Anúncio

Collapse
No announcement yet.

São os portugueses que não têm civismo ou é o facto de se circular em Portugal?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    São os portugueses que não têm civismo ou é o facto de se circular em Portugal?

    Viva,

    Num dos outros tópicos, e ao observar a circulação, especialmente no Verão, apercebi-me de algo: são os portugueses que não têm educação cívica e mentalidade para a estrada, ou é o facto de se circular em Portugal que gera os cenários que todos os dias se vê pela nossas estradas?

    Notem que os espanhóis são muito cumpridores em termos de código de estrada. Raros são os que ultrapassam limites de velocidade em Espanha. Mas quando em estradas Portuguesas são capazes de ser bem piores que os portugueses. Os emigrantes passam 11 meses em países com regras e leis mais rígidas, sendo cumpridores e educados, mas chegam a Portugal e é um descalabro, pela experiência que tenho na minha região, perdendo todo o civismo e educação, seja na condução, na via pública, no lar, etc.

    Enquanto no estrangeiro qualquer português ou estrangeiro é cívico e procura cumprir, em Portugal qualquer português ou estrangeiro ignoram as regras e a sua educação.

    Assim sendo, o que provoca este efeito em Portugal?

    Marco
    Editado pela última vez por MarcoVeloso; 23 August 2007, 00:45.

    #2
    De facto os nosso emigrantes......e depois ainda têm a lata de dizer que em França é que se conduz bem.....

    Há tambem a explicação de que as nossas estradas, os nossos acessos, etc não valem nada e como tal é cada um por si.

    Comentário


      #3
      Tenho as minhas dúvidas se os emigrantes serão assim tão bem comportados na estrada quando conduzem lá pela França ou pela Suiça...

      Comentário


        #4
        Nós portugueses somos os melhores , é essa a explicação


        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Lukin Ver Post
          Tenho as minhas dúvidas se os emigrantes serão assim tão bem comportados na estrada quando conduzem lá pela França ou pela Suiça...
          Tb acho é só a questão de ir ve-los no seu habitat natural.

          Tive 5 dias em Espanha e fiz quase 2000 km's nas estradas deles e não notei diferença na condução deles com a nossa.

          Comentário


            #6
            Os emigrantes conduzem assim porque não sabem conduzir!!!
            Como eles passam 16h por dia a trabalhar durante onze meses, não tem tempo para conduzir; quando vem de ferias é a vergonha que se vê!!!
            É por falta de pratica!!!!
            Claro que lá tem mais cuidado do que cá!

            Portugueses ("de cá"), há um pouco de tudo: há bons e maus condutores!
            Para mim, os piores são aqueles que tem os chamados carros "premium" (alguns pari com 20 anos!), normalmente alemães, que tem o rei na barriga e pensam que a estrada é toda deles!

            Quanto aos espanhois, não vejo grande diferença em relação a nós!

            Comentário


              #7
              a maioria dos emigrantes (há algumas excepções felizmente) estão todos em países cujo civismo se apregoa mais elevado do que em Portugal, no entanto não conseguem aprender nada durante os anos que lá passam... é que é cada um mais brutinho que o outro.

              (que me perdoem os emigrantes civilizados... mas é o que vejo por aí)

              Comentário


                #8
                engracado...sera que um condutor tipico portugues, quando passa a fronteira, subitamente comeca a respeitar os outros, mas assim que volta de novo a portugal subitamente volta a ser um animal?

                um condutor mal ensinado vai ser SEMPRE um condutor mal ensinado.
                um condutor que retira prazer do facto de desrespeitar todos os que o rodeiam, vai continuar a faze-lo mesmo que circule no meio do vaticano.

                ganhem coragem para enfrentar o VERDADEIRO problema, deixem-se de areia pros olhos. quem beneficia? TODOS, SEM EXCEPCAO...entao porque o medo?

                Comentário


                  #9
                  É do soli, do vento, da cerveja, e... é pá tas em portugALL e é pra todos
                  mais valia o comunismo

                  Comentário


                    #10
                    Será a diferença entre a fiscalização que há cá e lá?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                      Será a diferença entre a fiscalização que há cá e lá?
                      Não só, a minha teoria é:

                      O facto de haver pouca fiscalização, cria a sensação de impunidade.
                      As estradas mal sinalizadas criam um efeito de desconfiança em relação aos sinais.

