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Tudo a roubar

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    Tudo a roubar

    Tenho um Pajero 2.5 e tenho um amigo que tem um 2.8, em tudo são iguais, mas o dele tema a entrada do intercooler e apenas e só por isso ele paga classe 2 nas portagen e eu pago classe 1. Acham que isto se admite? Acho que vou colar uma entrada de ar no meu e quando passar na portagem se a pessoa me disser que é classe 2 eu arranco-a a sua frente.

    #2
    Desculpa-me mas essa é tão irreal, mesmo para Portugal, que só me dá vontade de rir...


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      #3
      É como os Fronteras. O 2.3 como tem jante 15 é classe 1 e os outros a seguir como já são 16 é classe 2.

      E os vitaras também eram assim, os gasolina eram classe 1 e os turbo diesel como tinham entrada de ar no capot já era classe2.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Pitong Ver Post
        Tenho um Pajero 2.5 e tenho um amigo que tem um 2.8, em tudo são iguais, mas o dele tema a entrada do intercooler e apenas e só por isso ele paga classe 2 nas portagen e eu pago classe 1. Acham que isto se admite? Acho que vou colar uma entrada de ar no meu e quando passar na portagem se a pessoa me disser que é classe 2 eu arranco-a a sua frente.
        E o que é que tu querias ? a lei estabelece a diferença de classe 1 para 2 com base em varios parametros e um deles é a altura do capot ao solo, se o carro está para lá desse limite..., nestas coisas quem ultrapassa o limite superior por pouco fica sempre um pouco injustiçado, o teu amigo podia ter comprado um igual ao teu , se são em tudo iguais...

        Comentário


          #5
          não esquecer que a classe é definida pela altura do carro no ponto acima do eixo da frente,portanto se a entrada de ar tiver altura suficiente,acontece isso.

          Comentário


            #6
            pois...pode ser alguns centimetros que façam a diferença, porque

            Classe 1
            Motociclos e veículos com uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, inferior a 1,1 m, com ou sem reboque.

            Classe 2
            Veículos com dois eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 m.

            Classe 3
            Veículos com três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 m.

            Classe 4
            Veículos com mais de três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 m.







            se um gajo subir a suspensão do jipe

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              #7
              Então se se rebaixar um Jipe desses já se baixa para classe 1 não é?



              E já agora, alguêm sabe qual é a lógica de se pagar pela altura, e porque são esses 1,1m a medida padrão?

              Comentário


                #8
                Vão-me desculpar esta resposta, mas qualquer que seja o critério de classificação das classes, por volta dos limites de passagem de uma classe para a outra existem sempre injustiças. Não que isto dizer que o critério utilizado pela Brisa e outros esteja correcto.

                Faz-me lembrar uma vez que um professor me deu um 8,4 e reprovei a uma cadeira. Um colega meu tirou 9,1, e normalmente os 9's eram sempre arrendondados para 10 e passou. No fim de contas só 0,6 valores nos separavam, mas que diabo, tem que existir um critério, e tive que me conformar!

                Comentário


                  #9
                  Já agora, sabem me explicar como é avaliada no momento de pagar nas portagens a classe do veiculo? Existe algum sensor?

                  Obvaimente que na homologação do veiculo está, mas tipo, como sabem eles qual é??? Se tem 1,09cm ou 1,11cm? A olho não pode ser....

                  Desculpem a ignorancia!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                    Então se se rebaixar um Jipe desses já se baixa para classe 1 não é?



                    E já agora, alguêm sabe qual é a lógica de se pagar pela altura, e porque são esses 1,1m a medida padrão?
                    acho que não tem a ver com a altura do carro em si mas com a da homologação,

                    penso que a lógica da altura é porque de facto consegues estabelecer um criterio de diferenciação por ai, pois se reparares o criterio funciona como pretendido em + de 90% dos casos

                    Comentário


                      #11
                      Isto é como tudo, eu sempre tive motas e cada vez que passo na portagem pago classe 1 ou seja pago o mesmo que um monovolume com 7 pessoas. deveria haver uma reformulação nos procedimentos das AE, uma classe só para motas, outra para veiculos ligeiros sem diferenciação de classe, mesmo que aumentem o valor da portagem em 10 ou 15 centimos nunca iam perder dinheiro, assim como assim já tamos abiyuados a pagar e se roubados.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Devil_Angel Ver Post
                        Já agora, sabem me explicar como é avaliada no momento de pagar nas portagens a classe do veiculo? Existe algum sensor?

