Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será Que Não Estavamos Melhor Sendo Espanhóis?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Será Que Não Estavamos Melhor Sendo Espanhóis?

    Durante um periodo de 1 semana de férias numa ilha espanhola, não pude deixar de notar em algumas pequenas GRANDES diferenças para o nosso (desen)cantinho nacional (só em termos meramente automobilisticos, claro)...
    Então vamos lá:

    - Gasóleo a 0,710 e gasolina a 0,830 E (mas, para compensar, temos o GalpMilhões, q eles não teem...)

    - QQ diabo de estrada era muito bem alcatroada, sem obras de aberturas p meter canos, tampas de esgoto...fosse estrada secundaria ou outra, excelente pavimento sempre. Não vi uma unica em empedrado e as de terra eram p TT (excursões ao vulcão ou a praias mais dificeis)

    - a ilha é rasgada quase a toda a volta por uma boa AE, q não tem qq portagem, sempre c boa sinalização e bons acessos (e, segundo sei, não está prevista vir a ser taxada ao utilizador, seja o q vive no cume do monte seja o da cidade)

    - Os condutores continuam a ter o habito de dar o pisca em estradas mais montanhosas, para avisar q se pode ultrapassar ou não...(cá, damos sinais de luzes como se fossemos uns amigalhaços, p avisar q está a bófia mais a frente senão é só p o "boi" sair da frente q queremos ultrapassar ou p o "camelo" q vem de frente se pôr a toques na borrada de ultrapassagem q fez...)

    - Inexplicavelmente, não vi uma unica carrinha S3, A4, mas já sabemos q a espanholada é pouco amante das versões carrinha. Ainda mais inexplicavel é poucos 2.0TDI, 320D, 220CDI e outros motores por nós idolatrados...já 1.8T, 330, 335, 280 e por aí fora, vi varios...

    - Não existem ou são mto poucos os standes de esquina c maquinas todas semi-novas c apenas 10 anos de vida, tão caracteristicos do nosso amado país, e q pululam por cá q nem cogumelos, a dar um ar pitoresco à paisagem...os poucos q vi tinham carros realmente semi-novos, 2-3 anos e c bastantes Kms, apesar de tudo (não são de velhinhas q só iam à igreja ao Domingo e estavam sempre em garagaem e blá, blá...)

    - varios Carreras, 1 Lambo, 1 ferrari...mtos Chevrolets, e parque automovel não mto recente...numa semana de ferias vi poucos A3, nem um S1, poucos Astras, alguns Meganes, bastantes Focus (varios RS todos XPTO), nem um Alfa (147, 156, 159) mas varios 33 e outros modelos mais antigos... enfim, estes espanhóis não sabem o q é bom...Não sabem gozar a vida, pá!

    - Concessionarios onde o Preço de uma Focus C-Max começa nos 13000E, um Altea 2.0TDI 4X4 começa nos 23000E e um X3 2d nos 36000E

    - Mesmo ao fim semana não se vê um carro em cima do passeio, mal estacionado...mas vi varias gruas camarárias e circular pela cidade, no Sábado e Domingo...

    Regressei hoje de férias e, mal entrei no meu carro e fiz alguns kms, estava eu a pensar q talvez tudo não tivesse passado de um sonho ou então q até nem fosse assim tão mau por terras lusitanas, tive logo q voltar à realidade, pq vinha um Ibiza FR acrilicado a fazer-me sinais de luzes na IC24 por ter demorado a fazer ultrapassagem e fui logo apertado por uma Kangoo do pão fresco q tinha q o entregar ainda fresco...

    É bom voltar a casa...
    Editado pela última vez por manucas; 09 October 2007, 15:23.

    #2
    E se fosse monegasco ainda era melhor...

    Comentário


      #3
      Caro manucas, a ilha espanhola que visitaste não será o melhor exemplo para espelhar o que se passa nesse país vizinho... Concordo contigo que haja um pouco mais de sensatez mas as coisas não são tão belas quanto possam parecer. Também estive de férias no sul e as coisas não foram, nem de perto nem de longe como pintas o quadro...

      A começar pelo preço do gasoleo que não notei diferença, a acabar nos estacionamentos "a monte", todos feitos de ouvido, é de arrepiar. Há de facto muitas coisas boas, mas também as há muito más! Se fores visitar algum dos nossos arquipélagos, começas logo por notar, também, a diferença no famoso IVA, para além de outras situações caricatas... São as regras do proteccionismo turístico e a hipocrisia governamental a falar!

