Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diário de bordo...das aulas de condução!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Diário de bordo...das aulas de condução!

    Pois é, estou a tirar a carta de condução e tive hoje a segunda aula de condução. Por isso pensei "e porque não criar um tópico com uma espécie de DB das aulas?". E se bem o pensei, mais depressa o fiz

    O objectivo é contar como corre cada aula, o que aprendi,etc e se puderem dar conselhos e dicas,são bem vindas!! Serve também para os futuros condutores saberem o que os espera e para os condutores da velha guarda mostrarem o que sabem

    Posto isto, cá vai:

    1ªaula

    Ensinaram como colocar o banco na posição correcta (de modo que consigamos carregar bem na embraiagem e esticando os braços os pulsos devem tocar na parte de cima do volante), assim como o espelho de dentro (devemos conseguir ver o vidro de trás todo).

    Pediram-me para dizer o que significa cada mostrador do painel, ensinaram a mexer nos limpa pára-brisas e no sistema de sofagem.

    Indicaram-me para que serve cada pedal, dizendo que o pé direito é para o acelerador e travão e o esquerdo só mexe com a embraiagem.

    Meti as mudanças todas, mas parada.

    Depois foi começar a andar

    Fomos para uma rua vazia (eu a mexer só o volante) e nessa rua andei aos esses, tinha de ir de um lado ao outro sem deixar o carro subir o passeio, depois fiz pára-arranca, mexendo só com os pedais.

    De seguida fomos andar para a cidade, eu sempre só a mexer com o volante e piscas.

    Nessa aula tive o problema da noção das distâncias, estava com medo de subir os passeios e andava quase ao meio da estrada
    Também tive uns problemas até apanhar o jeito que o carro tem de virar.


    2ª aula

    Comecei por andar só com o volante, fiz umas rotundas com a indicação que quando queremos sair nas primeiras 2 saídas, devemos fazer a rotunda por fora (sei que já houve por aí discussões sobre isto).

    Fomos para estrada nacional e já comecei a mexer com o acelerador ( a medo). Meti também umas mudanças. Foi uma aula que passou depressa.

    Problemas nesta aula: desta vez já não ando ao meio da estrada, mas pelo contrário, quase que me mando para fora, deixa lá ver se à terceira atino com isto.
    Ao meter mudanças ainda tenho de olhar para a manete, o que faz com que deixe guinar o carro.. E esqueço-me de tirar o pé do acelerador...


    Amanhã tenho a terceira aula e sexta vou a exame de código

    #2
    Este tópico promete. Uma mulher a tirar a carta de condução. Vai ser lindo vai.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por pjota Ver Post
      Este tópico promete. Uma mulher a tirar a carta de condução. Vai ser lindo vai.
      Mau mau!

      Vou fazer de tudo para ser uma óptima condutora!!!!!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Peacelove Ver Post
        Mau mau!

        Vou fazer de tudo para ser uma óptima condutora!!!!!
        Começaste por conduzir sem os pedais??? ou seja só a mexer no volante???

        Isso é normal??

        Nunca ouvi falar de tal coisa! A minha primeira aula foi normal e claro que usei os pedais!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bruno35720 Ver Post
          Começaste por conduzir sem os pedais??? ou seja só a mexer no volante???

          Isso é normal??

          Nunca ouvi falar de tal coisa! A minha primeira aula foi normal e claro que usei os pedais!
          Acho que se a minha primeira aula fosse assim, havia logo desgraça da grande..

          Comentário


            #6
            Então mas já vais na 2ª aula e ainda não trabalhaste com os pedais???

            A minha 1ª aula foi logo condução, o instrutor já me tinha visto a acertar os espelhos e o banco e mandou-me logo para o trânsito!