                        Obvaimente que na homologação do veiculo está, mas tipo, como sabem eles qual é??? Se tem 1,09cm ou 1,11cm? A olho não pode ser....

                        Desculpem a ignorancia!
                        Sim, existe um conjunto de sensores:
                        - Altura do veículo sobre o primeiro eixo;
                        - Contagem do número de eixos.

                        Havia uns jipes (Ssangyong Korando, penso) que estavam mesmo no limite, se o carro trepidasse ou aninhasse à passagem no sensor umas vezes pagava classe 1 e noutras classe 2.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Devil_Angel Ver Post
                          Já agora, sabem me explicar como é avaliada no momento de pagar nas portagens a classe do veiculo? Existe algum sensor?

                          Obvaimente que na homologação do veiculo está, mas tipo, como sabem eles qual é??? Se tem 1,09cm ou 1,11cm? A olho não pode ser....

                          Desculpem a ignorancia!
                          Exactamente, é mesmo assim

                          Os portageiros já sabem de cor as marcas e modelos dos carros, jipes, etc e o valor a cobrar

                          Quando existem alterações na viatura em que haja lugar a pagamento de outra classe, deve solicitar-se ao importador, as novas medidas e sempre que necessário apresentar esse documento aos portageiros

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Sim, existe um conjunto de sensores:
                            - Altura do veículo sobre o primeiro eixo;
                            - Contagem do número de eixos.

                            Havia uns jipes (Ssangyong Korando, penso) que estavam mesmo no limite, se o carro trepidasse ou aninhasse à passagem no sensor umas vezes pagava classe 1 e noutras classe 2.

                            Só se for agora, por que há uns 5 anos atrás, andava eu com um Frontera 2.3 e ainda antes de chegar mesmo à cabine muitas vezes já tava marcado a classe 2 para pagar.

                            E depois tinha-mos que dizer que aquilo era o 2.3 e só pagava classe 1.

                            Comentário


                              #15
                              Existem kits homologados pelas marcas que só rebaixam 1cm que é para alguns carros passarem a classe 1 nas portagens. Esquesito como, para venderem o seu veículo como classe 1 fazem homologação de umas molas para rebaixar e numa instalação aftermarket já não se chateiam com isso

                              Comentário


                                #16
                                Acho que ouve uma cena assim com a Kia, eles fizeram uma versão do monovolume deles mais baixo, para pagar classe1.

                                Comentário


                                  #17
                                  o modo de taxação das portagens é a coisa mais estupida que já vi!


                                  as motas pagarem o mesmo que um carro..........., as diferenças abismais entre jipes.........

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já para não falar que um Smart para o mesmo que uma "banheira" tipo Laguna...

                                    Porque é que o valor pago não tem a ver com a área horizontal ocupada pelo veículo???

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bem pior estou eu, que já me apeteceu ir à Brisa pedir o dinheiro de volta, que não deve ter sido tão pouco como isso. Tenho um Frontera 2.3 para o qual à cerca de 6/7 anos pedi a Via Verde e veio classe 2 e à cerca de uma ano quando fui pedir para trocarem a Via Verde para a Carnival vim a descobrir que o Jipe afinal era classe 1, andei não sei quanto tempo a pagar classe 2 com um carro classe 1.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                        Sim, existe um conjunto de sensores:
                                        - Altura do veículo sobre o primeiro eixo;
                                        - Contagem do número de eixos.

