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Um apelo aos camionistas

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    Um apelo aos camionistas

    Viva,

    Usualmente apanho motoristas muito conscientes e simpáticos, que compreendem que por vezes é penoso os outros veículos conduzirem largos quilómetros na causa de um “veículo longo” a mais baixa velocidade e procurar ceder a passagem ou avisar da possibilidade de ultrapassagem. Mas também os há que aparentam não ter consciência que um pesado é bem mais perigoso que um ligeiro.

    Existem duas situações que costumo apanhar, sendo uma delas especialmente perigosa:

    - Em estradas sinuosas há sempre algum pesado que corta as curvas, entrando na via contrária e levando com que quem circule no sentido contrário decida se quer ter um encontro imediato do 3.º grau com um eixo rodado ou com a valete. Eu usualmente dou-me bem com a valeta. Um dia (se é que já não aconteceu) alguém decide pelo rodado, e aí não deverá ser apenas riscos que ficam no carro.

    - por um veículo pesado conduzir a 1km/h a mais que o veículo pesado que o antecede isso não significa que o tenha de ultrapassar. Especialmente em longas subidas. Quem conhece a subida do Botão na IP3 tem aí um belo exemplo. Por vezes apanha-se nesse km e meio de subida dois pesados, um a par do outro, todo o percurso, a 30km/h e 31km/h, respectivamente. E após uma longa fila que se acumulou e uns bons minutos neste concurso, lá consegue a bicicleta.

    Por isso, pedia um pouco de bom senso a alguns camionistas – como referi penso que a maioria até possui esse bom senso, e são simpáticos.

    Marco

    #2
    A 1ª penso que seja uma necessidade, um camião de 16, 18 metros não curva na mesma forma que um carro de 4, precisa alargar a trajectoria senão não consegue fazer as curvas...
    A 2ª tens razão que é aborrecido, mas se um vai leve e outro vai pesado, para não perder o embalo decidem pela ultrapassagem, tens que ver que um camião não é um veiculo de perfomances puras, tem paciencia com eles que se não for eles não tens a gasolina ou gasoleo na bomba ou comida nos supermercados...

    Comentário


      #3
      Viva,

      Originalmente Colocado por speed_kills Ver Post
      A 1ª penso que seja uma necessidade, um camião de 16, 18 metros não curva na mesma forma que um carro de 4, precisa alargar a trajectoria senão não consegue fazer as curvas...
      Verdade. Esqueci-me, foi, de mencionar que quando fazem isso, fazem-no lançados. Se o fizessem a uma velocidade reduzida (ou pelo menos aceitável) permitiria que os restantes veículos cedessem passagem. A situação que relatei sucede sempre com o camião em excesso de velocidade (especialmente quando este desce).

      Numa curva sem visibilidade, usar 1m da via contrária é inadmissível. Perigoso, no mínimo. Por muitos rodados que tenha o veículo, não é aceitável que faça isso sem tomar as devidas precauções (como fazem os transportes das componentes dos parques eólicos, antecedidos por uma brigada da BT que avisa do que nos espera).

      Originalmente Colocado por speed_kills Ver Post
      A 2ª tens razão que é aborrecido, mas se um vai leve e outro vai pesado, para não perder o embalo decidem pela ultrapassagem, tens que ver que um camião não é um veiculo de perfomances puras, tem paciencia com eles que se não for eles não tens a gasolina ou gasoleo na bomba ou comida nos supermercados...
      Repara que a situação que refiro acontece quando um camião circula apenas um "pouco" mais do que o outro. Tanto é que é capaz de circular alguns de km
      a par do outro camião (que está a ultrapassar). Basicamente vão à mesma velocidade. Logo porquê ultrapassar?

      E com essa manobra, além de embaraçar o trânsito, situações de acidente houve quando alguns veículos circulavam a 100km/h (IP3) e após uma curva o transito estava a circular a 20/30km/h devido a essas ultrapassagens. Há quem consiga reduzir a tempo, há quem, memso a subir, não tem travões para uma redução tão grande...

