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Queda de ramo de árvore sobre o tejadilho - Após 9 semanas e continua a novela...

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    Queda de ramo de árvore sobre o tejadilho - Após 9 semanas e continua a novela...

    Viva,

    Durante a tarde de hoje, ao circular na Av. da Liberdade na Figueira da Foz, caiu um ramo de uma árvore que com pontaria certeira acerta no tejadilho do meu carro. Deixa-me uma valentes mossas (em alguns pontos o tejadilho desceu uns bons 8 cm), risca-me o capôt, grelha, e pequenas zonas das portas que estavam em contacto com o tejadilho, bem como conseguiu abrir-me os para-sois interiores e retirar a tampa da luz do habitáculo.

    Felizmente, para os restantes veículos e peões, não acertou em mais nada, só no meu veículo.

    Paro no local da queda (se bem que durante alguns segundos fiquei perdido a tentar saber o que raio se tinha passado), quatro piscas, colete, triângulo, chamada à PSP, retiro algumas fotos ao local e aos danos e aguardo o piquete. Levantam o auto, verificam os danos. Informam-me que até ao final do dia remetiam o auto à Câmara Municipal e após isso eu é que me teria que deslocar à câmara para solucionar a situação. Após contactar a minha seguradora recomendou-me a seguir o mesmo caminho, e só em caso de atraso da CM se activavam os meios legais. Amanhã conto deslocar-me à CMFF para esclarecer a situação e saber como a CM se responsabilizará pelo caso e pagará os danos.

    Pela vossa experiência, que cuidados eu deverei ter ou como deverei agir?

    Aparentemente a árvore pertence a um jardim público logo da responsabilidade da CM. O jardim já estava vedado com fitas da polícia pois dias antes houve outras quedas de ramos. Várias pessoas se ofereceram como testemunhas e a gestora de um residencial próxima voluntarizou-se para auxiliar na apresentação de uma queixa contra a CM pois a queda de ramos tem sido algo contínuo e tem danificado os prédios circundantes.

    Uma foto bem demonstrativa do estado do tejadilho:
    Tejadilho Lado Esquerdo.JPG
    (mais fotos na página 2)

    Todos os conselhos e recomendações são bem vindos.

    *************** Actualização 22 de Agosto ***************

    No dia a seguir ao acidente desloquei-me à PSP da FF (não sou da FF logo despesas de deslocamento) para levantar o Auto, pelo que tive que pagar pelo mesmo (é um valor irrisório, apenas de fotocópias - 0,12€ - mas irónico já que estou a pagar por algo que não tive responsabilidade) e apresentei a queixa com um pedido de indemenização, juntamente com o auto em anexo, junto da CM.

    Não foi dada qualquer resposta final pois a funcionária apenas recebe pedidos. A decisão passa por outro gabinente. Mas também não foi dada qualquer previsão de resposta. Combinou-se em eu contactar o serviço na próxima 6F para conhecer o estado do meu pedido.

    Pensei em desde já pedir um orçamento de arranjo à oficina onde sempre realizei os arranjos e revisões ao automóvel (concessionário Nissan) e anexá-lo ao meu pedido mas encontra-se encerrado para férias até ao final da próxima semana.

    *************** Actualização 24 de Agosto ***************

    Contactei telefonicamente a CMFF através do Gab. do Munícipe. Foi me dito que o processo estava em andamento, no Gab. de Transportes, porém não existia qualquer informação adicional ou qualquer prazo de resolução. Referiram que pode bem demorar um mês, ou mais. Recomendaram contactar periodicamente.

    Para procurar acelerar o processo vou-me informação junto do Instituto de Seguros de Portugal como proceder. Caso em meados da próxima semana, quando voltar a contactar a CMFF não existir uma resposta concreta ir pedir à minha seguradora para recorrer ao meus legais. Uma possibilidade também poderá passar por activar o meu seguro de danos próprio para o arranjo do automóvel e deixar a minha seguradora fazer pressão à CMFF. O único se é o custo da franquia.

