Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os seguros - Parte III (chame sempre a PSP/GNR!)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os seguros - Parte III (chame sempre a PSP/GNR!)

    Viva,

    E como não há duas sem três, mais uma situação com o seguro (num espaço de um ano tive três acidentes, todos eles inocente).

    Descrição do acidente: uma carrinha com excesso de carga para faixa de rodagem. Eu paro atrás dela. Inicia marcha-atrás, comigo na sua traseira. Buzino, e ela continua, engato marcha atrás, mas atrás de mim já estava outro veículo logo não tenho fugida possível. A traseira afrouxa no meu capot. Razão porque fez marcha-atrás? Queria ver se alguém estava do outro lado do muro…

    O caso deu muitas voltas. Na altura, a pedido do condutor (tinha excesso de carga), que se deu como culpado, não chamei a guarda. Confiei nele e para não lhe trazer ainda mais problemas preenchemos a declaração amigável. Tudo bem. Entrego o meu impresso ao meu segurador e passado uns dias sou informado que aquele seguro não pertence ao veículo – a matricula era diferente, num algarismo, mas diferente. Confronto o outro condutor e mostrou-se disponível para resolver o problema. Apresenta-me 3 apólices (!? Tipo: vê? Estou tão segurado que até tenho 3 apólices!). Fiquei parvo com a situação e expliquei-lhe que necessitava de uma apólice para o veículo em causa, válida e com a matricula correcta. Telefona ao seu mediador e tratam-se por “amor” (era um homem, e eu estava em casa dele com a sua Maria e o seu filho!). Informo o meu seguro que indica que algumas foram canceladas por falta de pagamentos, e o mediador tomou o assunto em mãos.

    O problema é que isto dura um mês e meio, com mais pormenores interessantes no meio, e nesse mês e meio ando com o carro desmazelado. O para-choques mostrava sinais de cair. Confrontei o seguro, questionando: “se o para-choques cair, de quem é a responsabilidade? Quem paga?”. Resposta “você, você é responsável, você paga”. Como tinha seguro contra danos próprios ainda me propuseram activar o meu próprio seguro. E aqui está mais uma situação absurda: batem-me, existem problemas com seguro do outro condutor (que se deu como culpado), mas o meu carro anda mês e meio desmazelado – algo que nunca irei ser ressarcido. E se piorar, por atrasos no seguro no arranjo, a culpabilidade é-me incutida. Mais uma vez, a minha inexperiência em acidentes e a ânsia de ter o carro arranjado fez com que não tomasse as decisões mais certas, como meter o ISP no meio.

    Como conclusão: a partir de agora invoco sempre a guarda em qualquer acidente. A situação anterior talvez se tivesse resolvido de forma mais célere se tivesse logo chamado a GNR do local. Uma pessoa é ensinada a assumir que os outros agem por bem, no entanto em todos os acidentes vi que as pessoas não o fazem, pelo contrário. É certo que pagarei por chamar a guarda, mas como um membro do fórum num outro tópico referiu, apresenta-se ao seguro como despesa do acidente.

    Marco

    #2
    Isso e que andar com azar, eu é mais com assaltos ao carro...

    Infelizmente chicos espertos há em todo lado, às vezes melhor que a Policia é ter testemunhas (presenciais, verdadeiras, independentes e crediveis) que atestem a veracidade do sinitro, nomeadamente o condutor da viatura de trás.

    Espero que se resolva brevemente esse assunto.

    Comentário


      #3
      Viva,

      O assunto está resolvido - foi há um ano. Após um mês e meio a minha seguradora pagou-me os estragos (sem me afectar o meu prémio) e avançou com o outro condutor para tribunal. Mesmo assim o caso demorou a resolver em Tribunal.

      O moral da história é que por vezes, embora tudo pareça simples, e com falinhas mansas, mais vale jogar pelo seguro.

      E sim, testemunhas credíveis dão imenso jeito.

