Anúncio

Collapse
No announcement yet.

condução á chuva em fwd.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    condução á chuva em fwd.

    para quem tem fwd,porque é que na chuva a frente foge sempre primeiro antes de agarrar e só depois de aumentar a vel em curva e depois da frente agarrar é que a traseira se solta,porque será,tendo em conta que os carros que conduzo actualmente(106gti e nissa almera) fazem isso e têm re720 em h!

    ambos entro em curva ou rotunda em acelaração e a frente copmeça a fugir(ligeiramente no 106 mas assustador no nissan) e depois de agarrar curva rápido e demora até a traseira se soltar,pricipalmente no 106 no piso seco é quase impossivel fugir de frente,pois é bem incisivo e o almera apesar de não ser dinamicamente tão bom,tambem em seco a frnte nãop foge primeiro que a traseira.

    isto tem uma razão?tambem vos acontece?

    #2
    No Focus já desisti de inventar coisas à chuva. Aquilo fica muito estranho.

    Comentário


      #3
      Tenho um Punto 1.2 16v com uns re720 e isso tb acontece, foge muito de frente em molhado, mas em seco agarra muito bem, a traseira em molhado n descola, mas em seco parece bailarina...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
        para quem tem fwd,porque é que na chuva a frente foge sempre primeiro antes de agarrar e só depois de aumentar a vel em curva e depois da frente agarrar é que a traseira se solta,porque será,tendo em conta que os carros que conduzo actualmente(106gti e nissa almera) fazem isso e têm re720 em h!

        ambos entro em curva ou rotunda em acelaração e a frente copmeça a fugir(ligeiramente no 106 mas assustador no nissan) e depois de agarrar curva rápido e demora até a traseira se soltar,pricipalmente no 106 no piso seco é quase impossivel fugir de frente,pois é bem incisivo e o almera apesar de não ser dinamicamente tão bom,tambem em seco a frnte nãop foge primeiro que a traseira.

        isto tem uma razão?tambem vos acontece?
        Isso varia com o carro, afinações e pneus.
        O meu 106 xsi praticamente nunca fugia de traseira (a menos que fizesse completamente de propósito). Se entrasse numa rotunda depressa e apontasse a frente ao sitio certo bem que podia ir buscar o carro de frente contra o passeio do outro lado.

        Mas por exemplo o Colt começa a fugir de traseira antes de fugir de frente. E nota-se bem... Eu pelo menos gosto mais pq qdo foge de frente so resta tirar o pe do acelerador e esperar que ele volte a agarrar antes de nos espetarmos contra um passeio ou carro qq.

        Comentário


          #5
          no golf é raro a frente fugir. Em seco sai sempre a traseira primeiro... e em molhado a frente pode fugir ligeiramente, mas a traseira acaba por acompanhar. (isto com os F1 GSD3 que meti à pouco tempo)

          Quando tinha os turanza er30 montados aquilo fugia por todos os lados e sempre sem aviso! :x

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MGil Ver Post
            Tenho um Punto 1.2 16v com uns re720 e isso tb acontece, foge muito de frente em molhado, mas em seco agarra muito bem, a traseira em molhado n descola, mas em seco parece bailarina...
            esacto,é isso,pensei que fossem dos pneus,já que os re720 parecem agarrar em chuva não de imediato ,mas depois de 1/1.5 seg,a partir daí,já não despegam á frente,poi a seguir é a vez dos de trás...

            só gostava de saber se acontece assim noutros pneus e noutros carros!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
              no golf é raro a frente fugir. Em seco sai sempre a traseira primeiro... e em molhado a frente pode fugir ligeiramente, mas a traseira acaba por acompanhar. (isto com os F1 GSD3 que meti à pouco tempo)

              Quando tinha os turanza er30 montados aquilo fugia por todos os lados e sempre sem aviso! :x
              pois,talvez com os f1 no gti seja diferente...
              Editado pela última vez por CarlosPinto; 04 March 2007, 11:55.

              Comentário


                #8
                Para a traseira fugir, as rodas dianteiras têm de estar bem agarradas ao chão. Se o eixo de rotação da traseira (portanto, a dianteira) perde tracção primeiro, a traseira nunca tem onde se apoiar para começar a escorregar antes da dianteira. Acho q é isto ...