    À parte disto, existem sempre despesas que nunca não quantificáveis: as dores de cabeça, o tempo perdido, as chamadas, o período em que o automóvel anda desfeito pelas ruas. Não existe legislação que proteja o cidadão neste caso? Será aceitável eu ter que andar com o carro empanado (circula, não existe problemas de mecânica mas está completamente desfigurado no tejadilho e capot) devido a atrasos burocráticos?

    *************** Actualização 24 de Agosto (Após contacto com o ISP) ***************

    Após contacto com ISP eis as respostas:

    - Legalmente não há nada que eu possa fazer. Não existe nenhum limite temporal para a CM fornecer uma resposta, pelo que é livre de demorar uma semana, um mês, um ano (claro está, discordo completamente desta situação). Apenas poderei procura fazer pressão (cujo efeito é duvidoso) enviando cartas, faxes e telefonando periodicamente, ou, movendo um processo judicial pelo atraso ou por descontectamente pela resposta - embora o caso parece óbvio a CM pode descartar responsabilidades e não assumir os custos;

    - Se activar o meu seguro de Danos Próprios a minha apólice será agravada se a CM não restituir o valor à minha seguradora até à próxima renovação da apólice. Porém, se a CM restituir o valor à minha seguradora após a renovação, a minha seguradora, por sua vez, restitui a mim esse valor e desagrava a apólice;

    *************** Actualização 28 de Agosto *************** (1 semana após o acidente)

    Novo contacto onde fui informado que a CMFF já tinha sido notificada por outras instituições, como a Protecção Civil, que interviram no local. O caso entrou na secção de Cadastro e Administração de Bens, como o nome indica, responsável pela gestão das infra-estruturas e seguros. Continua a não existir uma previsão para resolução do caso.

    *************** Actualização 31 de Agosto ***************

    Novo contacto, desta vez já estive em ligação com o Dep. de Cadastro e Administração de bens. Embora não houvesse resposta final foi-me pedido um orçamento (segundo indicaram, para saber se o custo é suportado pela CM ou pela seguradora), documentação do carro e cartão de contribuiente.

    Pedi orçamento a uma oficina que me disponibiliza no início dapróxima semana. Não foi possível criarem um orçamento no momento pois são necessárias várias peças e não possuem todos os preços.

    No início da próxima semana remeto o orçamento com a documentação requerida.

    *************** Actualização 04 de Setembro *************** (2 semanas após o acidente)

    Recebi o orçamento por parte da oficina e remeti para a câmara, juntamente com a documentação requerida. O orçamento ficou em sensivelmente 2.200€.

    Tendo a CM em posse de todos os dados e documentos não há razão para novos atrasos.

    *************** Actualização 07 de Setembro ***************

    Na ausência de resposta por parte da CM contactei a pessoa responsável pelo processo. Aparentemente estava de férias (embora no final da semana passada me tenha requerido documentação) e deixou indicação que nenhum processo estava pendente.

    Estranhamente, durante a tarde, fui contactado pela CM, por uma nova pessoa, que me questionava se tinha apresentado alguma coisa na CM. aparentemente receberam o auto da PSP mas não existe qualquer indicação ou registo no sistema da CM. Neste momento estou dúvidas sobre o funcionamento da CM e o desenrolar deste processo.

    *************** Actualização 10 de Setembro ***************

    Novo contacto. A pessoa na CMFF responsável pelo meu caso encontra-se há uma semana de férias e não me sabem informar quando regressa. Para mais, ninguém sabe qual o estado do meu caso. Começo a stressar com a situação e com a imoralidade por parte da CMFF

    <desabafo>Todo o trabalhador deve ter direito às devidas férias. Porém, não é aceitável que um serviço público "congele" porque um funcionário se ausente em férias. Especialmente quando há cidadãos, que pagam impostos - que financiam esse serviço - e que dependem e aguardem para que os seus casos sejam solucionado, cidadãos estes que não têm qualquer responsabilidade sobre o sucedido</desabafo>.

    Amanhã farei um último contacto. Se não obtiver resposta satisfatória irei contactar a minha seguradora para obter apoio jurídico e activar o meu seguro sobre danos próprios.

    *************** Actualização 11 de Setembro *************** (3 semanas após o acidente)

    Novo contacto. Fui simplesmente informado que a responsável regressa manhã, dia 12. Nada mais foi acrescentado.

