No fim de semana passado fui c uns amigos de trabalho fazer um piquenique serrano, c lancheiras, malas termicas, feveras e picanha, miudagem aos gritos e c muitas pedras e mato à mistura.
Mas o melhor nem foi a picanha feita na hora ou o mergulho no riacho...foi mesmo a possibilidade de experimentar uma senhora carrinha (eu sou fã incondicional das versões carrinha ou SW, como lhe queiram chamar): a A6 Allroad 2.7 TDI
E desengane-se quem pense q foi um trajecto de estrada em terra, foi mesmo umas subidas e descidas mais ou menos agrestes, sendo q os carros ficaram uns kms atrás, junto à estrada. Fomos atrás de uma L200 e um Rav4, não tendo nós ficado envergonhados. Claro q eles tinham pedalada p mto mais...
O aspecto exterior impressiona: a grelha de grandes dimensões cromada (de tão resistente é chego a pensar q é em metal, apesar do dono dizer q é plastico...). Os para-choques são imponentes e bem resistentes pq não lhes vi riscos. Se a A6 Avant já impressiona, esta é realmente uma carrinha c presença. Devo dizer q é mto melhor conseguida estéticamente q o "irmão" musculado e dopado Q7 q não tem piadinha nenhuma. Tal como o X5, geralmente estes SUV derivados estéticamente do carro q lhes dá origem, parecem saidos dum filme "Querida, eu ampliei a carrinha".
No modo Lift, a carrinha "subiu" cerca de 20cm , q penso ser o maximo e já deu bem p a senhora arregaçar as saias e andar no meio dos pedregulhos. As jantes eram de 18 e tinha ainda o pack offroad, com umas protecções em aço na parte frontal e traseira. A suspensão pneumatica é excelente. Em AE a carrinha desceu c modo Dinamic, dado q tem 5 modos diferente de suspensão. Um mimo! E, o q mais impressionou foi a suavidade e luxo com q andavamos no monte. Qual TT! O q está a dar é requinte e conforto, q o cuzinho bem alapado sem saltar do banco e sair ao fim de uns kms como tinhamos entrado e não com uns calos nas nalgas como a macacada do zoo!
A caixa de 6 vel e a direcção são mto suaves de utilizar mas precisei de alguma habituação p me dar c a caixa Tiptronic. Mesmo assim, conduzi q menos esforço a A6 q mtas vezes a minha Mondeo... O sistema MMI não tive grande possibilidade de utilizar, excepto p fazer ajustes da suspensão mas, do q tinha lido sobre o sistema em outros carros topo de gama, não fiquei boquiaberto. É interessante, relativamente ergonomico e mto dado a distracções. Acho piada qd dizem q o ecrã do novo Mondeo distrai mto ou o painel do Civic...então o MMI é p carro parado ou p passageiro, digo eu...
No modo Confort, q é um meio termo entre a opção mais dinamica e a mais radical, posso dizer q fiquei espantado c conforto. Nada tipico da marca: parecia q estava num carro francês, aliás era seguramente mais confortavel, neutra e macia q a Laguna q tive.
Os interiores são luxuosos, simples e com tudo no lugar certo. O volante pareceu-me de dimensões exageradas bem como os pedais. Parece q quem vai p monte tem q ser um madeireiro ou o Big Foot! Como estava habituado à Mondeo ia c pé ao local errado algumas vezes...
Espaço atrás era coisa q não faltava, iam 3 adultos relativamente bem mas, mesmo assim...minha rica Mondeo, q cada vez gosto mais dela! É q os estofos são verdadeiras poltronas pelo q o passageiro do meio fica assim a modos q sem saber p onde cair...
O ecrã central tem as informações sobre os modos da suspensão e, mais uma vez, as mariquices tipicas de carros q tem q fazer valer o dinheiro q custam: a imagem da camara traseira p ver se alguem está mto encostado a nós ou se vem alguma cabra montesa a perseguir-nos! Será q um vulgar sensor de estacionamento não chegava p ajudar no estacionamento? São pormenores q não valem o dinheiro q inflacionam o preço do carro, certamente, mas como dá status e diferencia, toca a pôr...
