Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Indignação: Os nossos filhos a Alta Velocidade? Não obrigado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Indignação: Os nossos filhos a Alta Velocidade? Não obrigado

    Hoje deparei-me pela 2ª vez com uma situação que me deixou realmente revoltado e alarmado e que me levou a escrever estas linhas...

    Estava na A2, sentido Sul-Norte e conduzia a cerca de 140Km/h ( não é desculpa para andar em excesso de velocidade mas estava com relativa pressa, enfim...) entre Marateca e Lisboa, quando fui ultrapassado por uma Mercedes Vito (eu ia a 140Km/h, e pela ultrapassagem a Vito devia ir entre os 150 e os 160).

    O meu problema não é ser ultrapassado por uma Mercedes Vito indo eu na minha Passat.

    A minha revolta é que a Mercedes Vito tinha as legendas de um clube de atletismo do Algarve (Olimpico Clube de Lagos) e ia cheia de adolescentes, penso eu que deviam ir participar em alguma prova...
    Já há algum tempo me tinha sucedido o mesmo, eu ia mais devagar mas dentro dos 120/130 e também fui ultrapassado por uma dessas carrinhas de 9 lugares cheia de crianças ou adolescentes de um clube desportivo a uma velocidade realmente mais elevada.

    Ora, eu conduzo diariamente uma VW Transporter de 9 lugares da firma e tenho consciencia da responsabilidade que carrego comigo durante aqueles 100Km diarios, coisa que o condutor dessas carrinha não devem ter para circular a uma velocidade daquelas com a carrinha cheia de gente...

    Pensei para comigo o quão descansado ficaria eu, se tivesse um filho a praticar desporto num clube e se ele tivesse que se deslocar para participar numa prova em alguma localidade distante...
    O mais certo era ele ter de abandonar essa prática desportiva pois eu não fico nada descansado ao saber que este tipo de situações acontece, ou então levava-o eu.
    Decerto não será dificil recordar acidentes de viação com este tipo carrinhas de transporte de clubes desportivos...

    Junto com a minha indignação fica a matricula da referida carrinha que vi hoje:
    Mercedes Vito, matricula 96-81-PD


    Peço desculpa por me prolongar muito mas fiquei realmente revoltado com a situação e achei que devia partilhar este sentimento e preocupação com o Forúm.

    #2
    É de facto ums situação lamentável, não sou pai (felizmente, para já;)), mas se fosse realmente tinha muito em que pensar...como condutor consciente que descreves ser quando conduzes uma carrinha de passageiros dou-te os meus parabéns, se toda a gente fosse assim haveria menos acidentes de certeza...

    A tua história fez-me lembrar aquele acidente em Braga a cerca de um ano que envolveu uma carrinha sem seguro, que usaram supostamente para andar só meia dúzia de Kms...que irresponsáveis...aconteça ou não qualquer coisa...falta de consciência e civismo.

    Comentário


      #3
      É normal isso. Se por este Forum se vê que uma grande maioria das pessoas crê que conduzir na casa dos 200kmh ou mais não é perigoso (e são eles próprios que vão dentro do carro) obviamente não verá perigo em conduzir uma carrinha dessas a 160/170kmh ou até a mais, mesmo indo outras pessoas lá (neste caso crianças).

      É a nossa mentalidade e também por isso, já vimos notícias trágicas no telejornal de despistes de carrinhas dessas ou semelhantes.
      É o que temos...

      Comentário


        #4
        Vamos todos mostrar a nossa indignação perante esta situação!

        Enviem a vossa contestação para as entidades competentes!
        Ficam aqui os emails para onde deverão escrever e apelar aos dirigentes, para que sejam tomadas medidas:
        olimpico@olimpicoclubedelagos.com
        olimpicoclubedelagos@hotmail.com
        lssebastiao@mail.telepac.pt

        Comentário


          #5
          Eu no outro dia, na estrada que vai pra reguengos, ia uma carrinha dum clube de beja, numa estrada regional, pronto, o meu pai ia a cerca de 80/90 mas a carrinha ia prai a uns 110 e com a estrada cheia de curvas, cheia de adoloscentes! Já pra não falar que ia aos ziguezagues, porque o condutor desviava a cabeça pra tras pra falar com os putos que vinham no banco de tras eu fui atrás deles desde que sai da nacional que vai de évora até à entrada do Ip2 até reguengos! Já o clube aqui o meu bairro (não jogo la) as carrinhas fazem as curvas aqui dentro do bairro com uma bisga do caraças! E os condutores de vez em quando andam assim um bocado pro bebado

          Será que os clubes não vem a responsabilidade que tem que ter pelas crianças?