    *************** Actualização 12 de Setembro *************** (3 semanas após a apresentação da queixa à CMFF)

    Novo contacto. No início fui informado que a pessoa ainda se encontrava de férias, mas lá a identificaram. A conversa ficou azeda depois de me informaram que só agora tinham verificado o orçamento e restantes documentos (enviados há semana e meia) , só agora o processo iria seguir para os seguros e que não havia qualquer previsão de tempo de resposta, nem garantias que a CMFF se responsabilizasse. Embora esteja com o carro amassado foi-me dito para simplesmente aguardar, ou que reparasse o carro às minhas custas e esperasse que a CMFF um dia podesse ressarcir.

    Após isto apresentei toda a documentação que possuía à minha seguradora, bem como os contactos, para eles mesmo pressionarem a CMFF.

    Da própria CMFF foi referido que existem casos semelhantes pendentes há meses, mesmo de veículos que não se podem mover, e um caso levou 4 anos para resolver.

    Embora até agora tenha simplesmente aguardado, perante isto, estou a pensar em remeter a descrição do caso para o programa "nós por cá" da SIC, e "Consumidor Directo" da antena 1. Mesmo para a imprensa da região. A CMFF mostrou não querer responsabilizar-se ou preocupar-se por um cidadão. Senti-me mesmo desprezo. Pelo que irei usar o que poder em meu favor.

    *************** Actualização 17 de Setembro ***************

    Remeti uma carta registada com aviso de recepção à presidência da CMFF, descrevendo todos os eventos desde o dia do acidente e anexando toda a documentação, comprovativos e algumas fotos, requerimento um tratamento célere do meu caso.

    *************** Actualização 18 de Setembro *************** (4 semanas após o acidente)

    Fui contactado por um perito que apenas nesse dia tinha recebido a informação do acidente (embora a CMFF refira que seguira no dia 12, e mais tarde no dia 13). Muita documentçaão estava em falta, não tendo sido fornecida pela CMFF, nomeadamente orçamento de reparação, fotos do acidente e documentos do veículo.

    *************** Actualização 19 de Setembro ***************

    O perito disponibilizou-se para se deslocar ao meu local de trabalho para verificar o estado da viatura. Entreguei toda a documentação em falta que a CMFF não disponibilizou.

    *************** Actualização 24 de Setembro *************** (5 semanas após o acidente)

    Recebi uma resposta à carta remetida no dia 17 por parte da CMFF, onde apenas é referido que o processo foi remetido à seguradora da CMFF no dia 13 (embora no dia 12 tenha sido informado que o processo seguirá nesse mesmo dia, e o perito tenha indicado que apenas no dia 18 recebeu o processo). Nada mais é referido na carta

    *************** Actualização 29 de Setembro ***************

    Contactei a CMFF, tendo sido informado que continuavam à espera da resposta por parte da sua correctora (aparentemente não contactam directamete a seguradora, mas aconselharam-me a ser eu a contactar a seguradora da CMFF - !?). Sem essa resposta a CMFF não tomará qualquer acção.

    Contactei a DECO e o ISP. Ambos aconselharam a recorrer aos jurados de justiça, ou em último caso aos tribunais, através de um processo judicial.

    *************** Actualização 04 de Outubro *************** (6 semanas após o acidente)

    Contactei o perito que me informou que o processo estava encerrado mas se encontrava em revisão pelo seu departamento. Em princípio, no dia 08 será remetido à seguradora. Aconselhou a aguardar até ao final da próxima semana, e caso não receba nenhum contacto por parte da seguradora para contactar a CMFF ou a seguradora.

    No dia 11 irei deslocar-me (após 7 semanas do acidente) à CMFF para falar pessoalmente com a pessoal responsável pelo caso e pedir explicações pelo atraso vergonhoso na resolução do meu caso. Irei apresnetar uma queixa por escrito no livro de reclamações.

    Estou a preparar um texto para remeter para os jornais locais a denunciar o atraso vergonhoso e imoral do meu caso por parte da CMFF.

    Entretanto, com as chuvas, partes do carro estão a formar ferrugem e surgem infiltrações.