Para além disso, existe outro ecrã no meio do painel instrumentos, q dá as mesmas informações repetidas do outro...enfim.
Por fim, o motor: 180CV cheios de pujança. Se fiquei admirado no monte, pela facilidade com q puxava 5 marmanjos e um carro q não deve ser leve, ainda mais impressionado fiquei na AE. Conhecia o TDI 170Cv da Passat e Golf e pensei q seria similar pq o q teria a mais em cavalos dissipava-se na tracção integral. Qual quê! O motor de 170CV parece uma adolescente borbulhosa à beira de uma trintona boazona. Posso dizer q dei 220 na AE (aí já com só 2 adultos a bordo, q as mulheres foram mais devagar...não q a Mondeo não a acompanhasse, claro!) sem dificuldade de maior e parecia q ainda tinha folego p mais! Nem sei p q precisa a A6 do motor 3.0TDI (tb não o conheço, é verdade mas parecem-me motores proximos de mais...). Recuperações mto boas, dinamica exemplar, tb pela suspensão rebaixada qd anda acima de 120, insonorização mto boa...um mimo.
A parte dolorosa da questão: O dono do bicho dispendeu cerca de 73000E e meteu 50euros de gasol depois da aventura, q marcava uns modicos 11,4 L/100 ...Não q lhe falte ou o incomode mto (é medico, pode! Já vem ai o user Avant a dizer q é mito, q não é tão assim... ) mas a mim incomodava-me um nadinha.
Mas pensando bem, apesar de esse preço dever ficar proximo do brutamontes insuflado sem piada nenhuma do Q7, até q é um valor racional a dar p um veiculo polivalente, desde q não se tenha medo de o meter no mato e fazer umas aventuras off-road. Um dinamismo e prestações de desportivo na AE, facil de conduzir como carrinho de bébé e q nos leva até sitios onde a maior parte da malta não põe os calcantes...vale esse dinheiro, julgo eu. Não q eu o desse, claro!
Eh pá! será q alguem vai ler isto? Acho q exagerei...parece a Biblia.
Mas o melhor nem foi a picanha feita na hora ou o mergulho no riacho...foi mesmo a possibilidade de experimentar uma senhora carrinha (eu sou fã incondicional das versões carrinha ou SW, como lhe queiram chamar): a A6 Allroad 2.7 TDI
E desengane-se quem pense q foi um trajecto de estrada em terra, foi mesmo umas subidas e descidas mais ou menos agrestes, sendo q os carros ficaram uns kms atrás, junto à estrada. Fomos atrás de uma L200 e um Rav4, não tendo nós ficado envergonhados. Claro q eles tinham pedalada p mto mais...
O aspecto exterior impressiona: a grelha de grandes dimensões cromada (de tão resistente é chego a pensar q é em metal, apesar do dono dizer q é plastico...). Os para-choques são imponentes e bem resistentes pq não lhes vi riscos. Se a A6 Avant já impressiona, esta é realmente uma carrinha c presença. Devo dizer q é mto melhor conseguida estéticamente q o "irmão" musculado e dopado Q7 q não tem piadinha nenhuma. Tal como o X5, geralmente estes SUV derivados estéticamente do carro q lhes dá origem, parecem saidos dum filme "Querida, eu ampliei a carrinha".
No modo Lift, a carrinha "subiu" cerca de 20cm , q penso ser o maximo e já deu bem p a senhora arregaçar as saias e andar no meio dos pedregulhos. As jantes eram de 18 e tinha ainda o pack offroad, com umas protecções em aço na parte frontal e traseira. A suspensão pneumatica é excelente. Em AE a carrinha desceu c modo Dinamic, dado q tem 5 modos diferente de suspensão. Um mimo! E, o q mais impressionou foi a suavidade e luxo com q andavamos no monte. Qual TT! O q está a dar é requinte e conforto, q o cuzinho bem alapado sem saltar do banco e sair ao fim de uns kms como tinhamos entrado e não com uns calos nas nalgas como a macacada do zoo!
