Olá, não quero generalizar, e não quero ofender ninguém, mas acho que o que vou descrever tem alguma lógica e validade.
Não me interpretem mal, mas vou apenas expor aqui aquilo que tenho constatado agora que estou a trabalhar em Oliveira de Azeméis. Como todos os dias faço alguns quilómetros para o trabalho tenho reparado em situações vulgares e comuns.
Eu nem ligo muito a carros, mas vou vendo e vou tirando as minhas conclusões.
Os condutores que mais stress me causam, são geralmente os condutores de Renaults ou Citroëns, é pá, quando há fila, geralmente à frente vai um destes dois. Mas o pior é o virar sem piscas, ou então ir a morrer a 60 Km\h, aproximam-se de um semáforo de velocidade de limite 50 (aqui na minha zona à alguns), pois continuam a 60, porra, se já vão a enc0nar bem que podiam travar né? É que se fossem a 100 e disparassem o vermelho, ainda vá que não vá, mas ir a comer sono e fazer aquilo... Depois fica verde e primeiro que arranquem... pois sim... até travam o carro com travão de mão. Que maçarros, outra coisa são as indecisões, estão ali, vira não vira, vai não vai, e quando já estamos a passar pela direita (pensando que vão mesmo virar à esquerda) voltam a arrancar, eu buzino, e ainda ficam todos inchados, a chamar nomes. É inversões de marcha sem mais nem menos, é uma coisa terrível
Eu também vejo algumas destas asneiras noutros carros e noutros condutores, mas a maioria é claramente Renaults e Citroens... É que nota-se mesmo a diferença de percentagem dos condutores destes carros que fazem asneiras na estrada. Mesmo nos acessos a vias rápidas, parece que entram em pânico não sabem o que fazer.
Dentro disto os que ainda mais noto com estas atitudes são Clios Brancos, Renault’s 19 e Laguna II.
Já com os Mégane II, aparece precisamente o contrário! Convencidos da superioridade da sua poderosíssima máquina montada com mil e quinhentos centímetros cúbicos, comportam-se como se fossem aos comandos de um BMW 535d: a divisa é "saiam da frente que o meu Mégane é ultra-poderoso"
vai colam-se à traseira do carro que os precede para que não haja dúvidas quanto ao seu poderio. O que eles não vêem é que as pessoas se arredam não porque fiquem com medo daquele motor demoníaco, mas porque os acham tão ridículos que se desviam para que eles possam ir às suas tristes vidinhas, convencidos que o seu poderoso mil e quinhentos dci "papou mais um". E assim ao menos sempre contribuem para a felicidade de alguém. Mesmo que eles ignorem o ridículo da figurinha que fazem. São tolos, mas são felizes.
Depois é os AX’s, ai cum caraças.... o Citroen AX essa verdadeira revolução perpetrada em plena muralha chinesa, é outro mito da história recente do automóvel. Pelo que ouço das bocas dos donos, que também me parecem, na generalidade, um pouco disfuncionais em termos encefálicos, é que são sobejamente conhecidas as qualidade sobrenaturais do seu chassis. Ainda hoje, qualquer miúdo da escola coleccionador de cromos sabe que o AX é um carro que ainda hoje curva melhor que qualquer utilitário. Depois, bate todos os records em relação a consumos, performances, aceleração, velocidade máxima, tudo! Tudo fruto do seu peso baixérrimo que, como toda a gente sabe, é o melhor que qualquer carro pode ter.
Por isso é que ele pode ter chapa da espessura de uma folha de cartolina, por isso é que ele não precisa nem de airbags, nem ABS, nem ar condicionado, nem ESP's, nem nada dessas paneleirices sem utilidade nenhuma. Para quê? O seu peso ultra-leve torna isso tudo desnecessário!
Do que vejo por alguns colegas, o típico condutor de Citroën AX é um gajo que se quisesse até tinha um carro muito superior, mas para quê? Não precisa de nada disso, pá. "O meu AX é aquela máquina. Este motor a gazole é um espectáculo: um depósito dá-me para meses. Em 4 semanas de utilização, passo 3 na oficina a trocar juntas de cabeça queimadas! Por isso é que um depósito me dá para quase 1 ano!"