          Cumps e bons km

          Comentário


            #6
            Uma vez, há uns 5 anos, trabalhei a tomar conta de crianças no Verão num ATL aqui da zona. Sempre que era eu que ia buscar as crianças com o motorista, não o deixava arrancar até os miudos terem todos o cinto de segurança posto e, felizmente, o motorista era um condutor responsável.

            Comentário


              #7
              Tal como tu disseste, circulavas a 140km/h, e não precisas de dizer que ias com pressa porque em certos troços de auto-estrada essa é a velocidade média dos automobilistas.

              Se a carrinha te ultrapassou poderia circular a 150km/h, o que, dependendo do estado do transito, do tipo de via e até do clima pode nem ser nada exagerado, principalmente a A2 que tem rectas até perder de vista e que permitem ver o estado do transito antecipadamente e circular a uma velocidade mais alta.

              O serem crianças ou não é igual, o carro até podia ir carregado de velhotes e eu também abrir um tópico assim a dizer que Os meus avós a alta velocidade? Não obrigado.

              De falsos moralismos está este fórum cheio, e até aposto que com os teus filhos no carro (se os tiveres, não sei) já passaste o limite de velocidade várias vezes.

              Agora se me disseres que estava nevoeiro e a chover e eles passaram por ti a 110km/h, isso já era preocupante, mas não faz notícia sensacionalista porque o limite é de 120km/h por isso é seguro

              Comentário


                #8
                Deveriam andar nas carrinhas q andei nos meus tempos de teenager no voleibol. As vezes era preciso sairem alguns de nós para se conseguir subir.

                Considero legítimo o teu protesto.

                Comentário


                  #9
                  Aqui na Polónia até mete nojo! A multa por falta de cinto de segurança não chega a 25 Euros por cabeça, e frequente ver crianças sem cinto, no colo das mães ou em cadeirinhas de bebé... sem estarem presas com o cinto do carro...

                  Felizmente que há excepções...

                  Este spot publicitario é impressionante...

                  http://www.youtube.com/watch?v=LfsCKCj4Gew

                  Comentário


                    #10
                    de facto a situação é mesmo de lamentar.
                    mas também me parece que fazer queixinhas é feio =P

                    Comentário


                      #11
                      talvez o grande problema é o facto dos clubes terem que desempenhar um papel social que deveria pertencer ao estado, os quais na sua grande maioria o fazem sem apoios nenhum das entidades públicas...

                      e muitas vezes a desempenhar também o papel dos pais...

                      força façam queixa das poucas entidades que ainda fazem com que as crianças não passem 18 horas por dia a jogar playstation e a comer hamburguers...

                      Comentário


                        #12
                        No tópico do espanhol a andar a 260 km/h, anda tudo a dizer que sim, em Portugal devíamos poder andar à velocidade que queramos. Agora, anda tudo a atirar pedras ao tipo da Vito?!

                        Olha para o que digo, não para o que faço?! expliquem-me...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                          Tal como tu disseste, circulavas a 140km/h, e não precisas de dizer que ias com pressa porque em certos troços de auto-estrada essa é a velocidade média dos automobilistas.

                          Se a carrinha te ultrapassou poderia circular a 150km/h, o que, dependendo do estado do transito, do tipo de via e até do clima pode nem ser nada exagerado, principalmente a A2 que tem rectas até perder de vista e que permitem ver o estado do transito antecipadamente e circular a uma velocidade mais alta.
                          Certo, mas tendo em conta a intensidade de transito que estava na altura, o facto das ultrapassagens neste troço (A2 Marateca - Lisboa) serem feitas com o carro a pouca mais de 1m do rail esquerdo, e o cansaço (pelo menos o meu, que desde as 7:30 já tinha feito perto de 280km) a minha análise foi que 140Km/h era uma velocidade elevada.

                          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                          O serem crianças ou não é igual, o carro até podia ir carregado de velhotes e eu também abrir um tópico assim a dizer que Os meus avós a alta velocidade? Não obrigado.
                          Igual? Não partilho da opinião que um grupo de adolescentes tenha total consciência do perigo que está a correr, e mesmo que algum tivesse consciência disso não sei se teria coragem de dizer alguma coisa ou mesmo se dissesse se lhe dariam ouvidos... Eu sei como era quando era mais novo, o que eu não dava por andar de carro a alta velocidade... E hoje tenho perfeita consciência que é um grande risco e uma estupidez a evitar.

