Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Regulamentação Bombas de Gasolina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Regulamentação Bombas de Gasolina

    Boas
    Hoje tive um pequeno acidente numa bomba de gasolina.
    Ia eu a chegar à bomba da Galp dos Olivais e, perante a existência de 2 carros a abastecerem parados um de cada lado e um espaço mais que suficiente entre eles para eu passar para a bomba da frente que estava vazia, eu decido efectuar a manobra,inclusivé a uma velocidade reduzida.
    Ia eu a passar entre eles para encostar posteriormente à esquerda quando o carro da direita abre a porta sem olhar e de repente batendo-me na parte frontal, rachando-me o farolim e fazendo-me uma mossa na parte inferior direita do pára-choques.
    Eu preenchi a declaração amigável, o senhor disse, depois de uma negação muito ligeira inicial, que intencionava declarar-se culpado e colocou-se sempre amigávelmente à disposição dizendo-me que contactava a seguradora dele na 2a feira e que eu fosse pedir um orçamento a uma oficina.
    Ele não explicitou por escrito que se declarava culpado na declaração, mas todo o acidente ficou registado no documento, tal e qual como ocorreu, assinado e com todos os dados.
    Depois veio um homenzinho da bomba a insinuar que eu é que tinha a culpa...e teve a falar com o tal senhor.
    Não reparei em nenhuma sinalização no local que se referisse a tal manobra ser ilegal.
    Ficou de me contactar a mim na 2a feira.

    O esquema é este:

    B__________B

    B_AA____CC_B

    _____EE_____

    Legenda:
    AA - Carro a abastecer
    CC - Carro acabado de parar (que abriu a porta)
    EE - Eu a circular na direcção "Norte" para abastecer nas bombas mais à frente
    B - Bomba abastecedora

    A minha pergunta é: Existe algum regulamento especial de bombas de gasolina da Galp ou outras que diga que a manobra que eu fiz (que milhares e milhares de pessoas fazem naquele local e noutros e que não penso ser ilegal) é ilegal e como tal eu é que tenho a culpa?
    O que posso eu fazer se a seguradora dele ou ele agora se recusar a assumir responsabilidade?
    O que acham?

    #2
    Eu percebo a tua situação e acho uma estupidez essas bombas porque se eu acabo de abastecer e pago e estou numa das bombas de trás ou saio de marcha atrás ou tenho sorte e consigo passar entre ambos os carros da frente, isto no caso da BP. Na Galp a Gforce98 é sempre nas bombas da frente por isso fico sempre a empatar alguém que podia estar a abastecer

    Nessa situação não sei se serás culpado, penso que vai depender mais da seguradora do que outra coisa qualquer porque os carros estão lá parados e as bombas até são bastante largas, possivelmente a pensar nessa situação.

    Comentário


      #3
      Se entrar na Convenção IDS em principio será declarado culpado quem abriu a porta, pois é atríbuida sempre a culpa a este...

      Fora da convenção seria discutível, mas como contas, parece-me que a responsabilidade seria do outro, apesar de poder não estar a espera de uma viatura a circular entre bombas.

      Qualquer regulamento da Galp não terá valor legal, a não ser que o local fosse devidamente sinalizado a proibir a manobra.

      Comentário


        #4
        Já agora Código da Estrada


        Artigo 2.º
        Âmbito de aplicação
        1 - O disposto no presente Código é aplicável ao trânsito nas vias do domínio público do Estado, das
        Regiões Autónomas e das autarquias locais.
        2 - O disposto no presente diploma é também aplicável nas vias do domínio privado, quando abertas ao
        trânsito público, em tudo o que não estiver especialmente regulado por acordo celebrado entre as
        entidades referidas no número anterior e os respectivos proprietários.

        Comentário


          #5
          eu também acho que a culpa é do columind...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
            eu também acho que a culpa é do columind...
            Mesmo tendo o outro aberto a porta?

            Comentário


              #7
              vejamos, aquele é um sitio onde é SUPOSTO abrires as portas para sair do carro, não é uma estrada.
              quem vai a passar é que tem de ter cuidado.

              Comentário


                #8
                Eu ia com cuidado,ia paí a 15 ou 20 km/h nao ia era prever que ele ia abrir a porta sem olhar e de repente...
                De qualquer forma, essa manobra é de tal maneira comum em qualquer bomba de gasolina que eu frequente com essa configuração e o espaço entre os carros (que era mais que suficiente para passar, quase que me atrevo a dizer: mesmo com a porta aberta previamente) é de tal maneira óbviamente concebido de forma a carros de trás poderem abastecer à frente sem terem de ficar à espera que eu nem sequer ponho a questão em quem tem razão, a nao ser, repito, que algum regulamento interno ponha isso em causa e se sobreponha ao codigo geral da estrada.
                As bombas de gasolina sao concebidas pa maximizar a venda de combustível, e é com essa ideia em mente que eles deixam espaço suficiente entre bombas para um terceiro veículo se poder chegar à frente ou mesmo mudar de ideias e poder passar para ir embora da bomba!
                Mas enfim, apesar de achar a situaçao obvia, nem sempre o obvio é a lei...

