Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ponto de embraiagem

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    ponto de embraiagem

    Se há uma coisa que reparo em lisboa (para além do nervosimos da maior parte dos condutores) é que ninguem faz o ponto de embraiagem antes de arrancar, deixando sempre descair o carro, para so depois iniciarem a marcha.

    Isto até fica interessante, pois parece uma coreografia ao arrancarem lol.

    A minha pergunta é, desgasto mais a embraiagem se fizer o ponto de embraiagem imediatamente antes de largar o travao (quase ao mesmo tempo) e sou parvo, ou simplesmente o pessoal não sabe fazer o ponto de embraiagem?
    Editado pela última vez por JoaoBen; 18 July 2007, 12:00. Razão: queria dizer ponto de embraiagem... tenho de ir buscar a medicação lol

    #2
    wtf? ponto morto? ou ponto de embraiagem?

    Comentário


      #3
      É melhor retificares, e pores ponto de embraiagem...

      Como há sempre alguem que gosta de encostar o carro, geralmente faço sempre e em subidas muita acentuadas leva com o travão de mão... agora se não tiver ninguem atrás mesmo que descaia qq coisa não há mal...

      Comentário


        #4
        queria dizer ponto de embraiagem.. nao sei o que me deu lol, e que escrevi ponto morto no topico todo :X

        Comentário


          #5
          a direito ou a descer o carro nunca anda para trás, agora numa subida é natural o carro recurar um pouco ao fazer o ponto de embriagem. Tambem á limites, não é recuar meio metro, ai já é azelhiçe de quem está a conduzir.

          Comentário


            #6
            Nos semáforos deve-se utilizar o travão de mão, pois os discos da frente aquecem sempre mais e se estiverem a ser apertados pelas pinças enquanto arrefecem podem empenar.
            E ao arrancar gasta-se menos embraiagem e o carro não descai.
            É só vantagens.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
              Nos semáforos deve-se utilizar o travão de mão, pois os discos da frente aquecem sempre mais e se estiverem a ser apertados pelas pinças enquanto arrefecem podem empenar.



              e pensares um bocado antes de falares?

              os discos/pastilhas aquecem plo atrito causado entre o disco e a pastilha enquanto o disco dora! se o carro tiver imobilizado, o disco n roda, logo n existe aquecimento, logo n existe empeno!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por GJP Ver Post


                e pensares um bocado antes de falares?

                os discos/pastilhas aquecem plo atrito causado entre o disco e a pastilha enquanto o disco dora! se o carro tiver imobilizado, o disco n roda, logo n existe aquecimento, logo n existe empeno!
                A questão é que, quando paramos, está a haver forte libertação de calor por parte dos discos, devido a travagens anteriores. Ao estar parado com o pé no travão, está-se a reter todo o calor na zona onde as pastilhas estão a apertar o disco, podendo essa diferença de temperatura causar empenos. Eu nunca comprovei tal facto na prática, mas tento não estar parado com o pé no travão, por causa disso.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                  Nos semáforos deve-se utilizar o travão de mão, pois os discos da frente aquecem sempre mais e se estiverem a ser apertados pelas pinças enquanto arrefecem podem empenar.
                  E ao arrancar gasta-se menos embraiagem e o carro não descai.
                  É só vantagens.
                  nunca tinha lido nada do genero...lol se assim fosse era uma romaria para as oficinas para trocar discos...

                  por exemplo se tiveres os discos frios e travares a fundo a fricçao causada e consequente aquecimento do disco faz empenar...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                    Nos semáforos deve-se utilizar o travão de mão, pois os discos da frente aquecem sempre mais e se estiverem a ser apertados pelas pinças enquanto arrefecem podem empenar.
                    E ao arrancar gasta-se menos embraiagem e o carro não descai.
                    É só vantagens.
                    Isso até pode ter algum fundamento nos casos em que os discos são sujeitos a grandes travagens e travagens a grande velocidade (auto-estradas ou nacionais sinuosas), algo incompatível com condução em cidade e muito menos compatível com o pára-arranca. Convém perceber a situação do carro e não exagerar... Não te esqueças que se o carro tiver travões de disco atrás é basicamente a mesma coisa.

                    Quanto ao tema, vocês reparam em cada coisa... Não é por o carro descair 10cm que a embraiagem vai à vida em 10Kkm não se preocupem!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                      Isso até pode ter algum fundamento nos casos em que os discos são sujeitos a grandes travagens e travagens a grande velocidade (auto-estradas ou nacionais sinuosas), algum um pouco incompatível com condução em cidade e muito menos compatível com o pára-arranca. Convém perceber a situação do carro e não exagerar... Não te esqueças que se o carro tiver travões de disco atrás é basicamente a mesma coisa.

