larguei cerca de 1000 EUR (tudo incl) para fazer o curso de condução em pista na Lotus no FDS passado.
O dia começou com um céu muito carregado, cheguei à Lotus às 7:30am (curso começava às 8:00). Foram chegando mais uns Lotus até que às 8 estavamos os 12 alunos que a Lotus aceita por cada curso. O pessoal que veio de carro estacionou-o no parque interior e eu e os outros que tinhamos vindo de táxi fomos levados de jipe para um prédio onde estava o centro de acolhimento. A sala tinha uma varanda que dava para a pista. Havia uma televisão, sofás, mesas pequenas e uma mesa grande onde havia café e sandes de bacon frito
Puseram um video já antigo a falar do curso. Basicamente mostrava o layout da pista da Lotus e dizia o que é que iamos fazer durante o dia. Fomos divididos em grupos de quatro pessoas. Eu fiquei com o Paul Adams, um instrutor novinho. Havia outro instrutor novo, mas não lhe apanhei o nome e havia o Alistair McQueen, que está na Lotus desde os anos 60 e que desenhou o curso para a Lotus. Ele faz cursos em todo o mundo, o Paul o meu instrutor disse-me que ele era o melhor instrutor com quem já tinha trabalhado.
Saímos do prédio e deram-nos um capacete para cada um. havia baclavas descartaveis, mas eu preferi levar a minha.
Fomos levados para a pista num monovolume opel. Cada grupo ia para uma zona diferente da pista. Um grupo foi para o skidpad, outro grupo foi para o slalom e o meu grupo foi para a zona de travagem.
O exercicio de travagem consistia em acelerar o carro a 100 km/h e travar a fundo. Depois fazer inversão de marcha voltar a atingir os 100 km /h em direcção a uma barreira de cones travar a fundo, levantar o pé do travão, virar para evitar os cones e travar a fundo outra vez. O carro tinha o ABS desligado e o objectivo era sermos nós a simular o ABS.
Quando chegou a minha vez, entrei no carro com o instructor ao voltante. Acelerou rapidamente até aos 100 e depois toca a travar. Rais parta! O carro trava com uma força brutal e o meu cérebro ligou todos os sinais de pânico. Rais parta! OK meia volta... Cérebro, nada de pânico,... 100 km/h travar a fundo, lock nas rodas da frente, tirar o pé do travão e virar, travar a fundo outra vez. Cool!
Troquei de lugar com o instrutor, lá fiz a primeira travagem e os alarmes de pânico continuaram. O nosso corpo deve ter uma reacção qualquer a travar a fundo, ou isso ou é o efeito do cheiro de borracha queimada :-)
Tive três tentativas da primeira volta, mas nunca consegui retirar completamente a sensação de pânico.
As quatro tentativas da segunda vez já correram melhor e lá consegui desviar-me e simular o ABS.
Depois fomos para o slalom. Basicamente o objectivo era andar por entre cones com espaçamento variado o mais rápido possível. A primeira volta foi com o instrutor. UAU, o elise é rápido! Impressionante como conseguia curvar de um lado para o outro sem perder tracção. A direcção dizia tudo o que era preciso saber para levar o carro ao limite.
As minhas primeira quatro tentativas foram más, mas as quatro seguintes correram mesmo muito melhor. O meu instrutor disse-me onde é que eu tinha errado (começar a curva muito tarde) e eu estava a ganhar confiança ao carro.
Para acabar a manhã fomos para o skid pad. Aquela zona da pista da Lotus está perto de uma estação de tratamento de residuos... Resultado: moscas por todo o lado :-(
Nesta parte tive uma daquelas experiências que fazem jus à maxima, 'conduzir é melhor que sexo'. O meu instrutor fez o skidpad todo sempre em drifting a controlar o carro com a direcção e o acelerador. UAU! Ri-me as gargalhadas como da primeira vez que andei numa montanha russa quando era puto!