      Marco

      Comentário


        #4
        Caíste no erro de não chamar a policia, é certo, mas a seguradora não tem nada a ver com isso! Se o veiculo não tem seguro válido o problema é entre ti e o dono do outro veiculo ou, quanto muito, com a tua seguradora através da cobertura de danos próprios!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
          Caíste no erro de não chamar a policia, é certo, mas a seguradora não tem nada a ver com isso! Se o veiculo não tem seguro válido o problema é entre ti e o dono do outro veiculo ou, quanto muito, com a tua seguradora através da cobertura de danos próprios!
          Ou o Fundo de Garantia Automóvel

          Comentário


            #6
            Viva,

            Sim, a minha seguradora não tem culpa do outro veículo não ter seguro, é certo. Agora, se eu não possuir seguro contra danos próprios, que posso fazer em minha defesa?

            Aliás, num terceiro acidente que sofri, ao chamar a GNR ela olhou para a situação e questionou: "não querem resolver isto de forma amigável?". como a situação era óbvia e o outro condutor assumia a culpa, dissemos que sim, e a GNR retirou-se sem realizar qualquer auto. Ora se a própria autoridade nos incita a resolver a situação recorrendo a uma delcaração amigável, se depois se detecta que afinal o outro veículo tinha um seguro errado - em suma, não estava segurado - que pode um cidadão afzer nesta situação?

            Marco

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
              Ou o Fundo de Garantia Automóvel
              Esqueci-me!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                Ou o Fundo de Garantia Automóvel
                Viva,

                Desculpem a ignorância, mas isso é o quê?

                Marco

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                  Viva,

                  Desculpem a ignorância, mas isso é o quê?

                  Marco
                  É uma entidade que pertence ao Inst. de Seguros de Portugal, que visa a regularização de sinistros que envolvam viaturas sem seguro válido, funcionando como a companhia em falta, analisando a responsabilidade (assumindo ou não), tendo uma franquia legalmente estabelecida.

                  Comentário


                    #10
                    Bom, ainda bem que o apoio jurídico do teu seguro serviu para alguma coisa...

                    Comentário


                      #11
                      Ao preencheres a declaração devias ter verificado os dados do outro condutor... há sempre vigaristas . O auto das autoridades não garantem que o caso seja resolvido, já tive um acidente com auto da Polícia e depois o outro condutor veio dizer que tinha sido pressionado pelo policia para se dar como culpado, resultado tribunal e depois de 1 ano ainda espero.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                        É certo que pagarei por chamar a guarda, mas como um membro do fórum num outro tópico referiu, apresenta-se ao seguro como despesa do acidente.

                        Marco
                        Pagar ?? não percebi ...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                          Pagar ?? não percebi ...
                          Paga-se pois. Mais uma brilhante ideia passada ao papel pelo presente ministro da administração interna.

                          A ideia é a policia não ser chamada, topas ?

                          Você paga os seus impostos ... mas se chamar a policia tem que pagar aí uns 300 euros. Assim, se a policia não levantar um auto de ocorrencia as seguradoras ficam "safas". Brilhante ... fantabulástico !!!

                          Comentário


                            #14
                            Há uma coisa que não estou a perceber.

                            Ás 23.16, havia um problema, e ás 23.31 esse problema já estava resolvido.

                            Confesso que estou um bocadinho baralhado

                            Comentário


                              #15
                              porra, que mare de azar pa

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LxXsi Ver Post
                                Paga-se pois. Mais uma brilhante ideia passada ao papel pelo presente ministro da administração interna.

                                A ideia é a policia não ser chamada, topas ?

                                Você paga os seus impostos ... mas se chamar a policia tem que pagar aí uns 300 euros. Assim, se a policia não levantar um auto de ocorrencia as seguradoras ficam "safas". Brilhante ... fantabulástico !!!
                                Realmente o Português adora mitos!

                                Essa situação do pagamento da deslocação das autoridades ao local do acidente foi implementada, e bem a meu ver, para evitar que em situações perfeitamente evitáveis se esteja a sobrecarregar as autoridades.

                                Provavelmente aqui poucos têm noção do que é um auto de ocorrência, como é feito e os milhares que são feitos principalmente nos grandes centros urbanos.

                                Se vocês preferem as esquadras cheias de policias a elaborar autos de ocorrência de vulgares toques de traseira com danos ligeiros, tudo bem, eu não, prefiro vê-los na rua!