    *************** Actualização 11 de Outubro *************** (7 semanas após o acidente)

    Desloquei-me pessoalmente à CMFF (140km de Oliveira do Hospital à Figueira da Foz, mais o regresso). Conheci finalmente a senhora que me trata do assunto que procurou ser muito solícita, contactando e pressionando a correctora. Infelizmente da parte da correctora apenas veio como resposta: "ainda não temos informação, um pouco mais de paciência".

    Apresentei uma reclamação no livro de reclamações, e deixei uma nova carta dirigida ao Presidente da CMFF.

    *************** Actualização 15 de Outubro ***************

    Fui informado pelo perito que o processo estava concluído e na posse da seguradora. Informei imediatamente a CMFF, já que a desculpa do atraso era sempre devido à peritagem.

    *************** Actualização 16 de Outubro *************** (8 semanas após o acidente)

    Contactei a CMFF. Fui informado que a seguradora deu ordem de reparação. Porém:
    - A seguradora só paga o valor do arranjo sem IVA, tendo que apresentar a factura final para ser indemnizado desse valor (!?);
    - A CMFF paga a franquia, mas tenho que aguardar mais 2 semanas, embora tenha sido dada ordem de reparação (!?);

    A seguradora iria remeter o cheque por correio.

    *************** Actualização 17 de Outubro ***************

    Acordei a reparação com a oficina. São necessárias peças pelo que o carro só entra na oficina na próxima 2ªF (22 de Outubro), dia em que as peças encomendadas são entregues.

    Tive que pressionar a CMFF pelo veículo de substituição. A seguradora informou que podia alugar um e que no final apresentasse a respectiva factura. No entanto, tenho que suportar os custos do aluguer até que me indemnizem.

    *************** Actualização 22 de Outubro *************** (9 semanas após o acidente)

    O carro é entregue à oficina.

    Recebo correspondência da seguradora, mas não, não era o cheque. Era um bonito documento que tinha que assinar e dizia, transcrevendo " (...) o abaixo assinado declara ter recebido da Allianz SA o valor da indemnização (...) e dá-se por completamente indemnizado (...)". Depois de vários contactos com a seguradora apercebo-me que se não assinar o documento, nada feito, embora assine algo que afirme situações que não ocorreram. Eu ainda não fui indemnizado e de longe dou-me por completamente indemnizado, pois ainda faltam as despesas do aluguer, de deslocamento e todas as comunicações que tive (cartas, telefones, etc.) foram outras despesas não quantificáveis. Esta situação é vergonhosa.

    Como necessito do valor, assino o recibo, risco as partes onde é afirmado que fui indemnizado e a seguradora não tem mais dívidas para comigo e acompanho com uma carta onde traduzo isso mesmo.

    A carta segue no dia seguinte, dia 23, por correio registado.

    Entretanto a DECO responde-me afirmando que toda a razão está do meu lado, porém, não existe nenhuma obrigação legal, o tal vazio legal. Pelo que estou desprotegido e nada se pode fazer. Recomendaram-me expor o caso o Provedor de Justiça, www.provedor-jus.pt e seguir com um processo judicial pela morosidade mas alertando para as despesas daí decorrentes. Situação grave, esta. O cidadão está completamente desprotegido, é reconhecido por entidades institucionais mas nada é feito para reverter essa situação.

    *************** Actualização 26 de Outubro ***************

    Supostamente dia para levantar o carro. Porém, nem cheque da CMFF nem depósito da seguradora, embora o recibo tenha sido remetido há 3 dias atrás. Contacto a seguradora e informam-me que nada receberam e sem o recibo não podem fazer a transferência. Contacto os CTT e informam-me que a carta foi entregue na seguradora às 11h do dia 24. Tirem as vossas conclusões.

    Felizmente ou infelizmente, o carro não está totalmente reparado, pelo que só para a próxima semana, o que dá mais algum tempo para esperar pela indemnização. Enquanto não tiver o valor da indemnização da seguradora e da CMFF não poderei levantar o veículo

    "Algo cheira mal para o reino das Câmaras Municipais e das seguradoras...".

