Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente, como proceder

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidente, como proceder

    Boa tarde,

    Tive àbocado um acidente com a minha viatura, embati na traseira de outra que travou de repente porque a viatura à frente desta, um carro de condução, travou de repente e sem motivo aparente.

    resultado, o meu para choque metido para dentro e o capot empanado (o compartimento do motor está intacto felizmente), o carro da frente para choques traseiro partido e mala não abre.

    Independentemente disto, sei que obviamente a culpa foi minha e dei-me como culpado na declaração amigavel de acidente.

    A questão é, como se processa agora isto? Amanhã vou ligar para a seguradora para esclarecer. Mas pelo que tenho ideia, há possibilidade de pedir à seguradora, ou não, para pagar o arranjo das viaturas (sendo que aumenta substancialmente a franquia), ou posso ser eu a pagar a pronto os arranjos para não me agravar a franquia?

    qual a melhor solução neste caso, o que me recomendam?

    obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por zx-9r Ver Post
    Boa tarde, Tive à bocado um acidente com a minha viatura, embati na traseira de outra que travou de repente porque a viatura à frente desta, um carro de condução, travou de repente e sem motivo aparente.
    lol. Tiveste um acidente pq a outra viatura travou? Assim se vê a mentalidade dos tugas e pq é que hao-de continuar a ser o país da Europa com mais acidentes. Tiveste um acidente pq nao guardaste distancia minima de seguranca pro carro da frente ponto
    Uma pessoa faz topicos sobre o assunto http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=29462 infelizmente a maioria nao presta atencao nem aprende.
    O que vale a pena é questao de matemática. Ver ao fim de 5 anos qto se paga mais pelo agravamento do seguro, e do proprio bolso em qto fica o arranjo. Se foi coisa pequena provavelmente é melhor pagar do proprio bolso.

    Comentário


      #3
      conduzo diariamente há 9 anos e nunca tinha tido um azar destes, se achas que um pequeno momento de distração é algo que nunca te aconteceria então parabéns por seres um super-homem

      qual foi a parte do "obviamente dou-me por culpado" que não percebeste? claro que a culpa foi minha porque bati por trás e nao guardei a distancia de segurança... generalizaçoes para "assim se vê a mentalidade dos tugas" também se podem usar para quem não lê o que os outros escrevem e em vez de ajudarem dizem é logo mal

      Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
      lol. Tiveste um acidente pq a outra viatura travou? Assim se vê a mentalidade dos tugas e pq é que hao-de continuar a ser o país da Europa com mais acidentes. Tiveste um acidente pq nao guardaste distancia minima de seguranca pro carro da frente ponto
      Uma pessoa faz topicos sobre o assunto http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=29462 infelizmente a maioria nao presta atencao nem aprende.
      O que vale a pena é questao de matemática. Ver ao fim de 5 anos qto se paga mais pelo agravamento do seguro, e do proprio bolso em qto fica o arranjo. Se foi coisa pequena provavelmente é melhor pagar do proprio bolso.
      Editado pela última vez por zx-9r; 23 April 2007, 22:05.

      Comentário


        #4
        Boas
        tenho um episódio mais ou menos parecido, pelo que te vou tentar explicar, para que vejas se vale a pena comunicar á companhia de seguros.
        a minha maria emprestou o carro dela a uma amiga e ela teve um pequeno acidente com outra viatura, pelo que vi, a culpa era atribuida a ambas( uma vinha a sair de um estacionamento fora de mão e ela vinha a entrar também fora de mão), fizeram a dec. amigável e foi chamada a polícia que tomou conta da ocorrência e os danos em cada carro não iria passar os 600€.
        começámos a pensar assim, caso comunicasse à companhia de seguros, iria agravar o prémio de seguro e ia perder as bonificações, (a outra parte interveniente também não estava interessada em ficar sem bonificações) e sendo assim, a outra condutora disse que ficava com o prejuizo dela e, a colega da minha esposa prontificou-se a pagar os danos.
        sepre fica mais barato que perder bonificações e aumentar o prémio de seguro para o dobro.
        resumindo, tenta saber se os danos são avultados, caso sejam, se calhar era melhor optar por comunicar à companhia.
        cumps

        Comentário


          #5
          mas ao ter preenchido a declaração amigável não fica automaticamente a despesa de reparação do outro veículo a cargo da minha companhia de seguros?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
            lol. Tiveste um acidente pq a outra viatura travou? Assim se vê a mentalidade dos tugas e pq é que hao-de continuar a ser o país da Europa com mais acidentes. Tiveste um acidente pq nao guardaste distancia minima de seguranca pro carro da frente ponto
            Uma pessoa faz topicos sobre o assunto http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=29462 infelizmente a maioria nao presta atencao nem aprende.
            O que vale a pena é questao de matemática. Ver ao fim de 5 anos qto se paga mais pelo agravamento do seguro, e do proprio bolso em qto fica o arranjo. Se foi coisa pequena provavelmente é melhor pagar do proprio bolso.

            plac-plac-plac temos super heroi no forum... ve la se amanha n te acontece igual por distracção tb...e engoles essa teoria da mentalidade tuga.
            Olha ...porreiro...foi so chapa... tanto a culpa foi da distracçao dele...como a dos otarios q param por tudo e por nada...