                      assim quando temos um novo condutor na estrada, este já vem ciente que desde que não bata, dificilmente tera problemas cumpra ou não o codigo, praticamente ninguem cumpre (uma coisa ou outra, o facto é esse) e ele vai fazer como os outros, depois com o tempo começa a perceber que as sinais de transito estão mal colocados 99,99% das vezes e são inadquados, desactualizados, ou mesmo completamente errados logo não vale a pena ligar-lhes~, quando vai para o estrangeiro as recomendações que lhe fazem é para ter cuidado que aquilo lá não é como cá... as multas são a doer (como se cá não fossem) e a policia anda sempre em cima (aqui sim, grande diferença).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Lukin Ver Post
                        Tenho as minhas dúvidas se os emigrantes serão assim tão bem comportados na estrada quando conduzem lá pela França ou pela Suiça...
                        Quem diz que se conduz mal em Portugal é porque nunca conduziu em França ou em Italia
                        Editado pela última vez por Alpiger; 23 August 2007, 09:02.

                        Comentário


                          #13
                          Há cerca de 3 semanas fui a Espanha a Cidade Rodrigo e naquela estrada que liga a V Formoso vi coisas que agora nem se vê em Portugal...além qe ia levando com um gajo que vinha a fazer uma ultrapassagem numa curva!??!!??!?! Acho que actualmente em Portugal nem se vêm manobras de há uns 10 anos!!! (Pelo menos com a antiga frequência)

                          Comentário


                            #14
                            É do contexto, mas o contexto é criado pelos condutores...

                            Exemplo: Em Portugal raramente faço asneiras no trânsito e sou muito cumpridor de tudo o que é limite de velocidade, etc... Este verão estive na grécia e aquilo é como conduzir em pista com 'gentlemen's rules'. Toda a estrada é via de circulação (p.ex. fui insultado várias vezes por não conduzir na berma, até que passei a fazê-lo e tudo continuou a correr bem), os sinais de trânsito, traços duplos, semaforos, etc, só lá estão para adornar.

                            Na China nem falo, aquilo nem gentlemen's rules é, é 'crazy taxi' com vidas infinitas
                            Editado pela última vez por joaovc; 23 August 2007, 09:10.

                            Comentário


                              #15
                              Sinceramente acho que em Portugal se conduz muito melhor do que há uns anos atrás, continuam a haver asneiras graves na estrada, mas isso tanto existe cá como em Espanha ou como noutro lado qualquer.

                              Acho que a melhoria (muito evidente) na sinistralidade se deve em muito à melhoria das estradas. Duvido muito que os espanhóis tivessem uma sinistralidade inferior à nossa se tivessem estradas como o IP3,IP4 e o antigo IP5 com o respectivo movimento.

                              Já agora, não é verdade que os espanhóis cumpram religiosamente os limites, nas AE's (sem radares) o andamento é semelhante ao PT (~140), a diferença é que em PT há mais fitipaldis a 200 do que em Espanha, mas não pensem que estes também não existem em Espanha, já apanhei muitos a mais de 200...

                              Quanto a frança, apenas andei à pendura mas vi tantas ou mais asneiras do que em Portugal.

                              Comentário


                                #16
                                Fiaz a N2 de Chaves a Vidago (16Kms) com zonas de 90, 70 e 50, atrás de um espanhol, e o tipo cumpria à risca os limites de velocidade, até enervava...

                                Depois em Espanha, via-os a entrar nas principais à campeão, piscas não há, estacionamentos como calha, etc...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                  Fiaz a N2 de Chaves a Vidago (16Kms) com zonas de 90, 70 e 50, atrás de um espanhol, e o tipo cumpria à risca os limites de velocidade, até enervava...

                                  Depois em Espanha, via-os a entrar nas principais à campeão, piscas não há, estacionamentos como calha, etc...
                                  O meu comentário: !!! Até parece que é incorrecto respeitar os limites impostos. Não sou moralista, mas a mentalidade devia ser: "ele não ligava aos limites, até enervava".

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                    O meu comentário: !!! Até parece que é incorrecto respeitar os limites impostos. Não sou moralista, mas a mentalidade devia ser: "ele não ligava aos limites, até enervava".
                                    Pera aí... agora lendo o meu post, percebo a tua indignação...

                                    Eu explico: a parte do "até enervava" era porque ele ía a 90, e quando ía a entrar numa zona de 50 ou 70, travava a fundo...

                                    Não deixava de acelerar antes, simplesmente punha o pé ao travão e passava dos 90 para os 50 num instantinho...

                                    À primeira, assustei-me, mas pensei que ele ía distraído... depois voltou a fazer isso, e a partir daí dei-lhe uma graaaaaande distância, mas conseguia ver que era isso que ele fazia, sempre....

                                    Explicado?

