Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ajuda saida de estacionamento!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    ajuda saida de estacionamento!!

    viva !
    á cerca de um ano tiva um acidente em que o outro condutor saía de uma zona de estacionamento e eu virava á esquerda, ele n parou eu também não choque frontal !vieram as autoridades,eu participei e o outro condutor não,fi-lo eu na companhia dele! passado algum tempo a companhia dele dá-se como culpado e paga o concerto da minha viatura até aqui tudo bem!

    passado para ai dois meses do acidente recebo uma carta da companhia do outro condutor a dizer para eu devolver o dinheiro da reparação porque tinham pago indevidamente, e eu é que era o culpado após nova observação do acidente! alegam que o seu segurado não se responsabiliza pela decisão da sua companhia e que se apresentava pela direita!
    agora querem a reconstituição do acidente!

    o que acham disto tudo?uma vez que no auto da gnr marca que ele sai de zona de estacionamento,será que ganha prioridade apresentando-se pela direita mesmo saindo do estacionamento?!obrigado pela ajuda que me poderem dar!

    #2
    Pelo que percebi do teu post, ele ia a sair do estacionamento, presumo que do lado direito, e tu ias a virar para a esquerda... Ele está a sair do estacionamento, logo tem que dar prioridade a quem circula na via, seja qual a manobra que quem lá circula esteja a efectuar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Eyes Only Ver Post
      Pelo que percebi do teu post, ele ia a sair do estacionamento, presumo que do lado direito, e tu ias a virar para a esquerda... Ele está a sair do estacionamento, logo tem que dar prioridade a quem circula na via, seja qual a manobra que quem lá circula esteja a efectuar.
      A questão aqui é outra: a companhia deu-se como culpada, provavelmente, pois partiu do principio que o o outro saída dum estacionamento, baseado em alguem que supostamente lá observou e viu(ou não viu nada).
      A questão aqui, é q o outro pode ter-se deslocado á camara, que é a unica entidade que pode ou não, confirmar se é caminho publico, estacionamento, ou outra.
      Se agora a camara confirmar que é uma rua, e não estacionamento, então a responsabilidade altera-se.
      Agora em relação á questão, fala com um advogado. Não sei se é legal pedir-te o dinheiro de volta.

      Comentário


        #4
        em teoria tu tens de dar SEMPRE prioridade a quem vem da direita, a não ser que tenhas um sinal de VIA COM PRIORIDADE (losango branco e amarelo, acho eu)
        por acaso não me lembro da ultima vez que vi um sinal desses...

        Comentário


          #5
          Se, de facto, o outro saía de um estacionamento ou propriedade privada, paga a companhia dele. Se puderes averigua na câmara ou junta de freguesia desse local para aferires se o local de que sai o outro condutor é público ou não. Julgo que esta é a única razão para que se possa pedir reavaliação desse processo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
            em teoria tu tens de dar SEMPRE prioridade a quem vem da direita, a não ser que tenhas um sinal de VIA COM PRIORIDADE (losango branco e amarelo, acho eu)
            por acaso não me lembro da ultima vez que vi um sinal desses...
            essa regra aplica-se apenas se ambos circulam na via pública.

            Comentário


              #7
              Se um condutor sai de um parque de estacionamento tem SEMPREque dar prioridade aos outros! Era só o que faltava, o transito parar só porque um senhor esta a sair de um estacionamento.

              Comentário


                #8
                Quem sai de um estacionamento, caminho particular ou bomba de gasolina, perde sempre prioridade.

                O que pode acontecer é o que se considerou parque de estacionamento, não o ser. Pode ser uma praceta e não tendo sinalização em contrário tem prioridade. O que é estranho é o auto da GNR considerar um estacionamento.

                No entanto a companhia considerou-se culpada e pagou. Talvez um telefonema ou uma visita ao Instituto de Seguros de Portugal esclareça se eles têm direito à devolução do dinheiro.