            Comentário


              #7
              em 1999 logo na primeira aula fui para a auto-estrada e o instrutor n deixou passar dos 150 km/h! lolol

              mas tbm antes das aulas ja estava calejado por assim dizer!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
                em 1999 logo na primeira aula fui para a auto-estrada e o instrutor n deixou passar dos 150 km/h! lolol
                Eu não passei dos 70km/h, mas foi em estrada nacional!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
                  em 1999 logo na primeira aula fui para a auto-estrada e o instrutor n deixou passar dos 150 km/h! lolol
                  Grande sorte

                  O meu Corsa 1.5d da instrução não passava dos 110 km/h em 5ª a fundo

                  Comentário


                    #10
                    e ja tavas fora da lei!
                    Originalmente Colocado por Peacelove Ver Post
                    Eu não passei dos 70km/h, mas foi em estrada nacional!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Blackshadow Ver Post
                      Então mas já vais na 2ª aula e ainda não trabalhaste com os pedais???

                      A minha 1ª aula foi logo condução, o instrutor já me tinha visto a acertar os espelhos e o banco e mandou-me logo para o trânsito!

                      Tenho muitas aulas para aprender! E não tenho a experiência que tu pareces ter tido. Prefiro assim, ir devagarinho e saber fazer as coisas como deve ser, porque se fosse muita coisa ao mesmo tempo lá saía asneira! Afinal de contas ainda tenho umas 25 aulas pela frente!

                      Comentário


                        #12
                        eu conduzia um astra 1.7 TD! na altura era raro verem-se carros de instrucao desses. na altura a maioria eram corsas B e clios
                        Originalmente Colocado por Blackshadow Ver Post
                        Grande sorte

                        O meu Corsa 1.5d da instrução não passava dos 110 km/h em 5ª a fundo

                        Comentário


                          #13
                          devagar se vai a longe! mas tbm n muito devagar
                          Originalmente Colocado por Peacelove Ver Post
                          Tenho muitas aulas para aprender! E não tenho a experiência que tu pareces ter tido. Prefiro assim, ir devagarinho e saber fazer as coisas como deve ser, porque se fosse muita coisa ao mesmo tempo lá saía asneira! Afinal de contas ainda tenho umas 25 aulas pela frente!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
                            e ja tavas fora da lei!

                            Não estava nada!!! Limite nas nacionais é 90km/h!!!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
                              devagar se vai a longe! mas tbm n muito devagar
                              Epá..eu sou alentejana!!!!!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Peacelove Ver Post
                                Tenho muitas aulas para aprender! E não tenho a experiência que tu pareces ter tido. Prefiro assim, ir devagarinho e saber fazer as coisas como deve ser, porque se fosse muita coisa ao mesmo tempo lá saía asneira! Afinal de contas ainda tenho umas 25 aulas pela frente!
                                Mas eu já assisti à 1ª aula de condução de pessoas amigas que não sabiam conduzir (eu já sabia quando fui tirar a carta) e todas tiveram que trabalhar logo com a embraiagem... mas no fim vai dar ao mesmo, só que estás a perder a piada toda da condução que é trabalhar com a embraiagem, acelerar e travar

                                Comentário


                                  #17
                                  mas para o instrutor se calhar ja era muito!
                                  Originalmente Colocado por Peacelove Ver Post
                                  Não estava nada!!! Limite nas nacionais é 90km/h!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já tenho carta há tanto tempo.... É melhor nem pensar muito nisso.

                                    Na altura tirei carta de profissional, obrigatória para quem queria fazer profissão ao volante, e que incluia, para além das tradicionais aulas de código e de condução, também aulas e exame de mecânica.

                                    Aquilo era tudo muito fácil, no entanto havia por lá um desgraçado de um padeiro, que precisava da carta como de pão para a boca, e que andava para ali empanado há um ror de tempo, a ver a vida a andar para trás.