      Ambas as situações não foram relatadas porque sucederam isoladamente, mas, porque são o Pão Nosso de cada dia na IP3 e na N17.

      Marco

      Comentário


        #4
        Mais uma a juntar ao apelo:
        Lá por irem lá em cima não se metam à papo-seco nos cruzamentos, respeitem as regras.

        Comentário


          #5
          Bem, essa questão da ultrapassagem já eu vi acontecer bastantes vezes. No antigo IP5 via-se disso, e até agora na A25 surgem por vezes situações dessas, inclusivé nalgumas delas vemos o camionista que decidiu ultrapassar a desistir, pois cai em si e vê que a manobra não é praticável em tempo útil.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
            Viva,

            Verdade. Esqueci-me, foi, de mencionar que quando fazem isso, fazem-no lançados. Se o fizessem a uma velocidade reduzida (ou pelo menos aceitável) permitiria que os restantes veículos cedessem passagem. A situação que relatei sucede sempre com o camião em excesso de velocidade (especialmente quando este desce).


            Numa curva sem visibilidade, usar 1m da via contrária é inadmissível. Perigoso, no mínimo. Por muitos rodados que tenha o veículo, não é aceitável que faça isso sem tomar as devidas precauções (como fazem os transportes das componentes dos parques eólicos, antecedidos por uma brigada da BT que avisa do que nos espera).



            Repara que a situação que refiro acontece quando um camião circula apenas um "pouco" mais do que o outro. Tanto é que é capaz de circular alguns de km
            a par do outro camião (que está a ultrapassar). Basicamente vão à mesma velocidade. Logo porquê ultrapassar?

            E com essa manobra, além de embaraçar o trânsito, situações de acidente houve quando alguns veículos circulavam a 100km/h (IP3) e após uma curva o transito estava a circular a 20/30km/h devido a essas ultrapassagens. Há quem consiga reduzir a tempo, há quem, memso a subir, não tem travões para uma redução tão grande...

            Ambas as situações não foram relatadas porque sucederam isoladamente, mas, porque são o Pão Nosso de cada dia na IP3 e na N17.

            Marco
            Tem razão mas isso da velocidade e das ultrapassagens em subidas já depende da inteligência dos condutores e não da maquina, só lhe estava a dar a entender que um camião não reage como um ligeiro numa curva e não realiza uma ultrapassagem num piscar de olhos, principalmente quando a diferença de cavalagem é pouca e o peso é semelhante...mas já pensou que queixas fariam os condutores dos pesados se criassem um tópico semelhante? desde ultrapassagens a rasar , a meter-se a frente sem preocupações nenhumas sabendo que um camião não trava no mesmo espaço que um ligeiro...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por speed_kills Ver Post
              Tem razão mas isso da velocidade e das ultrapassagens em subidas já depende da inteligência dos condutores e não da maquina, só lhe estava a dar a entender que um camião não reage como um ligeiro numa curva e não realiza uma ultrapassagem num piscar de olhos, principalmente quando a diferença de cavalagem é pouca e o peso é semelhante...mas já pensou que queixas fariam os condutores dos pesados se criassem um tópico semelhante? desde ultrapassagens a rasar , a meter-se a frente sem preocupações nenhumas sabendo que um camião não trava no mesmo espaço que um ligeiro...
              Mas um camião quando embate num ligeiro também não sofre os mesmos danos, e é como disse, a inteligência tem que jogar do lado do condutor, válido para todos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                Viva,

                Usualmente apanho motoristas muito conscientes e simpáticos, que compreendem que por vezes é penoso os outros veículos conduzirem largos quilómetros na causa de um “veículo longo” a mais baixa velocidade e procurar ceder a passagem ou avisar da possibilidade de ultrapassagem. Mas também os há que aparentam não ter consciência que um pesado é bem mais perigoso que um ligeiro.