                          E quanto aos avós, de certeza que o meu avô se se visse numa situação do género diria algo assim: Ouça lá rapazola, isto não é uma corrida de F1...

                          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                          De falsos moralismos está este fórum cheio, e até aposto que com os teus filhos no carro (se os tiveres, não sei) já passaste o limite de velocidade várias vezes.
                          Não, por acaso não tenho filhos, ainda. Mas não preciso de os ter para saber que teria que ser uma grande urgência para os pôr em risco com velocidades desnecessárias.
                          Mais uma vez, a minha análise foi à velocidade praticada no contexto da situação (intensidade de trânsito, espaço livre, etc.) e não à velocidade só por si...

                          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                          Agora se me disseres que estava nevoeiro e a chover e eles passaram por ti a 110km/h, isso já era preocupante, mas não faz notícia sensacionalista porque o limite é de 120km/h por isso é seguro
                          Pois, mas também nem seuqer é preciso estar nevoeiro nem a chover para >110Km/h ser uma velocidade excessiva pois não?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                            talvez o grande problema é o facto dos clubes terem que desempenhar um papel social que deveria pertencer ao estado, os quais na sua grande maioria o fazem sem apoios nenhum das entidades públicas...

                            e muitas vezes a desempenhar também o papel dos pais...

                            força façam queixa das poucas entidades que ainda fazem com que as crianças não passem 18 horas por dia a jogar playstation e a comer hamburguers...

                            Mas isso dá-lhes o direito de os colocar em risco? Não me parece...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                              No tópico do espanhol a andar a 260 km/h, anda tudo a dizer que sim, em Portugal devíamos poder andar à velocidade que queramos. Agora, anda tudo a atirar pedras ao tipo da Vito?!

                              Olha para o que digo, não para o que faço?! expliquem-me...
                              Para mim devia era ter ficado sem carta...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Filipealexnobre Ver Post
                                Certo, mas tendo em conta a intensidade de transito que estava na altura, o facto das ultrapassagens neste troço (A2 Marateca - Lisboa) serem feitas com o carro a pouca mais de 1m do rail esquerdo, e o cansaço (pelo menos o meu, que desde as 7:30 já tinha feito perto de 280km) a minha análise foi que 140Km/h era uma velocidade elevada.
                                (...)
                                Então porque circulavas a essa velocidade?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
                                  É de facto ums situação lamentável, não sou pai (felizmente, para já;)), mas se fosse realmente tinha muito em que pensar...como condutor consciente que descreves ser quando conduzes uma carrinha de passageiros dou-te os meus parabéns, se toda a gente fosse assim haveria menos acidentes de certeza...

                                  A tua história fez-me lembrar aquele acidente em Braga a cerca de um ano que envolveu uma carrinha sem seguro, que usaram supostamente para andar só meia dúzia de Kms...que irresponsáveis...aconteça ou não qualquer coisa...falta de consciência e civismo.
                                  Não sei se refere aquela que teve o acidente com aqueles jovens que iam para um jogo? Também devia ir devagar...conheço esse local em Braga, é propicio para altas velocidades...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mas isso dá-lhes o direito de os colocar em risco? Não me parece...
                                    não! nunca! mas se houvesse mais aopio de entidades públicas tal não seria necessário!

                                    Comentário


                                      #19
                                      lá vamos nós outra vez!
                                      aguenta coração!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                        Então porque circulavas a essa velocidade?
                                        Basicamente tinha acabado de vir de Sintra e tive que voltar para trás e chegar ao sítio onde ia antes de fechar... O que consegui por pouco...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não é so esse..