                                        Havia uns jipes (Ssangyong Korando, penso) que estavam mesmo no limite, se o carro trepidasse ou aninhasse à passagem no sensor umas vezes pagava classe 1 e noutras classe 2.
                                        Isso também acontecia com as mazda MPV de primeira geração, um cheirinho no travão mais forte e voilá classe 1 ...
                                        A segunda geração trazia suspensão um pouco mais baixa e já era classe 1.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                          Já para não falar que um Smart para o mesmo que uma "banheira" tipo Laguna...

                                          Porque é que o valor pago não tem a ver com a área horizontal ocupada pelo veículo???
                                          Porque é que os carros a gasóleo pagam menos de selo do que os carros a gasolina?

                                          O que faria sentido era uma taxação por peso, mas lá está, não usamos todos a mesma estrada e não é por isso que estamos a pagar?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                            Porque é que os carros a gasóleo pagam menos de selo do que os carros a gasolina?

                                            O que faria sentido era uma taxação por peso, mas lá está, não usamos todos a mesma estrada e não é por isso que estamos a pagar?
                                            Essa do selo é outra, mas o que se discute aqui não é isso, isso fica para "outras núpcias"...

                                            Taxação por peso? Não é mau, se fosses com o carro cheio, pagavas mais...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                              Porque é que os carros a gasóleo pagam menos de selo do que os carros a gasolina?

                                              O que faria sentido era uma taxação por peso, mas lá está, não usamos todos a mesma estrada e não é por isso que estamos a pagar?

                                              penso que devia ser tido em conta de facto o peso..........porque uma mota não dá o mesmo desgaste que um carro.........e um carro pequeno não dá o mesmo desgaste que um monovolume!


                                              o peso seria mais coerente.................até porque , imaginem, um carro com 5 pessoas, pagaria mais....mas como era a portagem a dividir pelas 5 pessoas acabaria por compensar!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Aqui falasse e dá-se as opiniões de cada um,e está bem, e é para isso que existe o forum, mas gostaria que me explicassem com fundamento, como é que eles sabem a taxa que devem cobrar ao utilizadores?ou seja distinguem classe 1 e 2?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sensores?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                    o peso seria mais coerente.................até porque , imaginem, um carro com 5 pessoas, pagaria mais....mas como era a portagem a dividir pelas 5 pessoas acabaria por compensar!
                                                    Tou mesmo a ver os putos no banco de trás: "Oh, pai, tenho fome!!!" e o pai: "Agora não, que ainda vamos ter de passar na portagem!!!"

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                                      Tou mesmo a ver os putos no banco de trás: "Oh, pai, tenho fome!!!" e o pai: "Agora não, que ainda vamos ter de passar na portagem!!!"



                                                      ou então

                                                      "oh maria.....ou emagreces , ou então vou ter que te trocar, porque só tu aumentas-me as portagens em 1€"

                                                      ou então

                                                      "oH zé , vais pela A2 ou pela nacional?"

                                                      "epá....vou pela nacional porque a minha Maria engordou uns quilinhos"




                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por paulo56 Ver Post
                                                        Aqui falasse e dá-se as opiniões de cada um,e está bem, e é para isso que existe o forum, mas gostaria que me explicassem com fundamento, como é que eles sabem a taxa que devem cobrar ao utilizadores?ou seja distinguem classe 1 e 2?

                                                        "As cabinas de portagem estão equipadas com sensores colocados no chão que identificam o número de eixos da viatura, e feixes que medem a altura vertical do primeiro eixo do veículo"


                                                        e leiam isto http://www.apfn.com.pt/Noticias/Fev2005/180205b.htm

                                                        para perceberem a cena no seu computo!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Isso é normal ...sempre aconteceu essa diferenciação ...

                                                          Por ex o Novo Opel Antara ... é classe 2 nas portagens

                                                          Mas se pedirem o Kit da irmscher de suspensões ... já só paga classe 1

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ainda pensei em não colocar a minha resposta, mas aqui vai:

                                                            De moto NUNCA pago portagem (o resto já sabem), não estou para pagar o mesmo que um veículo de 1000kg(no mínimo), quando a moto pesa menos de 200kg e só tem 2 rodas .

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