Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Não será altura de reponderar o transporte de mercadorias nas estradas?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Não será altura de reponderar o transporte de mercadorias nas estradas?

    Sim, não será altura de reponderar o tranporte de mercadorias nas estradas e começar a planear passá-lo, gradualmente, para a ferrovia?

    Os acidentes com pesados por regra trazem, para além dos danos resultantes de um qualquer acidente, o risco de muitas mercadorias periogosas que se derramam nas estradas e sobre os demais veículos...

    E mesmo quando não provocam ou intervêem em acidentes, muitas são as vezes que transportam matérias pulverulentas sem a devida e obrigatória cobertura, largando lixos de toda a espécie para o meio das estradas e com as consequências por demais conhecidas!

    Desse modo, parece-me, o transporte de longo curso (sobretudo esse) deveria ir sendo gradualmente substituído por transporte por comboio e apenas haver o transbordo das mercadorias, aí sim, por estrada a partir dos terminais ferroviários mas, preferencialmente, sempre que possível, por veículos de mercadorias de menores dimensões e impacto negativo nas rodovias!

    IC 1 cortado devido a acidente com dois pesados

    O Itinerário Complementar 1 (IC1), que liga Lisboa ao Algarve, está hoje cortado nos dois sentidos junto à Mimosa devido a acidente com dois veículos pesados que causou um morto, disse à Lusa fonte da Brigada de Trânsito.
    O acidente, que envolveu dois veículos pesados de mercadorias, ocorreu cerca das 06:30 ao quilómetro 636,9 do IC1, próximo daquela locidade, no concelho de Santiago de Cacém, distrito de Setúbal.
    Fonte dos Bombeiros Voluntários de Alvalade do Sado referiu que o acidente causou um morto, um ferido grave e um ferido ligeiro.
    De acordo com a Brigada de Trânsito, o trânsito está cortado nos dois sentidos, não se prevendo ainda quando a situação vai estar normalizada.
    O que acham?...

    #2
    Se fôr de mercadorias perigosas acho bem. Mas por outro lado, deveria ser obrigatório um limite de velocidade e 1 "batedor" para esse tipo de transportes.
    Editado pela última vez por andred; 14 September 2007, 10:49. Razão: .

    Comentário


      #3
      Eu concordo, mas temos muito poucas linhas para fazer esse transporte.

      As linhas principais, e que existem em duplicado, já devem estar cheias com os comboios de passageiros e de mercadorias. As linhas "singulares" convém não encher muito porque os cruzmentos entre comboios só se efectuam nas estações...

      Creio que não temos grandes alternativas neste aspecto. Mas é a minha opinião.

      Comentário


        #4
        Simplesmente porque financeiramente não compensa . Ponto final.

        Comentário


          #5
          Acho que os serviços ferroviários em Portugal são uma anedota. Duvido muito que isso fosse para a frente.

          Faltam linhas, interfaces eficazes, etc... Basta ver que são raras em Portugal as zonas industriais (quem usa este tipo de transporte) que têm uma ferrovia perto, isto para nem falar em terminais...

          Aliás muitas cidades e vilas industriais nem sequer são servidas pelo comboio...

          Comentário


            #6
            Evidentemente, como alguns já referiram, a ferrovia teria de ser incrementada!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
              Evidentemente, como alguns já referiram, a ferrovia teria de ser incrementada!
              Sim, mas isso traria custos enormes, custos esses que se iriam reflectir no preço dos transportes e claro na inflação, uma vez que iam aumentar o preço dos produtos transportados.

              Isto para não falar na diferença de custos comboio/camião. Actualmente já deve ser mais barato enviar mercadorias de camião em vez de se utilizar o comboio (pelo menos sai-me mais barato fazer uma viagem no meu carro do que de comboio), com o costeamento das novas linhas a diferença seria bastante superior.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                Sim, mas isso traria custos enormes, custos esses que se iriam reflectir no preço dos transportes e claro na inflação, uma vez que iam aumentar o preço dos produtos transportados.

                Isto para não falar na diferença de custos comboio/camião. Actualmente já deve ser mais barato enviar mercadorias de camião em vez de se utilizar o comboio (pelo menos sai-me mais barato fazer uma viagem no meu carro do que de comboio), com o costeamento das novas linhas a diferença seria bastante superior.
                Depende. Determinadas viagens já são mais baratas viajando de comboio do que de carro, onde se pagam combustível, portagens, desgaste dos materiais, etc...