                Com os pneus q tenho, se abuso em molhado perco a aderência das 4 rodas todas de uma vez, o q torna o carro mt mais difícil de controlar. Em piso seco tanto posso lançar só a traseira, como forçar a dianteira a perder primeiro aderência, como escorregar às 4 rodas sem ser preciso provocar demasiado o carro. Qualidades de pneus q não valem nada

                Comentário


                  #9
                  http://www.youtube.com/watch?v=RhX4PQAcWUk

                  Comentário


                    #10
                    Todos os meus carros foram FWD, se acelerares em chuva o carro vai apontar em frente ou seja alargando muito a trajectória desejada.

                    Em seco é o mesmo mas a velocidade a que isso acontece é maior.

                    No meu 128 de 1973 e no antigo Clio 1200 que tive a traseira costumava fugir quando se pretendia corrigir a trajectória e como é leve até chicoteava.

                    No meu Corsa "coxo" a traseira dá uns sacões se se provocar mas como tem barra estabilizadora sempre "alarga" menos... de qualquer modo 55 cavalos não dá para nada.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                      Todos os meus carros foram FWD, se acelerares em chuva o carro vai apontar em frente ou seja alargando muito a trajectória desejada.

                      Em seco é o mesmo mas a velocidade a que isso acontece é maior.

                      No meu 128 de 1973 e no antigo Clio 1200 que tive a traseira costumava fugir quando se pretendia corrigir a trajectória e como é leve até chicoteava.

                      No meu Corsa "coxo" a traseira dá uns sacões se se provocar mas como tem barra estabilizadora sempre "alarga" menos... de qualquer modo 55 cavalos não dá para nada.
                      nop,em seco o gti não faz isso,a traseira é sempre primeiro a soltar,por isso mesmo abri este tópico,devido ás diferenças dependedo do clima ou seja do estado do piso...

                      Comentário


                        #12
                        os carros menos equilibrados tendem a fugir de frente.............!


                        normalmente sedans, familiares compridos.........


                        os hatchback curtos costumam ser mais incisivos!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                          os carros menos equilibrados tendem a fugir de frente.............!


                          normalmente sedans, familiares compridos.........


                          os hatchback curtos costumam ser mais incisivos!
                          certo,mas á chuva não verifico isso...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
                            certo,mas á chuva não verifico isso...
                            aquilo que tu dizes no 1º post deve ser a sensação que tens.......

                            nas mesmas condições se o carro escorrega de frente a 30km/h não vai agarrar a 40km/H!

                            portanto aquilo de primeiro escorregar, e depois agarrar, deve ser sensação, do género , ele escorrega, tu desaceleras e ele agarra!


                            pq senão não tem lógica..........


                            outra coisa que pode acontecer, nalguns casos............é ele subvirar......tu desaceleras, a traseira foge, o carro volta a entrar no eixo.......e siga pra bingo!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                              aquilo que tu dizes no 1º post deve ser a sensação que tens.......

                              nas mesmas condições se o carro escorrega de frente a 30km/h não vai agarrar a 40km/H!

                              portanto aquilo de primeiro escorregar, e depois agarrar, deve ser sensação, do género , ele escorrega, tu desaceleras e ele agarra!


                              pq senão não tem lógica..........


                              outra coisa que pode acontecer, nalguns casos............é ele subvirar......tu desaceleras, a traseira foge, o carro volta a entrar no eixo.......e siga pra bingo!
                              por acaso entro devagar na curva,ele não foge,mas quando acelero ele foge e continuo a acelarar e depois agarra,a traseira nada!

                              portanto não é o caso de perder vel. e depois agarrar,é mesmo ganhar velocidade e o pneu depois de um a dois seg. a deixar-me fod...o agarra posterirmente.agora não sei se +é pelos re720 atrá estarem novos e á frente com a lateral gasta!