Nesta parte deu para ver a forma como o elise se agarra à estrada. Skidpad = rotunda molhada. Primeiro simular understeer: Acelerar à volta da rotunda, fui até os 70 km/h a direcção dizia que aguenrtava mais, mas eu não acreditei. Tinha que guinar o volante para desestabilizar o carro, mas não consegui! Numa rotunda encharcada a 70km /h! Só aos 80 é que o consegui fazer perder tracção. Depois foi o oversteer. Acelerar e largar o acelerador. Ao principio não consegui apanhar o carro e era ver-me a dar pioes :-P Depois lá fui melhorando. Para o fim da sessão senti que tinha aprendido muito, em especial no que diz respeito a ler a info que o carro nos mada pela direcção.
Ao almoço perguntei o que eram os autocolantes dos coelhos que se vêem na versão inicial do 2-11. O meu instrutor disse-me que cada autocolante representava um coelho morto por se ter atravessado na pista à frente do 2-11, já vão em 6 :-)
À tarde explicaram-nos como era o layout da pista (ver mapa em baixo). Iamos passar o resto da tarde a dar voltas à pista em blocos de 20 minutos cada um. Foi espectacular. Havia partes em que eu não fui tão rápido quanto o carro aguentava porque ainda não lhe tinha confiança, mas mesmo assim andei muito mais rápido do que a minha coragem e bom senso me mandavam. A minha parte preferida era ir pelo main straight a 200 km/H e travar rápidamente para uma chicane antes do hairpin que tinha que se fazer a 60 km/H. :-))))
Fiz várias das voltas à chuva.
O dia acabou com o instrutor a dar uma volta com cada um de nós como passageiro. Foi mais drifting do que outra coisa porque a chuva caia com abundancia. Mesmo assim, super divertido.
Fomos para a sala para serem entregues os diplomas e prémios. Ganhei o prémio understeer / oversteer por ter sido quem aprendeu mais nessa categoria.
Conclusão:
-Super hiper mega ri-divertido para quem gosta de conduzir
- - Fiz coisas que nunca faria no meu carro (tipo provocar oversteer numa rotunda molhada e queimar pneus)
- - Optima primeira experiencia em pista num contexto seguro
- - Aprendi muito sobre conduzir o Lotus, mas o que de facto aprendi mesmo foi a ouvir o que o carro comunica pela direcção
Recomendo vivamente, mesmo para que não tenha um Lotus e vou repetir: A lotus faz um curso avançado em Setembro em que já me inscrevi.
O dia começou com um céu muito carregado, cheguei à Lotus às 7:30am (curso começava às 8:00). Foram chegando mais uns Lotus até que às 8 estavamos os 12 alunos que a Lotus aceita por cada curso. O pessoal que veio de carro estacionou-o no parque interior e eu e os outros que tinhamos vindo de táxi fomos levados de jipe para um prédio onde estava o centro de acolhimento. A sala tinha uma varanda que dava para a pista. Havia uma televisão, sofás, mesas pequenas e uma mesa grande onde havia café e sandes de bacon frito
Puseram um video já antigo a falar do curso. Basicamente mostrava o layout da pista da Lotus e dizia o que é que iamos fazer durante o dia. Fomos divididos em grupos de quatro pessoas. Eu fiquei com o Paul Adams, um instrutor novinho. Havia outro instrutor novo, mas não lhe apanhei o nome e havia o Alistair McQueen, que está na Lotus desde os anos 60 e que desenhou o curso para a Lotus. Ele faz cursos em todo o mundo, o Paul o meu instrutor disse-me que ele era o melhor instrutor com quem já tinha trabalhado.
Saímos do prédio e deram-nos um capacete para cada um. havia baclavas descartaveis, mas eu preferi levar a minha.
Fomos levados para a pista num monovolume opel. Cada grupo ia para uma zona diferente da pista. Um grupo foi para o skidpad, outro grupo foi para o slalom e o meu grupo foi para a zona de travagem.
O exercicio de travagem consistia em acelerar o carro a 100 km/h e travar a fundo. Depois fazer inversão de marcha voltar a atingir os 100 km /h em direcção a uma barreira de cones travar a fundo, levantar o pé do travão, virar para evitar os cones e travar a fundo outra vez. O carro tinha o ABS desligado e o objectivo era sermos nós a simular o ABS.
