Anúncio

Collapse
No announcement yet.

::AJUDA::Acidente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    ::AJUDA::Acidente

    Boas,

    Ontem ao final da tarde a minha namorada teve um acidente algo aparatoso, mas felizmente sem danos físicos.
    Acontece que não houve acordo entre os acidentados em relação a quem se deveu a culpa, e eu, apesar de ter ideia que o culpado foi o condutor do outro veiculo, não tenho certezas. Posto isso, resolvi fazer um pequeno croqui e deixar aqui, para recolher as vossas opiniões.
    O carro A estava parado, a aguardar que o portão da garagem se abri-se.Mas mostrando intenção através do pisca, que ia mudar de faixa.
    Quando já está a executar a manobra, estando já perpendicular a estrada e já na outra faixa de rodagem na entrada do portão, o veiculo do carro B, que entretanto surgiu com alguma velocidade (pelos metros da travagem, tinha cerca de 20m até bater) e foi embater na lateral.Apanhou da porta do condutor para trás.
    Na vossa opinião, quem tem razão?

    #2
    o croqui:

    Comentário


      #3
      Eu acho que a culpa é sempre do A, excepto se conseguirem provar que o B vinha em excesso de velocidade.

      Comentário


        #4
        Pelos vistos a zona do acidente é antecedida por uma curva de pouca visibilidade, ou não?

        Diz o código que a velocidade é considerada excessiva quando não conseguimos imobilizar o nosso veículo no espaço visível à nossa frente (qualquer coisa deste género), portanto talvez o "outro" viesse um bocadinho depressa demais para as condições do local e ... pum.

        Mas certezas certezas só indo ao local e fazendo medições, ouvindo os testemunhos dos 2 condutores envolvidos e de eventuais testemunhas oculares.

        Comentário


          #5
          pelo desenho o B tem culpa porque ja esta fora da faixa dele

          Comentário


            #6
            eu axo k a culpa é do B. ora se o A ja estava a dar pisca, significa k o B ja o tinha visto e deveria ter tirado pe do acelerador, mas tb podia vir destraido. o que e certo é k o embate deu-se quando o A ja esta prependicular a faixa de rodagem. o A tb tem alguma culpa pois deveria certificar-se que n vinha ninguem...

            cumps

            Comentário


              #7
              Então mas se o veículo A quer virar para a esquerda, não há nada no chão nem qualquer sinal vertical que o proíba, tem o pisca feito, ainda tem de ver se vem alguém na faixa contrária, no mesmo sentido que o seu veículo se encontra, a ultrapassar?

              O veículo B é o culpado. Se o A já tinha pisca para virar, o B tinha mais era de estar sossegado.

              Depreendo que a estrada apresentada é de dois sentidos, se for só de 1 a minha explicação não tem qualquer validade e o veículo A é o culpado.

              Comentário


                #8
                a estrada é de dois sentidos.
                o carro A ia a entrar em casa na garagem.
                O B, é que não se deve ter apercebido que o A tava de pisca ligado e mal o viu meteu-se na faixa esquerda para o ultrapassar.
                Se bem que o condutor do B admitiu que o pisca estava ligado, mas que o condutor do carro A fez a manobra repentinamente.
                Mas entretanto o A já estava com a manobra iniciada para entrar em casa.
                O carro B é que choca com o A, e não o contrário.

                Comentário


                  #9
                  Leiam a descrição que fiz e não olhem só pro desenho, pois o desenho fui em quem fiz , e pode induzir em erro...

                  Comentário


                    #10
                    A pouco tempo ia tendo um acidente igualzinho.

                    Estava parado como a tua namorada a espera do portão, com o pisca. O portão abre, e olho, não vem ninguém, começo a fazer a manobra e um gajo que vinha tb depressa viu-me fazer a manobra, mas deve ter pensado que metia o carro no bolso e entrava em casa e pensou que conseguia passar no resto de estrada que sobrava e quase me bateu depois de uma travagem forte.

                    Penso que a culpa seria dele, mas de facto é complicado.

                    Comentário


                      #11
                      O A está a virar com indicação, quer seja para um cruamento quer seja para uma garagem. O B ao ultrapassar não respeita as necessidades de "atenção" e bate, logo penso que a culpa é do B.

                      Comentário


                        #12
                        Na minha opinião o culpado é o B. Se o A tinha a manobra sinalizada não há qualquer duvida nisso. o B vinha concerteza armado em piloto e não se apercebeu da intenção do A virar, mas isso é problema dele. 20 metros de travagem, vinha concerteza a mais de 50.



