Na passada semana tive um despiste na A2, devido á perda do rasto do peu traseiro do lado direito, pneu este dito normal, a peritagem deu a entender que o carro tera perda total, falta agora saber os termos do acordo que me vão propor, sendo qualquer que seja o acordo nunca será o suficiente para cobrir a perda de um veiculo que esta nas nossas mãos e que tão bem conhecemos. Relativamente ao pneu estou seriamente a pensar pedir responsabilidades na casa onde o comprei, tentando de alguma maneira não sair seriamente penalizado de uma situação que não da minha responsabilidade. Gostaria de esclarecimentos a nivel acordos com seguradoras e se normalmente situações com pneus com defeito conseguimos de alguma maneira responsabilidades por parte do vendedor..
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Despiste e "perda" total.
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Originalmente Colocado por IADSF Ver PostSem duvida nenhuma que foi o meu dia, apenas meio zonzo e inteiro da silva, por isso não me posso queixar.
O pneu era normal, tinha rasto (40%) e ja tinha pelo menos ano e meio.
Primeiro junto da seguradora é aguardares o resultado da peritagem e veres o valor que te vão propor.
Em prnicipio será o que está no contrato como valor seguro e nas cartas que deverás receber todos os anos a informar qual o valor comercial da viatura.
Se o valor da reparação for inferior ao valor comercial, podes exigir a reparãção da viatura se achares que é viável.
Quanto à casa de pneus, dizes que o pneu já tinha um ano e meio, e só tinha 40% do rasto originial, parece-me um desgaste anormal mas tb depende do carro, pneu, km's feitos etc... podes sempre tentar questioná-los, mas é muito complicado, só em sede judicial e mesmo assim...
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qual é o carro ?!?!
o salvado pode ainda valer dinheiro para os "sucateiros";
procura saber quanto te dão por ele,,
e podes jogar com a seguradora,
a indeminzação + o carro
ou
apenas a indemnização,,,
a titulo de exemplo
um BMW serie 3, ainda valeu 3.000 contos vendido a uma oficina.
(em relação aos pneus dificil mas não impossivel de se provar,, mas vais gastar umas centenas de contos em peritagens e advogados (não me parece que seja rentavel face as dores de cabeça)
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O pneu foi Comprado Novo?
Basicamente "rebentou", saltou a banda de rolagem? isso é muito pouca informação para pores as culpas no pneu, ou melhor em defeitos de fabrico, podem ser causas decorrentes da sua utilização
Há quanto tempo estvam montados?
Se quiseres tira umas fotos e põe aí que mandamos uns bitaites.
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Originalmente Colocado por IADSF Ver PostO pneu foi comprado como novo, MASTERCRAFT 215/70R15 e tenho o pneu em causa e o rasto que dele saltou, considero tb que tem um rasto aceitavel. O carro era um Hyundai Santa Fé de 2002/01.
Foi comprado Novo, Ou usado como Novo?
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Originalmente Colocado por Dias Ver PostO pneu foi Comprado Novo?
Basicamente "rebentou", saltou a banda de rolagem? isso é muito pouca informação para pores as culpas no pneu, ou melhor em defeitos de fabrico, podem ser causas decorrentes da sua utilização
Há quanto tempo estavam montados?
Se quiseres tira umas fotos e põe aí que mandamos uns bitaites.
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Originalmente Colocado por IADSF Ver PostMas existem leis que digam que tinham que rodar a cada 10M km e pressões e calibragem e etc...
O pneu ta á vista, será normal a um pneu novo acontecer isso..??
Se fosse recauchuatado nem levantava a questão...
http://eu.goodyear.com/po_pt/advice/faqcategories/
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Originalmente Colocado por jcc Ver PostNão são leis, são pequenos cuidados de prevenção e manutenção tendo em vista manter a longevidade dos pneumáticos, afinal são eles que têm o primeiro contacto com o solo e um desgaste anormal de qualquer um pode ser consequência de uma manutenção menos cuidada e as causas podem ser várias, rebentamento, perda de piso, etc.
http://eu.goodyear.com/po_pt/advice/faqcategories/
Não saõ leis, são cuidados que grantem uma normal e devida utilização dos mesmos. Pois como qualquer produto ninguém te garante coisa nenhuma se a utilização for indevida.
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Originalmente Colocado por IADSF Ver PostMas existem leis que digam que tinham que rodar a cada 10M km e pressões e calibragem e etc...
O pneu ta á vista, será normal a um pneu novo acontecer isso..??
Se fosse recauchuatado nem levantava a questão...
Como tu dissete tem um ano e meio colocado no carro, isso implica estra sujeito a todas as variaveis normais ou não que derivam do seu uso.
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Originalmente Colocado por jcc Ver PostEram "rodados" em cada dez mil km? A pressão era devidamente rectificada 15 em 15 dias? Estavam devidamente "calibrados"? Direcção alinhada? SORTE
os restantes cuidados que referes potenciam uma maior duração do pneu e não mais que isso... mas já sabemos que na altura de se descartarem as responsabilidades qualquer argumento é válido...
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Pneus que duram ano e meio, tem que ser pneus que minimamente recebem os cuidados necessarios, os pneus que vieram de origem rodaram-me cerca de 100M km..