                              Comentário


                                #16
                                à chuva o melhor a fazer é manter as 4 rodas com aderência. Fugir de frente é complicado de agarrar e se foge de traseira, as rodas da frente depois podem não conseguir tracção suficiente para segurar o carro. Eu à chuva é sempre muito cuidadinho e bem afastado dos outros para evitar distracções alheias

                                Em seco já dá para brincar à vondade e nada melhor que soltar um pouco a traseira para apontar a frente para a próxima curva

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso é algo que acontece muito no meu BX GTi em piso molhado, no entanto em piso seco comporta-se maravilhosamente.

                                  Eu para conseguir evitar que a frente ceda faço uma redução ou travo suavemente mesmo antes de entrar na curva e só depois acelero progressivamente por forma a provocar a traseira. No entanto tento faze-lo suavemente uma vez que em piso molhado também é muito facil perder o controlo da traseira.
                                  Editado pela última vez por margalhau; 04 March 2007, 19:02.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
                                    por acaso entro devagar na curva,ele não foge,mas quando acelero ele foge e continuo a acelarar e depois agarra,a traseira nada!

                                    portanto não é o caso de perder vel. e depois agarrar,é mesmo ganhar velocidade e o pneu depois de um a dois seg. a deixar-me fod...o agarra posterirmente.agora não sei se +é pelos re720 atrá estarem novos e á frente com a lateral gasta!

                                    ah tás a falar em aceleração.........!!desculpa não tinha percebido!

                                    pois, então é mesmo devido ao facto de que não tem grip suficiente para a potência que aplicas sobre a roda. por isso patina......e depois quando estabiliza , ou deixa de patinar, volta a ter aderência .........


                                    não se deve acelerar a fundo nas curvas, aliás não se deve acelerar nas curvas em piso molhado de forma brusca, ou de todo quando a curva é apertada!acelerar apenas á saida da curva!

                                    Comentário


                                      #19
                                      em aceleraçao? o meu FR nao patina, ele puxa!!! lol

                                      Comentário


                                        #20
                                        O meu 106 xsi praticamente nunca fugia de traseira (a menos que fizesse completamente de propósito). Se entrasse numa rotunda depressa e apontasse a frente ao sitio certo bem que podia ir buscar o carro de frente contra o passeio do outro lado.
                                        tudo depende da conducao.

                                        o meu xsi nao saia de frente, excepto se eu pisasse a fundo em 2a com o volante bem virado (tipo rotunda). mas isso nao e para quem conduz (rapido ou devagar) sem INTENCAO de bater.

                                        entrar numa curva depressa (a ponto de estar no limite de fugir) e ainda ir acelerar...e so para quem se da ao luxo de ja ter caixao encomendado antes de morrer.

                                        nenhum condutor com carta "a serio" (e sem intencoes de bater, ou em claro modo de "exprimentacao") faz um carro patinar em aceleracao de forma a sair da tranjectoria de forma violenta.
                                        e preciso ir mesmo a "pedir" desesperadamente para ter um acidente para isso acontecer, ja que a roda de dentro da curva patina SEMPRE primeiro, de forma BEM NOTORIA E PERCEPTIVEL para o mais anestesiado dos reformados. quando SO UMA roda patina, nao ha desvio de tranjectoria.

                                        em seco quando o carro foge de frente e corriges (neste caso, estas a acelerar e a correccao e tirar o pe), existe uma transferencia de massas mais "violenta" que faz com que a traseira tenda a escorregar.
                                        em molhado tudo acontece de forma muito mais suave, e circulas a velocidades inferiores, nao ha momento suficiente para fazer a traseira rodar de forma perceptivel.

                                        se tiveres sensibilidade e experiencia para ver como o carro se esta a comportar, notas perfeitamente que a traseira nao foge...mas quase:P

                                        nunca e demais referir que a maior parte das saidas de frente em carros conduzidos por condutores bem encartados (poucas escolas de conducao em portugal formam alunos a esse nivel) acontecem a entrada da curva, quando o pe esta FORA do acelerador (esta no travao ou ate mesmo sem tocar em nenhum). ou seja, a ideia de "tirar pe" num FWD ou RWD ou onde quer que seja...nao funciona!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                          tudo depende da conducao.

                                          o meu xsi nao saia de frente, excepto se eu pisasse a fundo em 2a com o volante bem virado (tipo rotunda). mas isso nao e para quem conduz (rapido ou devagar) sem INTENCAO de bater.

