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A minha experiência de formação de condução em pista na Lotus

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    A minha experiência de formação de condução em pista na Lotus

    larguei cerca de 1000 EUR (tudo incl) para fazer o curso de condução em pista na Lotus no FDS passado.

    O dia começou com um céu muito carregado, cheguei à Lotus às 7:30am (curso começava às 8:00). Foram chegando mais uns Lotus até que às 8 estavamos os 12 alunos que a Lotus aceita por cada curso. O pessoal que veio de carro estacionou-o no parque interior e eu e os outros que tinhamos vindo de táxi fomos levados de jipe para um prédio onde estava o centro de acolhimento. A sala tinha uma varanda que dava para a pista. Havia uma televisão, sofás, mesas pequenas e uma mesa grande onde havia café e sandes de bacon frito

    Puseram um video já antigo a falar do curso. Basicamente mostrava o layout da pista da Lotus e dizia o que é que iamos fazer durante o dia. Fomos divididos em grupos de quatro pessoas. Eu fiquei com o Paul Adams, um instrutor novinho. Havia outro instrutor novo, mas não lhe apanhei o nome e havia o Alistair McQueen, que está na Lotus desde os anos 60 e que desenhou o curso para a Lotus. Ele faz cursos em todo o mundo, o Paul o meu instrutor disse-me que ele era o melhor instrutor com quem já tinha trabalhado.

    Saímos do prédio e deram-nos um capacete para cada um. havia baclavas descartaveis, mas eu preferi levar a minha.

    Fomos levados para a pista num monovolume opel. Cada grupo ia para uma zona diferente da pista. Um grupo foi para o skidpad, outro grupo foi para o slalom e o meu grupo foi para a zona de travagem.

    O exercicio de travagem consistia em acelerar o carro a 100 km/h e travar a fundo. Depois fazer inversão de marcha voltar a atingir os 100 km /h em direcção a uma barreira de cones travar a fundo, levantar o pé do travão, virar para evitar os cones e travar a fundo outra vez. O carro tinha o ABS desligado e o objectivo era sermos nós a simular o ABS.

    Quando chegou a minha vez, entrei no carro com o instructor ao voltante. Acelerou rapidamente até aos 100 e depois toca a travar. Rais parta! O carro trava com uma força brutal e o meu cérebro ligou todos os sinais de pânico. Rais parta! OK meia volta... Cérebro, nada de pânico,... 100 km/h travar a fundo, lock nas rodas da frente, tirar o pé do travão e virar, travar a fundo outra vez. Cool!
    Troquei de lugar com o instrutor, lá fiz a primeira travagem e os alarmes de pânico continuaram. O nosso corpo deve ter uma reacção qualquer a travar a fundo, ou isso ou é o efeito do cheiro de borracha queimada :-)
    Tive três tentativas da primeira volta, mas nunca consegui retirar completamente a sensação de pânico.
    As quatro tentativas da segunda vez já correram melhor e lá consegui desviar-me e simular o ABS.

    Depois fomos para o slalom. Basicamente o objectivo era andar por entre cones com espaçamento variado o mais rápido possível. A primeira volta foi com o instrutor. UAU, o elise é rápido! Impressionante como conseguia curvar de um lado para o outro sem perder tracção. A direcção dizia tudo o que era preciso saber para levar o carro ao limite.
    As minhas primeira quatro tentativas foram más, mas as quatro seguintes correram mesmo muito melhor. O meu instrutor disse-me onde é que eu tinha errado (começar a curva muito tarde) e eu estava a ganhar confiança ao carro.

    Para acabar a manhã fomos para o skid pad. Aquela zona da pista da Lotus está perto de uma estação de tratamento de residuos... Resultado: moscas por todo o lado :-(
    Nesta parte tive uma daquelas experiências que fazem jus à maxima, 'conduzir é melhor que sexo'. O meu instrutor fez o skidpad todo sempre em drifting a controlar o carro com a direcção e o acelerador. UAU! Ri-me as gargalhadas como da primeira vez que andei numa montanha russa quando era puto!
    Nesta parte deu para ver a forma como o elise se agarra à estrada. Skidpad = rotunda molhada. Primeiro simular understeer: Acelerar à volta da rotunda, fui até os 70 km/h a direcção dizia que aguenrtava mais, mas eu não acreditei. Tinha que guinar o volante para desestabilizar o carro, mas não consegui! Numa rotunda encharcada a 70km /h! Só aos 80 é que o consegui fazer perder tracção. Depois foi o oversteer. Acelerar e largar o acelerador. Ao principio não consegui apanhar o carro e era ver-me a dar pioes :-P Depois lá fui melhorando. Para o fim da sessão senti que tinha aprendido muito, em especial no que diz respeito a ler a info que o carro nos mada pela direcção.