                De todo o modo eu referi que essa mudança se poderia e deveria fazer gradualmente, facto que permitiria a adaptação lenta e gradual para a ferrovia que, claro, teria de adaptar-se.

                Por outro lado, convenhamos, o transporte ferroviário é de longe mais seguro que o transporte rodoviário!

                Comentário


                  #9
                  pé leve isso é muito bonito de se dizer mas hoje em dia com a competividade que existe não é possível!

                  a velocidade média... repito MÉDIA de um comboio de mercadorias é cerca de 5-10 km/h para além de que é 1 transporte um pouco inflexível!

                  a única maneira de teres transit-times competitivos no transporte de mercadorias é construires uma linha paralela à linha do norte/sul para que os comboios de mercadorias possam circular livremente isto porque, os comboios de mercadorias têm de dar prioridade aos comboios de passageiros!

                  imagina o alfa a 200km/h com o comboio de mercadorias à frente... o comboio de mercadorias só dá 70km/h!!!!!

                  há escapatórias próprias nas linhas para os comboios de mercadorias se poderem refugiar e deixar passar os comboios de passageiros! por isso também um comboio de mercadorias leva no máximo 14 carruagens por causa desses mesmos refúgios!

                  o que se vai fazendo é utilizar as linhas durante a noite para o transporte de carga, visto elas não serem utilizadas pelos passageiros!

                  de resto não hé muito mais a fazer!!!!


                  mais algum esclarecimento? estou disponível para responder, pois estou dentro do meio e posso responder!


                  edit: muita gente pensa... ah e tal... é só pôr... n é só pôr... há que ver que não há infraestruturas disponíveis para tal...
                  Editado pela última vez por GJP; 14 September 2007, 11:13.

                  Comentário


                    #10
                    Mesmo fazendo os transportes pelos caminhos de ferro não iria evitar o transporte por camião, ora para a colocação da mercadoria nos terminais, ora para o levantamento e entrega nas fábricas.

                    Há ainda o "Just In Time" cada vez mais usado, em especial pela indústria automóvel, em que as entregas são feitas com tolerâncias mínimas, e o camião ainda é o meio de transporte que consegue garantir algum rigor nos prazos.

                    O problema está no excesso de horas de condução e as batotas que as transportadoras fazem para tentarem algumas economias.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                      Mesmo fazendo os transportes pelos caminhos de ferro não iria evitar o transporte por camião, ora para a colocação da mercadoria nos terminais, ora para o levantamento e entrega nas fábricas.

                      Há ainda o "Just In Time" cada vez mais usado, em especial pela indústria automóvel, em que as entregas são feitas com tolerâncias mínimas, e o camião ainda é o meio de transporte que consegue garantir algum rigor nos prazos.

                      O problema está no excesso de horas de condução e as batotas que as transportadoras fazem para tentarem algumas economias.
                      Isso e as IPO...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                        pé leve isso é muito bonito de se dizer mas hoje em dia com a competividade que existe não é possível!

                        a velocidade média... repito MÉDIA de um comboio de mercadorias é cerca de 5-10 km/h para além de que é 1 transporte um pouco inflexível!

                        a única maneira de teres transit-times competitivos no transporte de mercadorias é construires uma linha paralela à linha do norte/sul para que os comboios de mercadorias possam circular livremente isto porque, os comboios de mercadorias têm de dar prioridade aos comboios de passageiros!

                        imagina o alfa a 200km/h com o comboio de mercadorias à frente... o comboio de mercadorias só dá 70km/h!!!!!

                        há escapatórias próprias nas linhas para os comboios de mercadorias se poderem refugiar e deixar passar os comboios de passageiros! por isso também um comboio de mercadorias leva no máximo 14 carruagens por causa desses mesmos refúgios!

                        o que se vai fazendo é utilizar as linhas durante a noite para o transporte de carga, visto elas não serem utilizadas pelos passageiros!

                        de resto não hé muito mais a fazer!!!!


                        mais algum esclarecimento? estou disponível para responder, pois estou dentro do meio e posso responder!
                        Já lançaste alguma luz, obrigado. Mas, de facto, eu inclinar-me-ía para as linhas paralelas, a implantar lenta e progressivamente, sobretudo para limitar, no que fosse possível, o impacto negativo na rodovia que os pesados, sobretudo os que transportam determinadas mercadorias e com déficit de condições adequadas, causam!...

