Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Paga multa ou não????

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Paga multa ou não????

    Hoje ia para Aveiro, e a meio do caminho, a minha esposa sentiu-se mal...
    Então, toca a pisar a fundo, 4 piscas ligados até ao Hospital...
    a minha questão é a seguinte...
    se tiver sido "apanhado" por algum Radar...e chegar alguma multa a casa, podemos "recorrer", ou temos que pagar na mesma???

    #2
    Se tiveres comprovativos em como no minutos seguintes te encontravas no hospital penso que podes impugnar o auto mas tem de ser muito bem fundamentado

    Comentário


      #3
      acho que basta aprersentar provas em como foste de urgência ao hospital. presumo eu.

      Comentário


        #4
        nao sei nao, entao as ambulancias sao para que???
        se fosse assim nao ia começar a faltar quem anda-se sempre ~de urgencia e quando fosse apanhado por um radar desde que se apercebe-se, la iam para o hospital com uma dor numa unha e depois apresentava a prova e nada de multa
        eu sei que se estivermos a espera do 112 ou de uma ambulancia temos mais 100% de riscos de morrer mas LEI É LEI
        apesar de no NOVO codigo haver uma exepçao para veiculos em situaçao de emergencia descaracterizados mas nao diz quais os tipos de veiculos

        Comentário


          #5
          No meu caso, a minha esposa´está grávida, e a dor era ao fundo da barriga, e a dôr começou dentro do carro acha que uma dôr de unha se compara? e parar a meio da A25 a menos de meio caminho de Aveiro,( para quem conhece...mais ou menos depois da descida de Angeja) para que viesse uma ambulância? Deslocar-se de Aveiro para o sítio de onde eu parava, e depois ir novamente para Aveiro? não faria sentido nenhum ficar lá a espera.
          Editado pela última vez por Jonny; 26 May 2007, 06:49.

          Comentário


            #6
            Sem fundamentos legais na base da minha resposta:

            Penso que se houver uma justificação por parte do hospital em como estiveste presente no dia tal as x horas e o motivo que te levou a deslocares aos serviços do mesmo era uma emergência grave, acho que podes "refutar" a multa.


            Ps: Nessa situação fazia o mesmo!se foste apanhado foi na zona depois da curva do estádio,mas se não estava la a scenic não te preocupes.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por focos Ver Post
              nao sei nao, entao as ambulancias sao para que???
              se fosse assim nao ia começar a faltar quem anda-se sempre ~de urgencia e quando fosse apanhado por um radar desde que se apercebe-se, la iam para o hospital com uma dor numa unha e depois apresentava a prova e nada de multa
              eu sei que se estivermos a espera do 112 ou de uma ambulancia temos mais 100% de riscos de morrer mas LEI É LEI
              apesar de no NOVO codigo haver uma exepçao para veiculos em situaçao de emergencia descaracterizados mas nao diz quais os tipos de veiculos
              POis, mas a lei diz que não é preciso ser uma ambulância, carro dos bombeiros ou da policia para ser um veiculo prioritário.
              O nosso automovel pode tornar-se um veiculo prioritário se houver razão para isso e se assinalarmos a marcha de urgência convenientemente.
              Se bem me lembro, podemos assinalar marcha de urgência ligando os 4 piscas, buzinando intermitentemente e (sim, isto é engraçado) agitando uma peça de roupa pela janela... Claro que se tivermos que provar que era mesmo uma urgência e não o conseguirmos estamos em maus lençois... Mas neste caso acho que não há problema, porque o nosso amigo ia mesmo para o hospital e de certeza pode prová-lo facilemente...

              Comentário


                #8
                Essa situação é parecida com a minha. A tua Maria que peça a justificação, talvez retirem a sanção e coima. Boa sorte.

                Comentário


                  #9
                  Obrigado a todos, isto é só, para o caso que tenha sido, "apanhado", e me chegue a multa a casa! assim, se chegar, ja saberei lidar com a situação!

                  Comentário


                    #10
                    Pelo sim pelo não pedes ao hospital um comprovativo em como lá estiveste com a tua esposa.

                    Comentário


                      #11
                      Qualquer veículo pode andar em marcha de urgencia.

                      Se existir fundamento para tal uma multa não pode ser passada.

                      A obrigação da policia se detectar um caso destes é colocar-se a abrir caminho ao dito veículo de modo a tornar mais visivel a sua marcha de urgencia. Mas isso eles não tão para isso!!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por focos Ver Post
                        eu sei que se estivermos a espera do 112 ou de uma ambulancia temos mais 100% de riscos de morrer mas LEI É LEI
                        Na minha óptica concordo com o que aqui já disseram. Parece estarmos perante uma situação designada por "estado de necesidade desculpante". O acto é ilicito mas o agente actua sem culpa.