Quando chegou a minha vez, entrei no carro com o instructor ao voltante. Acelerou rapidamente até aos 100 e depois toca a travar. Rais parta! O carro trava com uma força brutal e o meu cérebro ligou todos os sinais de pânico. Rais parta! OK meia volta... Cérebro, nada de pânico,... 100 km/h travar a fundo, lock nas rodas da frente, tirar o pé do travão e virar, travar a fundo outra vez. Cool!
Troquei de lugar com o instrutor, lá fiz a primeira travagem e os alarmes de pânico continuaram. O nosso corpo deve ter uma reacção qualquer a travar a fundo, ou isso ou é o efeito do cheiro de borracha queimada :-)
Tive três tentativas da primeira volta, mas nunca consegui retirar completamente a sensação de pânico.
As quatro tentativas da segunda vez já correram melhor e lá consegui desviar-me e simular o ABS.
Depois fomos para o slalom. Basicamente o objectivo era andar por entre cones com espaçamento variado o mais rápido possível. A primeira volta foi com o instrutor. UAU, o elise é rápido! Impressionante como conseguia curvar de um lado para o outro sem perder tracção. A direcção dizia tudo o que era preciso saber para levar o carro ao limite.
As minhas primeira quatro tentativas foram más, mas as quatro seguintes correram mesmo muito melhor. O meu instrutor disse-me onde é que eu tinha errado (começar a curva muito tarde) e eu estava a ganhar confiança ao carro.
Para acabar a manhã fomos para o skid pad. Aquela zona da pista da Lotus está perto de uma estação de tratamento de residuos... Resultado: moscas por todo o lado :-(
Nesta parte tive uma daquelas experiências que fazem jus à maxima, 'conduzir é melhor que sexo'. O meu instrutor fez o skidpad todo sempre em drifting a controlar o carro com a direcção e o acelerador. UAU! Ri-me as gargalhadas como da primeira vez que andei numa montanha russa quando era puto!
Nesta parte deu para ver a forma como o elise se agarra à estrada. Skidpad = rotunda molhada. Primeiro simular understeer: Acelerar à volta da rotunda, fui até os 70 km/h a direcção dizia que aguenrtava mais, mas eu não acreditei. Tinha que guinar o volante para desestabilizar o carro, mas não consegui! Numa rotunda encharcada a 70km /h! Só aos 80 é que o consegui fazer perder tracção. Depois foi o oversteer. Acelerar e largar o acelerador. Ao principio não consegui apanhar o carro e era ver-me a dar pioes :-P Depois lá fui melhorando. Para o fim da sessão senti que tinha aprendido muito, em especial no que diz respeito a ler a info que o carro nos mada pela direcção.
Ao almoço perguntei o que eram os autocolantes dos coelhos que se vêem na versão inicial do 2-11. O meu instrutor disse-me que cada autocolante representava um coelho morto por se ter atravessado na pista à frente do 2-11, já vão em 6 :-)
À tarde explicaram-nos como era o layout da pista (ver mapa em baixo). Iamos passar o resto da tarde a dar voltas à pista em blocos de 20 minutos cada um. Foi espectacular. Havia partes em que eu não fui tão rápido quanto o carro aguentava porque ainda não lhe tinha confiança, mas mesmo assim andei muito mais rápido do que a minha coragem e bom senso me mandavam. A minha parte preferida era ir pelo main straight a 200 km/H e travar rápidamente para uma chicane antes do hairpin que tinha que se fazer a 60 km/H. :-))))
Fiz várias das voltas à chuva.
O dia acabou com o instrutor a dar uma volta com cada um de nós como passageiro. Foi mais drifting do que outra coisa porque a chuva caia com abundancia. Mesmo assim, super divertido.
Fomos para a sala para serem entregues os diplomas e prémios. Ganhei o prémio understeer / oversteer por ter sido quem aprendeu mais nessa categoria.
Conclusão:
-Super hiper mega ri-divertido para quem gosta de conduzir
- - Fiz coisas que nunca faria no meu carro (tipo provocar oversteer numa rotunda molhada e queimar pneus)
- - Optima primeira experiencia em pista num contexto seguro
- - Aprendi muito sobre conduzir o Lotus, mas o que de facto aprendi mesmo foi a ouvir o que o carro comunica pela direcção
Recomendo vivamente, mesmo para que não tenha um Lotus e vou repetir: A lotus faz um curso avançado em Setembro em que já me inscrevi.
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