      Comentário


        #4
        O Afonso Henriques devia ter ficado quieto...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por manucas Ver Post
          - Não existem ou são mto poucos os standes de esquina c maquinas todas semi-novas c apenas 10 anos de vida...

          ...tive que regressar à realidade porque vinha um Ibiza FR acrilicado a fazer-me sinais de luzes na IC24 por ter demorado a fazer ultrapassagem e fui logo apertado por uma Kangoo do pão fresco q tinha q o entregar ainda fresco...

          É bom voltar a casa...


          Welcome back.

          Comentário


            #6
            podemos pedir para sermos o cantão português na Suiça...

            Comentário


              #7
              O preço doos combustiveis nas ilhas é inferior ao praticado na Espanha Continental.

              Comentário


                #8
                Pela Descrição, parece ser Tenerife.
                Já estive 3 vezes nas Canárias e realmente o preço do combustível, é bastante inferior ao nosso.
                Sendo uma ilha tem o IVA mais baixo, e também os restantes impostos, comparado com Espanha Continental.
                Deveriam considerar Portugal como uma Ilha Espanhola.

                Comentário


                  #9
                  Deves ter passado ferias num qqr paraíso espanhol, que vive a custa do turismo e da imagem.

                  Eu conheço bem Espanha e a realidade geral não é essa, há zonas no interior espanhol pior que o nosso, aldeias degradadas, então estradas nem se compara.
                  Só se formos todos para essa ilha que provavelmente tem bonificações nos impostos, para gozar os preços baixos do combustível e o alcatrão suave das estradas secundárias e olhar para as máquinas deles. Há pessoas que só vêm o que lhes põem a frente dos olhos…….. Lambos, ferraris...e mtos Chevrolets, era a loucura na ilha.

                  Comentário


                    #10
                    Já estive de férias no sul de Espanha uma vez e já por lá passei (dois ou três dias) por diversas vezes e garanto que a coisa não é assim.
                    O estacionamento é caótico, vi algumas faltas de respeito entre os condutores e, basicamente, senti-me em casa...
                    Duas cenas que marcaram:
                    1ª Um Hummer estacionado em cima do passeio numa rua estreita. Como parece evidente, circular ali passou a ser um exercício meticuloso. Qualquer carrito maior já não passava, por exemplo uma ambulância. E o tipo ali ficou (aliás, como todos os outros que estavam estacionados em cima do passeio - mas este era o único Hummer) durante a tarde toda...
                    2ª Quando cheguei a Marbella pensei que ia começar a ver grandes carros. Entrei numa estação de serviço e vejo logo um Ferrari Modena. O primeiro maquinão que via. Nenhuma surpresa. A não ser quando olho para a matrícula. Era português .

                    Comentário


                      #11
                      Já dizia o outro: " deixem-me voltar para a ilha" .



                      Abraço Nuno .

                      Comentário


                        #12
                        Se queres ser espanhol só por causa dos carros e das estradas nem sei que dizer. A não ser emigra e pede naturalização.

                        Engraçado que ainda ontem vi num noticiário espanhol a preocupação do governo pelo facto de 1/3 do parque automóvel espanhol ter mais de 10 anos, país dos charutos, é o que é.

                        Comentário


                          #13
                          Tenho familia em espanha e já conduzi mto lá e andado de carro com eles lá...

                          é tudo a mesma coisa...as maiores loucuras na estrada em que tive metido foram lá... no entanto nao sao piores nem melhores que os portugueses a conduzir, é a mesma coisa

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                            Se queres ser espanhol só por causa dos carros e das estradas nem sei que dizer. A não ser emigra e pede naturalização.

                            Engraçado que ainda ontem vi num noticiário espanhol a preocupação do governo pelo facto de 1/3 do parque automóvel espanhol ter mais de 10 anos, país dos charutos, é o que é.
                            Isto levanta varias questões...

                            1º e cá que idade tem o nosso parque automovel?
                            2º pk razao o governo espanhol está preocupada com a idade do parque?
                            3º pk razao um carro tem de ter menos de 10 anos? ou melhor se tiver pouco uso pk ser subtituído?