                Eles dizerem que o segurado não se responsabiliza é treta, pois a decisão da companhia é que conta.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por vila cova Ver Post
                  passado algum tempo a companhia dele dá-se como culpado e paga o concerto da minha viatura até aqui tudo bem!
                  Tá dito, tá dito!

                  Não vás na conversa.

                  Quem sai de um estacionamento perde sempre prioridade. Até uma ambulância em marcha de urgência.

                  Se eles insistirem diz-lhes o que eles costumam dizer aos segurados, "Lamento"

                  Comentário


                    #10
                    Eu não dava dinheiro nenhum para trás....era o que faltava!(mesmo q tivesse culpa)

                    Tens que falar com a seguradora e ouvir o k eles tem para te dizer e veres as provas deles...
                    Espero que não tenhas problemas e que não tenhas q gastar do teu dinheiro para resolver uma situação q aconteceu à algum tempo....

                    Pessoal...já ouvi dizer que se houver um acidente num parque de estacionamento privado (tipo feira-nov* , ou carrefou* ) que não se aplica o codigo da estrada....
                    Alguem me esclarece sobre isto?já aconteceu alguma situação a alguem num parque privado?

                    Cumprimentos

                    Comentário


                      #11
                      pois é vou ver no que dá e depois dou noticias, mas vou-me informar na câmara acerca do local não tem sinalização de parque de estacionamento mas a unica coisa que existe naquele espaço é marcações (linhas brancas) para os carros estacionarem e é o que toda agente lá faz estaciona! por isso mesmo é que a gnr mencionou no auto depois vou tentar colocar imagens! obrigado

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por vila cova Ver Post
                        pois é vou ver no que dá e depois dou noticias, mas vou-me informar na câmara acerca do local não tem sinalização de parque de estacionamento mas a unica coisa que existe naquele espaço é marcações (linhas brancas) para os carros estacionarem e é o que toda agente lá faz estaciona! por isso mesmo é que a gnr mencionou no auto depois vou tentar colocar imagens! obrigado
                        As linhas brancas são para marcar lugares de estacionamento que estão na via pública - talvez tenha surgido daí toda esta confusão. O auto do acidente refere que o carro do outro condutor estava a sair desse lugar; ou, melhor, que ainda estava dentro desse lugar?

                        Comentário


                          #13
                          então quer dizer que assim não é considerado parque de estacionamento? e será considerado uma rua?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por vila cova Ver Post
                            então quer dizer que assim não é considerado parque de estacionamento? e será considerado uma rua?
                            Eu disse lugares de estacionamento na via pública. Se o carro já circulava por completo na via pública quando se deu o acidente é algo diferente de se ter dado o acidente quando o carro pretendia sair do lugar de estacionamento fazendo uma manobra para sair desse lugar.

                            Comentário


                              #15
                              pois estou a entender, mas o carro não estava a fazer manobra para sair do seu lugar de estacionamente estava era na saida do largo de onde estacionam os carros agora não sei se consideram no sitio onde estava via publica ou não . isso terá a ver com as medidas tiradas amanhã coloco o auto para melhor esclarecimento da figura do acidente!

                              Comentário


                                #16
                                "Pessoal...já ouvi dizer que se houver um acidente num parque de estacionamento privado (tipo feira-nov* , ou carrefou* ) que não se aplica o codigo da estrada....
                                Alguem me esclarece sobre isto?já aconteceu alguma situação a alguem num parque privado?"


                                Eu tenho a ideia de que nao se aplica o codigo de estrada, por ser propriedade privada.......

                                Comentário


                                  #17
                                  Os dados que apresentas não são suficientes para avaliar concretamente o que se passou pois tu falas em zona de estacionamento e não em parque de estacionamento, garagem ou lugar de estacionamento, e isto faz toda a diferença. É que se ele saia de uma zona onde se faz estacionamento (tipo praçeta), mas circulava no arruamento da mesma, não é por isso que perde a prioridade caso não tenha sinalização em contrário. Basta que seja uma via de domínio publico.

                                  Se puderes, aclara melhor esta situação por favor ou então, melhor ainda, faz um desenho ou coloca uma foto do local.