                        É claro que não basta assinalar uma marcha de urgência para, daí, se extrair impunidade abosluta.
                        É necessário que a urgência exista, que as circuntâncias razoavelmente justifiquem o comportamento ilicito adoptado, etc (não é o caso quando um individuo que está em casa, embriagado, decide levar um filho ao hospital porque começa a apresentar alguns sintomas de febre, por ex.)

                        Mas essa do "Lei é lei" faz lembrar um antigo sketch do Herman
                        Fazia de um polícia que estava em Lisboa no 25.04.74.
                        Nesse dia fartou-se de passar multas. Gastou 2 caderninhos.
                        Aquilo eram chaimites e tanques em cima do passeio, em zona proibida. Muita multa ele passou.
                        E as pessoas diziam-lhe "É a revolução, Sr. Guarda".
                        "É a revolução ? Ela que venha. A lei é para se cumprir"

                        Comentário


                          #13
                          Parece-me que terá toda a legitimidade para contestar uma multa nesse caso!

                          Na minha modesta interpretação, um particular que circule em marcha de urgência, assinalando a mesma com 4 pisca e sinal sonoro, deverá ser equiparado a uma viatura de socorro aplicando-se:


                          SECÇÃO IX

                          Serviço de urgência e transportes especiais
                          Artigo 64.º
                          Trânsito de veículos em serviço de urgência
                          1 - Os condutores de veículos que transitem em missão de polícia, de prestação de socorro ou de serviço
                          urgente de interesse público assinalando adequadamente a sua marcha podem, quando a sua missão
                          o exigir, deixar de observar as regras e os sinais de trânsito, mas devem respeitar as ordens dos
                          agentes reguladores do trânsito.
                          2 - Os referidos condutores não podem, porém, em circunstância alguma, pôr em perigo os demais
                          utentes da via, sendo, designadamente, obrigados a suspender a sua marcha:
                          a) Perante o sinal luminoso vermelho de regulação do trânsito, embora possam prosseguir, depois
                          de tomadas as devidas precauções, sem esperar que a sinalização mude;
                          b) Perante o sinal de paragem obrigatória em cruzamento ou entroncamento.
                          3 - A marcha urgente deve ser assinalada através da utilização dos avisadores sonoros e luminosos especiais
                          referidos, respectivamente, nos artigos 22.º e 23.º.
                          4 - Caso os veículos não estejam equipados com os dispositivos referidos no número anterior, a marcha
                          urgente pode ser assinalada:
                          a) Utilizando alternadamente os máximos com os médios ou,
                          b) Durante o dia, utilizando repetidamente os sinais sonoros.
                          5 - É proibida a utilização dos sinais que identificam a marcha dos veículos referidos no n.º 1 quando não
                          transitem em missão urgente.
                          6 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
                          120 a 600.


                          Comentário


                            #14
                            Tenho a sensação de que os 4 piscas deveriam ser utilizados apenas, por veículos civis, para sinalizar marcha lenta ou imobilização completa do veículo... mas agora já não tenho a certeza

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Filipealexnobre Ver Post
                              POis, mas a lei diz que não é preciso ser uma ambulância, carro dos bombeiros ou da policia para ser um veiculo prioritário.
                              O nosso automovel pode tornar-se um veiculo prioritário se houver razão para isso e se assinalarmos a marcha de urgência convenientemente.
                              Se bem me lembro, podemos assinalar marcha de urgência ligando os 4 piscas, buzinando intermitentemente e (sim, isto é engraçado) agitando uma peça de roupa pela janela... Claro que se tivermos que provar que era mesmo uma urgência e não o conseguirmos estamos em maus lençois... Mas neste caso acho que não há problema, porque o nosso amigo ia mesmo para o hospital e de certeza pode prová-lo facilemente...
                              Exacto , qualquer carro pode ser um veiculo prioritário caso se justifique

                              Comentário


                                #16
                                O melhor para sinalizar (isto para quem os tem) é por o alarme do carro a disparar...