    Marco
    Editado pela última vez por MarcoVeloso; 26 October 2007, 12:58.

    #2
    Bem, pela descrição feita parece que tudo está a teu favor. É apertar com eles (Câmara). Boa sorte.

    Um abraço.

    Comentário


      #3
      Tens o processo todo bem conduzido, agora é teres paciência pois as CM demoram a dar resposta... e persistência pois costumam ser negativas (e se estava vento como por aqui...).

      Retira fotografias aos danos causados e pede um orçamento de reparação. Se demorar a resposta e repares o carro, pede factura discriminada e guarda a mesma...

      Comentário


        #4
        Viva,

        A mim preocupa-me, já que os danos até imensos, que a CMFF demore a resolver o carro (o carro anda, mas está uma lástima...) ou se tente esquivar de alguma forma num subrefúgio legal.

        Efectivamente estava muito vento naquele momento (aliás em todo o dia), mas isso não pode desresponsabilizar a CMFF por deixar as estruturas públicas sem segurança.

        Alguém já passou por algo semelhante?

        Marco

        Comentário


          #5
          Com o vento que tem estado também tem havido uns problemas na minha rua, mas ainda n causaram problemas.

          Não são arvores mas sim os cabos de electricidade (ainda presos em postes) os cabos são paralelos uns aos outros sem isolamento.

          Com o vento que tem estado os cabos batem uns nos outros e puf, lá se vai a luz e saltam umas faiscas para o chão. Já ligamos para a EDP mas nada fizeram. Quero ver quanto tempo vai ficar assim. Secalhar até um cabo partir e acertar em alguém...

          Quanto ao teu problema. Acho que tens tudo encaminhado. Testemunhas, etc.

          Vai contanto o que se passa.

          Cumps

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            #6
            Pessoalmente não passei pelo mesmo, mas um conhecido meu passou. Só te posso desejar boa sorte, na altura ele esteve mais de 1 ano para lhe resolverem o problema. O caso dele foi bem pior pois não foi um ramo mas sim uma árvore que por uns meros centímetros não lhe acertou (caiu no capot). Como o carro ficou inutilizado ele teve que arranjar por conta própria e depois imputou os danos à JAE (na altura) porque foi numa nacional, fora de uma localidade. A JAE andou a engonhar mais de 1 ano até lhe devolver o dinheiro da reparação.

            Boa Sorte para isso.

            Comentário


              #7
              Como já foi dito fizeste tudo bem, agora é aguardar que a Câmara cumpra a sua obrigação, o problema é que vai demorar meses/anos. Vais ter de pagar o arranjo do teu bolso e ficar um tempão á espera que te paguem.

              Pelo menos todas as histórias que tenho conhecimento passaram-se assim.

              Comentário


                #8
                Boas. Tens tudo o que necessitas para resolver o problema da melhor maneira para isso só tens de fazer uma participação em sistema IDS ao teu seguro dando-lhes o auto da policia com os dados todos e eles que se entendam com câmara pois é para isso que pagas o seguro e depois da participação feita em trinta dias no máximo tens o problema resolvido.....
                Guarda cópias de tudo o que fizeres podem vir a ser necessárias mais tarde.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                  Viva,

                  Durante a tarde de hoje, ao circular na Av. da Liberdade na Figueira da Foz, caiu um ramo de uma árvore que com pontaria certeira acerta no tejadilho do meu carro. Deixa-me uma valentes mossas (em alguns pontos o tejadilho desceu uns bons 8 cm), risca-me o capôt, grelha, e pequenas zonas das portas que estavam em contacto com o tejadilho, bem como conseguiu abrir-me os para-sois interiores e retirar a tampa da luz do habitáculo.

                  Felizmente, para os restantes veículos e peões, não certou em mais nada, só no meu veículo.

                  Paro no local da queda (se bem que durante alguns segundos fiquei perdido a tentar saber o que raio se tinha passado), quatro piscas, colete, triângulo, chamada à PSP, retiro algumas fotos ao local e aos danos e aguardo o piquete. Levantam o auto, verificam os danos. Informam-me que até ao final do dia remetiam o auto à Câmara Municipal e após isso eu é que me teria que deslocar à câmara para solucionar a situação. Após contactar a minha seguradora recomendou-me a seguir o mesmo caminho, e só em caso de atraso da CM se activavam os meios legais. Amanhã conto deslocar-me à CMFF para esclarecer a situação e saber como a CM se responsabilizará pelo caso e pagará os danos.