                        Isto não significa a eliminação do transporte rodoviário, mas, quiçá, uma melhor complementação entre a rodovia e a ferrovia!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                          Sim, não será altura de reponderar o tranporte de mercadorias nas estradas e começar a planear passá-lo, gradualmente, para a ferrovia?

                          Os acidentes com pesados por regra trazem, para além dos danos resultantes de um qualquer acidente, o risco de muitas mercadorias periogosas que se derramam nas estradas e sobre os demais veículos...

                          E mesmo quando não provocam ou intervêem em acidentes, muitas são as vezes que transportam matérias pulverulentas sem a devida e obrigatória cobertura, largando lixos de toda a espécie para o meio das estradas e com as consequências por demais conhecidas!

                          Desse modo, parece-me, o transporte de longo curso (sobretudo esse) deveria ir sendo gradualmente substituído por transporte por comboio e apenas haver o transbordo das mercadorias, aí sim, por estrada a partir dos terminais ferroviários mas, preferencialmente, sempre que possível, por veículos de mercadorias de menores dimensões e impacto negativo nas rodovias!

                          O que acham?...

                          Na pastelaria do meu pai, a farinha acho que vem de torres vedras, e por várias vezes (devido ao pouco espaço do sitio onde eles descarregam), pedimos para eles virem com um carro de menor dimensao, dado que vem um camiao cheio, a resposta foi sempre... "se pagar um pouco mais por ela, fazemos a sua vontade..."...
                          Cumprimentos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
                            Na pastelaria do meu pai, a farinha acho que vem de torres vedras, e por várias vezes (devido ao pouco espaço do sitio onde eles descarregam), pedimos para eles virem com um carro de menor dimensao, dado que vem um camiao cheio, a resposta foi sempre... "se pagar um pouco mais por ela, fazemos a sua vontade..."...
                            Cumprimentos.
                            Lá está, os serviços de distribuição estão actualmente maximizados para a melhor rentabilidade no transporte pelos pesados e, claro, compreende-se a opção de quem compra essas mercadorias!

                            Comentário


                              #15
                              pegando no que o titânio disse... o "just-in-time" está cada x tudo mais apertado, amrgens mais pequenas, tempos + curtos, está tudo muito esmifrado! o preço a pedir ao cliente por 1 km precorrido é baixíssimo, tendo em conta as despesas que 1 camião tem! mas mesmo assim, as empresas preferem o rodoviário! o ferroviário hoje em dia é + utilizado para contentores, farinhas, cimento, rações... cargas não percíveis, que n precisem do factor tempo... quando "chegarem, cragaram..."


                              pá leve, isso das linhas paralelas é muito complicado... começou-se a fazer isso agora no norte da alemanha para descongestionar o tráfego ferroviário, se não me engano de hamburgo para o interior ou de bremen, criou-se esta linha exclusiva para carga... e é na alemanha onde tem um nos maiores portors da europa... (creio que foi de hamburgo mesmo!)

                              agora... em portugal... com a quantidade de carga que circula diáriamente, não se justifca fazer uma nova linha!

                              se fizerem o TGV, isso sim, podem utilizar carruagens de carga com máquinas que facilmente atingem os 250km/h - média velocidade! e TGV de passageiros circula a 320 350km/h! aí torna-se bem + competitivos!

                              cada carruagem tem 1 peso líquido de 24T/eixo que não é assim tão pouco como tudo isso... mas lá está o TGV só serviria, ao contrário da linha convencional, para cargas percíveis e pendurados!


                              pendurados - roupa etc...


                              Edit: apanham com cada seca minha sobre transporte...

                              Comentário


                                #16
                                A verdade é uma: cada vez mais se usam os transportes por camião não só pela flexibilidade como pela competitividade dos preços e como disse antes, o transporte por linha férrea obriga ao transporte complementar por camião. Feitas as contas, penso que o comboio só por si já fica mais caro que o camião (quando completo) e em termos de logística, muito mais difícil e eficaz de gerir. Não esquecer o "pormenor" do manuseamento das cargas/descargas com os respectivos custos associados e os possíveis danos nas mercadorias.

                                Creio que nos Estados Unidos usam bastante a linha férrea mas quase só para muito longos cursos.

                                Comentário


                                  #17
                                  titânio...