            Qto ao topico,fala com o teu mediador...ele melhor q ng te podera ajudar a calcular €€ qual a melhor opção. Mas se os lesados começarem a reclamar arranjos em concessionarios oficiais etc...creio q compensara meter no seguro.

            Cumps

            Comentário


              #7
              Nop nunca vou bater por trás noutro carro Faço parte dos 10% neste país que nao andam colados ao carro da frente.
              Eu já aqui escrevi que na Alemanha a "BT" de lá nao persegue a velocidade, mas sim carros que nao respeitam a distancia uns dos outros. Levam logo multa. Cá em Portugal nem sequer é proibido portanto continuem a caça às bruxas pq temos muitos acidentes e continuem a dizer que o gajo da frente travou sem razao. Acho que sim o problema em Portugal é que as pessoas travam demais
              Editado pela última vez por jccgold; 23 April 2007, 23:41.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
                Nop nunca vou bater por trás noutro carro Faço parte dos 10% neste país que nao andam colados ao carro da frente.
                eu até hoje também pensei que nunca me fosse ocorrer uma situação dessas, embora não o afirmasse de uma forma arrogante como tu

                amanhã vou ver o que a seguradora tem para me dizer em termos de possibilidades

                cumps

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
                  Nop nunca vou bater por trás noutro carro Faço parte dos 10% neste país que nao andam colados ao carro da frente.
                  Eu já aqui escrevi que na Alemanha a "BT" de lá nao persegue a velocidade, mas sim carros que nao respeitam a distancia uns dos outros. Levam logo multa. Cá em Portugal nem sequer é proibido portanto continuem a caça às bruxas pq temos muitos acidentes e continuem a dizer que o gajo da frente travou sem razao. Acho que sim o problema em Portugal é que as pessoas travam demais
                  Fixe es o maior...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por zx-9r Ver Post
                    eu até hoje também pensei que nunca me fosse ocorrer uma situação dessas, embora não o afirmasse de uma forma arrogante como tu

                    amanhã vou ver o que a seguradora tem para me dizer em termos de possibilidades

                    cumps
                    Fala com o outro condutor, visto que assumiste a culpa é verem uns orçamentos para os arranjos, se for no total inferior aos valores que irás pagar pelo agravamento do seguro avança por fora, se for superior avança através das seguradoras

                    Hoje também tive um pequeno acidente (azelhice minha ) e vou proceder da forma que disse acima

                    Saudações e boa sorte com isso

                    São sempre situações chatas, acidentes acontecem, ainda bem que não houve feridos !

                    Força com isso, espero que não sejas como eu que fica a matutar horas no assunto

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por GT-JTD Ver Post
                      ...ve la se amanha n te acontece igual por distracção tb...e engoles essa teoria da mentalidade tuga.
                      Olha ...porreiro...foi so chapa... tanto a culpa foi da distracçao dele...como a dos otarios q param por tudo e por nada...
                      Mas toquei-te nalguma ferida foi? Já bateste por trás? Azar. Pra que saibas já me distraí na estrada sim, vi o carro da frente aproximar-se rapidamente mais que 1x, só q como tinha distancia suficiente nao bati. Mas a maior culpa nao é de quem nao tem civismo, mas que na falta da mesma quem faz as leis nao penalize essas situacoes.
                      Esse topico de acidentes foi feito para com as experiencias de cada um, possivelmente prevenir os acidentes de outros. Nao te vi lá a tua participacao. Ou tu nunca tiveste acidente nem conheces ninguem q tenha tido, ou simplesmente estas-te a ***** pros outros os terem.
                      E por falar em otários, Portugal é aquele país onde ha pessoas que fazem travagens de proposito lhes baterem por trás e o seguro pagar um carro novo. Só num país de otários é possivel fazer esquemas destes. Possivelmente se se pusessem a tua frente teriam sorte

                      Comentário


                        #12
                        jccgold, a questão é que, segundo o teu ponto de vista, é impossível uma pessoa ter acidentes... é certo que se uma pessoa tiver todos os cuidados na condução minimiza a possibilidade de ter algum azar, mas ainda assim é sempre possível...