                                Comentário


                                  #17
                                  1º pagas
                                  2º contestas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MultijetSport Ver Post
                                    Tenho a sensação de que os 4 piscas deveriam ser utilizados apenas, por veículos civis, para sinalizar marcha lenta ou imobilização completa do veículo... mas agora já não tenho a certeza
                                    E a marcha de urgência sinalizava-se como? Gesticulando muito depressa?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Exacto, um veiculo pode ser sinalizado como veiculo em marcha de emergencia, quando vai com os quatro piscas ligados e a buzinar, segundo o que aprendi no código "do meu tempo".

                                      Obs.: se fosse eu, na mesma situação, teria feito exctamente o mesmo. Recorreria caso a multa viesse ter a casa, mas não pensava muito no assunto... prefiro gastar dinheiro numa multa do que na farmácia!!!

                                      P.S. Como está a esposa? As melhoras se for caso disso. E parabéns pelo novo membro na família.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Meu caro , acho que estás a preocupar-te sem necessidade , pois quase de certeza que não te vai aparecer nenhuma multa . É procedimento normal das autoridades que em caso de um veiculo seguir com indicações de circular em marcha de urgencia acompanhá-lo para verificar a " urgencia " . Por norma nenhuma viatura é mandada parar sempre que circula em marcha de urgencia devidamente assinalada ( quatro piscas + médios ligados e eventualmente o uzo da buzina nos locais permitidos ou sinais de luzes ) a não ser que a sua circulação ponha em risco outros bens e pessoas . Uma vez que ninguem te seguio nem te mandou parar é porque as autoridades não viram ou acreditaram na tua urgencia .
                                        Agora se me permites , e com alguma prática , quando uma situação destas acontece o melhor sempre é ligar para o 112 e pedir apoio pois ao circulares com a tua esposa podes estar a por em risco quer a sua saude quer a da criança , aliás se todos nós somos uns ases a guiar enquanto falamos ao telemovel ao menos que sirva para alguma coisa . Caso o CODU ( central do Inem ) considere necessário envia ao teu encontro ou viatura médica ou batedores para apoio na circulação .
                                        Para tua segurança vai á instuição de saude onde foram e solicita uma declaração de ocorrencia de episodio de urgencia .

                                        Abraços TTerráqueos e parabens !

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Eyes Only Ver Post
                                          Exacto, um veiculo pode ser sinalizado como veiculo em marcha de emergencia, quando vai com os quatro piscas ligados e a buzinar, segundo o que aprendi no código "do meu tempo".
                                          Originalmente Colocado por Eyes Only Ver Post

                                          Obs.: se fosse eu, na mesma situação, teria feito exctamente o mesmo. Recorreria caso a multa viesse ter a casa, mas não pensava muito no assunto... prefiro gastar dinheiro numa multa do que na farmácia!!!

                                          P.S. Como está a esposa? As melhoras se for caso disso.

                                          A esposa e "A bébé" ´tão bem, obrigado, não passou de um susto!!!!

                                          E parabéns pelo novo membro na família.
                                          Obrigado!!!


                                          E obrigado também a todos pelas vossas opiniões, e conselhos!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por focos Ver Post
                                            nao sei nao, entao as ambulancias sao para que???
                                            se fosse assim nao ia começar a faltar quem anda-se sempre ~de urgencia e quando fosse apanhado por um radar desde que se apercebe-se, la iam para o hospital com uma dor numa unha e depois apresentava a prova e nada de multa
                                            eu sei que se estivermos a espera do 112 ou de uma ambulancia temos mais 100% de riscos de morrer mas LEI É LEI
                                            apesar de no NOVO codigo haver uma exepçao para veiculos em situaçao de emergencia descaracterizados mas nao diz quais os tipos de veiculos
                                            felizmente ate na republica das bananas (Portugal) as coisas nao sao assim tao lineares.

                                            quando te encontrares na mesma situacao, terei TODO O GOSTO em te forcar a parar e esperar pela ambulancia.
                                            se tiveres sorte, a emergencia ate acontece algures no meio do minho, onde rede de telemovel e escassa e qualquer ambulancia esta a um minimo de 50km!
                                            particularmente interessante quando se trata de uma senhora gravida, ou alguem com um ataque cardiaco.

                                            o codigo sempre previu situacoes para veiculos em marcha de emergencia, nao e so o novo. talvez fosse boa ideia tirares a carta.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se receberes uma multa em casa é chato, mas sabes que foi por uma boa causa, ainda assim penso que ninguem teria a indecencia de ta passar!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                obviamente! desde que tenhas algum comprovativo em como te apresentaste no hospital, n pagas nada
                                                Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
                                                Se tiveres comprovativos em como no minutos seguintes te encontravas no hospital penso que podes impugnar o auto mas tem de ser muito bem fundamentado

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X