                                  inclusivamente... na linha férrea tens de ter 1 terminal específico

                                  Comentário


                                    #18
                                    Carregamos uma média de 45 camiões/dia cá na Empresa. Recorremos a a contentores (por via marítima) quando assim tem que ser, pois ficam muiiiito mais caros e temos sempre de usar camiões para carregarem os contentores. Entregamos mercadoria com controlo quase ao minuto por essa Europa fora e verifico que cada vez é tudo mais assim! Seria impensável o uso do caminho de ferro!

                                    Comentário


                                      #19
                                      trabalhas na área da logística?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não propriamente, já que a minha área é o custeio, mas como deves saber, o custeio tem o mau hábito de meter o nariz em tudo...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Seria mais viável se os IPO começassem as fazer verdadeiras isnpeções a todas as viaturas (cerca de 50% das viaturas teriam de ir para a sucata ou sofrer grandes reparações). A mentalidade dos condutores mudasse, fosse feito um investimento na melhoria das estradas (começa agora a ver-se algum), criar uma identidade qualquer (competente) para fiscalizar o transporte de mercadorias (em especial as de matérias perigosas) e acima de tudo as autoridades começassem a aplicar o código de estrada nas situações em que o transporte das mercadorias não é efectuado nas melhores condições.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                            Sim, não será altura de reponderar o tranporte de mercadorias nas estradas e começar a planear passá-lo, gradualmente, para a ferrovia?

                                            Os acidentes com pesados por regra trazem, para além dos danos resultantes de um qualquer acidente, o risco de muitas mercadorias periogosas que se derramam nas estradas e sobre os demais veículos...

                                            E mesmo quando não provocam ou intervêem em acidentes, muitas são as vezes que transportam matérias pulverulentas sem a devida e obrigatória cobertura, largando lixos de toda a espécie para o meio das estradas e com as consequências por demais conhecidas!

                                            Desse modo, parece-me, o transporte de longo curso (sobretudo esse) deveria ir sendo gradualmente substituído por transporte por comboio e apenas haver o transbordo das mercadorias, aí sim, por estrada a partir dos terminais ferroviários mas, preferencialmente, sempre que possível, por veículos de mercadorias de menores dimensões e impacto negativo nas rodovias!

                                            O que acham?...
                                            Pois, uma das coisas que mais reparo por aí é exactamente o deficiente condicionamento da carga... muitas vezes bastava para tal usarem uma rede por cima!
                                            Quantas vezes já não tive de desviar-me de bocados de cortiça, caixas de plástico, etc... etc...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pois eu já "obriguei" um camião a parar por ir a espalhar pedrinhas pela estrada fora (e a baterem no meu carro). Também não levava a carga tapado como é obrigatório. Ele lá ficou na berma e espero que tenha tapado a carga (não fiquei para assistir se ele a tapou ou não) mas ameacei-o de chamar a polícia!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                J Mas, de facto, eu inclinar-me-ía para as linhas paralelas, a implantar lenta e progressivamente
                                                Leva muito tempo mesmo. Só para dar um exemplo, o meu pai trabalha na linha de cascais e devido ao constante desgaste da linha estiveram a estudar como repara-la. A opção de parar a linha e tendo trabalhadores quase todos os dias a reparação levaria mais de 5 anos! A solução adoptada foi "irem arranjando" à noite os sitios que vão estando piores porque não há outra maneira. Imagina o transito para lisboa com a linha de cascais fechada... Haveria de ser bonito...
                                                Editado pela última vez por Ksyrium; 14 September 2007, 17:22. Razão: um erro

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Fpunto Ver Post
                                                  Seria mais viável se os IPO começassem as fazer verdadeiras isnpeções a todas as viaturas (cerca de 50% das viaturas teriam de ir para a sucata ou sofrer grandes reparações). A mentalidade dos condutores mudasse, fosse feito um investimento na melhoria das estradas (começa agora a ver-se algum), criar uma identidade qualquer (competente) para fiscalizar o transporte de mercadorias (em especial as de matérias perigosas) e acima de tudo as autoridades começassem a aplicar o código de estrada nas situações em que o transporte das mercadorias não é efectuado nas melhores condições.
                                                  Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                  Pois, uma das coisas que mais reparo por aí é exactamente o deficiente condicionamento da carga... muitas vezes bastava para tal usarem uma rede por cima!
                                                  Quantas vezes já não tive de desviar-me de bocados de cortiça, caixas de plástico, etc... etc...
                                                  Exactamente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                    Pois, uma das coisas que mais reparo por aí é exactamente o deficiente condicionamento da carga... muitas vezes bastava para tal usarem uma rede por cima!
                                                    Quantas vezes já não tive de desviar-me de bocados de cortiça, caixas de plástico, etc... etc...
                                                    O código da estrada também "incentiva" o mau acondicionamento da carga, pois estas situações de mercadoria a cair sobre a via publica são apenas uma contra-ordenação leve. Se as sanções fossem agravadas certamente as pessoas teriam mais cuidado na hora de transportarem mercadorias nos veículos.