    Ao almoço perguntei o que eram os autocolantes dos coelhos que se vêem na versão inicial do 2-11. O meu instrutor disse-me que cada autocolante representava um coelho morto por se ter atravessado na pista à frente do 2-11, já vão em 6 :-)

    À tarde explicaram-nos como era o layout da pista (ver mapa em baixo). Iamos passar o resto da tarde a dar voltas à pista em blocos de 20 minutos cada um. Foi espectacular. Havia partes em que eu não fui tão rápido quanto o carro aguentava porque ainda não lhe tinha confiança, mas mesmo assim andei muito mais rápido do que a minha coragem e bom senso me mandavam. A minha parte preferida era ir pelo main straight a 200 km/H e travar rápidamente para uma chicane antes do hairpin que tinha que se fazer a 60 km/H. :-))))

    Fiz várias das voltas à chuva.

    O dia acabou com o instrutor a dar uma volta com cada um de nós como passageiro. Foi mais drifting do que outra coisa porque a chuva caia com abundancia. Mesmo assim, super divertido.

    Fomos para a sala para serem entregues os diplomas e prémios. Ganhei o prémio understeer / oversteer por ter sido quem aprendeu mais nessa categoria.



    Conclusão:

    -Super hiper mega ri-divertido para quem gosta de conduzir
    - - Fiz coisas que nunca faria no meu carro (tipo provocar oversteer numa rotunda molhada e queimar pneus)
    - - Optima primeira experiencia em pista num contexto seguro
    - - Aprendi muito sobre conduzir o Lotus, mas o que de facto aprendi mesmo foi a ouvir o que o carro comunica pela direcção

    Recomendo vivamente, mesmo para que não tenha um Lotus e vou repetir: A lotus faz um curso avançado em Setembro em que já me inscrevi.

    #2
    Absolutamente brilhante. Estou a pensar em fazer uma coisa semelhante mas não na Lotus. Provavelmente com o Andrew Walsh.

    Só uma coisa...

    Não posso deixar de te dar os parabéns porque fazes aquilo que a maior parte das pessoas que compra carros desportivos deveria fazer... Aprender a conduzi-lo e a tirar partido das suas potencialidades. Por isso é que muitas dessas pessoas acabam cedo a aventura do carro desportivo, normalmente com o carro na sucata.

    Comentário


      #3
      Espectáculo!

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        #4
        Brutal..

        Pena o preço, mas parece que vale totalmente a pena!

        Comentário


          #5
          Maravilhosa descrição. Parabéns e obrigado por partilhar!

          Só uma dúvida isso é no UK certo? O seu exige está em Lisboa, portanto eles fornecem
          carros para treinar.

          Comentário


            #6
            Aonde é que se pode inscrever? Grande relato.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por joaovc Ver Post
              larguei cerca de 1000 EUR (tudo incl) para fazer o curso de condução em pista na Lotus no FDS passado.

              O dia começou com um céu muito carregado, cheguei à Lotus às 7:30am (curso começava às 8:00). Foram chegando mais uns Lotus até que às 8 estavamos os 12 alunos que a Lotus aceita por cada curso. O pessoal que veio de carro estacionou-o no parque interior e eu e os outros que tinhamos vindo de táxi fomos levados de jipe para um prédio onde estava o centro de acolhimento. A sala tinha uma varanda que dava para a pista. Havia uma televisão, sofás, mesas pequenas e uma mesa grande onde havia café e sandes de bacon frito

              Puseram um video já antigo a falar do curso. Basicamente mostrava o layout da pista da Lotus e dizia o que é que iamos fazer durante o dia. Fomos divididos em grupos de quatro pessoas. Eu fiquei com o Paul Adams, um instrutor novinho. Havia outro instrutor novo, mas não lhe apanhei o nome e havia o Alistair McQueen, que está na Lotus desde os anos 60 e que desenhou o curso para a Lotus. Ele faz cursos em todo o mundo, o Paul o meu instrutor disse-me que ele era o melhor instrutor com quem já tinha trabalhado.

              Saímos do prédio e deram-nos um capacete para cada um. havia baclavas descartaveis, mas eu preferi levar a minha.

              Fomos levados para a pista num monovolume opel. Cada grupo ia para uma zona diferente da pista. Um grupo foi para o skidpad, outro grupo foi para o slalom e o meu grupo foi para a zona de travagem.

              O exercicio de travagem consistia em acelerar o carro a 100 km/h e travar a fundo. Depois fazer inversão de marcha voltar a atingir os 100 km /h em direcção a uma barreira de cones travar a fundo, levantar o pé do travão, virar para evitar os cones e travar a fundo outra vez. O carro tinha o ABS desligado e o objectivo era sermos nós a simular o ABS.