                        eu ja guio há bastantes anos, tanto carro como moto, e nunca me tinha acontecido uma cena destas... distraí-me uma fracção de segundo, aconteceu a batida (e não, não costumo andar colado aos carros da frente e detesto que me façam isso também). excesso de confiança a conduzir (inerente ao facto de nunca ter tido nenhum "azar" também pode ajudar)

                        michaelvasconcelos, ja matutei bastante sim, é muito chato, e vai-me custar dinheiro, mas a unica coisa que posso pensar é que ao menos foram só danos materiais (e não muitos, pelo menos visiveis). se metesse a saude/vida de terceiros aí sim, acho que "quebrava" bastante ...

                        obrigado e boas conduções
                        Editado pela última vez por zx-9r; 24 April 2007, 00:28.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por zx-9r Ver Post
                          jccgold, a questão é que, segundo o teu ponto de vista, é impossível uma pessoa ter acidentes... é certo que se uma pessoa tiver todos os cuidados na condução minimiza a possibilidade de ter algum azar, mas ainda assim é sempre possível...

                          eu ja guio há bastantes anos, tanto carro como moto, e nunca me tinha acontecido uma cena destas... distraí-me uma fracção de segundo, aconteceu a batida (e não, não costumo andar colado aos carros da frente e detesto que me façam isso também). excesso de confiança a conduzir (inerente ao facto de nunca ter tido nenhum "azar" também pode ajudar)

                          michaelvasconcelos, ja matutei bastante sim, é muito chato, e vai-me custar dinheiro, mas a unica coisa que posso pensar é que ao menos foram só danos materiais (e não muitos, pelo menos visiveis). se metesse a saude/vida de terceiros aí sim, acho que "quebrava" bastante ...

                          obrigado e boas conduções
                          N ligues...ha gente q se acha perfeita...e a prova de erro...
                          Cumps

                          Comentário


                            #14
                            zx-9r eu nao disse que é impossivel uma pessoa ter acidentes. Eu acho é que em Portugal essa questao dos acidentes e causas nunca foi abordada de forma séria. Hoje em dia temos a situacao transformada numa mera caça à multa. Volto a repetir o topico
                            http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=29462

                            Só 6% dos acidentes foram por velocidade excessiva em piso seco. 12% por velocidade excessiva em piso molhado. Nunca ouviste em lado algum alertar que andar a 100kmsh em piso seco se calhar é mais seguro que andar a 80kmsh no mesmo piso molhado pois n? Eu antes desse inquerito já tinha a nocao q esses nºs iam ser assim. E a causa nº1 acidentes os toques por trás por falta distancia. Ja viste alguma campanha preventiva sobre isso?
                            Eu nao percebo sequer quem se cola o que é que ganha com isso. É um mistério para mim.

                            Comentário


                              #15
                              Eu também tenho o hábito de respeitar as distâncias de segurança, mas sei que não sou à prova de erro e que posso muito bem vir a ter esse tipo de acidente.
                              Acho piada o jccgold a falar de cor: para começar, a Autobahn Polizei (já agora, fica aqui o nome da "BT alemã") persegue muito mais a velocidade do que cá em Portugal, além de também perseguirem, e bem, as distâncias de segurança. Depois, cá em Portugal, também é proibido desrespeitar a distância de segurança (artigo 18º do CE).

                              http://www.garageboy.com/fahrt/radardetector.html Já agora...

                              Comentário


                                #16
                                O ensino de condução em Portugal é uma anedota,e a falta de civismo-educação-responsabilidade são características que assentam que nem uma luva à generalidade dos tugas...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por AlCoEntre Ver Post
                                  O ensino de condução em Portugal é uma anedota,e a falta de civismo-educação-responsabilidade são características que assentam que nem uma luva à generalidade dos tugas...
                                  Quanto ao guardar distância de segurança mesmo que deixes um espaço enorme se o carro da frente fizer uma travagem de emergência forte e imobilizar o carro pode ser que não tenhas tempo de parar atenpadamente.