                Comentário


                  #9
                  lol 15 ou 20km/h é muito rápido numa situação dessas.... e é de esperar que as pessoas que estão nos carros abram as portas :P

                  Comentário


                    #10
                    Se fosse mais devagar passava ali a tarde...:P 15 km/h é aceitável acho eu.
                    É obvio que é de esperar isso, mas com a quantidade de carros que fazem esta manobra, sabendo de antemão que há lugares mais à frente, é de ter cuidado a abrir a porta...isso do ter cuidado é sempre relativo e funciona para os dois lados, de qualquer forma, era mais previsível que ele olhasse primeiro para o lado antes de abrir a porta do que eu adivinhar que ele ia abrir de repente a porta e encurtar-me o espaço...
                    Pelo prisma de quem tem de ter cuidado os acidentes tornam-se muito subjectivos, tem de se ver pela legislaçao e se no final for declarado culpado segundo a legislaçao, tenho de me conformar...
                    Se há espaço para circular o carro entre os outros 2 e a via tem largura para caberem 3 carros à vontade, tendo lugares à frente desses carros não estou a ver a diferença entre esta situaçao e uma situaçao num parque de estacionamento com a mesma configuraçao em que a via do meio é a via de acesso aos lugares. Como tal, quem abre a porta é que tem de olhar...mas pronto, é como digo, nao sou perito da lei, apenas acho que é lógico.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por columind Ver Post
                      Se fosse mais devagar passava ali a tarde...:P 15 km/h é aceitável acho eu.
                      É obvio que é de esperar isso, mas com a quantidade de carros que fazem esta manobra, sabendo de antemão que há lugares mais à frente, é de ter cuidado a abrir a porta...isso do ter cuidado é sempre relativo e funciona para os dois lados, de qualquer forma, era mais previsível que ele olhasse primeiro para o lado antes de abrir a porta do que eu adivinhar que ele ia abrir de repente a porta e encurtar-me o espaço...
                      Pelo prisma de quem tem de ter cuidado os acidentes tornam-se muito subjectivos, tem de se ver pela legislaçao e se no final for declarado culpado segundo a legislaçao, tenho de me conformar...
                      Se há espaço para circular o carro entre os outros 2 e a via tem largura para caberem 3 carros à vontade, tendo lugares à frente desses carros não estou a ver a diferença entre esta situaçao e uma situaçao num parque de estacionamento com a mesma configuraçao em que a via do meio é a via de acesso aos lugares. Como tal, quem abre a porta é que tem de olhar...mas pronto, é como digo, nao sou perito da lei, apenas acho que é lógico.


                      Não és culpado. A legislação é clara: o código da estrada aplica-se em todas as vias abertas ao público.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                        vejamos, aquele é um sitio onde é SUPOSTO abrires as portas para sair do carro, não é uma estrada.
                        quem vai a passar é que tem de ter cuidado.
                        Acontece que é SUPOSTO quem abre uma porta usar de todas as precauções para não bater noutro veiculo, ou até pessoa, que vá a passar. Além de que numa bomba de gasolina para alem de se abrir as portas tambem se circula de carro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                          Acontece que é SUPOSTO quem abre uma porta usar de todas as precauções para não bater noutro veiculo, ou até pessoa, que vá a passar. Além de que numa bomba de gasolina para alem de se abrir as portas tambem se circula de carro.
                          Exacto. Se fosse a passar uma pessoa a pé em vez de um carro e comesse com a porta em cima, a culpa também era do peão?

                          Comentário


                            #14
                            Para mim, a culpa é do tipo que abriu a porta "à là tudo nosso"!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                              vejamos, aquele é um sitio onde é SUPOSTO abrires as portas para sair do carro, não é uma estrada.
                              quem vai a passar é que tem de ter cuidado.
                              Se tiveres estacionado, também é suposto abrires a porta para sair.
                              Quem vai a circular tem que manter distancia das bermas suficiente a fim de evitar acidentes, mas, a abertura de portas terá sempre que ser acompanhada de precaução de quem a faz...
                              Se a porta já estivesse aberta e fosse lá bater é uma coisa (porque estava a tirar coisas do carro), agora este acto continuo, parece-me dificil a quem circule prever!

                              Comentário


                                #16
                                não queiram comparar uma bomba de gasolina a um estrada, onde é suposto haver uma fila de carros a circular sem obstáculos.
                                se vejo um carro parado para meter gasolina e o dono ainda está dentro do carro, há uma ENORME probabilidade de ele abrir a porta e sair para meter combustível.

