Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente e de quem é a culpa!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidente e de quem é a culpa!

    Ontem coloquei uma mensagem no fórum sobre um acidente que eu tive, no qual preenchi a declaração amigável. No entanto, e apesar de ontem me encontrar um bocado nervoso e ter sido pressionado a preenche-la por parte do outro condutor, desloco-me de novo ao local do acidente, e constacto o seguinte.

    Trata-se da rua do arco do carvalhão. Eu sou o veículo a encarnado e o outro condutor o veículo verde. Trata-se de um cruzamento, em que todos os condutores têm sinal de cedência de passagem, que no desenho se encontra a amarelo. Apenas os condutores que vêem de sul não o têm. O acidente foi que um condutor que vem de sul me cede passagem com um gesto de mãos e luz, ao qual eu avanço tendo olhado rapidamente para o lado contrário e não ter visto carro, mas ao hesitar na entrada para confirmar a cedência de passagem do condutor vindo de sul, o veículo verde embate-me. Já me informei com a Companhia de seguros, ao que eles me disseram que a declaração amigável não tem qualquer valor vinculativo à titularidade da culpa, que essa instância é decidida perante o máximo de elementos que os segurados forneçam. Na 6ª feira irei entregar a minha declaração com fotografias. No entanto gostaria de saber a vossa opinião. Muito obrigado.

    acidente.jpg

    #2
    Originalmente Colocado por ivocarmo Ver Post
    Ontem coloquei uma mensagem no fórum sobre um acidente que eu tive, no qual preenchi a declaração amigável. No entanto, e apesar de ontem me encontrar um bocado nervoso e ter sido pressionado a preenche-la por parte do outro condutor, desloco-me de novo ao local do acidente, e constacto o seguinte.

    Trata-se da rua do arco do carvalhão. Eu sou o veículo a encarnado e o outro condutor o veículo verde. Trata-se de um cruzamento, em que todos os condutores têm sinal de cedência de passagem, que no desenho se encontra a amarelo. Apenas os condutores que vêem de sul não o têm. O acidente foi que um condutor que vem de sul me cede passagem com um gesto de mãos e luz, ao qual eu avanço tendo olhado rapidamente para o lado contrário e não ter visto carro, mas ao hesitar na entrada para confirmar a cedência de passagem do condutor vindo de sul, o veículo verde embate-me. Já me informei com a Companhia de seguros, ao que eles me disseram que a declaração amigável não tem qualquer valor vinculativo à titularidade da culpa, que essa instância é decidida perante o máximo de elementos que os segurados forneçam. Na 6ª feira irei entregar a minha declaração com fotografias. No entanto gostaria de saber a vossa opinião. Muito obrigado.
    O condutor do veiculo verde já está numa posição em que não tem de ceder passagem... tinha antes (onde colocas o ponto amarelo), mas no sitio onde está já tinha entrado numa via onde tem prioridade sobre o condutor do carro vermelho, pois este tem um sinal de cedência de passagem... é a minha perspectiva

    Comentário


      #3
      a declaração amigável é mesmo isso, uma declaração.
      ninguém se pode declarar inocente ou culpado. é para ser decidido pela policia/seguradoras.

      Comentário


        #4
        Tens a certeza que a via de onde vêm o veículo a verde tem o sinal de cedência de passagem.
        Só se foi posto esta semana, pois ainda a semana passada lá passei e não estava lá.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Metal King Ver Post
          Tens a certeza que a via de onde vêm o veículo a verde tem o sinal de cedência de passagem.
          Só se foi posto esta semana, pois ainda a semana passada lá passei e não estava lá.
          Aí é que o problema, o sinal está lá mas pouco visível, quando passares por lá de novo olha com mais atenção, encontra-se antes da placa de obrigação de sentido único. Aliás, se tiveres sem ninguém atrás, até poderás ver um risco trajecado, para que os carros que vêm de campo de ourique tenham prioridade em relação a ti.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ivocarmo Ver Post
            Aí é que o problema, o sinal está lá mas pouco visível, quando passares por lá de novo olha com mais atenção, encontra-se antes da placa de obrigação de sentido único. Aliás, se tiveres sem ninguém atrás, até poderás ver um risco trajecado, para que os carros que vêm de campo de ourique tenham prioridade em relação a ti.