                  Pela vossa experiência, que cuidados eu deverei ter ou como deverei agir?

                  Aparentemente a árvore pertence a um jardim público logo da responsabilidade da CM. O jardim já estava vedado com fitas da polícia pois dias antes houve outras quedas de ramos. Várias pessoas se ofereceram como testemunhas e a gestora de um residencial próxima voluntarizou-se para auxiliar na apresentação de uma queixa contra a CM pois a queda de ramos tem sido algo contínuo e tem danificado os prédios circundantes.

                  Todos os conselhos e recomendações são bem vindos.

                  Marco
                  E dava para estacionar nesse local?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por texmex Ver Post
                    E dava para estacionar nesse local?
                    Viva,

                    Eu não estava a estacionado, eu estava em movimento passando naquela rua, circulava numa das faixas, tal como outros veículos (aliás, naquela zona existem 3 faixas) e por mero acaso (o nome científico é "azar do caraças") o ramo apenas caiu em cima do meu veículo, mesmo em movimento.

                    Marco

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Fpunto Ver Post
                      Boas. Tens tudo o que necessitas para resolver o problema da melhor maneira para isso só tens de fazer uma participação em sistema IDS ao teu seguro dando-lhes o auto da policia com os dados todos e eles que se entendam com câmara pois é para isso que pagas o seguro e depois da participação feita em trinta dias no máximo tens o problema resolvido.....
                      Guarda cópias de tudo o que fizeres podem vir a ser necessárias mais tarde.
                      Viva,

                      Honestamente desconhecia essa situação e esse sistema. Obrigado pelo conselho. Já agora, que significa "IDS"?

                      Eu contactei o meu segurador, depois de resolver as coisas no local, e a informação que me foi dada foi no sentido de procurar primeiro resolver a situação "a bem" e pela via normal junto da CM. Apenas caso a CM se atrase na resposta ou comece a escapar-se à sua responsabilidade se activaria as vias legais da seguradora.

                      Marco

                      Comentário


                        #12
                        Marco vais ter uma boa dose de paciência, se achas que o carro se vai degradar mais, se continuar assim, vale mais (se tiveres €€€) repará-lo.

                        Provavelmente podem alegar o forte vento, como causa da queda da árvore...
                        tentar ver se a mesma não estaria "podre", e aí a responsabilidade da CM era de mandar abaixo, ao não fazer sujeitou-se... boa sorte!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                          Como já foi dito fizeste tudo bem, agora é aguardar que a Câmara cumpra a sua obrigação, o problema é que vai demorar meses/anos. Vais ter de pagar o arranjo do teu bolso e ficar um tempão á espera que te paguem.

                          Pelo menos todas as histórias que tenho conhecimento passaram-se assim.
                          Viva,

                          Como é óbvio espero que a coisa corra pelo melhor e com celeridade. Porém também estou consciente que o mais certo é existir um grande atraso, mesmo que se resolva a meu favor. Quando existem questões de responsabilidade raros são os casos em que alguém ou alguma instituição se responsabiliza de imediato.

                          Como possuo seguro de danos próprios, poderei activar esse seguro e indicar à minha seguradora para posteriormente debitar os custos à CM e não aumentar o meu prémio de seguro?

                          Marco

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Fpunto Ver Post
                            Boas. Tens tudo o que necessitas para resolver o problema da melhor maneira para isso só tens de fazer uma participação em sistema IDS ao teu seguro dando-lhes o auto da policia com os dados todos e eles que se entendam com câmara pois é para isso que pagas o seguro e depois da participação feita em trinta dias no máximo tens o problema resolvido.....
                            Guarda cópias de tudo o que fizeres podem vir a ser necessárias mais tarde.
                            A convenção IDS é uma convenção inter seguradoras, como é que aqui vai alegar isso perante a CMunicipal...

