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Controlo de velocidade na Via Verde?

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    Controlo de velocidade na Via Verde?

    Hoje aconteceu-me uma cena curiosa, pois é algo que nunca tinha visto ou pelo menos nunca me apercebi!

    Vinha na A1, sentido Norte-Sul, e ao passar na Via Verde das portagens de Alverca, reparo que à saída da última portagem paga do lado esquerdo antes das Vias Verdes, está um carro parado. Primeiro pensei que o dono tivesse deixado o carro ir abaixo após pagar a portagem, ou que estaria parado por qualquer outro motivo, quando reparo pelo retrovisor em 2 pormenores:

    a) A portagem estava fora de funcionamento, ou seja, ENCERRADA
    b) O carro era um Ford Mondeo dos recentes, em cinza prata!

    De imediato se fez luz! Estavam a controlar a velocidade de quem passava na portagem!!! A confirmação disto mesmo veio logo a seguir, ao descer para Vale Figueira, quando estava um carro da BT parado numa pequena "escapatória" que existe naquela descida, e um carro parado que tinha sido interceptado por eles.

    E eu fiquei meio estupefacto, pois não fazia ideia que agora até colocavam radares móveis nas Vias Verdes para controlar a velocidade de passagem!! Vocês sabiam disto? Para mim é inédito!! E não percebi muito bem o porquê de estar um carro a medir a velocidade DEPOIS da portagem, pois teoricamente, depois de se passar a mesma, o limite de velocidade volta a ser de 120 Km/h, não???

    #2
    Até aposto que a matricula era BA!

    Precisamente o que por vezes fazem. O mito do controle permanente de velocidade na VV não passa disso mesmo. O que é preciso ter cuidado é efectivamente com isto que o Lino conta, um carro suspeito parado na via de cabine imediatamente ao lado.

    Comentário


      #3
      Olá.

      Já vi uma pior.

      Nas mesmas portagens, são duas faixas para a via verde. mais à direita está fechada, semáforo vermelho, com uma carinha de caixa aberta da manutenção da Brisa, e com trabalhadores encostados à carrinha. Como até ia devagar reparei que não estavam a trabalhar, apenas a fazer de figurinos e porquê... após passar a via verde, ainda não tinha saído olho p a direita está um nissan sunny branco da BT, com um radar montado há frente do carro, portanto caça à multa descarada...

      É assim para "entenlar o português faz-se todos..."

      Temos de andar de olhos bem abertos e com muita sorte na estrada.

      1 abraço.

      Comentário


        #4
        Mas volto a perguntar: DEPOIS da portagem, qual a velocidade permitida?

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          #5
          Já vi isso aqui em Estarreja algumas vezes e cheguei inclusivé a avisar no forum, nomeadamente quando se abriam aqueles tópicos de que a Via Verde controlava a velocidade. A Via Verde nada tem a ver com o controlo de velocidade, a BT é que coloca o radar lá.

          Comentário


            #6
            Como aquilo tem umas cabines deve ser considerado zona residencial.... por isso a velocidade máxima deve ser a mesma.

            Agora a falar a sério penso que a velocidade máxima é 60 ou 70 na via verde.

            no site da via verde diz o seguinte:

            "É verdade que se passar a mais de 100 Km/h não sou detectado?
            A Via Verde foi testada com sucesso a velocidades superiores a 200Km/h. Assim, as limitações de velocidade indicadas no local (normalmente 40Km/h ou 60Km/h) têm por base questões de segurança na condução, e não limitações técnicas do sistema."
            Editado pela última vez por Eagle88; 01 May 2007, 19:55.

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              #7
              A propósito encontrei esta noticia no site do expresso

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                #8
                Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                Mas volto a perguntar: DEPOIS da portagem, qual a velocidade permitida?
                O problema está naquele espaço entre a portagem e o sinal dos 120km/h, é ai que apanham o pessoal porque assim que passas a portagem começas logo a acelerar mas só podes passar dos 40 ou 60 km/h depois de passar o sinal que limita a velocidade na Ae.

