Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Juntas de dilatação (A10 minha perdição)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Juntas de dilatação (A10 minha perdição)

    Tenho uma nova paixão....Juntas de dilatação!

    A melhor de todas é uma à entrada da A10 para quem sai da A1.
    Fica numa curva à direita e a subir (em aceleração portanto). É espectacular para quem queira montar uma oficina de bate chapa na zona ou prós fanáticos do drift.

    Em dias de chuva é pegar numa máquina e ir filmar um documentário intitulado "Como é que se dão os acidentes".

    Desde que abriu o A10 (de que gosto muito - traçado e paisagem) que o utilizo e apesar de fazer a zona da entrada extremamente devagar, aquelas juntas são verdadeiras armadilhas.

    Será que alguém me sabe explicar o porque de as juntas de dilatação não estarem cobertas com um material anti-derrapante? Obviamente que tinha que ter os mesmos contornos da junta para acompanhar a dilatação mas não podia ser coberto com um material que tivesse mais atrito do que o metal.


    PS: vejam as marcas no chão. A dark spot as born!!!

    #2
    Eu tenho duas num sitio porreiro... Uma para quem vem da Bobadela a entrar na IC2, uma junta numa curva à esquerda, a subir. Outra, para quem vem do IC2 para a saída Bobadela / Sacavém, junta numa curva à direita a descer...

    Já lá vi flores e os rails em bastante mau estado...

    Comentário


      #3
      Essa do IC2 a descer também conheço,não é má, mas a da A10 é que me parte todo...

      Tenho que fazer um roteiro...:

      Comentário


        #4
        Eu que sou freguês diário da A10 até já estive para abrir um tópico sobre isto: é de facto uma AE nova, com excelente piso e uma paisagem muito bonita, mas como não podia deixar de ser está cheia de armadilhas, desde que o excesso de velocidade tenha costas largas os engenheiros que concebem as AEs e tomam certas decisões podem continuar a matar que ninguém desconfia deles.

        Para além dessa junta logo á saída da A1 verdadeiramente criminosa, há ainda o final da A10 no sentido inverso, antes do nó de ligação com a A1. Após longa recta, curva apertada á direita seguida de contra curva com mais uma bela junta de metro e meio e bem escorregadia, quantas vezes já senti o carro a fugir por todos os lados nesses sítios, então se estiver a chover 30 kmh já é capaz de ser excessivo, apesar das placas indicarem 60.

        Mas enfim, nada de novo neste reino

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
          Eu tenho duas num sitio porreiro... Uma para quem vem da Bobadela a entrar na IC2, uma junta numa curva à esquerda, a subir. Outra, para quem vem do IC2 para a saída Bobadela / Sacavém, junta numa curva à direita a descer...

          Já lá vi flores e os rails em bastante mau estado...
          Nem mais...Ia dizer exactamente o mesmo.

          Uma vez, tava o piso escorregadio e eu ia nas calmas, com uma mão no volantezinho á campeão. Passo pela junta só dou guinada de meia volta ao volante que me caguei todo

          Ainda assim este problema envolve-me profissionalmente e não estou a ver como solucioná-lo assim á partida...uma camada de betuminoso falso por cima não sei....
          Editado pela última vez por AMGfan; 14 March 2007, 00:19.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
            Nem mais...Ia dizer exactamente o mesmo.

            Uma vez, tava o piso escorregadio e eu ia nas calmas, com uma mão no volantezinho á campeão. Passo pela junta só dou guinada de meia volta ao volante que me caguei todo

            Ainda assim este problema envolve-me profissionalmente e não estou a ver como solucioná-lo assim á partida...uma camada de betuminoso falso por cima não sei....
            Então vai lá trabalhar e aproveita pa pensar nalguma coisa pa reduzir ali o transito

            Quando chove parece manteiga, uma vez vi lá um Ibiza que seguia à minha frente, devia ir a 50km/h, desgraçado deve ter apanhado um susto valente, parecia que tava a fazer um powerslide! Até o meu fugiu e eu abrandei bastante.

            Comentário


              #7
              SUBSCREVO!!!

              Viva o arrepio na espinha!!

              Comentário


                #8
                Saída da A8 para o Túnel do Grilo (IC17/ Ponte Vasco da Gama). Curva à direita, com contra-curva à esquerda, bastante apertadas. O limite é 60km/h e eu, à chuva, mesmo a 40~50km/h já apanhei ricos sustos nessa junta de dilatação. Imagino quantos motards já "foram ao tapete" ali.

                Comentário


                  #9
                  Nem de proposito... ainda ontem um camiao virou na saida da VCI para a Via Norte.. e aposto que foi por causa das juntas de dilatação.. alem de ser uma curva com inclinação... com tempo de xuva... qq carro que passe ali nota qq coisa... :\

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                    Nem de proposito... ainda ontem um camiao virou na saida da VCI para a Via Norte.. e aposto que foi por causa das juntas de dilatação.. alem de ser uma curva com inclinação... com tempo de xuva... qq carro que passe ali nota qq coisa... :\
                    Até me admira como não há mais acidentes/despistes nesse local...

                    Comentário


                      #11
                      Na primeira vez que fiz essa entrada estava a chover… apanhei um grande susto e ia devagar!
                      Depois também há a saída para a CREL/A9 que devia estar melhor sinalizada. Claro que quando entramos na CREL ficamos com a sensação que a A10 é a melhor AE do mundo.