                                          entrar numa curva depressa (a ponto de estar no limite de fugir) e ainda ir acelerar...e so para quem se da ao luxo de ja ter caixao encomendado antes de morrer.

                                          nenhum condutor com carta "a serio" (e sem intencoes de bater, ou em claro modo de "exprimentacao") faz um carro patinar em aceleracao de forma a sair da tranjectoria de forma violenta.
                                          e preciso ir mesmo a "pedir" desesperadamente para ter um acidente para isso acontecer, ja que a roda de dentro da curva patina SEMPRE primeiro, de forma BEM NOTORIA E PERCEPTIVEL para o mais anestesiado dos reformados. quando SO UMA roda patina, nao ha desvio de tranjectoria.

                                          em seco quando o carro foge de frente e corriges (neste caso, estas a acelerar e a correccao e tirar o pe), existe uma transferencia de massas mais "violenta" que faz com que a traseira tenda a escorregar.
                                          em molhado tudo acontece de forma muito mais suave, e circulas a velocidades inferiores, nao ha momento suficiente para fazer a traseira rodar de forma perceptivel.

                                          se tiveres sensibilidade e experiencia para ver como o carro se esta a comportar, notas perfeitamente que a traseira nao foge...mas quase:P

                                          nunca e demais referir que a maior parte das saidas de frente em carros conduzidos por condutores bem encartados (poucas escolas de conducao em portugal formam alunos a esse nivel) acontecem a entrada da curva, quando o pe esta FORA do acelerador (esta no travao ou ate mesmo sem tocar em nenhum). ou seja, a ideia de "tirar pe" num FWD ou RWD ou onde quer que seja...nao funciona!
                                          Elise não captei isso.........

                                          isso parece-me uma conclusão de um estudo : o facto de a maior parte das saidas de frente em carros (...)o pe esta fora do acelerador , mas quer dizer, o pe ta fora do acelerador, ou seja ou ta no travao ou em nada, nao funciona? então deves acelerar na entrada da curva ( se nao é pa ter o pe nem no travao nem no "vazio" ???não tem lógica.....

                                          estamos a falar de condução "normal"? ......não estou a perceber

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                            Elise não captei isso.........

                                            isso parece-me uma conclusão de um estudo : o facto de a maior parte das saidas de frente em carros (...)o pe esta fora do acelerador , mas quer dizer, o pe ta fora do acelerador, ou seja ou ta no travao ou em nada, nao funciona? então deves acelerar na entrada da curva ( se nao é pa ter o pe nem no travao nem no "vazio" ???não tem lógica.....

                                            estamos a falar de condução "normal"? ......não estou a perceber
                                            nup!

                                            a maior parte das saidas de frente ocorrem a entrada da curva, quando o condutor tem o pe FORA do acelerador. ou seja, o condutor nao julgou bem a velocidade a que devia fazer aquela curva E rodou o volante demasiado depressa (yep, o erro mais comum de todos!!!), resultando numa saida de frente.

                                            conducao completamente normal e descontraida! exactamente quando O CONDUTOR esta mais susceptivel de perceber de forma errada o que esta a sua frente, principalmente em molhado.

                                            em escolas de conducao com ensino eficiente, da-se MUITA importancia a forma com que se vira o volante. e que, basta rodares o volante um pouco mais depressa....e "ja eras". seja saida de frente ou traseira, ela sera SEMPRE bastante violenta e dificil de controlar, mesmo a velocidades BAIXAS para a situacao.
                                            nao falo em dar guinadas, falo mesmo da conducao normalissima e descontraida! E UM ERRO MUITO COMUM E COM RESULTADOS FATAIS.

                                            entrar em curva a acelerar e uma tecnica que se pode usar nalgumas situacoes quando se conduz muito perto do limite de aderencia. ou seja, BEM LONGE daquilo que se deveria chamar de "conducao normal".
                                            e algo que SO FAZ QUEM SABE, e e SEMPRE usando o acelerador de forma MODERADA E BASTANTE PRECISA.
                                            condutor em "conducao normal" nunca vai com concentracao suficiente para saber dosear o acelerador sem se espetar contra o objecto mais proximo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                              nup!