                            Atenção ao que lêem e transmitem, a convenção IDS tem que estar preenchida correctamente, por ambos os intervenientes e assinada, como é possivel aqui aplicar-se?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                              Viva,

                              Como é óbvio espero que a coisa corra pelo melhor e com celeridade. Porém também estou consciente que o mais certo é existir um grande atraso, mesmo que se resolva a meu favor. Quando existem questões de responsabilidade raros são os casos em que alguém ou alguma instituição se responsabiliza de imediato.

                              Como possuo seguro de danos próprios, poderei activar esse seguro e indicar à minha seguradora para posteriormente debitar os custos à CM e não aumentar o meu prémio de seguro?

                              Marco
                              Caso actives os danos próprios, vai ficar a teu cargo a franquia.
                              O agravamento só irá acontecer, caso a companhia não seja ressarcida depois pelo responsável (CM), neste caso de certeza que irá reclamar...
                              Paralelamente podes continuar a reclamar, neste caso a franquia que ficou a teu cargo!
                              Para alguma coisa tens essa Cobertura...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                Caso actives os danos próprios, vai ficar a teu cargo a franquia.
                                O agravamento só irá acontecer, caso a companhia não seja ressarcida depois pelo responsável (CM), neste caso de certeza que irá reclamar...
                                Paralelamente podes continuar a reclamar, neste caso a franquia que ficou a teu cargo!
                                Para alguma coisa tens essa Cobertura...
                                Viva,

                                Exacto Valium, o ISP confirmou-me essa mesma situação.

                                Basta acrescentar que se apólice se agravar por falta de pagamento da CM, se a CM realizar o pagamento à seguradora após a renovação da apólice (que foi agravada nessa renovação), por sua vez a segura irá desagravar a apólice e restitui o que te cobrou pelo agravamento.

                                Marco

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu já tive um episódio parecido!

                                  http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=826&page=21 (a meio do post)


                                  A CML indemnizou-me devidamente num curto espaço de tempo.
                                  Valeu a pressão em cima deles...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Neste momento o que tem de fazer é as contas em relação ao agravamento do seguro e ao custo da reparação.

                                    Quase de certeza que merece a pena mandar arranjar pelo seguro, pois pelo que conta será uma reparação muito superior ao agravamento+franquia e quando a câmara pagar, recebe o agravamento.

                                    É o caminho a seguir se quer o carro a circular.

                                    Já agora, a franquia é a percentagem acordada no contrato sobre o valor pelo qual o carro está avaliado e não sobre o preço da reparação.

                                    Por exemplo se tiver uma franquia de 2% e o seguro que está a pagar dá ao carro um valor de 5000€, esta será de 100€.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A maneira mais simples é, não estacionar de baixo de arvores...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Em Fevereiro aconteceu uma coisa do género ao carro do avô da minha namorada, na Maia, o neto tinha ido a casa da namorada e uma árvore caíu em cima do carro, depois de todo aquele procedimento pelo qual já passou, ao contrário do que nós pensavamos, a Câmara Municipal da Maia lá passou o chequinho para arranjar o carro, (digamos que num espaço de 2 meses!!!) e não tenho idéia de ter sido preciso pressioná-los muito, quer dizer umas idas lá e tal isso já se sabe que vai ser preciso, de qualquer das maneiras boa sorte para a resolução deste caso...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JtypeR Ver Post
                                          A maneira mais simples é, não estacionar de baixo de arvores...
                                          Leste o topico todo?

                                          Ele não estava estacionado debaixo da arvore, ele ia em andamento.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LM Ver Post
                                            (...)
                                            Já agora, a franquia é a percentagem acordada no contrato sobre o valor pelo qual o carro está avaliado e não sobre o preço da reparação.

                                            Por exemplo se tiver uma franquia de 2% e o seguro que está a pagar dá ao carro um valor de 5000€, esta será de 100€.
                                            Viva,

                                            Neste caso estava mal informado. Tinha a ideia de que a franquia se aplicava sempre ao custo do arranjo, não ao valor do veículo avaliado pela seguradora. Obrigado pela correcção.

                                            Marco

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                                              Leste o topico todo?

