                            ja agora se andarmos devagar TAMBEM nao precisamos de cinto de segurança mas ele é OBRIGATÓRIO.

                                                            para mim a segurança devia ser em primeiro lugar quer nos carros quer na estrada para quem viaja muito (eu cerca de 70.000 km por ano) temos certas curvas nas estradas que nam deviam de existir como certas rotundas que a inclinaçao em vez de ser para dentro é para fora e os peoes tambem deviam de ter um STOP sempre que se aproximam de passadeiras pois nao é so atravessar tambem é preciso ver se se pode atravessar

                                                            bem o texto ja vai longo

                                                            um abraço

                                                            e para as AE acho que o maximo devia ser 150 KM sem tolerancias fosse para quem fosse incluindo ministros

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X