                      Quanto ao tema, vocês reparam em cada coisa... Não é por o carro descair 10cm que a embraiagem vai à vida em 10Kkm não se preocupem!
                      Exacto. Numa condução regular no dia-a-dia, não deverá haver problema.

                      Comentário


                        #12
                        Isso de deixar descair o carro no ponto de embraiagem numa subida, desde que não se deixe descair muito, é normal.

                        Também depende do carro. Há carros que tem muita força de motor, o suficiente para permitir fazer um ponto de embraiagem sem deixar o motor ir abaixo. Por exemplo, na maioria dos carros com motor diesel o binário do motor ao relanti é suficientemente bom para nos primeiros segundos levantar um pouco a embraiagem ainda com o pé no travão e soltar o pé do travão assim que o carro estiver a puxar. Muitas vezes nem precisa de acelerador para basicamente arrancar (tal o binário). Faz o mesmo efeito do travão de mão, não deixando descair o carro. Faço isso muitas vezes no meu diesel.

                        Quanto a fazer ponto de embraiagem, se não usar o travão de mão, a tendência é não só deixar descair um pouco, como também de desgastar mais a embraiagem. Se descair e quanto mais descai, então ainda pior. Deve-se sempre usar a ajuda do travão para não massacrar tanto a embraiagem (mesmo que saibamos evitar descair o carro num arranque normal).

                        Isso do travão e das pastilhas, com a temperatura fazer empenar os discos quando ficamos lá com o pézinho no pedal do travão como o carro parado durante algum tempo, não sei se é verdade. No entanto, admito que faça algum sentido, mas como não sou muito entendido na matéria, não sei. O que é certo é que tenho por hábito puxaro travão de mão nessas ocasiões, não tanto para prevenir empenos nos discos (já tenho pensado nessa possibilidade), mas mais porque me incomoda estar a pisar e segurar continuamente o pedal do travão. Puxo o travão de mão e desconso o pézinho! O mesmo se aplica ao pedal da embraiagem. Para quê ter uma mudança engatada e o pé esquerdo a pisar a fundo a embraiagem enquanto espero pelo semáforo verde? Em cidade é uma canseira conduzir assim. Coloco em ponto morto, puxo o travão de mão, tiro os pés da embraiagem e travão respectivamente! Total relax!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                          Isso até pode ter algum fundamento nos casos em que os discos são sujeitos a grandes travagens e travagens a grande velocidade (auto-estradas ou nacionais sinuosas), algo incompatível com condução em cidade e muito menos compatível com o pára-arranca. Convém perceber a situação do carro e não exagerar... Não te esqueças que se o carro tiver travões de disco atrás é basicamente a mesma coisa.

                          Quanto ao tema, vocês reparam em cada coisa... Não é por o carro descair 10cm que a embraiagem vai à vida em 10Kkm não se preocupem!
                          Conhecem aquele ditado que diz: "Grão a grão, enche a galinha o papo"?

                          Eu até entendo o que queres dizer. Não é por aí que vais estragar a embraiagem, mas ao fim de milhares de kms...

                          É um pouco como o ditado diz. Se pegares num mealheiro e colocares todos os dias uma moeda de 1 €, pensas que 1 € não é nada, mas ao fim de um ano tens lá 365 € e ao fim de 5 anos já lá tens 1825 €! Com a embraiagem é a mesma coisa! Fazer ponto de embraiagem uma ou outra vez por dia numa subida sem ajuda do travão de mão, não "mata" logo a embraiagem, mas ao fim de uns 100.000 kms... já estará bem nas lonas!

                          Uma ou duas vezes de vez em quando não faz mal, mas essas poucas vezes ou fim de milhares de kms já podem fazer mossa na embraiagem. Concerteza que se evitares esse tipo de condução a embraiagem fará mais kms. Como dizes 10.000 kms não é nada e sentes a embraiagem nos trinques, mas ao fim de 100.000 kms pode não ser a mesma coisa. A não ser que mudes de carro a cada 50.000kms. Nisto as embraiagens são sensíveis, acusam os abusos e depois ficamos a pensar "como pode ter acontecido isto?".

                          Atenção que não estou a dizer que tu "matas" as embraiagens, mas há muita gente que "lixa" de discos de embraiagem antes de chegar aos 100.000 kms! Por alguma coisa é e deverá ser mais por mau uso.

                          Comentário


                            #14
                            Epá vendi o meu último carro com 120Kkm feitos por mim sem nunca ter tido problemas de embraiagem, outros cá de casa aguentam mais de 200Kkm sem trocas de embraiagem e sem nunca terem andado a puxar do travão de mão em cada semáforo.