                                              a maior parte das saidas de frente ocorrem a entrada da curva, quando o condutor tem o pe FORA do acelerador. ou seja, o condutor nao julgou bem a velocidade a que devia fazer aquela curva E rodou o volante demasiado depressa (yep, o erro mais comum de todos!!!), resultando numa saida de frente.

                                              conducao completamente normal e descontraida! exactamente quando O CONDUTOR esta mais susceptivel de perceber de forma errada o que esta a sua frente, principalmente em molhado.

                                              em escolas de conducao com ensino eficiente, da-se MUITA importancia a forma com que se vira o volante. e que, basta rodares o volante um pouco mais depressa....e "ja eras". seja saida de frente ou traseira, ela sera SEMPRE bastante violenta e dificil de controlar, mesmo a velocidades BAIXAS para a situacao.
                                              nao falo em dar guinadas, falo mesmo da conducao normalissima e descontraida! E UM ERRO MUITO COMUM E COM RESULTADOS FATAIS.

                                              entrar em curva a acelerar e uma tecnica que se pode usar nalgumas situacoes quando se conduz muito perto do limite de aderencia. ou seja, BEM LONGE daquilo que se deveria chamar de "conducao normal".
                                              e algo que SO FAZ QUEM SABE, e e SEMPRE usando o acelerador de forma MODERADA E BASTANTE PRECISA.
                                              condutor em "conducao normal" nunca vai com concentracao suficiente para saber dosear o acelerador sem se espetar contra o objecto mais proximo.

                                              ah ok, é que não tinhas mencionado isso do volante, nao estava a ir por ai! Mas sim está correctissimo!

                                              quanto a entrar numa curva a acelerar , já não é na condução "diária" .....mas sim, principalmente nos que escorregam bastante de frente, entrar numa curva com o acelerador não no fundo para evitar perda de aderência derivada da aplicação da potencia no maximo, numa altura de perda de aderência (curva).....mas acelerador a meio ou um pouco mais!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post

                                                em escolas de conducao com ensino eficiente, da-se MUITA importancia a forma com que se vira o volante. e que, basta rodares o volante um pouco mais depressa....e "ja eras". seja saida de frente ou traseira, ela sera SEMPRE bastante violenta e dificil de controlar, mesmo a velocidades BAIXAS para a situacao.
                                                para quem tem um minimo de bom senso na conduçao vê que este motivo é sem duvida primordial. nem é preciso ser-se piloto para notar este efeito (basta ter consciencia do que se faz ao volante de um carro). eu ja notei isto algumas vezes (de forma tenue claro) e nem foi por estar a praticar uma conduçao mais ou menos agressiva, foi mesmo por pura distracçao.
                                                a conclusao que tiro (ate porque nao sou nenhum piloto) é que em molhado nao quero fazer mais experiencias. quero é andar com cuidado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No meu ibiza a reacção é diferente

                                                  No meu ibiza a reacção é totalmente diferente. A traseira descola muito mais depressa. Levo alguns sustos com a chuva, mas quando deixo de ter mãos o ESP resolve, até um dia...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    MAs..

                                                    Se queres mudar essa tendência, tens uma hipotese, compras uns bons pneus pra frente (que já tens) os potenza, e pra trás metes um pneu mais duro, tipo um marshall,nokian ou camac (um bocado exagerado)!!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      o mesmo acontece em seco. acho que são as suspensões...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O clio em chuva foje sempre de frente, nunca consegui soltar-lhe a traseira em chuva!
                                                        O mégane foje de frente mas a traseira começa também a querer fujir.
                                                        O twingo, bem aquilo simplesmente foje!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          No meu corsa, sempre que exagero a curvar, com piso molhado, a primeira sensação é ter a frente a fugir. nunca senti a traseira a andar de lado (em condução normal). Tenho à frente continental premiumcontact e atras pirelli p6000.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                            O clio em chuva foje sempre de frente, nunca consegui soltar-lhe a traseira em chuva!
                                                            O mégane foje de frente mas a traseira começa também a querer fujir.
                                                            O twingo, bem aquilo simplesmente foje!!
                                                            é o novo clio?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X