Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mínimos, para que servem?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mínimos, para que servem?

    Alguém me sabe dizer para que servem os mínimos e porque são obrigatórios?

    É que tecnicamente não vejo nenhuma situação em que os tenha que utilizar.

    #2
    Supostamente, isso aprende-se quando se tira a carta.

    De qualquer forma, é para usar quando se estaciona na faixa de rodagem, fora das localidades;
    Quando atravessamos passagens de nível durante a noite;

    Comentário


      #3
      ....sim eu percebo-te GT4, eu só utilizo os minimos quando estaciono á noite, por exemplo em 2ª fila ou coisa assim!

      fora isso , uso sempre os médios!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por GT4Pro Ver Post
        Alguém me sabe dizer para que servem os mínimos e porque são obrigatórios?

        É que tecnicamente não vejo nenhuma situação em que os tenha que utilizar.
        São luzes de parque.

        Permitem também que, caso tenhas um médio fundido, circules à noite até ao ponto mais perto onde poderás reparar o médio. Se tiveres, por exemplo, o médio e o mínimo da mesma optica fundidos, não poderás circular (podes, por exemplo, ser confundido com um veículo não automóvel).

        Comentário


          #5
          Enquanto esperas que a cancela de uma passagem de nível abra à noite, usam-se os mínimos, e também enquanto se estaciona ou está parado em 2ªfila dentro de uma localidade.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
            Quando atravessamos passagens de nível durante a noite;
            Se é noite, tens de circular com médios, certo?

            Acho que nunca utilizei propositadamente os minimos dum carro .

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
              Supostamente, isso aprende-se quando se tira a carta.

              De qualquer forma, é para usar quando se estaciona na faixa de rodagem, fora das localidades;
              Quando atravessamos passagens de nível durante a noite;
              ...quando atravessamos não, quando estamos à espera de poder passar.

              Comentário


                #8
                Sim, é quando estamos à espera, eu é que me enganei.

                Há os mínimos também servem para acompanhar os faróis de nevoeiro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                  Supostamente, isso aprende-se quando se tira a carta.

                  De qualquer forma, é para usar quando se estaciona na faixa de rodagem, fora das localidades;
                  Quando atravessamos passagens de nível durante a noite;
                  Deixa-me corrigir-te ligeiramente

                  Os mínimos são para se usar como disseste, quando se estaciona na faixa de rodagem, mas é tanto dentro como fora das localidades, sempre que o veículo não seja bem visível a uma distância de 100 metros, e como tal, possa representar perigo para os outros utentes da via pública.

                  Os mínimos utilizam-se enquanto se espera a abertura da passagem de nível, pois para atravessar, tanto podes usar médios como máximos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                    Supostamente, isso aprende-se quando se tira a carta.

                    Já foi há 10 anos...

                    De qualquer forma, é para usar quando se estaciona na faixa de rodagem, fora das localidades;
                    e pode-se???

                    e também enquanto se estaciona ou está parado em 2ªfila dentro de uma localidade.
                    e pode-se?

                    Permitem também que, caso tenhas um médio fundido, circules à noite até ao ponto mais perto onde poderás reparar o médio. Se tiveres, por exemplo, o médio e o mínimo da mesma optica fundidos, não poderás circular (podes, por exemplo, ser confundido com um veículo não automóvel).
                    Esta ainda vá, convenceu-me.

                    Enquanto esperas que a cancela de uma passagem de nível abra à noite, usam-se os mínimos,
                    Porquê???? Gostava da razão lógica, não a resposta "está no código".

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post

                      Há os mínimos também servem para acompanhar os faróis de nevoeiro.
                      Esta não concordo, as luzes de nevoeiro é com os médios... Aliás muitos carros só acendem estas luzes com os médios..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por GT4Pro Ver Post
                        Porquê???? Gostava da razão lógica, não a resposta "está no código".
                        Se calhar porque desligas o motor e tal...e ficas somente com os minimos...penso eu

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por GT4Pro Ver Post
                          Esta não concordo, as luzes de nevoeiro é com os médios... Aliás muitos carros só acendem estas luzes com os médios..
                          Estava a brincar, obviamente.

                          Em relação às passagens de nível, como aquilo costuma ter desníveis - passo a redundância - usas os mínimos para não encadeares quem está parado à tua frente.

                          Comentário


                            #14
                            Nas passagens de nível a razão é simples. Enquanto esperas que o comboio passe e não passe, não estás a encandear os outros condutores que estão no lado de lá.

                            De resto utiliza-se os mínimos nos parques de estacionamento à noite.

                            São as duas ocasiões em que se podem utilizar os mínimos.

                            Comentário


                              #15
                              parar em segunda fila é proibido...
                              os mínimos servem apenas para sinalização. por alguma coisa o Código indica que estes têm de ser visíveis a X metros (não me recordo da distância...) e não iluminar a Y metros (como os médios e máximos...).

                              Comentário


                                #16
                                Vou aqui citar o livro de código para que não hajam dúvidas!