                Existem duas situações que costumo apanhar, sendo uma delas especialmente perigosa:

                - Em estradas sinuosas há sempre algum pesado que corta as curvas, entrando na via contrária e levando com que quem circule no sentido contrário decida se quer ter um encontro imediato do 3.º grau com um eixo rodado ou com a valete. Eu usualmente dou-me bem com a valeta. Um dia (se é que já não aconteceu) alguém decide pelo rodado, e aí não deverá ser apenas riscos que ficam no carro.

                - por um veículo pesado conduzir a 1km/h a mais que o veículo pesado que o antecede isso não significa que o tenha de ultrapassar. Especialmente em longas subidas. Quem conhece a subida do Botão na IP3 tem aí um belo exemplo. Por vezes apanha-se nesse km e meio de subida dois pesados, um a par do outro, todo o percurso, a 30km/h e 31km/h, respectivamente. E após uma longa fila que se acumulou e uns bons minutos neste concurso, lá consegue a bicicleta.

                Por isso, pedia um pouco de bom senso a alguns camionistas – como referi penso que a maioria até possui esse bom senso, e são simpáticos.

                Marco

                pode ser estratégia da empresa circular a 30 e da outra a 31!

                transit times, etc...

                Comentário


                  #9
                  Em relação ao exemplo dado neste tópico considero absurda a tentativa de ultrapassagem na subida (mas atenção pois há camiões que a subir dão ratadas a muitos condutores pois ainda se vêm camiões com 400 a 500 CV).

                  Se a ultrapassagem fosse em recta nada a dizer pois apezar de causar transtornos ir-mos dois ou três minutos atrás de um camião que está a ultrapassar (as diferenças de velocidade devem diferir em 1 a 2 Km/h uma vez que os pesados mercadorias cortam aos 90 km/h ) os homens têm direito à vida e quem diz que andar a 91 é o mesmo que andar a 90 é porque nunca andou de camião (a diferença para quem conduz é abismal pois embalar um bicho daqueles não é fácil especialmente nas subidas quando se apanham condutores de ligeiros a menos de 90).

                  Comentário


                    #10
                    Eu penso que a razão das situações que descreves no início do tópico e por muitas outras que ocorrem nas nossas estradas com os senhores profissionais do volante pesado, é que:

                    Há muito pouco camionistas nas estradas hoje em dia. Abundam é os carroceiros.....

                    que têm a certeza que a única diferença entre conduzir um camião e um carro é a diferença de peso que carregam.....

                    Comentário


                      #11
                      Se me permitem, posso dar o ponto de vista dos camionistas.
                      Devem saber que tempo é dinheiro, e quando se circula atrás de outro pesado sabendo que podemos ir ligeiramente mais rápido, temos de aproveitar a 1ª oportunidade que nos aparece para o tentar passar.
                      Ora, com um carro a pesar 20 ou 30, se não for mais, toneladas, nem sempre aparece uma aberta que o permita.
                      Nessa altura, não podemos ter em atenção que os ligeiros também querem andar rápido pois estes hão-de ter muitas mais hipóteses de o fazer do que os pesados.
                      Falando agora por mim, sempre que conduzo um destes carros tento ter em atenção quem circula atrás de mim e tentar não permitir que se juntem muitos carros atrás pois isso induz à perca de paciência de alguns condutores e levá-los a fazer alguma manobra mais arriscada e perigosa.
                      Nesse sentido, e tanto quanto me é possível, indico com os piscas a possibilidade de os outros me ultrapassar e inclusive chego-me para a berma nos locais onde isso é possível.
                      Agora, não nos podemos esquecer que há muitos condutores de ligeiros que não entendem esta sinalética e, pior do que isso, acham que um pesado tem a obrigação de os deixar passar e ter o mesmo comportamento dos ligeiros ao nível da travagem, aceleração, estabilidade que os carros que eles conduzem, resultando daqui situações como as já referidas aqui por alguns users.

                      Comentário

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