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      "Camião cisterna vazou combustível para esgoto

                                                      Mancha no Tejo teve origem em derrame no aeroporto



                                                      A Protecção Civil de Lisboa revelou ao final da manhã desta quarta-feira que a mancha de gasóleo detectada no rio Tejo, na zona do Parque das Nações, teve origem no derrame de um camião cisterna no aeroporto da Portela, que vazou para a canal de esgoto de águas pluviais.


                                                      Recorde-se que a zona oriental de Lisboa esteve esta manhã sob um intenso cheiro a combustível, devido a uma mancha de poluição que apareceu no rio Tejo, na direcção do Pavilhão Atlântico, no Parque das Nações, nas primeiras horas da manhã.

                                                      Segundo a directora de serviço da Protecção Civil de Lisboa, Ana Lencastre, que se encontrava na Av. De Berlim, junto à zona de condutas e rede de esgotos que faz a ligação entre o aeroporto e o Parque das Nações, um camião cisterna derramou e vazou cerca de 5 mil litros de gasóleo para o canal de esgoto, por não haver meio de retenção.

                                                      Para mais informações sobre o incidente, Ana Lencastre pediu aos jornalistas que se dirigissem ao gabinete de imprensa do aeroporto, acrescentando que não houve qualquer alerta por parte das autoridades aeroportuárias para o sucedido.

                                                      A remoção da mancha está a ser realizada através de mantas absorventes, mas está ser dificultada devido ao vento que se faz sentir na zona.

                                                      A Polícia Marítima recolheu, entretanto, três amostras da mancha que seguirão para análise.

                                                      Ao local acorreram, a Polícia Marítima, a Polícia Municipal, os Bombeiros Sapadores e a Protecção Civil.

                                                      A ANA – Aeroportos informou, entretanto, ter-se tratado de um derrame acidental, anunciando, no entanto, a abertura de um inquérito para apurar responsabilidades."

                                                      http://www.correiodamanha.pt/noticia...Canal=10&p=200

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        Uma rede eficaz de transportes de mercadorias pesadas acompanhada por uma politica rodoviária em Portugal, isso alguma vez foi pensado?

                                                        Quando se vê exemplos de países geográficamente superiores e que resolveram o problema logístico do transporte de mercadorias em tempo útil e histórico..., e a vertente económica muitas vezes apresentada não é desculpa total para não todo processo e o realidade constata-se diáriamente na via pública.

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          eu poria mais a questão :


                                                          Durante qto tempo se vai conseguir manter o transporte rodoviário de mercadorias ?


                                                          O meu pai tem recusado clientes mto bons, empresas de renome por causa da politica de preços que têm .... é impossível trabalhar-se abaixo do break-even ...

                                                          Quero ver no futuro como é que vão lidar com a falta de qualidade neste tipo de serviços, cargas danificadas, mal acomodadas .... tou curioso mesmo ....


                                                          Para terem ideia, hj trabalha-se mais barato do que se trabalhava há 20 anos... graças a terem rebentado com o mercado ..... ainda nao percebi bem como .....

                                                          Há aí pessoal c/ carros de 19T, fazer 900kms /dia c/ 1 ou 2 motoristas... por 200€ ...... como é que é possivel ? carros que bebem facilmente +17lts/100 ....


                                                          Mais vale ter os carros parados do que pagar para trabalhar !


                                                          Façam um teste.... vao a um hiper perto de vocês ... e vejam como se encontram as caixas dos aspiradores.... fornos ..... há uns anos obrigavam a pagar as caixas que nos estragavamos .... hj ...... tudo rebentado e ali para as pessoas comprarem ..... dá uma sensaçao de confiança....

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X