                                  De qualquer forma, é perfeitamente anormal uma seguradora vir solicitar o reembolso após indemnizar com base na culpa que assumiu. Provavelmente assumiram de letra e, após averiguações, lixaram-se pois viram que tinham razão.

                                  Cumprimentos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                    De qualquer forma, é perfeitamente anormal uma seguradora vir solicitar o reembolso após indemnizar com base na culpa que assumiu. Provavelmente assumiram de letra e, após averiguações, lixaram-se pois viram que tinham razão.

                                    Cumprimentos
                                    Eu acrescento alarvidade...mas neste país as seguradoras "parecem" poder fazer tudo, enfim!

                                    Não havia sinalização no "suposto" parqueamento ?

                                    Em que é que a companhia se baseia para afirmar que afinal não é responsável?

                                    E o auto de ocorrência serviu para quê ao final deste tempo todo?
                                    Editado pela última vez por jcc; 30 May 2007, 01:50.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Parecesse mesmo com um acidente que ainda estou a resolver... data de Dezembro último... o meu segurado saía de uma estrada sem saída que dá acesso a vários lugares de estacionamento, não tinha stop e virava à esquerda... da sua esquerda circulava um veículo que embateu nele e que também não tinha stop... o problema na participação inicial é que o "ignorante" que preencheu a DAAA colocou uma cruz a dizer que o meu segurado saía do estacionamento... a seguradora pagou os danos ao outro... contestei porque a convenção IDS apenas vincula as seguradoras e não os tomadores de seguro e solicitei para averiguarem... julgo que o meu código da estrada é igual ao dos outros e segundo a regra da direita "dar prioridade a todos os veículos motorizados que circulam pela direita"...
                                      ambos sem stop e o meu segurado apresenta-se pela direita do outro... naturalmente que reclamo!

                                      Coisas destas acontecem frequentemente em qualquer localidade... ou porque acham que sinais ficam estéticamente naquele local... ou porque fizeram obras, retiraram sinais e não os voltam a recolocar... também é necessário ter em atenção que uma autarquia pode "do dia para a noite" mudar os sentidos de transito de algumas ruas... aqui em Vila do Conde, por exemplo, depois de terem feito umas obras esqueceram-se de recolocar um sinal de stop... neste momento a estrada secundária não tem qualquer sinalização o que quer dizer que quem vem da estrada secundária tem prioridade em relação àqueles que circulam na estrada principal...

                                      quando eu necessitar de uma frente nova é isso mesmo que faço!

                                      É bom recordar que o contrato de seguro é um contrato de adesão, e quando assinamos a proposta concordamos com as cláusulas que fazem parte nesse mesmo contrato. Nas cláusulas está previsto o direito de regresso por parte da seguradora e em que condições funciona, o que aconteceu é uma das situações previstas para o direito de regresso. É desnecessária as opiniões ou sugestões difamatórias no que respeita à actuação da seguradora do "vila cova" pois no caso dos seguros obrigatórios as cláusulas são identicas em todas as seguradoras e as mesmas são supervisionadas pelo ISP.
                                      Editado pela última vez por CJSR; 30 May 2007, 22:11.

                                      Comentário


                                        #20
                                        cá está o auto do acidente :

                                        http://img501.imageshack.us/my.php?i...edimagegr0.jpg


                                        o que vos parece obrigado!?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por vila cova Ver Post
                                          cá está o auto do acidente :

                                          http://img501.imageshack.us/my.php?i...edimagegr0.jpg


                                          o que vos parece obrigado!?
                                          Sinceramente, acho que a seguradora está a proceder em conformidade.

                                          Pela verificação do desenho do auto verifico que o outro veículo não está a sair de nenhum estacionamento. Eu vejo o mesmo a meio do cruzamento formado pelo Largo da Devesa e da Rua D António F Gomes.