                                    Lá ajudei o gajo a fazer o exame de mecânica e espero que lhe tenha sido muito útil. A mim não me serviu rigorosamente para nada e, quando fui mudar a morada na carta, já nem me vinha isso averbado nem nada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
                                      eu conduzia um astra 1.7 TD! na altura era raro verem-se carros de instrucao desses. na altura a maioria eram corsas B e clios
                                      Exacto, o meu era um Corsa B com 7 anos e 500.000kms, era engraçadito mas estava todo "lixadinho"... mas com o meu instrutor já era de esperar, tanto mau-trato que o coitado do Corsa sofria o meu instrutor era maluco de todo, desde irmos numa rua no meio da Serra e ele só me perguntar "estás preparado?" e eu vou a perguntar "para quê??" quando ele já tem o travão de mão puxado e as rodas de trás bloqueadas ou então picanços nos semáforos em que ele começava a acelerar e depois dizia-me para arrancar a fundo e o sacana não tirava o pé da embraiagem

                                      Ahhh... que aulas inesqueciveis

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Peacelove Ver Post
                                        Epá..eu sou alentejana!!!!!
                                        E o cão é para quê?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                          E o cão é para quê?
                                          é a minha cadelinha que morreu há uns meses

                                          Comentário


                                            #22
                                            ups! retiro o que disse!
                                            Originalmente Colocado por Peacelove Ver Post
                                            Epá..eu sou alentejana!!!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              bem o meu gostava era das tangencias que eu fazia! mas uma vez calhou mal que ate quase que levava a carteira de uma gaja comigo! e a mulher a chamar nomes por tudo quanto era lado e ele so dizia: " AHHHH e destas que eu gosto (as tangencias)
                                              Originalmente Colocado por Blackshadow Ver Post
                                              Exacto, o meu era um Corsa B com 7 anos e 500.000kms, era engraçadito mas estava todo "lixadinho"... mas com o meu instrutor já era de esperar, tanto mau-trato que o coitado do Corsa sofria o meu instrutor era maluco de todo, desde irmos numa rua no meio da Serra e ele só me perguntar "estás preparado?" e eu vou a perguntar "para quê??" quando ele já tem o travão de mão puxado e as rodas de trás bloqueadas ou então picanços nos semáforos em que ele começava a acelerar e depois dizia-me para arrancar a fundo e o sacana não tirava o pé da embraiagem

                                              Ahhh... que aulas inesqueciveis

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Peacelove Ver Post
                                                Eu não passei dos 70km/h, mas foi em estrada nacional!
                                                Muito bom!
                                                Eu só para o fim é que andei algumas vezes a 70 Km/h...fiz a escola toda e o exame sem nunca passar dessa velocidade, nem engrenar uma 5ª. Também nunca me levaram para uma Auto-Estrada...ah e não tirei a carta assim há tantos anos.

                                                Quando cá fora, com o meu carrito engrenei uma 5ª fiquei todo contente! Ah e o stress de ir para a Auto-Estrada, com o carro? Está bem está.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
                                                  bem o meu gostava era das tangencias que eu fazia! mas uma vez calhou mal que ate quase que levava a carteira de uma gaja comigo! e a mulher a chamar nomes por tudo quanto era lado e ele so dizia: " AHHHH e destas que eu gosto (as tangencias)
                                                  Se as aulas de condução são isto, não me admira nada que se conduza tão mal nas estradas portuguesas

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    era a confianca, e alem do mais desde 1999 nunca bati. antes pelo contrario, bateram-me a mim!
                                                    Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                                    Se as aulas de condução são isto, não me admira nada que se conduza tão mal nas estradas portuguesas

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
                                                      era a confianca, e alem do mais desde 1999 nunca bati. antes pelo contrario, bateram-me a mim!
                                                      O meu era excelente instrutor, ensinou-me tudo muito bem mas era maluco como tudo, quando falaste daquela da carteira lembro-me dele numa aula à noite ao pé da Biblioteca de Sintra numa rua escura vamos a passar por uma mulher com sacos das compras, ele abre o vidro, mete a cabeça de fora e mesmo ao lado da mulher grita "buuuuuuhhh" foi ver a mulher a mandar um salto e a largar os sacos e ainda lhe perguntei se conhecia a mulher e ele respondeu "mas estás parvo?? se conhecesse achas que fazia isto??"

                                                      Ou então quando eu ia a estacionar ele metia a mão na chapa e mandava um murro e das 1ªs vezes pensava mesmo que tinha batido...