                            eu tenho familiares curiosamente espanhois que tem carros com mais de 10anos...mas vejamos:

                            Mercedes 190D comprado novo sempre garagem...rigorosamente impecavel 150mil klm

                            peugeot 306 turbo diesel comprado novo garagem sempre impecavel e 100mil klm.

                            carrinha ford trasit como nova 140mil klm..

                            entao pk trocar??????

                            tinham um megane e esse foi trocado agora por um megane novo...mas pronto ja era mais antigo e já tinha 190mil...

                            esta moda de trocar de carro pk o vizinho tb trocou nao tem nexo nenhum mas pronto é um dos passatempo dos tugas...

                            Comentário


                              #15
                              O maravilhoso disto é que podes ser espanhol, só tens que emigrar.
                              Agora se vais emigrar porque viste um lamborghini é contigo... Cada um faz as suas escolhas.

                              Sim têm gasóleo barato, mas depois têm uma ilha (admitindo que estás a falar de tenerife) com uma autoestrada com pouco mais de 100km. Realmente serve-lhes de muito o gasóleo barato...

                              Automobilisticamente falando, espanha, as suas estradas e os seus condutores são idênticos aos portugueses. Aliás posso-te dizer que o pior acidente que vi até hoje foi na autoestrada entre sevilha e málaga, um despiste seguido de incêndio, nem sequer consegui ficar lá a ver o pessoal a morrer carbonizado...

                              Comentário


                                #16
                                eu tenho a sorte de ir pa fora todos os anos, e no geral sinto sempre um alivio por chegar a casa e a Portugal.

                                Nao sou nacionalista, mas PT é não é tão mau como as modas o pintam...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                  Isto levanta varias questões...

                                  1º e cá que idade tem o nosso parque automovel?
                                  2º pk razao o governo espanhol está preocupada com a idade do parque?
                                  3º pk razao um carro tem de ter menos de 10 anos? ou melhor se tiver pouco uso pk ser subtituído?


                                  eu tenho familiares curiosamente espanhois que tem carros com mais de 10anos...mas vejamos:

                                  Mercedes 190D comprado novo sempre garagem...rigorosamente impecavel 150mil klm

                                  peugeot 306 turbo diesel comprado novo garagem sempre impecavel e 100mil klm.

                                  carrinha ford trasit como nova 140mil klm..

                                  entao pk trocar??????

                                  tinham um megane e esse foi trocado agora por um megane novo...mas pronto ja era mais antigo e já tinha 190mil...

                                  esta moda de trocar de carro pk o vizinho tb trocou nao tem nexo nenhum mas pronto é um dos passatempo dos tugas...
                                  Em resposta ás tuas perguntas o governo espanhol está preocupado porque - segundo eles - está estatisticamente comprovado que um carro com 10 anos tem 50% mais probabilidades de ter um acidente com vítimas mortais do que um carro novo e a partir dos 15 anos esse valor aumenta para os 100%. Estamos a falar de carros sem ABS e airbags, por exemplo.

                                  Depois há o factor ambiental que também provoca preocupação.

                                  Trocar por trocar também não concordo, mas falei nisto em resposta ao que o manucas disse:

                                  Não existem ou são mto poucos os standes de esquina c maquinas todas semi-novas c apenas 10 anos de vida, tão caracteristicos do nosso amado país, e q pululam por cá q nem cogumelos, a dar um ar pitoresco à paisagem...os poucos q vi tinham carros realmente semi-novos, 2-3 anos e c bastantes Kms, apesar de tudo (não são de velhinhas q só iam à igreja ao Domingo e estavam sempre em garagaem e blá, blá...)

                                  Comentário


                                    #18
                                    como no meu caso...

                                    Comentário


                                      #19
                                      O meu tópico, "Não, não é mito! Estacionamento em Espanha."
                                      http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=39854

                                      Não, obrigado, não quero ser espanhol. Se pertencessemos a Espanha, tinha de andar à estalada todo o dia com os toques nos pára-choques, e eu não me apetece arrear à lá Van Damme, ficava sempre com os pulsos negros.

                                      Prefiro ser portugês e emigrar para um país que me dê valor.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                        Isto levanta varias questões...

                                        1º e cá que idade tem o nosso parque automovel?
                                        2º pk razao o governo espanhol está preocupada com a idade do parque?
                                        3º pk razao um carro tem de ter menos de 10 anos? ou melhor se tiver pouco uso pk ser subtituído?


