Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida código da estrada.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida código da estrada.

    Bom dia,

    Aconteceu hoje pela segunda vez e tenho esta dúvida,

    Desta vez não furou,como da primeira,arrebentou-me um pneu em auto-estrada,sem demais consequências.Encostei,colete,triângulo,trocar pneu e siga em frente.

    A questão é que "ouvi dizer" que não se pode trocar pneus furados em auto estrada,tem-se que chamar o reboque para o tirar de lá ou chama-se a assistência da concessionária para dar "assistência".

    O que diz o código em relação a esta situação??

    #2
    Originalmente Colocado por Touguinha Ver Post
    Bom dia,

    Aconteceu hoje pela segunda vez e tenho esta dúvida,

    Desta vez não furou,como da primeira,arrebentou-me um pneu em auto-estrada,sem demais consequências.Encostei,colete,triângulo,trocar pneu e siga em frente.

    A questão é que "ouvi dizer" que não se pode trocar pneus furados em auto estrada,tem-se que chamar o reboque para o tirar de lá ou chama-se a assistência da concessionária para dar "assistência".

    O que diz o código em relação a esta situação??
    Eu digo-te o que diz o CE:

    Era só o que faltava eu estar à espera da Assistência para mudar um pneu !!!!

    A quem é que "ouviste dizer" tal barbaridade?

    Comentário


      #3
      sinceramente é parte que não me recordo do CE

      mas tenho a ideia que realmente não se podem mudar pneus na AE, devido ao risco de acidente e no caso do condutor estar fora da viatura a mudar um pneu, aumenta o risco de morte também.

      Comentário


        #4
        A quem é que "ouviste dizer" tal barbaridade?[/QUOTE]


        Pois isso já não me recordo,mas lembro-me de qq coisa do género e fiquei com essa ideia.

        Comentário


          #5
          Se Parares na Berma é C.o. Grave
          Na faixa de rodagem é C.o. M.Grave.
          E podes mudar um pneu, desde que o faças com a maior segurança!
          Ter o carro o mais á direita possivel e bem sinalizado!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por samu Ver Post
            Se Parares na Berma é C.o. Grave
            Na faixa de rodagem é C.o. M.Grave.
            E podes mudar um pneu, desde que o faças com a maior segurança!
            Ter o carro o mais á direita possivel e bem sinalizado!
            Mas então não é permitido?

            A C.O grave de parar na berma é se não tiver justificação para tal?
            Ou parar para trocar pneu não há C.O.?

            Comentário


              #7
              Que eu me lembre, o único sítio onde realmente não se podia trocar um pneu e tinha que se chamar a assistência era na ponte 25 de Abril.

              Comentário


                #8
                Penso que mudar pneu não é C.o, pois o pneu Furou/Rebentou não foi pk tu quiseste e é uma emergência teres k mudar o pneu.

                Na Ponte 25 de abril é k temos de esperar dentro do carro e se for fora dele que seja á frente do veiculo, e nem é preciso telefonar pk pelas camaras veem que está um veiculo parado e enviam logo um veiculo de assistencia.

                Comentário


                  #9
                  Que raio de pergunta. É preciso usar o que temos entre as orelhas. Então se te furar um pneu ainda vais ser multado por issso.

                  Estamos todos imbuídos de burocraticite aguda.

                  Comentário


                    #10
                    Eu é que não mudava um pneu na A.E.

                    Arriscava-me a no dia seguinte ser noticia nos telejornais.

                    Comentário


                      #11
                      essa da 25 de Abril é novidade para mim,,

                      isso está devidamente sinalizado !??!

                      um gajo do norte não sabe dessas coisas

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ApenasEu Ver Post
                        essa da 25 de Abril é novidade para mim,,

                        isso está devidamente sinalizado !??!

                        um gajo do norte não sabe dessas coisas
                        Pois mas devias de saber !
                        Pois está no Código da Estrada! Tanto que a ponte 25 de abril tem regras especificas .

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Two Ver Post
                          Que raio de pergunta. É preciso usar o que temos entre as orelhas. Então se te furar um pneu ainda vais ser multado por issso.

                          Estamos todos imbuídos de burocraticite aguda.
                          Pois mas se houve alguém que escreveu no codigo de estrada que apesar de me ter furado o pneu eu não o podesse trocar em auto estrada,isso já não depende da nossa vontade e é isso que venho questionar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ApenasEu Ver Post
                            essa da 25 de Abril é novidade para mim,,

                            isso está devidamente sinalizado !??!

                            um gajo do norte não sabe dessas coisas
                            Olha que eu sou do norte e sei bem disso, aprende-se no código...

                            Mas não te estou a criticar atenção! Há coisas que também já não me lembro...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ApenasEu Ver Post
                              essa da 25 de Abril é novidade para mim,,

                              isso está devidamente sinalizado !??!

                              um gajo do norte não sabe dessas coisas
                              Tens que saber! Tava no código!
                              É melhor dares uma vista de olhos pelo codigo outra vez....

                              Não é que eu me lembre de tudo... Mas existem regras especiais para a ponte 25 Abril e se saires do carro dá multinha.... A não ser que ele começe a arder claro... Aí que se lixe a multa e podes sair para a frente dele!!!!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                Que eu me lembre, o único sítio onde realmente não se podia trocar um pneu e tinha que se chamar a assistência era na ponte 25 de Abril.
                                Exactamente!!

                                Podes mudar o pneu em AE sim senhor... mas só o aconselho do lado do passageiro

                                Comentário


                                  #17
                                  A BT já me ajudou a mudar o pneu na AE (era de noite, deu-me luz) mas era do lado do passageiro. Do outro lado não arriscava a não ser que estivesse minimamente protegido, i.e. a berma tinha que ser muito larga e haver outro carro a fazer sinalização

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pode-se mudar o pneu em AE desde que se cumpram todos os requesitos de segurança.