                                    Além disso, eu não cumpro os limites... sou um assassino, prevaricador, onde é 50, vou a 55, onde é 70, vou a 75, e onde é 90, vou a 95, e até às vezes a 100, é a loucura...

                                    Só para não pensarem que eu sou um cumpridor, ou muito mentiroso...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                      Pera aí... agora lendo o meu post, percebo a tua indignação...

                                      Eu explico: a parte do "até enervava" era porque ele ía a 90, e quando ía a entrar numa zona de 50 ou 70, travava a fundo...

                                      Não deixava de acelerar antes, simplesmente punha o pé ao travão e passava dos 90 para os 50 num instantinho...

                                      À primeira, assustei-me, mas pensei que ele ía distraído... depois voltou a fazer isso, e a partir daí dei-lhe uma graaaaaande distância, mas conseguia ver que era isso que ele fazia, sempre....

                                      Explicado?

                                      Além disso, eu não cumpro os limites... sou um assassino, prevaricador, onde é 50, vou a 55, onde é 70, vou a 75, e onde é 90, vou a 95, e até às vezes a 100, é a loucura...

                                      Só para não pensarem que eu sou um cumpridor, ou muito mentiroso...
                                      Ah, OK!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Radares de 50kmsh em avenidas por ex

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                          Quem diz que se conduz mal em Portugal é porque nunca conduziu em França ou em Italia
                                          Em França conduz-se pior que em Portugal? So se for em Marselha.


                                          Agora Italia sim, principalmente no Sul é uma selvajaria.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Morrison Ver Post
                                            Em França conduz-se pior que em Portugal? So se for em Marselha.


                                            Agora Italia sim, principalmente no Sul é uma selvajaria.

                                            Se em França não se conduz mal então como é que se explica 2 renaults de matricula francesa irem na N117 um a cortar caminho ás pessoas para o outro ultrapassar e a provocarem disturbios no trânsito.

                                            O portuga de facto comete muita asneira mas não se julgue que os de fora são santos.
                                            O problema é que todos pensam que por cá não há fiscalização... quer dizer, não se anda longe da verdade porque nas situações a sério em que eles deviam "estar lá"....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                              Fiaz a N2 de Chaves a Vidago (16Kms) com zonas de 90, 70 e 50, atrás de um espanhol, e o tipo cumpria à risca os limites de velocidade, até enervava...

                                              Depois em Espanha, via-os a entrar nas principais à campeão, piscas não há, estacionamentos como calha, etc...
                                              Não é preciso seres espanhol. Se tiveres a sorte (ou o azar) de me apanhares à tua frente, bem que vais gramar-me a cumprir os limites, pois quem paga a multa sou eu e não tu!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Kronus Ver Post
                                                Se em França não se conduz mal então como é que se explica 2 renaults de matricula francesa irem na N117 um a cortar caminho ás pessoas para o outro ultrapassar e a provocarem disturbios no trânsito.

                                                O portuga de facto comete muita asneira mas não se julgue que os de fora são santos.
                                                O problema é que todos pensam que por cá não há fiscalização... quer dizer, não se anda longe da verdade porque nas situações a sério em que eles deviam "estar lá"....
                                                Isso e verdade. eu tou na suica e quando vou a portugal ate me passo com as ultrapassagem que eles fazem. Quando tou en portugal tambem nao sou nenhum anjo muitas das vejes nao cumpro as lei secalhar e por ter matriculas estrangeiras nao sei dizer o porque mas aqui cumpro as leis todas desde que apanhei o meu primeiro radar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                  Não é preciso seres espanhol. Se tiveres a sorte (ou o azar) de me apanhares à tua frente, bem que vais gramar-me a cumprir os limites, pois quem paga a multa sou eu e não tu!
                                                  Já expliquei em cima porque é que o espanhol enervava... se também fazes isso ou não, não sei.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Kronus Ver Post
                                                    Se em França não se conduz mal então como é que se explica 2 renaults de matricula francesa irem na N117 um a cortar caminho ás pessoas para o outro ultrapassar e a provocarem disturbios no trânsito.

                                                    O portuga de facto comete muita asneira mas não se julgue que os de fora são santos.
                                                    O problema é que todos pensam que por cá não há fiscalização... quer dizer, não se anda longe da verdade porque nas situações a sério em que eles deviam "estar lá"....
                                                    Entao, provavelmente eram portugueses e ja se sabe que como ca nao existe tanta fiscalizaçao eles abusam mais.