                                              Ele não estava estacionado debaixo da arvore, ele ia em andamento.
                                              Não digas isso, senão ele diz que o melhor é não andar onde há árvores, nem vento... NOT...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                                                Leste o topico todo?

                                                Ele não estava estacionado debaixo da arvore, ele ia em andamento.
                                                Tava a brincar é claro!... axo que tens toda a razão de estar chateado

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Alguém sabe naquela estrada da lagoa azul e da peninha de quem é a responsabilidade se levarmos com um ramo em cima? É que ultimamente tenho visto imensos ramos na estrada e pergunto-me sempre se algum dia for o feliz contemplado com um ramo a quem devo pedir responsabilidades... CM Sintra? Parque Natural da Serra de Sintra? IEP? Ou outra entidade?


                                                  E ao autor do tópico boa sorte na resolução desse problema... Isso afectou alguma coisa no chassis ou foi só chapa?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por «SuperMario» Ver Post
                                                    E ao autor do tópico boa sorte na resolução desse problema... Isso afectou alguma coisa no chassis ou foi só chapa?
                                                    Viva,

                                                    Aparenta ser só chapa, e nada no chassis. Porém, uma zona do tejadilho afundou quase 8cm e sobre a cabeça do condutor. Se tivesse um descapotável com toda a certeza era impossível sair vivo de uma pancada daquelas...

                                                    Marco

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se o caso começar a arrastar muito há sempre o recurso à comunicação social.
                                                      Infelizmente é o último recurso e bastante eficaz, pois parece que apesar da incompetência existir, ninguém a quer ver exposta em praça pública.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Viva,

                                                        Passou uma semana desde o acidente e do meu pedido de indemnização. O caso aparenta estar em andamento na CMFF por isso ainda não recorri ao meu seguro de Danos Próprios, ou mesmo ao opoio jurídico da minha seguradora.

                                                        Se o processo correr como esperado e a CMFF assumir a responsabilidade, assumindo que a CM possui um seguro para estas situações (fiquei com essa ideia na última conversa telefónica) será convocada uma peritagem, tal como em qualquer acidente, correcto? Existe possibilidade de a CMFF, ela própria, apresentar uma tecto máximo no valor para reparação?

                                                        Marco

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por João Nascimento Ver Post
                                                          Se o caso começar a arrastar muito há sempre o recurso à comunicação social.
                                                          Infelizmente é o último recurso e bastante eficaz, pois parece que apesar da incompetência existir, ninguém a quer ver exposta em praça pública.
                                                          Viva,

                                                          Sim, é uma forma de pressão que costuma ser muito eficaz relativamente a instituições públicas, onde o bom nome/responsabilidade está em causa. Em último recurso é uma opção que já ponderei. Embora esteja ansioso pela resolução do caso (como é óbvio, é o meu carro que está empanado!) e espero uma resolução rápida (para mim, no dia a seguir ao meu pedido à CMFF), penso que uma semana não é um período excessivo de espera.

                                                          A meio da próxima semana, caso não exista uma resposta concreta por parte da CMFF aí sim, activarei os serviços da minha seguradora.

                                                          No momento do acidente, uma das residentes, habitando próximo da árvore, abordou-me no sentido de me auxiliar a apresentação de uma queixa crime junto da CMFF já que há muito que passam por situações semelhantes naquela zona. Espero que isso não seja necessário, mas é outra via da qual me poderei recorrer.

                                                          Marco

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boas!

                                                            Geralmente as CM possuem seguros de Responsabilidade Civil que podem ser accionados, caso a CM assim o entenda (como não é um seguro obrigatório, como o Automóvel, tem que ser o segurado a participar).
                                                            Neste caso tudo se processa como um sinistro "normal", no entanto há muitas exclusões.

                                                            Quanto ao tempo de resolução, bem só se essa CM tiver muito pouco trabalho, pois o conhecimento que tenho, e infelizmente é algum, são demoradas e geralmente recusam (no entanto noutro tipo de sinistro).

                                                            Pessoalmente activava os danos próprios e continuava a reclamar a franquia.
                                                            A seguradora depois vai pedir à CM o valor que te pagar e tu podes continuar a reclamar a franquia e outras despesas que possas ter.

                                                            Comentário

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