Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ensino da condução

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ensino da condução

    O estado do ensino da condução em Portugal, é um caso sério de incompetência e um salve-se quem puder, das asneiras que se "registam" diáriamente por carros utilizados no ensino.

    As asneiras, são patrocionadas pelos instrutores, e os candidatos a condutores ao cometerem esses erros, sem serem devidamente corrigidos, acabam por ficar convictos que estão a desempenhar uma boa condução

    Por exemplo parar no meio de um cruzamento, em que existia passadeira mas o semáforo dos peões estava vermelho, no sentido que se seguia, para dar passagem aos peões, os carros que vinham imediatamente atrás fecharam o cruzamento, e via-se claramente, tanto o instrutor como o candidato a condutor a insistirem com o atravessamento dos peões

    Outra situação que já presenciei, foi com a existência de 3 faixas de rodagem, circularem na do meio ( 2ª circular )

    Depois tambem existe a outra face, que é os próprios instrutores que não sabem ou tem duvidas, sobre determinada situação

    A saber:

    Após abordar , em alturas diferentes, 2 instrutores, sobre como se deveriam contornar as rotundas, eis as 2 soluções

    Personagem 1 - A rotunda deverá efectuar-se sempre com o pisca aberto para a esquerda e desfazer o pisca, quando se quer sair

    Personagem 2 - A rotunda deverá efectuar-se tendo em conta que se tem prioridade sobre todos os veiculos que vão entrar na mesma e fazer-se pisca para sair

    - E quando existir mais do que uma faixa ?

    Personagem 1 - Geralmente ensino a utilizar a faixa mais á direita e depois de encartados vão-se adaptando á condução

    Personagem 2 - É como se costuma dizer, " é a faixa que está mais á mão "

    O porquê de se verem tantos carros de instrução, mal estacionados ?

    Personagem 1 - São sempre paragens curtas, não vale a pena andar á procura de estacionamento

    Personagem 2 - Eu sei que estamos a dar uma mau exemplo, mas chamamos à atenção

    Provavelmente se tivesse mais tempo livre e "apanhasse" mais uns instrutores por aí colocava-lhes mais umas questões

    As personagens são reais

    #5
    Ensino da condução em Portugal - faltam noções básicas

    Vinha a chegar a casa e vi uma jovem imobilizada num cruzamento, com o carro a aparentar pouca vontade de trabalhar. Pediu-me ajuda para fazer o carro pegar na descida, dizendo que já tinha tentado e não tinha conseguido. Lá o fiz, entreguei-lhe o carro a trabalhar, e ela perguntou-me como se fazia. Expliquei-lhe o B-A-BA e ela confessou que pensava que devia ser feito em ponto-morto.

    Não consigo pensar mal da moça. Nem toda a gente aprendeu com os pais ou com os amigos estas coisas "básicas" da condução. A minha reprovação vai para o ensino da condução em Portugal.

    Andamos ali 30 horas a fazer cócegas à manete, a aprender sinais que só se aplicam a pesados e que vamos encontrar uma vez na vida, quando na verdade apenas pretendemos ter a licença de ligeiros... mas quantos de nós aprenderam a trocar um pneu na escola, e quantos aprenderam a posteriori com algum conhecido? Quantos de nós aprenderam a ver o óleo? Quantos aprendem a travar com e sem ABS?

    Então e que tal o organismo que vai ocupar o lugar da extinta DGV começar a encarar o problema como deve ser?
    Editado pela última vez por RAD; 07 August 2007, 16:37. Razão: Quis fazer uma piada com o título e a malta não comentava o tópico em si...

    Comentário


      #6
      Boa acção do dia: ensinei uma moça a pegar de empurrão
      Isso é de Homem e competente, nunca se deve deixar por mãos alheias um ensino desses

      ...e sabe sempre bem

      Comentário


        #7
        Vai descambar...

        Vá lá, malta. Isto é um tópico para o road-book...

        Comentário


          #8
          os pensamentos que me vieram á cabeça.....loooool

          Comentário


            #9
            Originalmente Colocado por RAD Ver Post
            Vai descambar...

            Vá lá, malta. Isto é um tópico para o road-book...
            ensinei uma moça a pegar de empurrão....

            já se estava à espera que desse para o torto....

            Comentário


              #10
              Originalmente Colocado por RAD Ver Post
              Vai descambar...

              Vá lá, malta. Isto é um tópico para o road-book...
              Desculpa só tinha lido o "títalú" , agora é que me apeteceu ler tudo e percebi que tinha sido o carro

              A culpa é tua, induzes os users em erro

              Comentário


                #11
                A boa acção, num carro com catalizador, podia ter custado o catalizador. Ao pegar de empurrão, podes enviar gotas de combustível não queimado para o mesmo e danificá-lo. Um carro com catalizador não se pega de empurrão!!

                Comentário


                  #12
                  Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                  A boa acção, num carro com catalizador, podia ter custado o catalizador. Ao pegar de empurrão, podes enviar gotas de combustível não queimado para o mesmo e danificá-lo. Um carro com catalizador não se pega de empurrão!!
                  Pois...