                            Eu percebo o que estás a dizer, afinal de contas a embraiagem é material de desgaste e por isso é normal que se vá desgastando, mas foi isso que quis dizer, é normal essa situação e não desgastas excessivamente a embraiagem por deixares o carro descair um pouco, gastas mais isso sim se não souberes dosear o pedal do acelerador que é bem mais importante do que o deixar ou não descair o carro, digo eu...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                              Epá vendi o meu último carro com 120Kkm feitos por mim sem nunca ter tido problemas de embraiagem, outros cá de casa aguentam mais de 200Kkm sem trocas de embraiagem e sem nunca terem andado a puxar do travão de mão em cada semáforo.

                              Eu percebo o que estás a dizer, afinal de contas a embraiagem é material de desgaste e por isso é normal que se vá desgastando, mas foi isso que quis dizer, é normal essa situação e não desgastas excessivamente a embraiagem por deixares o carro descair um pouco, gastas mais isso sim se não souberes dosear o pedal do acelerador que é bem mais importante do que o deixar ou não descair o carro, digo eu...
                              Sim. Concordo plenamente contigo.

                              O que eu estava a dizer há pouco também é verdade. Embora possamos não sentir o desgaste aos 100.000 kms, o desgaste está lá. Mesmo assim, não quer dizer que a embraiagem está um "farrapo" mas aguenta outros tantos kms mais. O que é certo é que com estas pequenas coisas, pode a embraiagem pode aguentar muitos kms, mas se lhe dermos 2 ou 3 gazadas como disseste, nem metade dos kms dura!

                              Comentário


                                #16
                                Boas..

                                Normalmente só uso o travão de mão em súbidas mais ingremes.
                                Faço-o porque o carro tem muito pouco binário, acelador electrónico que tem algum lag e, também, para poupar embraiagem.

                                Em carros a carburadores/acelarador mecânico e dieseis de alta cilindrada penso que tal não se justifique.

                                Também puxo o travão de mão em semáfros, não pelo possível empenamento dos discos, apenas para descansar o pé.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Joao_ben Ver Post
                                  Se há uma coisa que reparo em lisboa (para além do nervosimos da maior parte dos condutores) é que ninguem faz o ponto de embraiagem antes de arrancar, deixando sempre descair o carro, para so depois iniciarem a marcha.

                                  Isto até fica interessante, pois parece uma coreografia ao arrancarem lol.

                                  A minha pergunta é, desgasto mais a embraiagem se fizer o ponto de embraiagem imediatamente antes de largar o travao (quase ao mesmo tempo) e sou parvo, ou simplesmente o pessoal não sabe fazer o ponto de embraiagem?
                                  Pelos vistos tu e que nao sabes fazer ponto de embraiagem, isso de fazer o ponto enquanto tens o pe no travao so vai desgastar ainda mais a própria embraiagem

                                  É perfeitamente normal nos carros de caixa manual em subidas descair um pouco

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por GJP Ver Post


                                    e pensares um bocado antes de falares?

                                    os discos/pastilhas aquecem plo atrito causado entre o disco e a pastilha enquanto o disco dora! se o carro tiver imobilizado, o disco n roda, logo n existe aquecimento, logo n existe empeno!

                                    e pensares um bocado antes de falares?

                                    Comentário


                                      #19
                                      A pratica comum deverá ser a que mencionei, não quer dizer que em 2 ou 3 kms tenhamos os discos em brasa, mas se nos habituarmos a faze-lo, quando os tivermos um pouco mais quentes não haverá problema.

                                      Sim, já reparei que as pessoas normalmente ficam com o pé no travão nos semáforos, mesmo depois de travagens longas, e também têm a mania de conduzir na via central, ninguém é perfeito, mas podemos tentar chegar o mais próximo possível.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Em subidas muito acentuadas é difícil que o carro não descaia um pouco
                                        quando se passa o pé do travão para o acelerador.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se ficam com os travões assim tão quentes mais vale mudarem para discos de carbono
                                          Como eles só travam a serio a altas temperaturas voçes tao todos safos.

                                          Como já disseram descair alguns centimetros epa não é por ai alem agora apartir do meio metro ja é coisa de maçarico.
                                          Só utlizo travão de mao naquelas paragens em declives bem mais acentuados de resto não é necessário

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                            e pensares um bocado antes de falares?

                                            eu pensei tu é que n

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jatefostes Ver Post
                                              Se ficam com os travões assim tão quentes mais vale mudarem para discos de carbono
                                              Como eles só travam a serio a altas temperaturas voçes tao todos safos.