                                Luzes de presença ( mínimos )

                                As luzes de presença devem apresentar uma intensidade tal que sejam visíveis, de noite e por tempo claro, a uma distância mínima de 150 metros, e são obrigatórios nos:

                                -automóveis ligeiros e pesados: duas luzes de cor branca;
                                -motociclos: uma luz de cor branca;
                                -reboques de largura superior a 1,6 metros ou sempre que a sua largura seja superior à do veículo tractor: duas luzes de cor branca.


                                Estas luzes destinam-se a assinalar a presença e a largura do veículo quando visto de frente e devem utilizar-se:

                                - durante o estacionamento fora das localidades;
                                - enquanto se aguarda a abertura da passagem de nível.




                                É isto que diz aqui no meu livro de código de 2003.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por GT4Pro Ver Post
                                  Já foi há 10 anos...
                                  Não é desculpa. A minha já foi há 11anos e ainda sei para que servem...


                                  Originalmente Colocado por GT4Pro Ver Post
                                  Porquê???? Gostava da razão lógica, não a resposta "está no código".
                                  Lógica? Basta ter bom senso e perceber que não é nada agradável estares 10min parado à espera que a cancela abra e teres um carro do outro lado com os médios ligados, todo esse tempo virados para ti...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                    São luzes de parque.
                                    São luzes de presença.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Braz Ver Post

                                      Lógica? Basta ter bom senso e perceber que não é nada agradável estares 10min parado à espera que a cancela abra e teres um carro do outro lado com os médios ligados, todo esse tempo virados para ti...

                                      10 minutos??? bolas.. Eu nunca passo em passagens de nível..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Falta aí uma 3a situação.

                                        Quando parado em fila de trânsito à noite.

                                        EDIT: Afinal não. São mesmo só duas. Art° 61 a) do CE

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                          Se tiveres, por exemplo, o médio e o mínimo da mesma optica fundidos, não poderás circular (podes, por exemplo, ser confundido com um veículo não automóvel).
                                          Infelizmente desses não faltam por aí a circular!

                                          Comentário


                                            #22
                                            E também servem para se trocar por umas lampadas azuis a imitar o "Chenon"

                                            Comentário


                                              #23
                                              Segundo o livro de instruções do meu carro são "Parking Lights"

                                              cumps

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os mínimos servem para realçar a beleza de circular com os farois de nevoeiro ligados... ligar os farois de nevoeiro com os médios não dá piada nenhuma... bonito é ver minimos e farois de nevoeiro... utilizar os mínimos para esperar que passe o comboio, para estacionar em segunda fila e outras situações que foram aqui citadas não tem nada haver!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E se os mínimos tiverem umas cores não previstas no código da estrada... como já vi em alguns carros... fica mais racing! O azul fica sempre bem... o verde também fica... o vermelho é que não convém... é que se tivermos os mínimos vermelhos e com os farois de nevoeiro ligados parece que temos atrás de nós duas motas a fazer marcha-atrás!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por GT4Pro Ver Post
                                                    Alguém me sabe dizer para que servem os mínimos e porque são obrigatórios?

                                                    É que tecnicamente não vejo nenhuma situação em que os tenha que utilizar.
                                                    São luzes como o próprio nome indica de mínimos ou seja de presença/identificação pelo menos foi esta a exp. dada nas aulas de código já faz uns anitos.

                                                    1º Mínimos (Focalizar o objecto no trânsito)
                                                    2º Médios (Ver e ser visto no trânsito)
                                                    3º Máximos (Condições particulares de trânsito)
                                                    Editado pela última vez por TURBO; 21 February 2007, 16:47.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Artigo 61.º
                                                      Condições de utilização das luzes


                                                      1– Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as seguintes luzes:
                                                      a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de nível e ainda durante a paragem ou o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m;
                                                      b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais, quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível fechada ou durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;
                                                      c) De estrada, nos restantes casos;
                                                      d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam estar equipados.
                                                      2– É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.
                                                      3– Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os condutores de veículos afectos ao transporte de mercadorias perigosas devem transitar durante o dia com as luzes de cruzamento acesas.
                                                      4– Sem prejuízo do disposto no n.º 1, é obrigatório durante o dia o uso de luzes de cruzamento nos túneis sinalizados como tal e nas vias de sentido reversível.
                                                      5– Salvo o disposto no número seguinte e se sanção mais grave não for aplicável por força de disposição especial, quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 30 a € 150.
                                                      6– Quem utilizar os máximos no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais ou quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede ou ainda durante a paragem ou detenção da marcha do veículo é sancionado com coima de € 60 a € 300.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por GT4Pro Ver Post
                                                        Esta não concordo, as luzes de nevoeiro é com os médios... Aliás muitos carros só acendem estas luzes com os médios..
                                                        As de trás sim muitos carros só acendem com os médios. Agora à frente, é diferente. Então porque é que muitos andam de mínimos e FNF?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                                          Falta aí uma 3a situação.

                                                          Quando parado em fila de trânsito à noite.

                                                          EDIT: Afinal não. São mesmo só duas. Art° 61 a) do CE

                                                          Eu utilizo essa opção

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Nas passagens de nível, não é por uma questão de estar a "chatear" o gajo que está em sentido contrário mas sim para o caso de ele não se encadear ao chegar à passagem. Assim, se "nós" tivermos chegado 1º, se estivéssemos com médios, podíamos enadear o outro carro e ele não via a cancela fechada...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X