                                          No outro dia ia para o forum almadaentrei no ic 32 na moita metime pela AE como quem vai para a 25 de abril.
                                          Para quem conhece a estrada sabe que esta tem uma parte que tem uma descida (antes da catrefada de stands do lado direito).
                                          Ia e muito bem com o cruise control nos 120 , na faixa do meio quando passa por mim uma nissan vannete prai de 90 e poucos(teve quase 1 min ao meu lado)...mas o que é certo é que passou.. uma carrinha cheia de gaiatos do clube de atletismo, um pão de forma sem segurança nenhuma ... mas enfim...
                                          Estes sim deviam ser multados... agora uma pessoa que ande a 180 num carro eguro ter a mesma puniçao que estes.. hmm

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Filipealexnobre Ver Post
                                            Basicamente tinha acabado de vir de Sintra e tive que voltar para trás e chegar ao sítio onde ia antes de fechar... O que consegui por pouco...
                                            Só vi a tua resposta hoje. Faz lembrar o episódio do Kilimanjaro que ia em "marcha de urgencia" para o centro comercial, tu ias atrasado tens desculpa, eles não? Falsos moralismos?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                              Deveriam andar nas carrinhas q andei nos meus tempos de teenager no voleibol. As vezes era preciso sairem alguns de nós para se conseguir subir.

                                              Considero legítimo o teu protesto.
                                              E eu que ha uns anos fomos para um torneio com so uma carrinha e aquilo ia tao cheio que tinhamos que andar na cidade de porta aberta.lol
                                              A piada foi uma vez um amigo meu que ia com 2 garrafas de sumol nas maos numa curva caiu ca em baixo
                                              Va la que andavamos sempre devagar e como era uma aldeia qualquer ou tipo nao havia muito transito.

                                              Quanto ao topico realmente é um exagero e é arriscar andar a essas velocidades numa carrinha de 9 lugares.
                                              Mas tambem ja vi um dirigente do meu clube na AE a mandar todos os cones abaixo de preposito daqueles que estao colados ao chao e voltam sempre a mesma posiçao.
                                              E estava num clube grande

                                              Comentário


                                                #24
                                                antes a 250 bem conduzidos que a 100 conduzidos por um bebado, ou um gajo que se diz 100% cumpridor de tudo, ou um gajo que tem imensa confianca em si mesmo (sabe que nao comete erros, que os acidentes so acontecem aos outros, etc)

                                                pior e que a moda e dizer que o 2o grupo so e perigoso se circularem acima do limite de velocidade. particularmente mau quando a esmagadora maioria dos condutores que por ai andam fazem parte deste grupo...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Nos meus tempos de desportista assiduo, em portugal continental, já fiz Lisboa-Vilamoura a 200km/h numa carrinha que por acaso era uma vito, e fomos sempre conduzidos de uma forma ordeira, a passar os limites de velocidade , mas nunca pondo em perigo a nossa vida (existe perigo a partir do momento em que entramos para o carro) .........sem nunca nos aproximarmos muito do carro da frente, sem ultrapassagens mirabolantes, sem curvas a chiar!


                                                  por outro lado, na madeira , tinhamos uma Hiace bem antiga........um dia iamos a passar numa rua normal, a uma velocidade normal....quando começamos a sentir fumo na parte de trás (a que iamos) ........e de repente fogo......paramos e abrimos a porta fugindo com um salto para a rua.....

                                                  devido á fraca manutenção, houve um curto circuito e a carrinha pegou fogo em andamento............, podiamos ter morrido todos carbonizados se houvesse algo que potenciasse a combustão



                                                  Para mim a questão da velocidade é como a das drogas..........

                                                  alcool é droga
                                                  analgésicos são droga
                                                  anabolizantes são droga
                                                  cannabis é droga
                                                  heroina é droga
                                                  cocaina é droga



                                                  a velocidade tem perigo
                                                  a falta de manutenção tem perigo
                                                  passar um vermelho tem perigo
                                                  conduzir alcoolizado tem perigo
                                                  falar ao telemovel a conduzir tem perigo
                                                  fumar a conduzir tem perigo
                                                  mexer no rádio a conduzir tem perigo
                                                  dar um beijo na namorada a conduzir tem perigo
                                                  ter uma conversa intensa a conduzir tem perigo




                                                  e vai tudo para o mesmo saco?