                                O referido pagamento só se aplica a acidentes sem feridos e normalmente o que as autoridades fazem nas outras situações é incentivar os condutores a preencherem devidamente a DAAA e resolverem o assunto entre si!

                                E....300€€?? Não me parece que seja............

                                Pergunto: Supondo o típico toque de traseira na 2ª circular com danos ligeiros em que ambos os condutores e veículos têm a documentação em dia, para quê ficarem na via, parados, a empatar tudo e todos e ainda por cima a ocupar uma brigada da PSP por 1 hora quando poderia estar a fazer coisas mais úteis??

                                Por ultimo, desde quando é que é obrigatório existir um auto de ocorrência para as seguradoras regularizarem um acidente?? Desde quando é que os acidentes sem intervenção das autoridades não são resolvidos pelas seguradoras??

                                Façam-me um favor, todos temos direito á indignação, mas inventar mitos não!

                                NOTA: Não tenha presente a legislação que refere esse pagamento e confesso que nem sei se já estará a ser aplicada! Pelo menos não tive conhecimento de nenhum caso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                                  Há uma coisa que não estou a perceber.

                                  Ás 23.16, havia um problema, e ás 23.31 esse problema já estava resolvido.

                                  Confesso que estou um bocadinho baralhado
                                  Viva,

                                  Hão há problema. Houve! Há cerca de ano e meio. Agora expûs a história para conhecer opiniões e concelhos para uma situação futura.

                                  O caso relatado ocorreu há cerca de um ano e meio e demorou um mês e meio a ser resolvido.

                                  Marco

                                  Comentário


                                    #18
                                    A mim aconteceu-me uma situaçao parecida em que a minha inexperiencia em acidentes e o facto de o acidente ja ser de madrugada,apesar de nao ter bebido nem ingerido nada fez-me ser ingenuo.Ja estava cansado so queria era ir para casa.lol
                                    Travei no amarelo o de tras pensava que eu ia passar,la me deu uma batidela bem forte na traseira da carrinha.Como o condutor deu-se por culpado e o carro dele é que teve bastantes danos eu esperei que ele se de-se como culpado vi a minha carrinha nao tinha nada vim-me embora sem ter tirado pelo menos a matricula.
                                    Bem so no outro dia de manha é que reparei que a porta tinha uma mossa mas como era noite e a tinta estava intacta nao dava mesmo para ver.
                                    Portanto a partir de agora paciencia se os outros tiverem alguma coisa a esconder seja por terem bebido mais um bocado etc...irei chamar sempre a Policia e eles que resolvam.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por mendes-v Ver Post
                                      Ao preencheres a declaração devias ter verificado os dados do outro condutor... há sempre vigaristas . O auto das autoridades não garantem que o caso seja resolvido, já tive um acidente com auto da Polícia e depois o outro condutor veio dizer que tinha sido pressionado pelo policia para se dar como culpado, resultado tribunal e depois de 1 ano ainda espero.
                                      Viva,

                                      Assumo a minha culpa. Não verifiquei todos os dados. E a razão no seguro foi simples: eu tinha de cabeça a matricula da carrinha quando comecei a preencher a declaração no interior do meu carro: ZG-XX-XX. Como o outro condutor apresentou a carta verde do seguro, e a matricula que constava nesse carta verde também iniciava por ZG, assumi que estava certo, e no final não verifiquei todos os números. O erro começou nesse mesmo momento: desleixei-me e assumi que estava tudo certo.

                                      Por isso, a minha recomendação é simples: duvidar ao máximo do outro condutor, por muita boa vontade que ele tenha, e verificar todos os dados. Há mínimia dúvida invocar a autoridade.

                                      Marco

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                        Por ultimo, desde quando é que é obrigatório existir um auto de ocorrência para as seguradoras regularizarem um acidente?? Desde quando é que os acidentes sem intervenção das autoridades não são resolvidos pelas seguradoras??
                                        Viva,

                                        Em todos os três acidentes a seguradora pagou os estrangos. Ponto final.
                                        Porém, não querendo expecular, em conversas com o meu mediador soube que em todos os casos a seguradora do outro condutor tudo fez para minimizar ou não pagar. E na realidade penso que é óbvio. Nenhuma seguradora terá rpazer em pagar. E os meus três casos eram óbvios, em temros de culpabilidade. Agora tenho casos de familiares que a situação não era tão clara - foi clara no momento do acidente, mas não ficou clara no papel - e os casos ou ainda não se resolveram ou foram para tribunal (e noutros casos resolveram-se nos bastidores).