                Comentário


                  #9
                  A Via Verde é dos poucos sítios onde concordo com um rigoroso controlo da velocidade, um carro a passar lá a alta velocidade conduzido pelas mãos erradas pode ser uma tragédia. E nem custa muito abrandar só aquele bocadinho e depois seguir viagem a 200 kmh.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                    Mas volto a perguntar: DEPOIS da portagem, qual a velocidade permitida?
                    será a velocidade máxima marcada pelo último sinal antes do próximo sinal de 120.

                    prai uns 60 ou algo parecido....

                    nao se esqueçam que a saida das portagens sao vias de aceleraçao e ordenamento de faixas (saidas, incorporaçoes, etc) e que portanto o limite nao volta a ser 120 por artes de magia.

                    acho bem que controlem a VV porque há pessoas que sao totalmente inconscientes a passar nessa faixa...

                    Comentário


                      #11
                      Normalmente levanto sempre o pé ao passar na Via Verde (70-80 kms/h).

                      De facto há quem lá passe exactamente à velocidade a que seguia (150-160) e...enfim

                      Comentário


                        #12
                        Já me cansei de dizer isto, mas realmente enoja-me a forma como as nossas autoridades fazem a prevenção!

                        Porque realmente se ninguém os vê é como se nem andassem na estrada....depois apanham um ou outro, que volta passado pouco tempo, ou logo de seguida, a andar em excesso ou fazer manobras perigosas, pois, uma vez que não tem percepção de policia na estrada ganha novamente confiança para prevaricar!

                        Se calhar se nos deixa-se-mos deste tipo de prevenção e fizessemos patrulhamento a sério, que se visse, as estradas eram locais bem mais eguros para se andar! Só vemos os carros caracterizados parados à porta dos cafés ou nas areas de serviço, os outros é que fazem a prevenção!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                          Já me cansei de dizer isto, mas realmente enoja-me a forma como as nossas autoridades fazem a prevenção!

                          Porque realmente se ninguém os vê é como se nem andassem na estrada....depois apanham um ou outro, que volta passado pouco tempo, ou logo de seguida, a andar em excesso ou fazer manobras perigosas, pois, uma vez que não tem percepção de policia na estrada ganha novamente confiança para prevaricar!

                          Se calhar se nos deixa-se-mos deste tipo de prevenção e fizessemos patrulhamento a sério, que se visse, as estradas eram locais bem mais eguros para se andar! Só vemos os carros caracterizados parados à porta dos cafés ou nas areas de serviço, os outros é que fazem a prevenção!
                          nooutro dia vi algo que fiquei tipo a olhar "wtf?" a pensar como e que pessoas daquelas tinham carta. foi o seguinte, ia numa estrada por onde passo todos os dias (acho que se chama avenida lusiada - vai ter ao colombo e passa pelo Media Markt de lisboa e pela Catedral ^^ ) e tem uma via para onde se vira para a direita e cuja qual passa tb pelo MediaMarkt e que vai ter mais a frente à 2ª cricular), um bocado antes da curva que vai ter à 2ª circular, tem uma pequeno desvio para a esquerda, para pessoal que queira voltar a entrar para a avenida lusiada. ora, no outro dia havia transito/fila parada um bcd à frente desse desvio, e então o que é que algumas pessoas (uma ou duas, o pior foi ter sido mais que uma) começam a fazer? chegavam ali ao desvio e viravam para aquela estrada lol (ou seja metiam-se em sentido contrário e faziam uma manobra daquelas mesmo muito perigosas. eu fiquei mesmo a olhar bem para ver se era verdade lol o que o pessoal faz só para se safar d trânsito

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                            Já me cansei de dizer isto, mas realmente enoja-me a forma como as nossas autoridades fazem a prevenção!

                            Porque realmente se ninguém os vê é como se nem andassem na estrada....depois apanham um ou outro, que volta passado pouco tempo, ou logo de seguida, a andar em excesso ou fazer manobras perigosas, pois, uma vez que não tem percepção de policia na estrada ganha novamente confiança para prevaricar!

                            Se calhar se nos deixa-se-mos deste tipo de prevenção e fizessemos patrulhamento a sério, que se visse, as estradas eram locais bem mais eguros para se andar! Só vemos os carros caracterizados parados à porta dos cafés ou nas areas de serviço, os outros é que fazem a prevenção!
                            Ora mas é que é exactamente isto!!!