            O tracejado não interessa para nada.

            Eu sei de quem é a culpa, mas não te vou dizer, porque é o meu trabalho, e pode acontecer de ser eu a tratar do assunto.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Metal King Ver Post
              O tracejado não interessa para nada.

              Eu sei de quem é a culpa, mas não te vou dizer, porque é o meu trabalho, e pode acontecer de ser eu a tratar do assunto.
              O tracejado interessa sim, pois segundo as regras do código na parte das prescrições de cedência de passagem, os tracejados encontram-se em termos de prioridade acima dos sinais verticais. Ou seja caso não houvesse um sinal de cedência de passagem, nem tracejado, os veículos que vinham da rua arco do carvalhão tinham prioridade em relação aos que vinham de campo de ourique.

              Em todo o caso responde-me só a umas questões, apesar de eu ter dito que não cedi a passagem na declaração amigável, pois cometi o erro de ter sido pressionado e não ter chamado a polícia, poderei ir a minha companhia com fotografias e outros elementos que achar adequados, e acrescentar outras informaçoes que na altura por estar nervoso não as vi!

              Obrigado!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ivocarmo Ver Post
                O tracejado interessa sim, pois segundo as regras do código na parte das prescrições de cedência de passagem, os tracejados encontram-se em termos de prioridade acima dos sinais verticais. Ou seja caso não houvesse um sinal de cedência de passagem, nem tracejado, os veículos que vinham da rua arco do carvalhão tinham prioridade em relação aos que vinham de campo de ourique.

                Em todo o caso responde-me só a umas questões, apesar de eu ter dito que não cedi a passagem na declaração amigável, pois cometi o erro de ter sido pressionado e não ter chamado a polícia, poderei ir a minha companhia com fotografias e outros elementos que achar adequados, e acrescentar outras informaçoes que na altura por estar nervoso não as vi!

                Obrigado!
                A marca transversal de linha de paragem, só tem validade se for acompanhada do triângulo invertido pintado no solo ou a palvra STOP, ou por sinalização vertical.
                Só a linha, de nada vale.

                Quanto à ires à tua seguradora, para tua defesa, deves levar todos os elementos que achares convenientes.
                Toda a informação nunca é demais.

                Comentário


                  #9
                  E já que falaste na Hierarquia das prescrições, estás enganado.
                  Em primeiro lugar vem a ordem das autoridades; depois os semáforos; de seguida a sinalização temporária - ex. obras; depois a sinalização vertical, e em último caso a sinalização horizontal.

                  Dou-te o exemplo, se tiveres um sinal que permita a ultrapassagem, mas tiveres uma linha longitudinal contínua, nada te impede de ultrapassar.

                  Comentário


                    #10
                    o carro verde só perde prioridade para a rua que converge à direita (alto do carvalhão). quando chega ao cruzamento com a rua do garcia, quem tem de ceder prioridade és tu.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Metal King Ver Post
                      E já que falaste na Hierarquia das prescrições, estás enganado.
                      Em primeiro lugar vem a ordem das autoridades; depois os semáforos; de seguida a sinalização temporária - ex. obras; depois a sinalização vertical, e em último caso a sinalização horizontal.

                      Dou-te o exemplo, se tiveres um sinal que permita a ultrapassagem, mas tiveres uma linha longitudinal contínua, nada te impede de ultrapassar.
                      Sim, isso que eu disse por outras palavras. Ou seja quem vem do arco carvalhão perde a prioridade em relação a quem vem de campo de ourique, correcto? Isto não querendo meter o meu caso, mas um caso hipotético!

                      Já agora, outra questão, como é que eu depois poderei saber o resultado da decisão da seguradora, para colocar o meu carro a arranjar, pois neste momento e face a esta dúvida, esta na oficina sem ordens para lhe tocarem.

                      Obrigado!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                        o carro verde só perde prioridade para a rua que converge à direita (alto do carvalhão). quando chega ao cruzamento com a rua do garcia, quem tem de ceder prioridade és tu.
                        Sim, e perde também em relação a mim, porque imagina que aquilo seria um cruzamento, porque no fundo é um cruzamento, mas que não se encontra em cruz, mas sim numa cruz em que os ângulos entre os segmentos de recta são inferiores a 90º. Se fosse um cruzamento quem teria prioridade?