              Quando chegou a minha vez, entrei no carro com o instructor ao voltante. Acelerou rapidamente até aos 100 e depois toca a travar. Rais parta! O carro trava com uma força brutal e o meu cérebro ligou todos os sinais de pânico. Rais parta! OK meia volta... Cérebro, nada de pânico,... 100 km/h travar a fundo, lock nas rodas da frente, tirar o pé do travão e virar, travar a fundo outra vez. Cool!
              Troquei de lugar com o instrutor, lá fiz a primeira travagem e os alarmes de pânico continuaram. O nosso corpo deve ter uma reacção qualquer a travar a fundo, ou isso ou é o efeito do cheiro de borracha queimada :-)
              Tive três tentativas da primeira volta, mas nunca consegui retirar completamente a sensação de pânico.
              As quatro tentativas da segunda vez já correram melhor e lá consegui desviar-me e simular o ABS.

              Depois fomos para o slalom. Basicamente o objectivo era andar por entre cones com espaçamento variado o mais rápido possível. A primeira volta foi com o instrutor. UAU, o elise é rápido! Impressionante como conseguia curvar de um lado para o outro sem perder tracção. A direcção dizia tudo o que era preciso saber para levar o carro ao limite.
              As minhas primeira quatro tentativas foram más, mas as quatro seguintes correram mesmo muito melhor. O meu instrutor disse-me onde é que eu tinha errado (começar a curva muito tarde) e eu estava a ganhar confiança ao carro.

              Para acabar a manhã fomos para o skid pad. Aquela zona da pista da Lotus está perto de uma estação de tratamento de residuos... Resultado: moscas por todo o lado :-(
              Nesta parte tive uma daquelas experiências que fazem jus à maxima, 'conduzir é melhor que sexo'. O meu instrutor fez o skidpad todo sempre em drifting a controlar o carro com a direcção e o acelerador. UAU! Ri-me as gargalhadas como da primeira vez que andei numa montanha russa quando era puto!
              Nesta parte deu para ver a forma como o elise se agarra à estrada. Skidpad = rotunda molhada. Primeiro simular understeer: Acelerar à volta da rotunda, fui até os 70 km/h a direcção dizia que aguenrtava mais, mas eu não acreditei. Tinha que guinar o volante para desestabilizar o carro, mas não consegui! Numa rotunda encharcada a 70km /h! Só aos 80 é que o consegui fazer perder tracção. Depois foi o oversteer. Acelerar e largar o acelerador. Ao principio não consegui apanhar o carro e era ver-me a dar pioes :-P Depois lá fui melhorando. Para o fim da sessão senti que tinha aprendido muito, em especial no que diz respeito a ler a info que o carro nos mada pela direcção.

              Ao almoço perguntei o que eram os autocolantes dos coelhos que se vêem na versão inicial do 2-11. O meu instrutor disse-me que cada autocolante representava um coelho morto por se ter atravessado na pista à frente do 2-11, já vão em 6 :-)

              À tarde explicaram-nos como era o layout da pista (ver mapa em baixo). Iamos passar o resto da tarde a dar voltas à pista em blocos de 20 minutos cada um. Foi espectacular. Havia partes em que eu não fui tão rápido quanto o carro aguentava porque ainda não lhe tinha confiança, mas mesmo assim andei muito mais rápido do que a minha coragem e bom senso me mandavam. A minha parte preferida era ir pelo main straight a 200 km/H e travar rápidamente para uma chicane antes do hairpin que tinha que se fazer a 60 km/H. :-))))

              Fiz várias das voltas à chuva.

              O dia acabou com o instrutor a dar uma volta com cada um de nós como passageiro. Foi mais drifting do que outra coisa porque a chuva caia com abundancia. Mesmo assim, super divertido.

              Fomos para a sala para serem entregues os diplomas e prémios. Ganhei o prémio understeer / oversteer por ter sido quem aprendeu mais nessa categoria.



              Conclusão:

              -Super hiper mega ri-divertido para quem gosta de conduzir
              - - Fiz coisas que nunca faria no meu carro (tipo provocar oversteer numa rotunda molhada e queimar pneus)
              - - Optima primeira experiencia em pista num contexto seguro
              - - Aprendi muito sobre conduzir o Lotus, mas o que de facto aprendi mesmo foi a ouvir o que o carro comunica pela direcção

              Recomendo vivamente, mesmo para que não tenha um Lotus e vou repetir: A lotus faz um curso avançado em Setembro em que já me inscrevi.
              Os meus parabéns!
              Além de ser uma atitude que demonstra vontade de aprender a conduzir um desportivo mais eficazmente e com mais segurança, ainda te divertes.
              Fantástico.

              Comentário


                #8
                Bem, 1000 Euros dá para alugar um bom carro por 2 dias e fazer umas brincadeiras à parte...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                  Bem, 1000 Euros dá para alugar um bom carro por 2 dias e fazer umas brincadeiras à parte...
                  Aprende-se é pouco...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jeff Ver Post
                    Aonde é que se pode inscrever? Grande relato.
                    http://www.grouplotus.com/generic/generic.php?page=45

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                      Bem, 1000 Euros dá para alugar um bom carro por 2 dias e fazer umas brincadeiras à parte...