                      JdC

                      Comentário


                        #12
                        Já apanhei muitos sustos nas do IC2, mesmo indo devagar e sabendo que estavam lá...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                          Nem mais...Ia dizer exactamente o mesmo.

                          Uma vez, tava o piso escorregadio e eu ia nas calmas, com uma mão no volantezinho á campeão. Passo pela junta só dou guinada de meia volta ao volante que me caguei todo

                          Ainda assim este problema envolve-me profissionalmente e não estou a ver como solucioná-lo assim á partida...uma camada de betuminoso falso por cima não sei....

                          Na VCI - Porto, na saída para o "Estádio Dragão / Mercado Abastecedor", tinha / tem lá uma "dessas".

                          Por experiência própria, já lá apanhei uns sustos e já lá passei "tranquilo" após o problema solucionado :

                          - Colocaram daquele "alcatrão (?)" vermelho abrasivo, uma tira antes outra depois, mesmo encostado á junta de dilatação e...

                          ...milagre, o carro não escorrega...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Sun Ver Post
                            Na VCI - Porto, na saída para o "Estádio Dragão / Mercado Abastecedor", tinha / tem lá uma "dessas".

                            Por experiência própria, já lá apanhei uns sustos e já lá passei "tranquilo" após o problema solucionado :

                            - Colocaram daquele "alcatrão (?)" vermelho abrasivo, uma tira antes outra depois, mesmo encostado á junta de dilatação e...

                            ...milagre, o carro não escorrega...

                            Mas o carro só escorrega em cima da junta, provavelmente irá escorregar na mesma, mas agarrar de seguida abruptamente por causa desse tapete vermelho.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                              Mas o carro só escorrega em cima da junta, provavelmente irá escorregar na mesma, mas agarrar de seguida abruptamente por causa desse tapete vermelho.
                              Acredita que passas por cima da junta em dias de chuva, sem sentires o incómodo do carro querer atravessar-se, o que dantes acontecia...

                              Comentário


                                #16
                                Então aqui fica uma bela junta de dilatação vinda directamente de Coimbra! Na curva da Ponte Rainha Santa Isabel (aka Ponte Europa), do lado de Santa clara (Hotel D.Luís)! Talvez na parte em que a curva fecha mais! De mini é sempre a fundo por isso "tass bem" mas quando lá passo com outro, especialmente com chuva, ainda assusta! De referir também as belas juntas do outro lado do rio, na rotunda que está por baixo da ponte e que dá acesso ao Polo II / Carlos Seixas! Toda a obra da Ponte Europa tem umas juntas maravilhosas! Enfim...

                                Abraços!

                                Comentário


                                  #17
                                  Há também uma junta jeitosa no início da CREL no sentido Queluz-Alverca logo após as portagens, quando chove é raro o dia em que o ESP do Leon não dá sinal.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                    Eu tenho duas num sitio porreiro... Uma para quem vem da Bobadela a entrar na IC2, uma junta numa curva à esquerda, a subir. Outra, para quem vem do IC2 para a saída Bobadela / Sacavém, junta numa curva à direita a descer...

                                    Já lá vi flores e os rails em bastante mau estado...
                                    Nesta posso confirmar que hoje repousa lá um parachoques junto com os rails amolgados .

                                    É impressionante como mesmo a velocidades muito baixas quando chove o carro foge logo, com o meu carro nesta situação de chuva, quando passo na junta liga-se logo o ESP , aquilo desliza mais do que manteiga quente .

                                    Muito cuidado nessa zona .

                                    Abraço Nuno .

                                    Comentário


                                      #19
                                      nessa junta de dilatação na entrada da a10 a partir da a1, uma vez o meu pai ia a cerca de 80, com piso molhado, só sei que o carro desviou-se da rota uns bons 50 cm. eu virei-me para o meu pai: bem me parecia que isso ia acontecer.

                                      o mal naquilo nao é o piso escorregadio...isso ainda é o menos...o grande problema é estar no meio da curva, mesmo antes da recta de entrada na auto-estrada...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Todo o nó do Carregado da A10 é feito no ar, daí que sejam necessárias juntas de dilatação. Compreendesse.
                                        Agora a colocação das mesmas e a não cobertura com um qualquer tipo de tinta/cimento/resina/xiripitipapata ou até mesmo com metal rugoso, é que´tá mal...sei lá, ponham uma cama de faquir com pregos...

                                        Eu faço todo o troço de entrada a 40 ou a menos se tiver a chover. Mas por outro lado também acho perigoso porque o pessoal vem da A1 nas horas e um marmanjo ali a pastar pode ser perigoso. É morto por ter cão e por não ter...

                                        Tenho-me surpreendido várias vezes, ao passar lá com a Mondeo e a sentir o carro a deslizar alguns cm, mesmo a velocidades estupidamente baixas.

                                        Apesar de a A10 estar aberta a apenas 4 meses, já lá houveram alguns despistes...

                                        Comentário


                                          #21
                                          O problema é mesmo esse, é que mesmo a passar devagar aquilo escorrega como tudo!

                                          Comentário


                                            #22
                                            por acaso é uma situaçao bem chata e pergiosa. entao se uma pessoa estiver a travar no momento em que vai a passar numa delas ja me aconteceu e foge bem o carro.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X