A caixa de 6 vel e a direcção são mto suaves de utilizar mas precisei de alguma habituação p me dar c a caixa Tiptronic. Mesmo assim, conduzi q menos esforço a A6 q mtas vezes a minha Mondeo... O sistema MMI não tive grande possibilidade de utilizar, excepto p fazer ajustes da suspensão mas, do q tinha lido sobre o sistema em outros carros topo de gama, não fiquei boquiaberto. É interessante, relativamente ergonomico e mto dado a distracções. Acho piada qd dizem q o ecrã do novo Mondeo distrai mto ou o painel do Civic...então o MMI é p carro parado ou p passageiro, digo eu...
No modo Confort, q é um meio termo entre a opção mais dinamica e a mais radical, posso dizer q fiquei espantado c conforto. Nada tipico da marca: parecia q estava num carro francês, aliás era seguramente mais confortavel, neutra e macia q a Laguna q tive.
Os interiores são luxuosos, simples e com tudo no lugar certo. O volante pareceu-me de dimensões exageradas bem como os pedais. Parece q quem vai p monte tem q ser um madeireiro ou o Big Foot! Como estava habituado à Mondeo ia c pé ao local errado algumas vezes...
Espaço atrás era coisa q não faltava, iam 3 adultos relativamente bem mas, mesmo assim...minha rica Mondeo, q cada vez gosto mais dela! É q os estofos são verdadeiras poltronas pelo q o passageiro do meio fica assim a modos q sem saber p onde cair...
O ecrã central tem as informações sobre os modos da suspensão e, mais uma vez, as mariquices tipicas de carros q tem q fazer valer o dinheiro q custam: a imagem da camara traseira p ver se alguem está mto encostado a nós ou se vem alguma cabra montesa a perseguir-nos! Será q um vulgar sensor de estacionamento não chegava p ajudar no estacionamento? São pormenores q não valem o dinheiro q inflacionam o preço do carro, certamente, mas como dá status e diferencia, toca a pôr...
Para além disso, existe outro ecrã no meio do painel instrumentos, q dá as mesmas informações repetidas do outro...enfim.
Por fim, o motor: 180CV cheios de pujança. Se fiquei admirado no monte, pela facilidade com q puxava 5 marmanjos e um carro q não deve ser leve, ainda mais impressionado fiquei na AE. Conhecia o TDI 170Cv da Passat e Golf e pensei q seria similar pq o q teria a mais em cavalos dissipava-se na tracção integral. Qual quê! O motor de 170CV parece uma adolescente borbulhosa à beira de uma trintona boazona. Posso dizer q dei 220 na AE (aí já com só 2 adultos a bordo, q as mulheres foram mais devagar...não q a Mondeo não a acompanhasse, claro!) sem dificuldade de maior e parecia q ainda tinha folego p mais! Nem sei p q precisa a A6 do motor 3.0TDI (tb não o conheço, é verdade mas parecem-me motores proximos de mais...). Recuperações mto boas, dinamica exemplar, tb pela suspensão rebaixada qd anda acima de 120, insonorização mto boa...um mimo.
A parte dolorosa da questão: O dono do bicho dispendeu cerca de 73000E e meteu 50euros de gasol depois da aventura, q marcava uns modicos 11,4 L/100 ...Não q lhe falte ou o incomode mto (é medico, pode! Já vem ai o user Avant a dizer q é mito, q não é tão assim... ) mas a mim incomodava-me um nadinha.
Mas pensando bem, apesar de esse preço dever ficar proximo do brutamontes insuflado sem piada nenhuma do Q7, até q é um valor racional a dar p um veiculo polivalente, desde q não se tenha medo de o meter no mato e fazer umas aventuras off-road. Um dinamismo e prestações de desportivo na AE, facil de conduzir como carrinho de bébé e q nos leva até sitios onde a maior parte da malta não põe os calcantes...vale esse dinheiro, julgo eu. Não q eu o desse, claro!
Eh pá! será q alguem vai ler isto? Acho q exagerei...parece a Biblia.
Comentário