                                              Como já disseram descair alguns centimetros epa não é por ai alem agora apartir do meio metro ja é coisa de maçarico.
                                              Só utlizo travão de mao naquelas paragens em declives bem mais acentuados de resto não é necessário

                                              lol e mm assim... tenho gosto em fazer pontos de embriagem em declives

                                              n gosto de usar o travão de mão

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
                                                Pelos vistos tu e que nao sabes fazer ponto de embraiagem, isso de fazer o ponto enquanto tens o pe no travao so vai desgastar ainda mais a própria embraiagem

                                                É perfeitamente normal nos carros de caixa manual em subidas descair um pouco

                                                Só acrescentava que ao fazer-se isso está-se a provocar um consumo ainda mais significativo de combustível e a causar forças na transmissão e ainda nos próprios travões. Tudo forças contrárias, cuja resultante é zero. Ou seja, está-se a gastar combustível e materiais, para absolutamente nada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                                  A pratica comum deverá ser a que mencionei, não quer dizer que em 2 ou 3 kms tenhamos os discos em brasa, mas se nos habituarmos a faze-lo, quando os tivermos um pouco mais quentes não haverá problema.

                                                  Sim, já reparei que as pessoas normalmente ficam com o pé no travão nos semáforos, mesmo depois de travagens longas, e também têm a mania de conduzir na via central, ninguém é perfeito, mas podemos tentar chegar o mais próximo possível.

                                                  O modo ideal é aquele que todos nós aprendemos na escola de condução.

                                                  Uns assimilaram outros não!

                                                  E é parar com o travão de pé e ficar imobilizado com este mesmo travão.

                                                  Só assim poderás garantir o máximo de segurança. Já imaginaste levar uma cacetada apenas com o travão de mão a actuar? Se calhar é bem mais inseguro do que com um sistema de travão com servofreio (que o de mão não tem), a actuar em todos os eixos (que o de mão, não actua), com sistemas electronicos (ABS/EBD que o de mão não tem), com um sistema luminoso de aviso (que o de mão, não faz actuar), com um sistema hidráulico que o faz actuar (que o de mão é apenas por cabos), e etc, etc, etc....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                    O modo ideal é aquele que todos nós aprendemos na escola de condução.

                                                    Uns assimilaram outros não!

                                                    E é parar com o travão de pé e ficar imobilizado com este mesmo travão.

                                                    Só assim poderás garantir o máximo de segurança. Já imaginaste levar uma cacetada apenas com o travão de mão a actuar? Se calhar é bem mais inseguro do que com um sistema de travão com servofreio (que o de mão não tem), a actuar em todos os eixos (que o de mão, não actua), com sistemas electronicos (ABS/EBD que o de mão não tem), com um sistema luminoso de aviso (que o de mão, não faz actuar), com um sistema hidráulico que o faz actuar (que o de mão é apenas por cabos), e etc, etc, etc....
                                                    por acaso tenho sempre atenção a isso... e deixo sempre o pé no travão se estiver numa fila! Muita gente em piso plano até deixa o desengatado e sem travão... nem quero imaginar a projecção que o carro leva em caso de embate :x

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                                                      por acaso tenho sempre atenção a isso... e deixo sempre o pé no travão se estiver numa fila! Muita gente em piso plano até deixa o desengatado e sem travão... nem quero imaginar a projecção que o carro leva em caso de embate :x

                                                      Já me bateram por trás, o meu carro estava devidamente parado e travado (do modo que descrevi) e o carro ainda foi bater no carro da frente e fez um bom estrago.

                                                      Só me lembro que mal sinto o impacto, já estava com o pé no travão, de ainda ter carregado com mais força no travão. E estava com o pé já lá colocado.

                                                      Agora imaginem se não estivesse com o pé no travão, se estivesse apenas o travão actuado sobre o eixo traseiro (com o travão de mão) era só um eixo a actuar. E provavelmente com menos intensidade do que na minha situação, pois depois carreguei com toda a força. Nem imagino se estivesse meramente em ponto morto (que na situação até dava, pois era plano).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                                        eu pensei tu é que n

                                                        á......tá bem

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por GJP Ver Post


                                                          e pensares um bocado antes de falares?

                                                          os discos/pastilhas aquecem plo atrito causado entre o disco e a pastilha enquanto o disco dora! se o carro tiver imobilizado, o disco n roda, logo n existe aquecimento, logo n existe empeno!

                                                          Então já que é assim e já que insistes tanto e com tanta certeza na tua posição deixo-te aqui um pequeno exercício para fazeres com o teu carro, em segurança claro.

                                                          Circulando a 80 kms/h, como é normal acontecer, faz uma travagem longa até a imobilização, não é necessário calcares a fundo, mas quando parares deixa estar o pedal pressionado até os discos arrefecerem, que deve ser o +/- tempo de o semáforo mudar para verde. Repetes algumas vezes.

                                                          Depois diz qqr coisa.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            mas eu tento fazer a passagem o mais rapido possivel.

                                                            ao mesmo tempo que estou a fazer o ponto, tambem largo o travao.

                                                            So estava a comentar pois nota-se que muito pessoal deixa cair o carro exageradamente e pensei que nao fosse saudavel para o carro.

                                                            Como e obvio nao faço o ponto enquanto estou a travar (de que me servia?)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X