                  Eu sei disso, ela não sabia (claro, nas escolas não ensinam). Ajudei-a no que me pediu (disse que já não era a primeira vez que era necessário recorrer a este esquema para seguir viagem, e no momento a alternativa era ter de ir comprar uma bateria à pressa) mas aproveitei para a aconselhar a não o fazer muitas vezes.
                  Editado pela última vez por RAD; 07 August 2007, 16:20.

                  Comentário


                    #13
                    Quando li Boa acção do dia: ensinei uma moça a pegar de empurrão, bem que me passaram pela cabeça uma panóplia de situações bem interessantes...

                    Bem, afinal só a ensinaste a pôr o carro a trabalhar de empurrão! Ora bolas! Será que era mesmo isso que ela queria???

                    Comentário


                      #14
                      Era um título tão prometedor, afinal... lá voltamos à treta de que a língua Potuguesa é muito traiçoeira...

                      Comentário


                        #15
                        Isto é autenticamente publicidade enganosa!!!!

                        Agora vais ter de levar com o DECO!!

                        Comentário


                          #16
                          Então e que tal o organismo que vai ocupar o lugar da extinta DGV começar a encarar o problema como deve ser?
                          Não acredito RAD , em Portugal a classe automobilística é encarada como um investimento com uma elevada taxa de rentabilidade para os cofres do Estado (ainda há quem o defenda neste aspecto com vários argumentos ("desculpas da treta") ) logo todas as acções a tomar que ponham em risco o investimento são eliminadas.

                          Comentário


                            #17
                            Não façam piada disto porque o assunto é muito mais sério do que isso.
                            Na minha modesta opinião o ensino devia começar na primária, e fazer parte o curriculo escolar, pelo menos ao nível do código, e abranger outros aspectos atmbém relacionados com o trânsito.
                            Quando ao ensino de condução propriamente dito, existe uma lacuna muita grande que é a preparação para as situações de emergência. Nós os utilizadores deste forum temos a mínima noção do que é uma escorregadela de trazeira, ou de frente e se o carro é RWD ou FWD e o que fazer numa situação destas, mas nós somos uma minoria. A larga maioria das pessoas tira a carta para se locomover de um sítio para o outro, e não tem a mínima noção destas coisas.
                            O ensino devia abranger situações em que se simulassem situações de perigo, devidamente controladas claro, e ensinar as pessoas a reagir nestas situações. O ensino de mecânica também ajudava muito.
                            Quanto ao exame, não é em 20 minutos (debaixo de nervos) que se percebe se uma pessoa saber conduzir ou não. O instrutor é a pessoa mais habilitada para saber se o instruendo sabe conduzir ou não.
                            Esta é uma opinião, que vale o que vale, mas como isto é um forum achei bom expressa-la.

                            Comentário


                              #18
                              Infelizmente em Portugal somente se ensina a guiar e não a conduzir.

                              Comentário


                                #19
                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                Infelizmente em Portugal somente se ensina a guiar e não a conduzir.

                                A guiar e mal...
                                E já agora, quantos de voces aprenderam como se trocava um pneu? Quantos de voces aprenderam a verificar niveis?
                                Quantos de voces aprenderam a mudar uma lampada?
                                Coisas simples, que até nem se perderia muito tempo com elas, mas que não são feitas
                                Graças a deus que existe o ACP se não muita gente estava tramada

                                Comentário


                                  #20
                                  Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                  Não acredito RAD , em Portugal a classe automobilística é encarada como um investimento com uma elevada taxa de rentabilidade para os cofres do Estado (ainda há quem o defenda neste aspecto com vários argumentos ("desculpas da treta") ) logo todas as acções a tomar que ponham em risco o investimento são eliminadas.
                                  Bem, que a fiscalização é muito mais direccionada para a captação de receitas do que para a penalização de comportamentos de risco, não tenho dúvidas.

                                  Agora, encarar o próprio ensino como um negócio é revoltante...

                                  Comentário


                                    #21
                                    Originalmente Colocado por dcifumarolas Ver Post
                                    A guiar e mal...
                                    E já agora, quantos de voces aprenderam como se trocava um pneu? Quantos de voces aprenderam a verificar niveis?
                                    Quantos de voces aprenderam a mudar uma lampada?
                                    Coisas simples, que até nem se perderia muito tempo com elas, mas que não são feitas
                                    Graças a deus que existe o ACP se não muita gente estava tramada
                                    Pneu - Li no manual do carro
                                    Níveis - Foi outra pessoa que me ensinou
                                    Lâmpada - Manual do carro

                                    Estacionar - Escola de condução

                                    Comentário


                                      #22
                                      Eu desde que vi um rapaz a fazer o mesmo, igualmente em ponto morto, mas a dar à chave que acredito em tudo...