É um tipo que se caracteriza por vários factores, dos quais se destaca um masoquismo profundo. Ou então sofre de problemas graves de audição ou visão. Senão vejamos: já alguma vez experimentaram conduzir um carro e levar o motor ao colo? Pois é: no Citroën a chinfrineira é tanta lá dentro que parece mesmo isso. Entre um AX e o Ibiza da minha mãe de 89 a diferença é pequena neste campo. Mas, lá está: se o senhor for surdo e isso não lhe fizer impressão, mesmo que esteja com o motor a zunir-lhe aos ouvidos, não vai notar nada, e sempre pode aproveitar para aquecer os pés, mesmo que a sofagem, mais uma vez, tenha dado o berro.
Já em relação à qualidade dos seus brilhantes plásticos (brilhantes no sentido que parecem vir de fábrica revestidos de um material gorduroso qualquer que lhe dá aquele toque visual final), aí o caso muda de figura. Quem aceitar sentar-se a bordo de um AX para com ele conviver diariamente, terá que ser mesmo cego para não ir dando falta das diferentes peças que se vão soltando diariamente do seu tablier, forras das portas, rádio, tejadilho, chapeleira, etc. Mas, lá está: os brilhantes engenheiros da Citroën previram isso tudo: à medida que as peças se vão soltando, mais LEVE ainda o bom do AX se torna, consumindo ainda menos e andando ainda mais! E não é esse o verdadeiro "espírito AX"???
E o mais incrível é que o pessoal acha normal, e é tudo normal, e parecem uns sem sal, uns insonsos, a falar daquilo... vão para a estrada e demonstram o que são, uns sem sal....
Claro que isto não é uma regra geral, há de tudo, os Ibizas também é costume pensarem que estão ao volante de máquinas super-sónicas, mas estes casos particulares que refiro são aqueles que mais tenho presenciado, e que mais observo entre colegas. Já tenho comentado com colegas e amigos que não têm carros deste tipo, e a malta diz que realmente também nota uma grande percentagem destes carros com este tipo de anormalidade mental.
Ainda à dias ia com uma colega, e ia-mos a moer na estrada, e eu disse "deve ir aí à frente algum Renault ", quando consegui ultrapassar, não é que era mesmo uma Senic que ia a empancar tudo?
Não me levem a mal, por favor, mas isto é mesmo o que tenho visto e constatado. E por aqui? O que acham vocês? Claro que quem tem estes carros não vai gostar de ler isto, mas como eu disse, não se aplica a todos, é apenas à maioria, e é apenas aquilo que eu vejo.
Não me interpretem mal, mas vou apenas expor aqui aquilo que tenho constatado agora que estou a trabalhar em Oliveira de Azeméis. Como todos os dias faço alguns quilómetros para o trabalho tenho reparado em situações vulgares e comuns.
Eu nem ligo muito a carros, mas vou vendo e vou tirando as minhas conclusões.
Os condutores que mais stress me causam, são geralmente os condutores de Renaults ou Citroëns, é pá, quando há fila, geralmente à frente vai um destes dois. Mas o pior é o virar sem piscas, ou então ir a morrer a 60 Km\h, aproximam-se de um semáforo de velocidade de limite 50 (aqui na minha zona à alguns), pois continuam a 60, porra, se já vão a enc0nar bem que podiam travar né? É que se fossem a 100 e disparassem o vermelho, ainda vá que não vá, mas ir a comer sono e fazer aquilo... Depois fica verde e primeiro que arranquem... pois sim... até travam o carro com travão de mão. Que maçarros, outra coisa são as indecisões, estão ali, vira não vira, vai não vai, e quando já estamos a passar pela direita (pensando que vão mesmo virar à esquerda) voltam a arrancar, eu buzino, e ainda ficam todos inchados, a chamar nomes. É inversões de marcha sem mais nem menos, é uma coisa terrível
Eu também vejo algumas destas asneiras noutros carros e noutros condutores, mas a maioria é claramente Renaults e Citroens... É que nota-se mesmo a diferença de percentagem dos condutores destes carros que fazem asneiras na estrada. Mesmo nos acessos a vias rápidas, parece que entram em pânico não sabem o que fazer.
Dentro disto os que ainda mais noto com estas atitudes são Clios Brancos, Renault’s 19 e Laguna II.
Já com os Mégane II, aparece precisamente o contrário! Convencidos da superioridade da sua poderosíssima máquina montada com mil e quinhentos centímetros cúbicos, comportam-se como se fossem aos comandos de um BMW 535d: a divisa é "saiam da frente que o meu Mégane é ultra-poderoso"
vai colam-se à traseira do carro que os precede para que não haja dúvidas quanto ao seu poderio. O que eles não vêem é que as pessoas se arredam não porque fiquem com medo daquele motor demoníaco, mas porque os acham tão ridículos que se desviam para que eles possam ir às suas tristes vidinhas, convencidos que o seu poderoso mil e quinhentos dci "papou mais um". E assim ao menos sempre contribuem para a felicidade de alguém. Mesmo que eles ignorem o ridículo da figurinha que fazem. São tolos, mas são felizes.