                                                    Eu em França so me lembro de ter andado nas melhores AE da Europa, o pessoal todo a cumprir os limites de velocidade e imensos radares espalhados por todo o lado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por carlos_azevedo Ver Post
                                                      Isso e verdade. eu tou na suica e quando vou a portugal ate me passo com as ultrapassagem que eles fazem. Quando tou en portugal tambem nao sou nenhum anjo muitas das vejes nao cumpro as lei secalhar e por ter matriculas estrangeiras nao sei dizer o porque mas aqui cumpro as leis todas desde que apanhei o meu primeiro radar.

                                                      Pois as pessoas sabem que por ca ha pouca fiscalizaçao e por isso nao resistem a fazer asneiras.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Morrison Ver Post
                                                        Pois as pessoas sabem que por ca ha pouca fiscalizaçao e por isso nao resistem a fazer asneiras.
                                                        as minhas asneiras e andar um pouco acima dos limites de velocidade ou ir ver corridas elegais

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Para responder directamente à questão do tópico, para mim acho que é um pouco das duas coisas. São os portugueses que não têm civismo e é o facto de se circular em Portugal devido à sensação de impunidade e pelo facto de "se o outro prevarica, eu também posso"!

                                                          Eu falo por mim. Cá não sou santinho, admito, mas no estrangeiro já tenho mais cuidado. Sei que lá eles são mais cumpridores (salvos excepções que já presenciei e que pensava só acontecer na "Tugolândia"), que a fiscalização é mais apertada e acabo por andar mais devagar e cumprir, não só para não destoar, como para não ser catado e "arrotar" forte e feio! Sei que estou fora do meu país e que posso arranjar problemas desnecessários muito mais facilmente. Cá existe mais a sensação de impunidade, do típico: "Embora lá que ninguém vê/viu"!

                                                          Já conduzi por estradas de Espanha (Andaluzia) e vi de tudo. Desde condutores cumpridores (mais fora das localidades) a bestas (mais dentro das localidades).

                                                          À cerca de 1 ano e meio fui a Sevilha, passando por Huelva e Aracena. As estradas por lá têm boa qualidade. Bem sinalizadas (excepto indicações de direcção que nos fazem perder no caminho) e curvas pouco acentuadas.

                                                          Na Autopista até Sevilha poucos eram os que andavam a abrir e os que não cumpriam tinham matrícula portuguesa... porque será? Eu optei por não arriscar e andava dentro dos limites.

                                                          Dentro das localidades a coisa muda de figura, é a selva total! Em Huelva uma carrinha ainda me bateu no carro!!! Os meios receios de haver problemas vieram ao de cima! Como foi apenas um pequeno raspão ao estacionar (grande azelhice da carrinha do espanhol que tinha a chapa mais ondulada que direita!) não quis complicar e cada um seguiu caminho. Eles lá nas cidades são piores que os lisboetas! É pé na tábua e rezar para que tudo corra bem! As faixas não existem, os piscas não servem para nada, nas prioridades é ver quem passa primeiro e ileso, os espelhos de nada servem, quem anda de moto não precisa de capacete e... também há lá muito xuning com arranques à campeão e drifts pelo meio! Lembro-me de uma vez em Sevilha que vi em poucos minutos dois toques subtis, um que bateu espelho com espelho e outro que roçou noutro com o pára-choques! É do tipo: "Será que passa? Se não passar que se lixe!"

                                                          Fora das localidades é diferente, pelo menos foi o que eu reparei. Andam dentro dos limites, se o limite é 90 kms/h vão a 90 km/h ou menos. Quando o limite reduz mais à frente, eles reduzem. Não ultrapassam à maluca. Não andam a pisar os traços contínuos como se eles não existissem. Revelam-se muito pacientes. Chegam mesmo a andar pacientemente atrás uns dos outros, mesmo que haja uma boa aberta para ultrapassar (provavelmente por ultrapassar o limite de velocidade para fazerem a ultrapassagem). É claro que nem todos são assim (há sempre ovelhas negras), mas no geral andam com mais cuidado. Engraçado que uma vez quando fui a Espanha, uns kms antes de passar a fronteira para o lado de lá, segui sempre atrás de um R19 espanhol que ia sempre a 80-90 kms/h. Passou a fronteira de Portugal para Espanha à minha frente e continou sempre a sua marcha estável de 80-90 kms/h...
                                                          Editado pela última vez por blindness2005; 23 August 2007, 15:40.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                                                            Fora de estrada é diferente, pelo menos foi o que eu reparei. Andam dentro dos limites, se o limite é 90 kms/h vão a 90 km/h ou menos.
                                                            90 fora da estrada??? doidos...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X