                        acidente1.jpg

                        Comentário


                          #13
                          lol não existe nenhuma definição que diga que cruzamento tem de ser a 90º...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                            lol não existe nenhuma definição que diga que cruzamento tem de ser a 90º...
                            Precisamente!

                            Comentário


                              #15
                              mas pelo teu desenho, o carro verde só tem de dar prioridade aos outros carros que vinham na estrada paralela. quando as duas estradas se "fundem", esse sinal perde efeito e ele passa a ter prioridade sobre ti, que tinhas sinal de cedencia de passagem.

                              Comentário


                                #16
                                Conheço bem o local, embora já lá não passe há 2 ou 3 meses. Não me lembro de lá existir sinalização vertical de obrigação de ceder passagem, a menos que tenha sido colocada recentemente.

                                De qualquer forma, a ter que ceder prioridade, o veiculo verde é obrigado a cedê-la na primeira intersecção, ou seja, a quem vem de sul.

                                Quando se dá o embate contigo, o veiculo verde já deixou para trás há muito a obrigação de ceder prioridade e já circula na via prioritária. Ao contrário, tu estás precisamente a abandonar o arruamento sem prioridade para entrar no prioritário.

                                Assim sendo, parecem-me não subsistir grandes duvidas quanto á tua responsabilidade no acidente.

                                Cumprimentos

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Metal King Ver Post
                                  E já que falaste na Hierarquia das prescrições, estás enganado.
                                  Em primeiro lugar vem a ordem das autoridades; depois os semáforos; de seguida a sinalização temporária - ex. obras; depois a sinalização vertical, e em último caso a sinalização horizontal.

                                  Dou-te o exemplo, se tiveres um sinal que permita a ultrapassagem, mas tiveres uma linha longitudinal contínua, nada te impede de ultrapassar.
                                  Concordo com a hierarquia, mas discordo em absoluto com a parte que coloquei a bold. Se terminar uma zona onde a sinalização vertical impedia a ultrapassagem mas se continuar a existir a linha continua não podes ultrapassar, a menos que a via comporte duas filas de trânsito nesse sentido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                    mas pelo teu desenho, o carro verde só tem de dar prioridade aos outros carros que vinham na estrada paralela. quando as duas estradas se "fundem", esse sinal perde efeito e ele passa a ter prioridade sobre ti, que tinhas sinal de cedencia de passagem.
                                    Pois talvez assim o seja, mas como estas coisas das peritagens tem muito que se diga e como eu me sinto no direito de esclarecer todos os dados que não foram totalmente clarificados na declaração irei expôr o meu caso. No meu entender penso que a minha culpa não é assim tão linear, apesar de admitir que tenho mais probabilidades de ser culpado, no entanto, como aquele cruzamento é muito complicado e muito mal feito, espero que alguém mais conhecedor do que eu das regras de trânsito diga de sua justiça. E depois pior do que está o caso para mim, não vai ficar, pois estou já a contar com algum dinheiro na reparação do meu carro!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                      Concordo com a hierarquia, mas discordo em absoluto com a parte que coloquei a bold. Se terminar uma zona onde a sinalização vertical impedia a ultrapassagem mas se continuar a existir a linha continua não podes ultrapassar, a menos que a via comporte duas filas de trânsito nesse sentido.

                                      Eu penso que desde que não se transponha / calcar a linha continua, pode-se realmente ultrapassar. Por exemplo, uma ultrpassagem a uma mota em que não se chegue a pisar o traço continuo, desde que não haja imposição por sinalização vertical.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                        Concordo com a hierarquia, mas discordo em absoluto com a parte que coloquei a bold. Se terminar uma zona onde a sinalização vertical impedia a ultrapassagem mas se continuar a existir a linha continua não podes ultrapassar, a menos que a via comporte duas filas de trânsito nesse sentido.
                                        Diz-me então quem vem da rua do alto do arco carvalhão, que tem um sinal de cedência de passagem e um risco imediatamente antes da rua à qual eu venho em marcha, em relação a mim quem tem prioridade, é que existe um linha horizontal branca como eu coloquei no mapa. Pergunto para que serve essa linha, e pergunto ainda, se os sinais de cedência de passagem se encontram colocados exactamente no local onde se deve ceder passagem, ou apenas se deve parar quando existe a tal linha horizontal branca. Por exemplo, nas rotundas existe o triângulo invertido antes e só depois se encontra a linha horizontal branca.