Naturalmente que temos que manter todos os cuidados ao bom funcionamento de todo o carro, não digo que rodava os pneus a cada 10M km, mas quem o faz..!!??, normalmente faço a rodagem qd os pneus da frente estão a 50%, já que os da frente gastam-se sempre mais, e são sempre esses que mudo primeiro..
Não se esquecam que o pneu em questão não rebentou... algo de estranho aconteceu...
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Originalmente Colocado por IADSF Ver PostPneus que duram ano e meio, tem que ser pneus que minimamente recebem os cuidados necessarios...
Não se esquecam que o pneu em questão não rebentou... algo de estranho aconteceu...
Com ano e meio não esperes é que a casa que te "calçou" o carro vá em cantigas de lhes pedires responsabilidades, ainda para mais pneus que são um elemento de desgaste rápido. Boa sorte na resolução do problema.
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Originalmente Colocado por D4Dpower Ver Postna minha opinião (que não percebo nada disto ) acho que apenas a pressão se fosse muito baixa e levasse a um aquecimento excessivo do pneu poderia provocar este tipo de danos...
os restantes cuidados que referes potenciam uma maior duração do pneu e não mais que isso... mas já sabemos que na altura de se descartarem as responsabilidades qualquer argumento é válido...
Até porque a generalidae dos condutores portugueses nunca toca em coisa nenhuma, os pneus estão sempre imaculados, é como os carros usados estão sempre como novos e 80000kms, e nesse tempo todo não nenhum orgão nem nunca subiram das 3000 rotações.
Um pneu desde a sua montagem ( e até aí pode ser danificado) está exposto e a mil e um factores que provocam desgaste...e lesões umas mais outros menos graves. Lesões essas que nem sempre têm efeitos imediatos.
Para detectar essas lesões nada melhor do que uma inspecção periodica ou uma visita de quando em vez ao especialista para gerir desgastes desgastes, analisar roturas, pressões e consequentemente tudo o que provoca os mesmos orgãos de direcção, suspensão,etc.
Durante estas operações é muito mais provavel encotrar situações decorrentes do seu uso e que possam ser prejudiciais, portanto não aumentam aapenas a sua duração como querem transparecer, garantem que o pneu está nas melhores codições possiveis para oferecer todas as suas garantias.
Ainda que posssivel, muito remotamente um defeito de fabrico se verifica depois de um ano e meio de uso intensivo do veiculo comos mesmos montados.
A explicação da pressão que avanças por exemplo é plausivel, a avalir pela fotografia que não ilustra nada e apenas se vê parcialmente o pneu apenas vejo o pneu sem a escultura/banda de rolagem, não está destruido, não dá para ver se "explodiu", se perdedu ar abruptamente rebentamento ou se já vinha perdendo o ar progressivamente(furo ou desleixe) esforçando toda a estrutura e resultando no desfecho que se Vê.
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Originalmente Colocado por IADSF Ver PostPneus que duram ano e meio, tem que ser pneus que minimamente recebem os cuidados necessarios, os pneus que vieram de origem rodaram-me cerca de 100M km..
Naturalmente que temos que manter todos os cuidados ao bom funcionamento de todo o carro, não digo que rodava os pneus a cada 10M km, mas quem o faz..!!??, normalmente faço a rodagem qd os pneus da frente estão a 50%, já que os da frente gastam-se sempre mais, e são sempre esses que mudo primeiro..
Não se esquecam que o pneu em questão não rebentou... algo de estranho aconteceu...
A viagem durava há quanto tempo? Foi esta aviagem mais exigente que fizeste num ano e meio?
A que temperatura estava na rua? Soma-lhe a temperatura do asfalto?
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PERDA TOTAL ??? tens de pedir outra opiniao...perda total LOLOL esses peritos andam com a carteira bem recheada de certeza...
MASTERCRAFT ??? marca de pneu da qual nunca ouvi falar...secalhar vem dai o problema...falta de qualidade...e um ano e meio de uso já é qualquer coisa...olhando para esse pneu assim de repente ponho em causa a marca...mesmo com baixa pressao para nao rebentar e ficar nesse estado é algo de extraordinario...
no que toca ao contacto do carro com a estrada é um erro poupar dinheiro e ir atras de marcas de pneus baratos...
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Speedy
Originalmente Colocado por Dias Ver PostPois o que implica que a perda de ar era progressiva ou este rodava com a pressão abaixo do indicado, esforço da estrutura....
A viagem durava há quanto tempo? Foi esta aviagem mais exigente que fizeste num ano e meio?
A que temperatura estava na rua? Soma-lhe a temperatura do asfalto?
IADSF, informa-te melhor com os peritos sobre esse assunto dos pneus, visto que um pneu com ano e meio já não é novo, e já está submetido a algum desgaste, porém não é de afastar a hipótese de mau fabrico ( apesar de secalhar ter uma percentagem reduzida, visto o pneu não ser novo ).
Isso é um daqueles azares que ninguém quer ter.
Boa sorte e força com isso!
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Originalmente Colocado por Speedy Ver PostPossa tu já sabes quase do que foi?Isso é que é rapidez.
!
Se alguém aqui, que sem consultar ninguém perito na matéria, sabe do que foi é o autor do topico. Uma vez que logo no 1º Post afirma peremptoriamente que a culpa foi do pneu e que não é responsabilidade dele...Editado pela última vez por Dias; 29 June 2007, 15:31.
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