                        Testemunhas, há?
                        Chamaram a policia?
                        Editado pela última vez por AF147; 07 March 2007, 09:08.

                        Comentário


                          #13
                          Isso vai dar em 50/50....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                            Na minha opinião o culpado é o B. Se o A tinha a manobra sinalizada não há qualquer duvida nisso. o B vinha concerteza armado em piloto e não se apercebeu da intenção do A virar, mas isso é problema dele. 20 metros de travagem, vinha concerteza a mais de 50.
                            Testumunhas, há?
                            Chamaram a policia?

                            Há testemunhas.
                            E chamou-se a policia.O agente da GNR disse-me que a partida não há duvidas e o culpado é o B. MAs entre seguros é uma chatisse, que eles nestas alturas querem é por o rabo de fora.
                            O argumento do condutor B era que o Carro A iniciou a manobra repentinamente.
                            Acontece é que entre a curva que antecede o acidente e o local de embate tem cerca de 60 metros.O carro B, mal sai da curva ao ver o A ainda parado nessa altura, mandou-se logo pra esquerda para o ultrapassar, só que entretanto o A já estava a arrancar para entrar na garagem.Como a velocidade era certamente superior aos 50, os 60 metros forma feitos rapido de mais e isso originou o embate, pois não deu tempo que o carro A entrasse na garagem.
                            Mas acima de tudo, volto a frisar, o B é que foi embater no A.E o A tinha a manobra sinalizada.
                            Se fosse o contrário, indicaria que o A só tinha virado com o B já estava com a ultrapasagem feita.E ai , julgo que pudesse realmente existir culpa do A.

                            Comentário


                              #15
                              o veículo antes de virar de direcção tem de verificar se vai ser ultrapassado ou não. foi essa a resposta da minha seguradora perante esse facto num acidente que tive, muito identico a esse, já lá vai quase uma década

                              Comentário


                                #16
                                se há testemunhas e essas confirmarem que o A já tinha a manobra sinalizada antes do B iniciar a ultrapassagem, acho que não vão existir grandes problemas (digo eu).

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por roger_panda Ver Post
                                  o veículo antes de virar de direcção tem de verificar se vai ser ultrapassado ou não. foi essa a resposta da minha seguradora perante esse facto num acidente que tive, muito identico a esse, já lá vai quase uma década

                                  Mas neste caso foste tu quem foi embater na lateral do outro,certo?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Só para perceber melhor:

                                    1º o B ia no mesmo sentido que o A??

                                    2º as duas faixas de rodagem são no mesmo sentido ou em sentidos opostos???

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por alv2 Ver Post
                                      Só para perceber melhor:

                                      1º o B ia no mesmo sentido que o A??

                                      2º as duas faixas de rodagem são no mesmo sentido ou em sentidos opostos???

                                      Sim, o B ia no mesmo sentido que o A.

                                      Tem faixas de rodagem nos dois sentidos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eh pá isso vai ser confuso... mas se o B ia a ultrapassar o A que por sua vez estava a fazer uma manobra devidamente sinalizada eu aponto para o B como culpado...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                          Sim, o B ia no mesmo sentido que o A.

                                          Tem faixas de rodagem nos dois sentidos.
                                          Então B culpado... desde que haja testemunhas que digam que a manobra estava devidamente sinalizada....

                                          Creio que nem será preciso recorreres á medição das distancias de travagem ... além de que 20 metros não quer dizer que ele fosse em excesso de velocidade

                                          Comentário


                                            #22
                                            Também acho que a culpa seria do B, a única situação em que a culpa seria do A, era se não tivesse sinalizado a manobra.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por alv2 Ver Post
                                              Então B culpado... desde que haja testemunhas que digam que a manobra estava devidamente sinalizada....

                                              Creio que nem será preciso recorreres á medição das distancias de travagem ... além de que 20 metros não quer dizer que ele fosse em excesso de velocidade
                                              ai não que não quer.
                                              20 metros de travagem ia seguramente a mais de 50. ou então tinha os pneus carecas. venha o diabo e escolha.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O pisca não é sinal de prioridade e esta-se muito a bater na tecla de que "se tinha a manobra sinalizada...".