                                        Aliás, muitas seguradoras automóveis fornecem seguros noutras áreas (de vida, de saúde, de casa, etc.) e generalizando, aqui tenho casos concretos em que os seguros tudo fizeram para não pagar, usando mesmo o refúgio da "labia linguística". Último caso: seguro de roubo associado a uma cartão de crédito. A seguradora frisa que roubo é diferente de furto e o caso relatado aparenta ser mais um furto. Tirem as vossas conclusões.

                                        Em suma, concordo que prefiro ver um polícia a patrulhar a minha rua, do que snetada a uma secretária a redigir autos. Mas por vezes é preferível protegermo-nos o mais possível e num acidente chamar a autoridade policial da zona, e perante o seu auto a seguradora não tem forma de esgrimar argumentos linguísticos que a façam rejeitar a culpabilidade do seu segurado. Também percebo (e concordo mais uma vez) perfeitamente que em vias densamente povoadas (como a 2ª circular) é contraproducente aguardar pela polícia pois embaraçamos muito mais o trânsito, já por si um caos. Isto se o caso for óbvio.

                                        Mas, como já referi, também já aconteceu invocar a polícia e esta procurar que se resolve-se o problema sem levantar o auto, recorrendo à declaração amigável.

                                        É um pouco de bom senso: em casos dúbios chamar a autoridade, em casos óbvios (sem vítimas) resolver com a DA. Porém, eu tenho a experiência de que, mesmo sendo o outro condutor uma pessoa aparentemente afável e simpática, que aparenta ser honesto e colaborador na resolução do problema, isso não é garante d euma resolução rápida do problema. ele pode apenas aparentar e não o ser efectivamente, como aconteceu no meu último acidente.

                                        Marco
                                        Editado pela última vez por MarcoVeloso; 04 May 2007, 09:34.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Marco,

                                          Sei que cada caso é um caso, pelo que não se pode generalizar! No entanto, tenho conhecimento prático de milhares, sim milhares, de acidente resolvidos pelas seguradoras apenas com recurso á DAAA, nada mais.

                                          Agora uma coisa te garanto, a seguradora só paga aquilo que efectivamente tem que pagar e depois de ver se tem que pagar, ou seja, em situações de responsabilidade dúbia as coisas não são tão evidentes como parecem.

                                          Chamo ainda a atenção para o facto de muitas vezes as seguradoras serem de certa forma "alheias" á complicação das coisas! Como? Quando no local do acidente está tudo muito bem, preenchem a DAAA, mas depois um dos condutores lembra-se que até se pode safar e participa algo ligeiramente diferente á seguradora.

                                          Enfim, uma série de situações que, não servindo para ilibar as seguradoras de tudo, explicam alguma situações.

                                          Por ultimo uma outra questão, como acontece em tudo, quando algo de mal acontece tudo se sabe, fala, reclama, mas já quando está tudo bem ninguém vem fazer louvores ás seguradoras. Quero com isto dizer que no meio de algumas centenas (ou até milhares) de casos em que houve problemas, existem muitos e muitos milhares resolvidos a contendo de todos mas que não são "publicitados".

                                          Cumprimentos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Viva vanquish,

                                            Concordo plenamenta e tens razão nas tuas palavras.
                                            Especialmente no facto de que apenas são relatados os aspectos negativos e os casos resolvidos que não nos beneficiaram. Devemos dar crédito às outras situações.

                                            Penso que a razão para isto é simples: se somos beneficiados está tudo ok, mas se somos prejudicados ficamos indignados e procuramos conselhos para não os ermos futuramente, ou para avisar outras pessoas como proceder nestas situações.

                                            Marco

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                                              Viva,

                                              Assumo a minha culpa. Não verifiquei todos os dados. E a razão no seguro foi simples: eu tinha de cabeça a matricula da carrinha quando comecei a preencher a declaração no interior do meu carro: ZG-XX-XX. Como o outro condutor apresentou a carta verde do seguro, e a matricula que constava nesse carta verde também iniciava por ZG, assumi que estava certo, e no final não verifiquei todos os números. O erro começou nesse mesmo momento: desleixei-me e assumi que estava tudo certo.

