Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ainda os seguros - Terei razão neste acidente?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ainda os seguros - Terei razão neste acidente?

    Viva,

    Ainda os seguros e os pequenos detalhes. O acidente já ocorreu há mais de um ano. Toda a papelada foi tratada na altura, arranjo feito, assunto encerrado. Porém algo nunca me saiu da garganta.

    O carro era novo (ainda tinha o cheiro e tudo), tinha seis meses. Num cruzamento, onde me apresento pela direita, uma senhora (que entra do lado esquerdo e com um STOP) não pára e envia-me a porta do lado esquerdo, atrás do condutor, para dentro. Situação óbvia, não houve qualquer problema. Após a peritagem, a seguradora informa: ou se desempena a porta ou se mete um painel exterior novo, mas nunca uma porta nova (o mecanismo interno não foi afectado, nem o próprio vidro).

    Ora o carro é novo, não tive qualquer culpa do acidente, logo é lícito desejar que o carro me seja entregue tal como estava. Desempanar está fora de questão. O metal já foi entortado e desta forma já sofre de fadiga, e ao desempanar mais fadiga é aplicada e como tal a resistência do metal (e respectiva segurança) são menores. Resta a segunda alternativa. Soube que para isso, têm que cortar a chapa junto ao batente, colocam o novo painel e soldam junto ao batente da porta, porém, do lado de dentro vai ficar sempre visível o risco da dobra e soldadura. Como nova nunca vai ficar e confrontei a seguradora da outra senhora. Resposta clara: porta nova nunca irão dar. No máximo o painel. Em suma, tive que me contentar com um painel novo. Porém, sempre que se abre a porta, lá está a cicatriz do lado de dentro a todo o cumprimento da porta.

    Sendo o carro novo, não tendo qualquer culpa no acidente, terei razão em exigir uma porta nova, ou exigir que o carro me fosse entregue como estava antes do acidente? Deveria ter feito algo mais ao invés de aceitar o que me foi imposto, ou estou a exigir demais?

    Marco

    #2
    O carro não está igual nas condições em que estava?
    Não?
    Reclamação com carta registada com aviso de recepção.
    Pede um parecer ao Instuto de Seguros de Portugal.

    Como já assinas-te papeis não sei se te safas, pois quando os assinás-te declarás-te que aceitavas a reparação tal como estava e tudo e tudo.

    Boa sorte.

    Comentário


      #3
      é uma vergonha as seguradoras, todas elas....se nao teve culpa era pôr como estava

      Comentário


        #4
        As marcas vendem painéis de porta porque é perfeitamente viável, seguro e eficaz a troca apenas desse elemento quando os danos assim o justifiquem.

        Gostava de ver fotos do que aqui referes pois, a notarem-se diferenças evidentes, parece-me que a questão aqui é mais a qualidade do trabalho (ou falta dela) do que propriamente o facto de ter sido colocado o painel da porta.


        Cumprimentos

        Comentário


          #5
          Se já assinaste, ficaste um pouco comprometido nesta situação.
          De qualquer das formas procura informar-te melhor junto do Instituto de Seguros de Portugal.

          Comentário


            #6
            Caro amigo , tal como já foi escrito por colegas anteriores duas questões :
            1 . A seguradora é obrigada a repor a situação como se o acidente não tivesse ocorrido . Como tal se a solução encontrada não é a melhor, reclamação para a seguradora e caso nada aconteça ISP e entidades de mediação criadas para o efeito .
            2 . Provavelmente a oficina não realizou um bom serviço , pois hoje em dia maior parte das reparações de chapa é realizada com cortes de paineis e colocação de novos ( ou recuperados da sucata ) . Onde é que foi feita reparação ? Na marca ? Em qualquer dos casos reclamar pela reparação mal concretizada .
            Qualquer coisa , apite .
            Abraços ,

            Comentário


              #7
              Viva,

              Infelizmente o caso já tem bem mais de um ano pelo que não vou mexer nele. Como frisaram, eu assinei a aceitação quando levantei o carro. Nema gora tenho moral para alegar algo que aceitei no passado. No entanto deste tópico e de outro semelhante onde relato outra situação (carro de substituição) já muito aprendi e já muito me abriram os olhos.

              Na altura fui um pouco desmotivado para avançar com a queixa pois referiram-me que os processos demoram anos e ao arranjo não é feito entretanto - falha minha, ignorância sobre o assunto, e como o processo já se arrastava há umas semanas, apenas queria o carro pronto a circular.

              A reparação foi feita numa garagem da própria marca. Mal o perito deu as soluções possíveis, a oficina frisou logo que iria ficar a cicatriz do lado de dentro.

              Os grandes erro, neste caso, foi a minha falta de experiência nesta situação (era o meu primeiro acidente), não ter reclamado no momento, frisado os meus direitos e activado os mecanismos que me assistem (como o ISP). Fica como salvaguarda para o futuro.

              Agradeço os esclarecimentos que foram prestados. Num futuro vai auxiliar imenso (espero que não seja necessário).

              Marco
              Editado pela última vez por MarcoVeloso; 03 May 2007, 22:21.

              Comentário


                #8
                O que está previsto é a colocação da situação anterior ao sinistro.

                Se o carro é levado a uma oficina, mais ainda da marca, que dizem que fazendo a reparação com painel ou outra, o carro fica como estava, também não se pode exigir mais à seguradora.

                Não se esqueçam que a lei é geral e visa o comum das situações, não é possivel especificar se o carro tem menos de X anos são peças novas, se tiver X é assim...

                Cabe às oficinas e peritos, que são especialistas (em principio) dizer o que é preciso para o carro ficar tal qual como estava...

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X