                      Mas duvido que se consiga retirar daí algum ensinamento a conduzir...

                      Brilhante descrição e em Setembro já sabes, novo relato!

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado ppl

                        Ouvi dizer mto bem do Andy Walsh, mas tens que levar o teu próprio carro e eu não me atreveria a fazer metade do que fiz no meu carro (tipo queimar pneus e provocar oversteer). Podes alugar um Elise S2 ao Andy Walsh mas fica por 200 libras. Como é uma formação muito indvidual acho que vale mais a pena quando já estás a afinar detalhes na tua condução depois de ter aprendido o básico, num curso como o da Lotus.

                        Link para o site do Andy Walsh: http://www.carlimits.com/
                        Editado pela última vez por joaovc; 03 July 2007, 10:07.

                        Comentário


                          #13
                          Adorei mais uma vez o relato, muito bem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por joaovc Ver Post
                            Obrigado ppl

                            Ouvi dizer mto bem do Andy Walsh, mas tens que levar o teu próprio carro e eu não me atreveria a fazer metade do que fiz no meu carro (tipo queimar pneus e provocar oversteer). Podes alugar um Elise S2 ao Andy Walsh mas fica por 200 libras. Como é uma formação muito indvidual acho que vale mais a pena quando já estás a afinar detalhes na tua condução depois de ter aprendido o básico, num curso como o da Lotus.

                            Link para o site do Andy Walsh: http://www.carlimits.com/
                            Sim, mas mesmo somando as 200 libras, fica mais em conta que o da Lotus.


                            O facto de ser mais individual vejo como um bónus, e eu acho que ela é mais útil precisamente quando estás a aprender o básico. Feedback mais dirigido, mais tempo contigo a aperfeiçoar a tua técnica de condução, etc...

                            Tens ainda mais um muito bom:

                            http://www.catdrivertraining.co.uk/
                            Editado pela última vez por jcpr; 03 July 2007, 10:43.

                            Comentário


                              #15
                              Soa-me bem. Se chegares a marcar alguam coisa, diz que eu talvez alinhe.

                              _J

                              Comentário


                                #16

                                Comentário


                                  #17
                                  joaovc, magnífica descrição, consegui visualizar tudo como se estivesse lá

                                  Comentário


                                    #18
                                    Excelente participação no forum! Sinal mais....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Este tópico passou-me completamente ao lado .

                                      Subscrevo as palavras do JCPR.

                                      Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                      Absolutamente brilhante. Estou a pensar em fazer uma coisa semelhante mas não na Lotus. Provavelmente com o Andrew Walsh.

                                      Só uma coisa...

                                      Não posso deixar de te dar os parabéns porque fazes aquilo que a maior parte das pessoas que compra carros desportivos deveria fazer... Aprender a conduzi-lo e a tirar partido das suas potencialidades. Por isso é que muitas dessas pessoas acabam cedo a aventura do carro desportivo, normalmente com o carro na sucata.

                                      Fantástico.

                                      Uma vez mais realço a atitude .


                                      Também tenciono, um dia, fazer um curso destes ou mesmo individual

                                      mas com outro carro que não o meu.


                                      Cpts e Viagens Seguras.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Excelente tópico! Gostava de um dia ter t€mpo para um curso desses!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Fantástico relato e obrigado pela partilha! Vivi durante a leitura sensações muito interessantes, quase como se estivesse lá (mesmo nunca tendo estado, infelizmente).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                            Bem, 1000 Euros dá para alugar um bom carro por 2 dias e fazer umas brincadeiras à parte...
                                            Topico AHO que se preze tem que ter um post destes. lol

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                                              Topico AHO que se preze tem que ter um post destes. lol

                                              Faz parte....
                                              Quem é que nao tem a ideia que carro alugado é para "brincar"!?
                                              (eu nao)


                                              Relativamente a descrição efectuada....
                                              Lindo...
                                              A descrição esta fantastica e pelos vistos o curso tambem deve bastante apetecivel!!!

                                              Ainda por cima a "maria" quer ir passear para o ano para o reino unido!!


                                              Da mesmo vontade!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Depois de ter lido o DB, vim aqui ler a experiência do curso.
                                                A descrição está muito bem feita e a experiência parece ter sido fantástica (tirando a parte da sandes de bacon frito ).
                                                Fico a aguardar a descrição do curso de Setembro.

                                                Cumprimentos,

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Que mais dizer? Compras um carro mais indicado para pista e vais aprender a conduzi-lo nesse meio....
                                                  Cá me parece que vamos ter brilharete dia 23!!!!

                                                  Comentário

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