"UE sugere limite de velocidade para auto-estradas
O comissário europeu do Ambiente, Stavros Dimas, apelou ao estabelecimento de um limite de velocidade nas auto-estradas alemãs.
Stavros Dimas lamentou, numa entrevista aos jornais alemães Bild e Sonntag, “haver tantas áreas onde a energia é gasta insensivelmente e onde se prejudica o clima”.
“Uma simples medida podia ser a imposição de um limite de velocidade uniforme nas estradas alemãs”, acrescentou.
Nos últimos tempos, algumas organizações ambientalistas alemãs disseram esperar que as presidências conjuntas do seu país no G8 e na União Europeia levassem a Alemanha a estabelecer limites de velocidade nestas estradas.
No entanto, o ministro alemão dos Transportes, Tiefensee, tem rejeitado sempre esta ideia.
Cerca de um terço das auto-estradas alemãs já têm um limite de velocidade, enquanto que as restantes têm uma “velocidade recomendada” de 130km/h, o que permite aos condutores viajarem tão rápido quanto desejarem.
Até agora, o país de construtores automóveis, como a BMW, Mercedes-Benz e Porsche, a Alemanha tem resistido a impôr limites de velocidade."
Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=55&Cont entId=200106
Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=55&Cont entId=240784
Concordo com esta última proposta.
O comissário europeu do Ambiente, Stavros Dimas, apelou ao estabelecimento de um limite de velocidade nas auto-estradas alemãs.
Stavros Dimas lamentou, numa entrevista aos jornais alemães Bild e Sonntag, “haver tantas áreas onde a energia é gasta insensivelmente e onde se prejudica o clima”.
“Uma simples medida podia ser a imposição de um limite de velocidade uniforme nas estradas alemãs”, acrescentou.
Nos últimos tempos, algumas organizações ambientalistas alemãs disseram esperar que as presidências conjuntas do seu país no G8 e na União Europeia levassem a Alemanha a estabelecer limites de velocidade nestas estradas.
No entanto, o ministro alemão dos Transportes, Tiefensee, tem rejeitado sempre esta ideia.
Cerca de um terço das auto-estradas alemãs já têm um limite de velocidade, enquanto que as restantes têm uma “velocidade recomendada” de 130km/h, o que permite aos condutores viajarem tão rápido quanto desejarem.
Até agora, o país de construtores automóveis, como a BMW, Mercedes-Benz e Porsche, a Alemanha tem resistido a impôr limites de velocidade."
Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=55&Cont entId=200106
Segurança Rodoviária
19-03-2008 13:27
Bruxelas quer punir condutores em qualquer Estado
A Comissão Europeia adoptou hoje uma proposta de lei para a criação de um sistema eficaz de repressão transfronteiriça das violações ao Código da Estrada.
Segundo Bruxelas, actualmente, e "salvo raras excepções", um condutor que cometa uma infracção ao código da estrada com um automóvel matriculado num outro país da UE fica impune, por não ser possível identificá-lo ou verificar o endereço no qual o veículo está registado.
"Esta impunidade não só compromete a segurança rodoviária como é discriminatória em relação aos infractores residentes, eles sim, sujeitos às sanções", observa o executivo comunitário, que pretende com esta proposta de directiva (lei comunitária) facilitar a perseguição transfronteiriça das infracções ao código da estrada que representam maior perigo para a segurança.
A directiva abrange quatro tipos de infracções que, segundo o executivo, originam cerca de 75% das mortes na estrada: conduzir com excesso de velocidade, conduzir sob o efeito do álcool, não utilizar o cinto de segurança e desrespeitar os semáforos.
A proposta de Bruxelas prevê uma rede europeia de intercâmbio electrónico de dados que permitirá enviar notificações de contravenção para o estrangeiro, sublinhando a Comissão Europeia que, para isso, os Estados-membros terão de instaurar instrumentos administrativos adequados.
Cx
19-03-2008 13:27
Bruxelas quer punir condutores em qualquer Estado
A Comissão Europeia adoptou hoje uma proposta de lei para a criação de um sistema eficaz de repressão transfronteiriça das violações ao Código da Estrada.
Segundo Bruxelas, actualmente, e "salvo raras excepções", um condutor que cometa uma infracção ao código da estrada com um automóvel matriculado num outro país da UE fica impune, por não ser possível identificá-lo ou verificar o endereço no qual o veículo está registado.
"Esta impunidade não só compromete a segurança rodoviária como é discriminatória em relação aos infractores residentes, eles sim, sujeitos às sanções", observa o executivo comunitário, que pretende com esta proposta de directiva (lei comunitária) facilitar a perseguição transfronteiriça das infracções ao código da estrada que representam maior perigo para a segurança.
A directiva abrange quatro tipos de infracções que, segundo o executivo, originam cerca de 75% das mortes na estrada: conduzir com excesso de velocidade, conduzir sob o efeito do álcool, não utilizar o cinto de segurança e desrespeitar os semáforos.
A proposta de Bruxelas prevê uma rede europeia de intercâmbio electrónico de dados que permitirá enviar notificações de contravenção para o estrangeiro, sublinhando a Comissão Europeia que, para isso, os Estados-membros terão de instaurar instrumentos administrativos adequados.
Cx
Concordo com esta última proposta.
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