                                  é por isso que me farto de ver carros com matrícula estrangeira fazerem atrocidades nas estradas portuguesas mas isso é diferente porque eles não são portugueses enfim... .Ainda no outro dia vi um carro de matrícula espanhola a andar em contra-mão numa rua.E a rua bem sinalizada

                                  Comentário


                                    #18
                                    era um 106 branco ?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                      Depois, cá em Portugal, também é proibido desrespeitar a distância de segurança (artigo 18º do CE).
                                      http://www.garageboy.com/fahrt/radardetector.html Já agora...
                                      Esse link diz apenas q na Alemanha podem meter restricoes ou por causa do tempo, ou de trafego intenso. Ora trafego intenso menor distancia entre carros. Pq qdo numa autoestrada alemã tipo A1 têm pouco ou nenhum tráfego, nao se entretêm com caça às bruxas (multa) como cá.
                                      Essa de ser proibido desrespeitar distancia de seguranca em Portugal é mentira, e já te perguntei antes se conheces algum caso de alguem ter recebido uma multa devido a isso e obviamente que nao tens.
                                      baratowsky se houver uma situacao em que guardar uma grande distancia nao chega para os carros nao chocarem isso significa que nessa situacao nao guardar distancia é o mesmo que estar morto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
                                        Esse link diz apenas q na Alemanha podem meter restricoes ou por causa do tempo, ou de trafego intenso. Ora trafego intenso menor distancia entre carros. Pq qdo numa autoestrada alemã tipo A1 têm pouco ou nenhum tráfego, nao se entretêm com caça às bruxas (multa) como cá.
                                        Essa de ser proibido desrespeitar distancia de seguranca em Portugal é mentira, e já te perguntei antes se conheces algum caso de alguem ter recebido uma multa devido a isso e obviamente que nao tens.
                                        baratowsky se houver uma situacao em que guardar uma grande distancia nao chega para os carros nao chocarem isso significa que nessa situacao nao guardar distancia é o mesmo que estar morto.
                                        É proibido, sim!!! Está no CE e convido-te a ler o artigo que eu disse! Se não é fiscalizado, isso é outro assunto, mas é proibido! Na Alemanha, já só cerca de um terço das Autobahn é que não têm limite, sendo que, se circulares acima de 130km/h, parte da responsabilidade do acidente pode-te ser imputada. Mas eu prefiro o exemplo do RU e da Suécia, que são os países da Europa com menos acidentes e lá o limite de velocidade nas AE's é 110km/h. E sim, na Alemanha a caça à multa é uma coisa doida.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Convidas-me a ler o q? Nao vejo artigo nenhum E tb gostava de ler o artigo que diz que 2/3 da Autobahn já nao sao Autobahn. Da ultima vez que li a UE estava a tentar convencer os alemaes a impor limites de velocidade sem sucesso. E podes vir falar do país A e B, pq basta 1 exemplo de uma autoestrada sem limites em que o nº acidentes nao é maior, para todos os outros estarem errados a nao ser que a cena do Shumacher conduzir bem afinal seja coisa genética só existente na Alemanha
                                          Editado pela última vez por jccgold; 24 April 2007, 11:16.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
                                            Convidas-me a ler o q? Nao vejo artigo nenhum E tb gostava de ler o artigo que diz que 2/3 da Autobahn já nao sao Autobahn. Da ultima vez que li a UE estava a tentar convencer os alemaes a impor limites de velocidade sem sucesso. E podes vir falar do país A e B, pq basta 1 exemplo de uma autoestrada sem limites em que o nº acidentes nao é maior, para todos os outros estarem errados a nao ser que a cena do Shumacher conduzir bem afinal seja coisa genética só existente na Alemanha
                                            Actualmente, só um terço das Autobahn não têm limite imposto. E mesmo esse terço, actualmente, costuma estar tão congestionado, que raros são os sítios onde há espaço para "fazer o gosto ao pé". Mas se na Suécia e em Inglaterra há menos acidentes que na Alemanha, talvez seja de suspeitar que são eles que têm razão e não os alemães... Digo eu... Mas aqui fica o artigo 18º do CE, que tu insistes em dizer que não existe:

                                            Artigo 18.º
                                            Distância entre veículos
                                            1 O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que
                                            o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita
                                            paragem ou diminuição de velocidade deste.

                                            2 O condutor de um veículo em marcha deve manter distância lateral suficiente
                                            para evitar acidentes entre o seu veículo e os veículos que transitam na mesma
                                            faixa de rodagem, no mesmo sentido ou em sentido oposto.
                                            3 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de 60€ a 300€.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tenho uma duvida...eu felizmente nunca bati, e não sei o que se deve fazer caso o faça...

                                              declaração amigavel é um papel da companhia de seguros mas é obrigatorio andar com isso? é que eu nao ando com nada nem canetas pa escrever , acho que se bater nem tenho maneira de tomar nota de nada


                                              já agora o k se deve fazer(mesmo sem bater)?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tiveste azar zx-9r! mas deixa lá, o que importa é que não houve danos físicos, apenas chapa! ainda há pouco tempo também tive um acidente e sei que a situação é muito chata!