                                                  no dia a dia, a maior parte das pessoas faz coisas ao volante tão simples como deitar uma beata fora que com o vento volta para dentro e cai no banco fazendo com que a pessoa entre em semi-panico descontrolando-se.............e isso é bem mais perigoso do que ir a 180km/h num carro com manutenção em dia, com um condutor atento, numa estrada sem transito moderado.........mas na qual a velocidade máxima é de 120!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    seja como seja, por mim a velocidade devia ter em conta o volume do transito, as condiçoes climatericas, se é de noite ou de dia, o tipo de estrada, etc mas tambem só ate 150 /160 km hora é aceitavel a partir dai acho perigoso, tambem devia ter em conta o estado de certos veiculos pois cade vez se ve menos sucata nas estradas mas ainda se ve cada um que nao sei como é possivel que tragam o selo da inspecçao
                                                    para aqueles que dizem que 180 / 200 km nao é perigoso eu só digo a 180 kmh percorremos 50 metros por segundo aparece um animal e depois que fazem?
                                                    eu nao sou nenhum santo pois normalmente ando entre 120 / 150 kmh nas AE´s ja andei a 170 com a minha kangoo de 55 cv ja fui ate aos 185 com a minha mondeo mas nao conto em repetir essas proezas

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      eu ia na autoestrada e ia a uns 120. ultrapassa-me uma carrinha de caixa aberta daquelas grandes e eu fiquei parvo. já a estava a ver pelo retrovisor. comecei a puxar para ver a quanto eles iam e só a consegui ultrapassar já depois dos 150, talvez quase 160. ia com trolhas e depois de me ultrapassarem novamente ficaram a olhar pra mim... devem ter pensado que eu os estava a picar...

                                                      depois dizem que estas carrinhas sofrem acidentes e mais grava ainda, com miudos inocentes...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por focos Ver Post
                                                        seja como seja, por mim a velocidade devia ter em conta o volume do transito, as condiçoes climatericas, se é de noite ou de dia, o tipo de estrada, etc mas tambem só ate 150 /160 km hora é aceitavel a partir dai acho perigoso, tambem devia ter em conta o estado de certos veiculos pois cade vez se ve menos sucata nas estradas mas ainda se ve cada um que nao sei como é possivel que tragam o selo da inspecçao
                                                        para aqueles que dizem que 180 / 200 km nao é perigoso eu só digo a 180 kmh percorremos 50 metros por segundo aparece um animal e depois que fazem?
                                                        eu nao sou nenhum santo pois normalmente ando entre 120 / 150 kmh nas AE´s ja andei a 170 com a minha kangoo de 55 cv ja fui ate aos 185 com a minha mondeo mas nao conto em repetir essas proezas

                                                        claro que 200 a hora é perigoso! mas 100 á hora também é perigoso!

                                                        200 há hora numa vito em boas condições é tão perigoso como 120 num fiat panda todo escabaçado!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                          Só vi a tua resposta hoje. Faz lembrar o episódio do Kilimanjaro que ia em "marcha de urgencia" para o centro comercial, tu ias atrasado tens desculpa, eles não? Falsos moralismos?
                                                          O Kilimanjaro admitiu ir a 230Km/h, que mesmo que tenhas um carro muito bom, não é o mesmo que 140Km/h...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                            Tal como tu disseste, circulavas a 140km/h, e não precisas de dizer que ias com pressa porque em certos troços de auto-estrada essa é a velocidade média dos automobilistas.

                                                            Se a carrinha te ultrapassou poderia circular a 150km/h, o que, dependendo do estado do transito, do tipo de via e até do clima pode nem ser nada exagerado, principalmente a A2 que tem rectas até perder de vista e que permitem ver o estado do transito antecipadamente e circular a uma velocidade mais alta.

                                                            O serem crianças ou não é igual, o carro até podia ir carregado de velhotes e eu também abrir um tópico assim a dizer que Os meus avós a alta velocidade? Não obrigado.

                                                            De falsos moralismos está este fórum cheio, e até aposto que com os teus filhos no carro (se os tiveres, não sei) já passaste o limite de velocidade várias vezes.

                                                            Agora se me disseres que estava nevoeiro e a chover e eles passaram por ti a 110km/h, isso já era preocupante, mas não faz notícia sensacionalista porque o limite é de 120km/h por isso é seguro

                                                            Nao me parece, que a questao possa ser encarada como se tratasse de falsos moralismos, nem desvalorizada como me parece pretenderes; 1º porque um comercial como a Vito, com 9 crianças a bordo, nao precisa de nevoeiro ou chuva para exceder em muito, o seu limite de segurança activa e passiva (se sabes o que é isto poderas entender o quero dizer) e depois carregado com crianças ou velhotes tambem nao é a mesma coisa, pela simples razao de que um grupo de crianças a bordo, "sente gozo" na velocidade, e nao "sente" o perigo como um adulto de 65 ou 70 anos. Talvez um dia possas enter o porque deste topico.
                                                            fica bem amigo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X