                                      Comentário


                                        #23
                                        Originalmente Colocado por dcifumarolas Ver Post
                                        A guiar e mal...
                                        E já agora, quantos de voces aprenderam como se trocava um pneu? Quantos de voces aprenderam a verificar niveis?
                                        Quantos de voces aprenderam a mudar uma lampada?
                                        Coisas simples, que até nem se perderia muito tempo com elas, mas que não são feitas
                                        Graças a deus que existe o ACP se não muita gente estava tramada
                                        Por essas e outras questões, é que existem diversas categorias de carta de condução

                                        Quando se opta por habilitação de carta profissional , ensinam isso

                                        Comentário


                                          #24
                                          Originalmente Colocado por dcifumarolas Ver Post
                                          A guiar e mal...
                                          E já agora, quantos de voces aprenderam como se trocava um pneu? Quantos de voces aprenderam a verificar niveis?
                                          Quantos de voces aprenderam a mudar uma lampada?
                                          Coisas simples, que até nem se perderia muito tempo com elas, mas que não são feitas
                                          Graças a deus que existe o ACP se não muita gente estava tramada
                                          Eu por acaso até sei fazer isso tudo, mas na hipotese de não saber o seguro tem assistencia em viagem.

                                          Quanto a mudar uma lampada....acredita que para alguns carros, as lições não chegavam. Experimenta mudar um médio num Opel Astra (dos ultimos), ou qualquer uma num Polo 9N2.....

                                          Comentário


                                            #25
                                            Originalmente Colocado por Traveller Ver Post
                                            Eu por acaso até sei fazer isso tudo, mas na hipotese de não saber o seguro tem assistencia em viagem.

                                            Quanto a mudar uma lampada....acredita que para alguns carros, as lições não chegavam. Experimenta mudar um médio num Opel Astra (dos ultimos), ou qualquer uma num Polo 9N2.....
                                            Outro dia numa Peugeot 307, como não estava a ver como era, fui ao manual e ainda foi pior. No manual diz que sai pela frente quando na realidade vim a descobrir que sai por dentro.

                                            Comentário


                                              #26
                                              Originalmente Colocado por Traveller Ver Post
                                              Eu por acaso até sei fazer isso tudo, mas na hipotese de não saber o seguro tem assistencia em viagem.

                                              Quanto a mudar uma lampada....acredita que para alguns carros, as lições não chegavam. Experimenta mudar um médio num Opel Astra (dos ultimos), ou qualquer uma num Polo 9N2.....


                                              E sim, há carros em que mudar uma lâmpada é um desafio sério, mesmo para alguns electricistas auto experimentados!

                                              Eu acho importante a verificação do estado geral do carro (pneus, níveis, faróis, etc.), mas um pouco de técnica automóvel deve ficar apenas para quem sabe. Se não souber, mais vale a pena recorrer à assistência em viagem, que pôr-se a inventar e arriscar-se a piorar a situação. Mesmo o trocar o pneu, por exemplo, acredito que algumas pessoas (especialmente idosos) não tenham força suficiente para desapertar os parafusos.

                                              Mas acho piada, que este tópico começou com alguém a pegar de empurrão um carro com catalizador... Já agora, pergunto: enquanto empurravam o carro, sinalizaste o teu carro com os 4 piscas e vestiste o colete quando foste empurrar o veículo que não pegava? Usaste o triângulo? É que tudo isto me parece mais importante que o saber pegar de empurrão.

                                              Comentário


                                                #27
                                                Eu tb não sabia pegar um carro de empurrão nem sabia que estes novos de injecção pegavam...
                                                Uma vez é que fui para um ermo em leça com uma rapariga ver as vistas... e então quando terminamos o serviço a bateria tava mamada então fomos bater no vidro dos restantes casais ver se alguem tinha cabos e nepia, la me ensinaram a pegar o carro de empurrão


                                                cumps

                                                Comentário


                                                  #28
                                                  Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                  Não acredito RAD , em Portugal a classe automobilística é encarada como um investimento com uma elevada taxa de rentabilidade para os cofres do Estado (ainda há quem o defenda neste aspecto com vários argumentos ("desculpas da treta") ) logo todas as acções a tomar que ponham em risco o investimento são eliminadas.
                                                  É o que eu penso também.

                                                  Os politicos só olham para os números e para o que dá lucro imediato.
                                                  Estão-se a burrifar para o país e para o povo.

                                                  Já nas escolas ensinasse a ser-se competitivo e não cooperante. Depois dá nas pessoas que temos. Sem educação civica alguma.

                                                  Comentário


                                                    #29
                                                    Originalmente Colocado por Oddie Ver Post
                                                    Eu tb não sabia pegar um carro de empurrão nem sabia que estes novos de injecção pegavam...
                                                    Uma vez é que fui para um ermo em leça com uma rapariga ver as vistas... e então quando terminamos o serviço a bateria tava mamada então fomos bater no vidro dos restantes casais ver se alguem tinha cabos e nepia, la me ensinaram a pegar o carro de empurrão


                                                    cumps
                                                    És o verdadeiro "empata"

                                                    Comentário


                                                      #30
                                                      Originalmente Colocado por Traveller Ver Post
                                                      És o verdadeiro "empata"
                                                      Completamente empata. Devias ter vergonha de fazer uma coisa dessas.

                                                      E porque é que não aproveitaste para repetir a dose?

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X