                                                Pelo que me parece o veiculo B não esta a cometer qualquer contra-ordenação ao fazer aquela ultrapassagem logo so pode haver duas situações, ou o veiculo A ja estava a fazer a manobra, devidamente sinalizada, quando o veiculo B iniciou a ultrapassagem e ai penso que Veiculo B é culpado ou, numa segunda hipotese, o veiculo B ja estava a executar a ultrapassagem quando o veiculo A sinaliza e executa a manobra e ai é o veiculo A o culpado.

                                                Não estou a dizer, neste caso, quem é culpado ou deixa de ser, so me parece que o argumento de ter a manobra sinalizada não impede que se tome uma serie de medidas antes de iniciar a manobra.
                                                Editado pela última vez por ragazzito; 07 March 2007, 10:00.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  para ter sido o veiculo B a embater no A, o A já tinha de estar a fazer a manobra quando o B o viu!

                                                  Pq senão seria o A a bater em B.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                                                    O pisca não é sinal de prioridade e esta-se muito a bater na tecla de que "se tinha a manobra sinalizada...".

                                                    Pelo que me parece o veiculo B não esta a cometer qualquer contra-ordenação ao fazer aquela ultrapassagem logo so pode haver duas situações, ou o veiculo A ja estava a fazer a manobra, devidamente sinalizada, quando o veiculo B iniciou a ultrapassagem e ai penso que Veiculo B é culpado ou, numa segunda hipotese, o veiculo B ja estava a executar a ultrapassagem quando o veiculo A sinaliza e executa a manobra e ai é o veiculo A o culpado.

                                                    Não estou a dizer, neste caso, quem é culpado ou deixa de ser, so me parece que o argumento de ter a manobra sinalizada não impede que se tome uma serie de medidas antes de iniciar a manobra.

                                                    Mas isso tambem funciona para o outro lado.. por se ver 2 ou 3 carros parados na faixa de rodagem não quer dizer que se possa fazer uma ultrapassagem! Ve-se montes de vezes situações destas porque basicamente o carro que vem de trás nem sequer abranda para pensar, toca de acelerar!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                                                      O pisca não é sinal de prioridade e esta-se muito a bater na tecla de que "se tinha a manobra sinalizada...".

                                                      Pelo que me parece o veiculo B não esta a cometer qualquer contra-ordenação ao fazer aquela ultrapassagem logo so pode haver duas situações, ou o veiculo A ja estava a fazer a manobra, devidamente sinalizada, quando o veiculo B iniciou a ultrapassagem e ai penso que Veiculo B é culpado ou, numa segunda hipotese, o veiculo B ja estava a executar a ultrapassagem quando o veiculo A sinaliza e executa a manobra e ai é o veiculo A o culpado.
                                                      pelo que percebi o A já estava a sinalizar a manobra antes sequer o B aparecer depois da curva. não existe também referencia à existencia de algum carro parado atrás do A que oculta-se a sua manobra. como referido, entre a tal curva e onde o A estava para virar são cerca de 60 metros, se o B não parou era porque vinha distraido ou em excesso de velocidade, seja qual for, o B é oculpado.

                                                      Não estou a dizer, neste caso, quem é culpado ou deixa de ser, so me parece que o argumento de ter a manobra sinalizada não impede que se tome uma serie de medidas antes de iniciar a manobra.
                                                      e os outros não têm que andar também com os olhos abertos?
                                                      para que serve então o pisca? é só para enfeitar?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                        para ter sido o veiculo B a embater no A, o A já tinha de estar a fazer a manobra quando o B o viu!

                                                        Pq senão seria o A a bater em B.
                                                        Bingo!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                                          Mas isso tambem funciona para o outro lado.. por se ver 2 ou 3 carros parados na faixa de rodagem não quer dizer que se possa fazer uma ultrapassagem! Ve-se montes de vezes situações destas porque basicamente o carro que vem de trás nem sequer abranda para pensar, toca de acelerar!
                                                          muitos atropelamentos em passadeiras acontecem por causa desses anormais. um gajo trava para o peão atravessar e vem um anormal e poe-se a ultrapassar em cima da passadeira.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                                            ai não que não quer.
                                                            20 metros de travagem ia seguramente a mais de 50. ou então tinha os pneus carecas. venha o diabo e escolha.
                                                            Tu proprio puseste uma tabela mais acima em que a 50 km/h se demora 16 metros a imobilizar o carro.... tudo isto em média claro... e a 90 km/h mais de 50 metros.... logo os 20 metros que ele demorou não me garantem que ele viesse em excesso de velocidade.... mas á 1º vista é culpado na mesma...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X