                                          Está certo que o outro veículo saiu daquela zona que o auto refere como zona de estacionamento, mas não é estacionamento! Para aceder a essa zona é necessário percorrer um caminho e na Câmara Municipal da localidade onde se deu o acidente, poderá estar esse mesmo caminho classificado como estrada pública. E como não existe sinalização aplica-se a regra geral da direita.

                                          Por outro lado parece-me que vinhas mais sobre o lado esquerdo (fora de mão), mas quanto a isso reservo-me um bocado pois o croqui encontra-se mal lavrado pois falta as medidas da via.

                                          Se esta curta análise pela verificação do croqui leva-me a ter este comentário, a tua seguradora juntamente com outros meios de prova, poderá ter tido a mesma opinião e uma vez que indemnizou-te indevidamente reclama os seus créditos.

                                          Sei de seguradoras, que perderam quer a quantia paga indevidamente aos seus segurados por situações deste tipo, quer a indemnização que tiveram de pagar ao outro condutor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu acho que não.
                                            O tipo vem a sair do estacionamento, só aí perde logo a razão.
                                            Depois se ele tivesse saido virando um pouco para a esquerda, colocando-se na faixa de rodagem de quem vem de cima, ainda podia ser considerado que já tinha saido.
                                            Mas o gajo está todo fora de mao!

                                            Comentário


                                              #23
                                              pois eu tbm acho que sim. o codigo diz que quem sai de casas, estacionamentos, n tem prioridade nenhuma perante quem circula na via!
                                              Originalmente Colocado por Eyes Only Ver Post
                                              Pelo que percebi do teu post, ele ia a sair do estacionamento, presumo que do lado direito, e tu ias a virar para a esquerda... Ele está a sair do estacionamento, logo tem que dar prioridade a quem circula na via, seja qual a manobra que quem lá circula esteja a efectuar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Estão a fazer confusão! O outro veículo não está a sair do estacionamento, mas sim de uma estrada pública que dá acesso a uma zona de estacionamento. Qual a dificuldade de entender isso?

                                                Exemplo de uma saída de estacionamento:
                                                O veículo estava estacionado e arrancou no momento que outro veículo estava a efectuar a manobra de mudança de direcção. Neste caso a responsabilidade é do veículo que estava a sair do estacionamento, todavia existe a possibilidade de existir uma partilha na responsabilidade.



                                                Exemplo de uma saída de uma estrada de acesso a uma zona de estacionamento:
                                                O veículo saiu de uma estrada/caminho/acesso publico de uma zona de estacionamento. Não tendo sinalização em contrário tem prioridade sobre todos os veículos que venham da sua esquerda.

                                                Editado pela última vez por CJSR; 31 May 2007, 11:12. Razão: Colocação de imagens

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  ah, tinha interpretado zona de estacionamento como sendo lugares de estacionamento. ta explicado.... se for o caso acima indicado, realmente i gajo apresenta-se pela direita, mas se outro veiculo ja tiver iniciado a mudanca de direccao, o codigo tbm diz que deve-se facilitar a manobra.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    As fotos do local do acidente é uma mais-valia para eu ter a certeza da minha opinião! Ou então assumir que estou errado e poder ajudá-lo na resolução.
                                                    Editado pela última vez por CJSR; 01 June 2007, 11:20.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      então eu logo que possa vou tirar algumas fotos e coloco para melhor esclarecimento do acidente!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já há fotos???

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A participação de acidente a meu ver, não é suficiente, com as fotos e a declaração da Câmara ou Junta a indicar o que se trata aquele local. talvez consigas ficar mais esclarecido....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por CJSR Ver Post
                                                            Sinceramente, acho que a seguradora está a proceder em conformidade.

                                                            Pela verificação do desenho do auto verifico que o outro veículo não está a sair de nenhum estacionamento. Eu vejo o mesmo a meio do cruzamento formado pelo Largo da Devesa e da Rua D António F Gomes.
                                                            Não sei como analizaste o desenho, mas eu vejo lá, explicitamente que o veículo 1 saía do estacionamento...

                                                            http://img131.imageshack.us/img131/3...magegr0av0.jpg

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X