                                                      Nunca me ri tanto como naquelas aulas de condução

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        mesmo qd fiz o exame de conducao, foi tudo muito rapido. o engenheiro na altura tava atrasado para um congresso n sei das quantas e virou-se para o instrutor e disse que tava cheio de pressa e que tinhamos de despachar aquilo. entao foi assim: comecou a minha parceira daquele dia. o exame dela durou 4/5 mins, nem mais nem menos,.... o meu a rapariga na altura tinha estacionado numa rua bastante larga. o engenheiro mandou-me fazer inversao de marcha e eu assim fiz e so com uma mao e diz ele: ja vi que voce sabe. importa-se de estacionar ali mais a frente pf?

                                                        e eu la ia estacionar mas o gajo nem me deixou parar sequer.... mandou dar a volta e dirigir-me para a DGV. e eu assim fiz, e ele voltou a frisar: n da pra ir mais depressa? o carro tem 5 velocidades e sao para andar.

                                                        e eu respondi, sim sr, e parecia um tolo por ali fora e ele com o vidro aberto e o cabelo todo no ar e o meu instrutor so se ria... nisto esta um semaforo a fechar para vermelho e ele a bater-me nos ombros, e diz: vamos vamos vamos acelere pf.

                                                        e eu caramba po gajo.... e acabou assim o exame... mas parece-me que aquilo ja estava feito para a gaja, pq ela dp foi falar com o gajo e ele cumprimentou-a e deu-lhe qualquer coisa e ela tbm a ele! mas pronto, ja estamos habituados a este tipo de coisas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Blackshadow Ver Post
                                                          O meu era excelente instrutor, ensinou-me tudo muito bem mas era maluco como tudo, quando falaste daquela da carteira lembro-me dele numa aula à noite ao pé da Biblioteca de Sintra numa rua escura vamos a passar por uma mulher com sacos das compras, ele abre o vidro, mete a cabeça de fora e mesmo ao lado da mulher grita "buuuuuuhhh" foi ver a mulher a mandar um salto e a largar os sacos e ainda lhe perguntei se conhecia a mulher e ele respondeu "mas estás parvo?? se conhecesse achas que fazia isto??"

                                                          Ou então quando eu ia a estacionar ele metia a mão na chapa e mandava um murro e das 1ªs vezes pensava mesmo que tinha batido...

                                                          Nunca me ri tanto como naquelas aulas de condução
                                                          eia, que instrutor mais doido!! O meu é caladinho, se calhar é do medo de eu ir com as mãos no volante

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por hc80 Ver Post
                                                            mesmo qd fiz o exame de conducao, foi tudo muito rapido. o engenheiro na altura tava atrasado para um congresso n sei das quantas e virou-se para o instrutor e disse que tava cheio de pressa e que tinhamos de despachar aquilo. entao foi assim: comecou a minha parceira daquele dia. o exame dela durou 4/5 mins, nem mais nem menos,.... o meu a rapariga na altura tinha estacionado numa rua bastante larga. o engenheiro mandou-me fazer inversao de marcha e eu assim fiz e so com uma mao e diz ele: ja vi que voce sabe. importa-se de estacionar ali mais a frente pf?

                                                            e eu la ia estacionar mas o gajo nem me deixou parar sequer.... mandou dar a volta e dirigir-me para a DGV. e eu assim fiz, e ele voltou a frisar: n da pra ir mais depressa? o carro tem 5 velocidades e sao para andar.

                                                            e eu respondi, sim sr, e parecia um tolo por ali fora e ele com o vidro aberto e o cabelo todo no ar e o meu instrutor so se ria... nisto esta um semaforo a fechar para vermelho e ele a bater-me nos ombros, e diz: vamos vamos vamos acelere pf.

                                                            e eu caramba po gajo.... e acabou assim o exame... mas parece-me que aquilo ja estava feito para a gaja, pq ela dp foi falar com o gajo e ele cumprimentou-a e deu-lhe qualquer coisa e ela tbm a ele! mas pronto, ja estamos habituados a este tipo de coisas.
                                                            Deve ter sido o exame mais rápido de sempre!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X