                                                Como já te disseram, deves falar com o teu mediador para saber quanto te pode agravar o seguro! Se o que tens de gastar em pagar o arranjo compensa em relação ao agravamento do seguro, mais vale optar por essa opção!

                                                Tudo se irá resolver!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Luis Miguel e o artigo que define essa distancia de seguranca minima a partir da qual dá multa está onde? Ou será que a lei está num portugues tao abstrato que é impossivel multar através dela será?
                                                  Editado pela última vez por jccgold; 24 April 2007, 13:20.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Luis Miguel e o artigo que define essa distancia de seguranca minima a partir da qual dá multa está onde? Ou será que a lei está num portugues tao abstrato que é impossivel multar através dela será?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu sei que o valor pode ser muito variavel, mas alguem me sabe dizer um valor aproximado de quanto poderá ficar a reparação do meu automovel?

                                                      o para choques deve precisar de ser substituido, e o capot algum trabalho de bate chapa (ficou apenas ligeiramente amolgado), alem da pintura do mesmo

                                                      será trabalho para que valores +-? (substituição para choques + batechapa capot + pintura capot + mão obra)

                                                      o carro é um polo 1.0 de 1998

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Depende muito de onde fores. Se te deres ao trabalho de vir pros lados de Tires posso-te indicar um mecanico bom e barato.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por zx-9r Ver Post
                                                          Boa tarde,

                                                          Tive àbocado um acidente com a minha viatura, embati na traseira de outra que travou de repente porque a viatura à frente desta, um carro de condução, travou de repente e sem motivo aparente.

                                                          resultado, o meu para choque metido para dentro e o capot empanado (o compartimento do motor está intacto felizmente), o carro da frente para choques traseiro partido e mala não abre.

                                                          Independentemente disto, sei que obviamente a culpa foi minha e dei-me como culpado na declaração amigavel de acidente.

                                                          A questão é, como se processa agora isto? Amanhã vou ligar para a seguradora para esclarecer. Mas pelo que tenho ideia, há possibilidade de pedir à seguradora, ou não, para pagar o arranjo das viaturas (sendo que aumenta substancialmente a franquia), ou posso ser eu a pagar a pronto os arranjos para não me agravar a franquia?

                                                          qual a melhor solução neste caso, o que me recomendam?

                                                          obrigado
                                                          Viva,

                                                          Felizmente nunca bati, mas infelizmente já me bateram várias vezes.

                                                          Numa situação óbvia fizeste bem em assumir e preencher a declaração amigável. A polícia, ela própria, recomenda que se recorra a esse meio antes dela ser invocada - que implica logo um pagamento por parte de quem a invocou.

                                                          A declaração amigável do acidente tem que ser sempre entregue à tua companhia de Seguros, já que, pelo que descreves do acidentes a culpabilidade será a ti atribuída, a tua seguradora vai pagar os dandos do outro condutor.

                                                          O caso coloca-se é se tens um seguro de "danos próprios", além do de "terceiros". Aqui depdende da extensão dos danos e da tua franquia. Se a estimativa do arranjava for baixa (200€, por exemplo) mais vale pagares do teu bolso, não ficas com "cadastro" na seguradora e não te afecta o próprio seguro. Se for elevado aí sim, o seguro serve para alguma coisa.

                                                          É fácil falar da situação alheia. Qualquer português diz que é bom condutor e a culpa é dos outros. Eu tenho essa mentalidade, e todos nós temos - quer admitam, quer não - embora reconheça que em algumas situações me exceda a mais do que deveria ser o aceitável para ter uma completa segurança. É certo que devemos ser responsáveis por garantir uma segurança mínima de travagem. Nada a dizer. Mas também é certo que não nos podemos dar ao luxo de manter cada um de 100m de distância do veículo que nos precede pois isso embaraça o trânsito (sendo uma contra-ordenação). Especialmente no interior de localidades onde o trânsito é compacto e as travagens repentinas são o prato do dia. Da mesma forma, o veículo da frente não pode travar bruscamente sem razão (outra contra-ordenação). E quando misturamos o stress de necessitarmos de honrar alguns compromisso e apanhamos alguém a empanar a circulação, sem razão aparente, a circular a 40km/h numa zona de 90km/h o nosso irracinal dispara. Não é desculpa, mas por vezes é necessário para compreender certas situações.

                                                          Marco

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            http://www.fidelidademundial.pt/port...o/Entrada.aspx

                                                            deve ser útil

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X