                                              Por isso, a minha recomendação é simples: duvidar ao máximo do outro condutor, por muita boa vontade que ele tenha, e verificar todos os dados. Há mínimia dúvida invocar a autoridade.

                                              Marco
                                              Aqui está o cerne da questão...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Até hoje "só" tive dois acidentes que resolvi assim:

                                                1- Despiste e capotamento em AE por rebentamento do pneu. As pessoas que pararam para socorrer é que chamaram a Guardia Civil (o acidente foi em Espanha) e a Guardia Civil é que chamou a ambulância (tinha ferimentos ligeiros). Não foi levantado auto de ocorrência, nem sei bem porquê. Ele só tomou nota dos meus dados e da minha versão do acidente. Nem teste de álcool fiz. Nem os dados do carro anotou (só a matrícula), pois os documentos estavam no porta-luvas e o jipe parou virado ao contrário. O seguro só cobriu os ferimentos e a ambulância, pois era terceiros+ocupantes.

                                                2- Estava parado no semáforo vermelho e uma senhora, a sair do estacionamento de marcha-atrás, bateu-me no carro. Pus o triângulo e preenchi a DAAA, a qual foi assinada por ambos. Ela deu-se como culpada e preferiu pagar-me pessoalmente os danos, pois ela já tinha tido dois agravamentos só naquele ano!


                                                Eu acho que só vale a pena chamar as autoridades se os danos forem significativos, se houver feridos/mortos (neste caso até é obrigatório) ou se houver outra situação irregular (um dos condutores não assinar a DAAA, não ter seguro/IPO, excesso de álcool, etc.).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                                                  Especialmente no facto de que apenas são relatados os aspectos negativos e os casos resolvidos que não nos beneficiaram. Devemos dar crédito às outras situações.
                                                  Marco
                                                  Viva,

                                                  Respondendo a mim mesmo, para apresentar o bom e mau da minha seguradora, abri este tópico para cada um partilhar a sua opinião sobre a sua seguradora:

                                                  http://novoforum.autohoje.com/showth...63#post1284663

                                                  Marco

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Viva,

                                                    Já agora, e em termos de peritagem? O segurado pode "exigir" um dia e uma hora?

                                                    Comigo, posso indicar o dia que pretendo, mas nunca a hora, pois depende do perito. Porém, como a oficina fica a 20km da minha casa e do meu local de trabalho, não fica nada em mão lá deixar o carro (aliás, o problema é que não o posso deixar - não há transporte público entre os dois pontos, se não taxi e não me parece que o seguro pague um taxi nestas situações). E ficar um dia inteiro na oficina à espera do perito é desemprego garantido, nenhum patrão aceitava isso!

                                                    Marco

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                      Por ultimo uma outra questão, como acontece em tudo, quando algo de mal acontece tudo se sabe, fala, reclama, mas já quando está tudo bem ninguém vem fazer louvores ás seguradoras. Quero com isto dizer que no meio de algumas centenas (ou até milhares) de casos em que houve problemas, existem muitos e muitos milhares resolvidos a contendo de todos mas que não são "publicitados".
                                                      Deixa-me discordar!

                                                      Desde quando é que alguém tem que fazer louvores ás seguradoras quando tudo corre bem, as fortunas que lhes pagamos obrigam-nas a fazer as coisas bem feitas, é para isso que existem, para serem eficazes e proteger (segurar) o cliente quando este necessita delas.

                                                      O meu chefe também nunca me elogia o bom trabalho, porque é para isso que me paga. Só abre a boca quando é para dizer mal.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Raistaparta, o teu chefe não percebe nada de TQM (Total Quality Management)!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                                          Raistaparta, o teu chefe não percebe nada de TQM (Total Quality Management)!
                                                          Não comento, sei lá se ele não anda aqui.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                                            Raistaparta, o teu chefe não percebe nada de TQM (Total Quality Management)!
                                                            E parece que a inteligência emocional tambem é coisa que por lá não mora!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X