Depois é os AX’s, ai cum caraças.... o Citroen AX essa verdadeira revolução perpetrada em plena muralha chinesa, é outro mito da história recente do automóvel. Pelo que ouço das bocas dos donos, que também me parecem, na generalidade, um pouco disfuncionais em termos encefálicos, é que são sobejamente conhecidas as qualidade sobrenaturais do seu chassis. Ainda hoje, qualquer miúdo da escola coleccionador de cromos sabe que o AX é um carro que ainda hoje curva melhor que qualquer utilitário. Depois, bate todos os records em relação a consumos, performances, aceleração, velocidade máxima, tudo! Tudo fruto do seu peso baixérrimo que, como toda a gente sabe, é o melhor que qualquer carro pode ter.
Por isso é que ele pode ter chapa da espessura de uma folha de cartolina, por isso é que ele não precisa nem de airbags, nem ABS, nem ar condicionado, nem ESP's, nem nada dessas paneleirices sem utilidade nenhuma. Para quê? O seu peso ultra-leve torna isso tudo desnecessário!
Do que vejo por alguns colegas, o típico condutor de Citroën AX é um gajo que se quisesse até tinha um carro muito superior, mas para quê? Não precisa de nada disso, pá. "O meu AX é aquela máquina. Este motor a gazole é um espectáculo: um depósito dá-me para meses. Em 4 semanas de utilização, passo 3 na oficina a trocar juntas de cabeça queimadas! Por isso é que um depósito me dá para quase 1 ano!"
É um tipo que se caracteriza por vários factores, dos quais se destaca um masoquismo profundo. Ou então sofre de problemas graves de audição ou visão. Senão vejamos: já alguma vez experimentaram conduzir um carro e levar o motor ao colo? Pois é: no Citroën a chinfrineira é tanta lá dentro que parece mesmo isso. Entre um AX e o Ibiza da minha mãe de 89 a diferença é pequena neste campo. Mas, lá está: se o senhor for surdo e isso não lhe fizer impressão, mesmo que esteja com o motor a zunir-lhe aos ouvidos, não vai notar nada, e sempre pode aproveitar para aquecer os pés, mesmo que a sofagem, mais uma vez, tenha dado o berro.
Já em relação à qualidade dos seus brilhantes plásticos (brilhantes no sentido que parecem vir de fábrica revestidos de um material gorduroso qualquer que lhe dá aquele toque visual final), aí o caso muda de figura. Quem aceitar sentar-se a bordo de um AX para com ele conviver diariamente, terá que ser mesmo cego para não ir dando falta das diferentes peças que se vão soltando diariamente do seu tablier, forras das portas, rádio, tejadilho, chapeleira, etc. Mas, lá está: os brilhantes engenheiros da Citroën previram isso tudo: à medida que as peças se vão soltando, mais LEVE ainda o bom do AX se torna, consumindo ainda menos e andando ainda mais! E não é esse o verdadeiro "espírito AX"???
E o mais incrível é que o pessoal acha normal, e é tudo normal, e parecem uns sem sal, uns insonsos, a falar daquilo... vão para a estrada e demonstram o que são, uns sem sal....
Claro que isto não é uma regra geral, há de tudo, os Ibizas também é costume pensarem que estão ao volante de máquinas super-sónicas, mas estes casos particulares que refiro são aqueles que mais tenho presenciado, e que mais observo entre colegas. Já tenho comentado com colegas e amigos que não têm carros deste tipo, e a malta diz que realmente também nota uma grande percentagem destes carros com este tipo de anormalidade mental.
Ainda à dias ia com uma colega, e ia-mos a moer na estrada, e eu disse "deve ir aí à frente algum Renault ", quando consegui ultrapassar, não é que era mesmo uma Senic que ia a empancar tudo?
Não me levem a mal, por favor, mas isto é mesmo o que tenho visto e constatado. E por aqui? O que acham vocês? Claro que quem tem estes carros não vai gostar de ler isto, mas como eu disse, não se aplica a todos, é apenas à maioria, e é apenas aquilo que eu vejo.
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