                                Comentário


                                  #17
                                  15km/h é muito... mas de qquer maneira n és culpado

                                  Comentário


                                    #18
                                    É claro que quem abriu a porta não tomou as devidas precauções. Já parece a gaja que me bateu.. e no fim fui o culpado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                      vejamos, aquele é um sitio onde é SUPOSTO abrires as portas para sair do carro, não é uma estrada.
                                      quem vai a passar é que tem de ter cuidado.
                                      E quem abre a porta não tem de ter tb cuidado???

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                        E quem abre a porta não tem de ter tb cuidado???
                                        Claro que não, é por isso que tenho as portas cheias de marcas, é abrir tipo portão da quinta. Até podia tar uma pessoa ao lado a abastecer, mas ela que se desvie porque aquilo é uma zona de abertura de portas

                                        Comentário


                                          #21
                                          ok, já entram os argumentos da treta.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                            ok, já entram os argumentos da treta.
                                            Lá mais atrás foram-te dados argumentos extremamente válidos, mas não lhes ligaste muito!

                                            Comentário


                                              #23
                                              são tão válidos como os meus. aquilo não é uma estrada, é um sítio onde se pára, se sai do carro e vai abastecer.
                                              quem quiser passar pelo meio SABE que as pessoas têm de sair do carro para abastecer, e tem de ter cuidado ao passar, nem que seja a 2 à hora.

                                              não é uma estrada.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                são tão válidos como os meus. aquilo não é uma estrada, é um sítio onde se pára, se sai do carro e vai abastecer.
                                                quem quiser passar pelo meio SABE que as pessoas têm de sair do carro para abastecer, e tem de ter cuidado ao passar, nem que seja a 2 à hora.

                                                não é uma estrada.
                                                não é uma estrada, mas é um lugar aberto ao publico, pelo que se rege peo codigo da estrada, o que neste caso, tem que se tomar as devidas precauções para evitar o acidente.
                                                como já foi dito aqui pelo cahib, se fosse um cliente a passar a pé naquele momento para ir pagar o abastecimento? levava com a porta em cima e ainda pedia desculpa???????
                                                antes de abrir a porta do carro tem que se tomar as devidas precauções

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  De uma ou de outra forma, ele abriu de repente a porta e embora ainda tenha travado já não fui a tempo, mesmo reagindo rápido. Uma bomba de gasolina descrita dessa forma genérica é obvio que é para as pessoas abastecerem e abrirem a porta para sair, mas neste tipo de bomba, quem já tenha visitado uma sabe perfeitamente que dezenas e dezenas de carros passam ali no meio para se chegarem à frente ou mesmo para sairem da bomba e portanto sabem que ali passam carros, tal como se fosse uma via normal.
                                                  Foi mais inesperado para mim que ele abrisse a porta de repente do que será para ele que esteja um carro a passar ao lado, porque é óbvio que passam ali muitos carros mesmo enquanto abastecemos o nosso...
                                                  Veremos o que a seguradora diz.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se o outro tivesse parado na bomba da frente, que pelo desenho estava livre, tinha evitado essa situação...

                                                    Também acho que tens razão porque como já foi dito aplica-se o código da estrada nestas situações. Se a seguradora dos dois for a mesma podes esperar um 50-50...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                      Se o outro tivesse parado na bomba da frente, que pelo desenho estava livre, tinha evitado essa situação...
                                                      podia estar ocupada quando ele chegou, ou não ter o combustível adequado. não és obrigado a meter o carro na bomba mais à frente.
                                                      e a situação podia acontecer na mesma, quando um que estivesse atrás quisesse ir embora.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        As seguradoras sao diferentes.
                                                        Quando chegaram tavam carros parados à frente que quase imediatamente foram embora mal os que estavam à minha frente pararam...
                                                        Enfim...de qualquer forma, mesmo que tenha razao vai dar-me trabalho.
                                                        Expliquem-me só uma coisa...já comuniquei à minha seguradora o sinistro e lá na ficha de notificaçao vinha para eu indicar a oficina onde eu gostaria que fosse efectuada a peritagem.
                                                        Agora como faço?Vou meter o carro na oficina que indiquei e aviso o meu mecanico que irá dentro de 1 ou 2 dias lá um senhor da seguradora (ou telefonará a combinar)fazer a peritagem e eles depois lá negoceiam com o mecanico e com a outra seguradora para cobrir os custos?
                                                        Como é que esta parte se processa?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não dava para contornar as bombas onde A e C abasteciam?

                                                          Eu penso que vais levar a bomboca. CUMPS

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                            ok, já entram os argumentos da treta.
                                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                            Lá mais atrás foram-te dados argumentos extremamente válidos, mas não lhes ligaste muito!
                                                            Acho que está tudo dito Até podes estar num estacionamento, é um local onde é costume "abrirem portas" mas nada impede que alguém estacione ao teu lado e ao abrir a porta és tu quem te tens de certificar que não acertas em ninguém, não é quem vai ao lado seja de carro, bibicleta ou a pé que tem que adivinhar a intenção de abrir a porta

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X