                                    Não se pode sair do carro na 25 de Abril em caso de avaria? Qual é o Artigo do Código da Estrada que diz isso?

                                    Eu ajudo-vos, está aqui o CE

                                    http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/codigo_estrada.pdf

                                    Comentário


                                      #19
                                      Vejam o artigo 72º e 87º e seguintes...

                                      Apesar de não se poder parar nas bermas, 72º 2, em caso de avaria não se tem outro remédio, por isso é sinalizar e caso seja possível remover mais breve possível, se for possivel a reparação ráoidamente (87º 4).

                                      O que se quer evitar é parar por qq motivo, a avaria não é controlável pelo condutor...

                                      Comentário


                                        #20
                                        à pco tempo morreu 1 gajo atropelado pq tava a mudar o pneu

                                        Comentário


                                          #21
                                          Cá em Portugal é permitido trocar o pneu na AE, mas noutros países é proibido, dada a elevada perigosidade. Especialmente se o furo fôr do lado esquerdo. Se tivesse um furo do lado direito, talvez trocasse. Agora, do lado esquerdo, nem a brincar!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                            Cá em Portugal é permitido trocar o pneu na AE, mas noutros países é proibido, dada a elevada perigosidade. Especialmente se o furo fôr do lado esquerdo. Se tivesse um furo do lado direito, talvez trocasse. Agora, do lado esquerdo, nem a brincar!!
                                            por isso é que, mesmo tendo pneu suplente e ferramentas, comprei um kit anti-furo. Pelo menos o tempo de "reparação" é menor...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                              Cá em Portugal é permitido trocar o pneu na AE, mas noutros países é proibido, dada a elevada perigosidade. Especialmente se o furo fôr do lado esquerdo. Se tivesse um furo do lado direito, talvez trocasse. Agora, do lado esquerdo, nem a brincar!!
                                              Sim esse é um risco elevado ao fazer essa operação em plena AE

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pode-se fazer a mudança de penu na AE.
                                                Conforme referiu o Valium nos artigos mencionados.

                                                Agora, apanhar com uma ''estúpida'' a mudar um pneu na faixa da esquerda da CRIL, após uma curva, não tem comentário possível.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ainda bem que apareces aqui, Metal.

                                                  Eu sei que tu estás bem informado sobre o CE portanto conta-me lá essa história de não se poder sair do carro na 25 de Abril em caso de avaria.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                                    Ainda bem que apareces aqui, Metal.

                                                    Eu sei que tu estás bem informado sobre o CE portanto conta-me lá essa história de não se poder sair do carro na 25 de Abril em caso de avaria.
                                                    Apesar de não ser o Metal, acho que nada no CE diz isso...

                                                    Artigo 49º 1 a) proibido parar em pontes, no caso de não haver visibilidade...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      4. Decreto-Lei que aprova a nova regulamentação do trânsito na Ponte 25 de Abril e Viaduto Norte, revogando o Decreto n.º 47123, de 30 de Julho de 1966
                                                      Este diploma visa compatibilizar as regras de circulação na Ponte 25 de Abril e Viaduto Norte com as recentes alterações físicas que lhe foram introduzidas, nomeadamente pelo desaparecimento da via central de sentido reversível e pela introdução da via ferroviária e pela necessidade de melhor acautelar o trânsito de mercadorias perigosas no tabuleiro superior.
                                                      Em termos resumidos, o trânsito na ponte e seu viaduto passa a obedecer às seguintes regras:
                                                      - Na ponte e seu viaduto são aplicáveis as disposições relativas a auto-estradas e vias equiparadas, constantes do Código da Estrada;
                                                      - O trânsito de automóveis pesados afectados ao transporte de mercadorias perigosas, que, nos termos de legislação especial, devam ser sinalizados com painel laranja, pode ser condicionado por Portaria do Ministro da Administração Interna;
                                                      - É proibido o reboque de veículos avariados por outros que não os expressamente destinados a esse efeito, a reparação de veículos (ainda que ligeira) e a ministração do ensino da condução;
                                                      - Em caso de acidente, avaria ou falta de combustível, os ocupantes do veículo devem permanecer dentro do mesmo ou, se tal não for possível, à sua frente e abster-se de tentar deslocá-lo, cabendo à entidade encarregada da exploração assegurar o reboque do veículo para um dos seus parques.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        [quote=Jung13;1445770]4. Decreto-Lei que aprova a nova regulamentação do trânsito na Ponte 25 de Abril e Viaduto Norte, revogando o Decreto n.º 47123, de 30 de Julho de 1966
                                                        Este diploma visa compatibilizar as regras de circulação na Ponte 25 de Abril e Viaduto Norte com as recentes alterações físicas que lhe foram introduzidas...quote]

                                                        Não conhecia...

                                                        Podes facultar o número do Decreto lei ?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Esclarecido

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            [quote=Valium;1445791]
                                                            Originalmente Colocado por Jung13 Ver Post
                                                            4. Decreto-Lei que aprova a nova regulamentação do trânsito na Ponte 25 de Abril e Viaduto Norte, revogando o Decreto n.º 47123, de 30 de Julho de 1966
                                                            Este diploma visa compatibilizar as regras de circulação na Ponte 25 de Abril e Viaduto Norte com as recentes alterações físicas que lhe foram introduzidas...quote]

                                                            Não conhecia...

                                                            Podes facultar o número do Decreto lei ?
                                                            -Decreto-Lei n.º 288-A/99, de 28 de Julho (Regulamentação do trânsito na Ponte 25 de Abril e viaduto norte)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X