                            Comentário


                              #15
                              É a tal história, prevenção era um radar, ou um carro bem visível à entrada de uma curva perigosa, ou de um local possivelmente perigoso. Aí sim, iria ser prevenido o acidente, já que a pessoa ao ver aquilo era "obrigada" a abrandar para não levar a multa.

                              E assim sim, se estava a evitar a ocorrência do acidente.

                              Com este tipo de atitude, a policia só consegue que a pessoa seja multada, mas que continue a correr risco e a passar em zonas perigosas a grandes velocidades.

                              Um condutor vai a 200 Km\h, é fotografado, a seguir tem uma curva, despista-se, daí a uns meses tem a multa em casa -> Qual foi o papel da policia? É simples, foi a "caça à multa".


                              Se o radar estivesse visível, ou devidamente assinalado, o condutor vinha a 200 Km\h, via aquilo, abrandava para não ser apanhado, e automaticamente já iria fazer a curva a velocidades correctas. -> Aqui sim, estaria o papel positivo da policia – evitou o acidente!


                              Só que assim não caia lá tanto dinheirinho fácil, então o ideal mesmo é continuar a praticar a "caça à multa".

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                                #16
                                Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                É a tal história, prevenção era um radar, ou um carro bem visível à entrada de uma curva perigosa, ou de um local possivelmente perigoso. Aí sim, iria ser prevenido o acidente, já que a pessoa ao ver aquilo era "obrigada" a abrandar para não levar a multa.

                                E assim sim, se estava a evitar a ocorrência do acidente.

                                Com este tipo de atitude, a policia só consegue que a pessoa seja multada, mas que continue a correr risco e a passar em zonas perigosas a grandes velocidades.

                                Um condutor vai a 200 Km\h, é fotografado, a seguir tem uma curva, despista-se, daí a uns meses tem a multa em casa -> Qual foi o papel da policia? É simples, foi a "caça à multa".


                                Se o radar estivesse visível, ou devidamente assinalado, o condutor vinha a 200 Km\h, via aquilo, abrandava para não ser apanhado, e automaticamente já iria fazer a curva a velocidades correctas. -> Aqui sim, estaria o papel positivo da policia – evitou o acidente!


                                Só que assim não caia lá tanto dinheirinho fácil, então o ideal mesmo é continuar a praticar a "caça à multa".
                                Pois é isso!

                                É que nem precisam disso para ter dinheiro fácil...bastava ir para as nossas cidades, vilas, etc, e multar os carros mal estacionados em locais perigosos, em passeios, em passadeiras e curvas e ter mais atenção ao cinto de segurança e uso do telemovel, bem como manobras perigosas...se calhar até ganhavam mais dinheiro...mas claro que dava mais trabalho e era bem menos divertido!!


                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                  É a tal história, prevenção era um radar, ou um carro bem visível à entrada de uma curva perigosa, ou de um local possivelmente perigoso. Aí sim, iria ser prevenido o acidente, já que a pessoa ao ver aquilo era "obrigada" a abrandar para não levar a multa.

                                  E assim sim, se estava a evitar a ocorrência do acidente.

                                  Com este tipo de atitude, a policia só consegue que a pessoa seja multada, mas que continue a correr risco e a passar em zonas perigosas a grandes velocidades.

                                  Um condutor vai a 200 Km\h, é fotografado, a seguir tem uma curva, despista-se, daí a uns meses tem a multa em casa -> Qual foi o papel da policia? É simples, foi a "caça à multa".


                                  Se o radar estivesse visível, ou devidamente assinalado, o condutor vinha a 200 Km\h, via aquilo, abrandava para não ser apanhado, e automaticamente já iria fazer a curva a velocidades correctas. -> Aqui sim, estaria o papel positivo da policia – evitou o acidente!