                                        Obrigado

                                        Comentário


                                          #21
                                          o sinal serve para dizer que perdes prioridade na proxima intersecção... não interessa o sítio onde está. é um aviso, não um localizador.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ivocarmo Ver Post
                                            Diz-me então quem vem da rua do alto do arco carvalhão, que tem um sinal de cedência de passagem e um risco imediatamente antes da rua à qual eu venho em marcha, em relação a mim quem tem prioridade, é que existe um linha horizontal branca como eu coloquei no mapa. Pergunto para que serve essa linha, e pergunto ainda, se os sinais de cedência de passagem se encontram colocados exactamente no local onde se deve ceder passagem, ou apenas se deve parar quando existe a tal linha horizontal branca. Por exemplo, nas rotundas existe o triângulo invertido antes e só depois se encontra a linha horizontal branca.

                                            Obrigado
                                            A linha continua que assinalaste serve para proibir a ultrapassagem imediatamente antes do entroncamento e a tracejada delimita o limite direito da rua que sobe para Campo de Ourique.

                                            A prioridade é dada não no local onde se encontra o sinal mas sim na intersecção das ruas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                              Eu penso que desde que não se transponha / calcar a linha continua, pode-se realmente ultrapassar. Por exemplo, uma ultrpassagem a uma mota em que não se chegue a pisar o traço continuo, desde que não haja imposição por sinalização vertical.
                                              Sim, claro, mas só não transpondo a linha.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                o sinal serve para dizer que perdes prioridade na proxima intersecção... não interessa o sítio onde está. é um aviso, não um localizador.
                                                O sinal do carro verde serve apenas para a 1a intersecção ou também para a 2a?
                                                Ficheiros anexados

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ivocarmo Ver Post
                                                  O sinal do carro verde serve apenas para a 1a intersecção ou também para a 2a?
                                                  Neste desenho, serve para as 2 intersecções, mas o local onde ocorreu o teu acidente nada tem a ver com este desenho.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                    A linha continua que assinalaste serve para proibir a ultrapassagem imediatamente antes do entroncamento e a tracejada delimita o limite direito da rua que sobe para Campo de Ourique.

                                                    A prioridade é dada não no local onde se encontra o sinal mas sim na intersecção das ruas.
                                                    Talvez não me tenha feito entender. A linha branca horizontal colocada na estrada a qual eu fiz um círculo a encarnado neste desenho desta tua mensagem serve para quê? E será esta linha que me referi no post ao qual me respondeste.
                                                    Ficheiros anexados

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                      Neste desenho, serve para as 2 intersecções, mas o local onde ocorreu o teu acidente nada tem a ver com este desenho.
                                                      Pois essa é a minha dúvida e quanto a mim não me parece que seja assim tão fácil de resolver. Agora o mesmo desenho que eu fiz, transpõe para as ruas do mapa, porque para mim isto é um cruzamento onde o carro verde vem do arco carvalhão, o carro amarelo a rua que vem do alto carvalhão e o azul a rua na qual eu estava. Mas é como eu disse à bocado, trata-se de um cruzamento complicado, e aqueles sinais de cedência de passagem e aquele traço horizontal estão lá por algum motivo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ivocarmo Ver Post
                                                        Talvez não me tenha feito entender. A linha branca horizontal colocada na estrada a qual eu fiz um círculo a encarnado neste desenho desta tua mensagem serve para quê? E será esta linha que me referi no post ao qual me respondeste.
                                                        De facto, confesso que não me tinha apercebido da linha que agora assinalaste. No entanto, parece-me mais um caso de má sinalização, mas que não te será vantajoso. Isto porque os sinais lá atrás destinam-se á intersecção em "V" e não á intersecção com a rua de onde vinhas e, tal como o Metal King já disse, uma linha transversal sem sinalização vertical é igual a nada.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          no melhor dos casos a culpa poderá ser dividida, se ambos tinham sinais de cedencia de prioridade...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                            no melhor dos casos a culpa poderá ser dividida, se ambos tinham sinais de cedencia de prioridade...
                                                            Aí aplica-se a regra da prioridade, ou seja, passa a ser como se ninguém tivesse sinalização.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X