                                  Só que assim não caia lá tanto dinheirinho fácil, então o ideal mesmo é continuar a praticar a "caça à multa".
                                  era o que eu ia dizer, nao caía o dinheiro tantas vezes.aliás, ficava-se praí com 1 ou 2% do dinheiro que as multas descaradas dao.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Por alguma coisa existe em todas as portagens placas a dizer Controlo de Velocidade e a indicação da velocidade máxima permitida aquando da passagem da portagem (penso ser 50 km/h).
                                    Por isso, caso cumpras não tens que te preocupar com isso.

                                    à cerca de 3 semanas atrás, estavam a fazer Operação Stop a seguir à portagem da Pnt Vasco da Gama.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                      Pois é isso!

                                      É que nem precisam disso para ter dinheiro fácil...bastava ir para as nossas cidades, vilas, etc, e multar os carros mal estacionados em locais perigosos, em passeios, em passadeiras e curvas e ter mais atenção ao cinto de segurança e uso do telemovel, bem como manobras perigosas...se calhar até ganhavam mais dinheiro...mas claro que dava mais trabalho e era bem menos divertido!!


                                      Ou então hoje podiam ter enchido os cofres com a quantidade de suicidas/assassinos que com chuva torrencial e visibilidade reduzida circulavam nas AEs com os faróis apagados.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Duro Ver Post
                                        será a velocidade máxima marcada pelo último sinal antes do próximo sinal de 120.

                                        prai uns 60 ou algo parecido....

                                        nao se esqueçam que a saida das portagens sao vias de aceleraçao e ordenamento de faixas (saidas, incorporaçoes, etc) e que portanto o limite nao volta a ser 120 por artes de magia.

                                        acho bem que controlem a VV porque há pessoas que sao totalmente inconscientes a passar nessa faixa...
                                        Os camionistas e condutores de camionetas também não são exemplo para ninguém a passar nessa faixa.

                                        Noutro dia também estava na A7 com um radar encostado na berma e depois das portagens a mandar parar. Uma nítida caça à multa, porque pelo perfil daquela zona deve ser rara a pessoa que passa lá a menos de 120.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Depois de todos os avisos de limite de velocidade assim como a indicação que a velocidade é controlada por radar que existem na faixa da Via Verde, qual é o problema de estar um radar nas cabines? Só cai quem quer. E nem sequer pode dizer que não foi avisado.

                                          Como já foi dito atrás a velocidade permitida na praça de portagem é a do último sinal até aparecer outro a dar outro limite. É como em qualquer outra via.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                            Ou então hoje podiam ter enchido os cofres com a quantidade de suicidas/assassinos que com chuva torrencial e visibilidade reduzida circulavam nas AEs com os faróis apagados.

                                            Pois, realmente! Se multassem por estas situações seriam bem mais eficazes e ganhariam muito mais!

                                            Quanto aos limites da passagem na ViaVerde até costumo passar dentro do limite, mas o que chateia nem é o facto de ser controlada a velocidade, mas a forma (caçada, enbuste, embuscada, ou o que queiram chamar!!)como o fazem!! Porque o que se põe em causa nestas situações é a verdadeira prevenção. E desta forma a palavra prevenção não se pode, de forma alguma, aplicar, uma vez que só multam as pessoas já depois de terem sido "irresponsáveis"!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                              Mas volto a perguntar: DEPOIS da portagem, qual a velocidade permitida?
                                              Até voltar aparecer o sinal de 120 km/h... e segundo o código da estrada... será o sinal imediatamente antes, 60 ou 40 km/h....

                                              Penso eu...

                                              Comentário


                                                #24
                                                A minha velocidade média de passagem na via verde anda entre os 70 e os 80km/h, muitas vezes com malta encostada atrás de mim porque não abrandam e assim que se apanham a jeito aí pisam eles o pedal e vão-se embora.

                                                Esquecem-se, claro está, que é perigoso passar na Via Verde a abrir porque do outro lado estão carros a 20 ou 30 km/h a iniciar a marcha e que, como é costume num país de esquerda, a malta salta logo toda para a faixa da esquerda nem que circulem só a 50km/h.

                                                Agora prevenção não é, isso podem ter a certeza. Parecem uns meninos a brincar às escondidas ou como já vi, com os carros descaracterizados a taparem o sistema Provida com o jornal, mas depois vão lá dentro fardados e depois multam pessoal com 3 faixas livres sem nenhum carro à vista

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Controlo efetivo

                                                  Se o controlo fosse efetivo em todos os locais da Via Verde de certeza que este problema não se colocava: "eles estarão lá a controlar a velocidade ou não?"
                                                  No momento em que o controlo de velocidade for contínuo nestes locais, de certeza que após algum tempo todos os condutores conseguirão passar cumprindo o limite, voltando depois, os que quiserem, às velocidades excessivas, esperando-se que sejam interceptados por outros radares e que consequentemente percam a habilitação legal para conduzir!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    Mas volto a perguntar: DEPOIS da portagem, qual a velocidade permitida?
                                                    O meu primeiro palpite seria dizer 120km/h.

                                                    No entanto, tenho ideia que costuma haver uma placa com o limite de velocidade a X metros da portagem (ou seja, até lá mantém-se os 50 ou 60km/h).

                                                    Mas tou a falar sem qualquer segurança...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                                                      O meu primeiro palpite seria dizer 120km/h.

                                                      No entanto, tenho ideia que costuma haver uma placa com o limite de velocidade a X metros da portagem (ou seja, até lá mantém-se os 50 ou 60km/h).

                                                      Mas tou a falar sem qualquer segurança...
                                                      Só é multado quem quere, ou é muito distraido.

                                                      Antes da entrada na via verde que dá acesso ao portico de controlo na portagem ao lado esquerdo no separador esta o sinal que limita a circulação a mais de 60 km/h. e só depois da passagem da portagem a uma distancia que julgo não ser inferior a 100 metros, é que existe outro sinal a limitar os 120 km/h

                                                      Portanto naquele espaco após a passagem das cabinas até ao sinal que limita a 120 km/h, mentem-se como velocidade maxima os 60 km/h indicado pelo sinal anterior ás portagens.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por leandrobf Ver Post
                                                        Se o controlo fosse efetivo em todos os locais da Via Verde de certeza que este problema não se colocava: "eles estarão lá a controlar a velocidade ou não?"
                                                        No momento em que o controlo de velocidade for contínuo nestes locais, de certeza que após algum tempo todos os condutores conseguirão passar cumprindo o limite, voltando depois, os que quiserem, às velocidades excessivas, esperando-se que sejam interceptados por outros radares e que consequentemente percam a habilitação legal para conduzir!
                                                        se assim fosse eu por dia tinha dezenas de multas
                                                        isso é tudo uma treta para assustar a malta
                                                        só uma vez vi o radar na via verde em alverca mas num ford mondeo cinzento carrinha
                                                        quando eu em alverca vejo umas das duas faixas da via verde fechadas tenho cuidado porque á gato...

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por leandrobf Ver Post
                                                          Se o controlo fosse efetivo em todos os locais da Via Verde de certeza que este problema não se colocava: "eles estarão lá a controlar a velocidade ou não?"
                                                          No momento em que o controlo de velocidade for contínuo nestes locais, de certeza que após algum tempo todos os condutores conseguirão passar cumprindo o limite, voltando depois, os que quiserem, às velocidades excessivas, esperando-se que sejam interceptados por outros radares e que consequentemente percam a habilitação legal para conduzir!
                                                          Faz a tua apresentação se faz favor.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                            Só é multado quem quere, ou é muito distraido.

                                                            Antes da entrada na via verde que dá acesso ao portico de controlo na portagem ao lado esquerdo no separador esta o sinal que limita a circulação a mais de 60 km/h. e só depois da passagem da portagem a uma distancia que julgo não ser inferior a 100 metros, é que existe outro sinal a limitar os 120 km/h

                                                            Portanto naquele espaco após a passagem das cabinas até ao sinal que limita a 120 km/h, mentem-se como velocidade maxima os 60 km/h indicado pelo sinal anterior ás portagens.
                                                            Ora nem mais.

                                                            Eu sou a favor dessa velocidade, porque estamos num local onde muita gente está parada ou a arrancar após ter pago uma portagem ou tirar um ticket, havendo uma diferença muito grande de velocidades. Nem é preciso ser descuidado ou andar distraído, basta uma manobra de um que vai a 30 ou 40 e outro que vem a 130...

                                                            Comentário

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