                                        eu tenho familiares curiosamente espanhois que tem carros com mais de 10anos...mas vejamos:

                                        Mercedes 190D comprado novo sempre garagem...rigorosamente impecavel 150mil klm

                                        peugeot 306 turbo diesel comprado novo garagem sempre impecavel e 100mil klm.

                                        carrinha ford trasit como nova 140mil klm..

                                        entao pk trocar??????

                                        tinham um megane e esse foi trocado agora por um megane novo...mas pronto ja era mais antigo e já tinha 190mil...

                                        esta moda de trocar de carro pk o vizinho tb trocou nao tem nexo nenhum mas pronto é um dos passatempo dos tugas...
                                        Sinistralidade rodoviária. Não tens que trocar é evidente, mas carros + recentes são sem duvida muito mais seguro que os mais antigos.

                                        Não queiras ter um acidente num 190d.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                          Durante um periodo de 1 semana de férias numa ilha espanhola, não pude deixar de notar em algumas pequenas GRANDES diferenças para o nosso (desen)cantinho nacional (só em termos meramente automobilisticos, claro)...

                                          É bom voltar a casa...
                                          Sem ironias: Se pensas assim, porque é que simplesmente não emigras? Nunca foi tão fácil ser espanhol. Atravessas a fronteira, tiras o número de estrangeiro e já está!
                                          Porque é que não gastas um pouco de tempo a pesquisar a sério o que é preciso para ir para Espanha? Nem que seja só para fazer um experiência, para poderes falar com propriedade.
                                          Se calhar não gostas tanto e regressas, ou, até podes gostar bastante e não voltar. Conheço pessoas cujas vidas ilustram as duas situações.

                                          Agora, vir para aqui dizer estas vulgaridades por causa de umas férias, francamente...
                                          Estou com o Zen: não vás fazer férias ao Mónaco.

                                          Comentário


                                            #22
                                            olha que nao somos os únicos. eles cometem em menor escala, nós abusamos, os italianos têm isso como parte da vida diária, os egípcios fazem disso o seu modo de vida...

                                            Comentário


                                              #23
                                              A uns meses atrás foi a salamanca e conclusões que pode tirar:

                                              - Nunca tinha visto tantos Renault 21's por metro quadrado. Para quem gosta deste charuto (como eu) é um paraíso;

                                              - Seat´s toledo e malaga era aos pontapés;

                                              - Muitos Azeiteiros ;

                                              Conclusões:

                                              Acho que o nosso parque automóvel é melhor. Também vi alguns carrera mas não passou disso. Agora, tirando o parque automóvel, acho que efectivamente os espanhois vivem melhor que nós .

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                                Sinistralidade rodoviária. Não tens que trocar é evidente, mas carros + recentes são sem duvida muito mais seguro que os mais antigos.

                                                Não queiras ter um acidente num 190d.
                                                desculpa lá não compares a segurança que tem estes mercedes até mesmo os da decada de 70 com algumas "Tupperweres" modernas.

                                                qualquer mercedes tem isto já desde anos 60 ou 70, discos ás 4 rodas, directação assitida e mta estabilidade , alias sempre tiveram bons resultados nos crash test.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Mini Z Ver Post

                                                  Conclusões:

                                                  Acho que o nosso parque automóvel é melhor. .
                                                  Mto estranho

                                                  em Espanha um carro custa menos 20% que cá...tem menos impostos, tem combustiveis mais baratos... tem um país 5 vezes maior, logo deveriam andar mais de carro... tem fabricantes, tem a cultura do automovel tanto ou mais que cá...tem um nivel de vida substancialmente mais elevado....

                                                  se o parque automovel for pior em espanha que não acredito leva-me a crer que os portugueses sao uns vaidosos tesos e malucos... (que mtos até sao...)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                    Mto estranho

                                                    em Espanha um carro custa menos 20% que cá...tem menos impostos, tem combustiveis mais baratos... tem um país 5 vezes maior, logo deveriam andar mais de carro... tem fabricantes, tem a cultura do automovel tanto ou mais que cá...tem um nivel de vida substancialmente mais elevado....

                                                    se o parque automovel for pior em espanha que não acredito leva-me a crer que os portugueses sao uns vaidosos tesos e malucos... (que mtos até sao...)
                                                    Achas mesmo!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Mini Z Ver Post
                                                      A uns meses atrás foi a salamanca e conclusões que pode tirar:

                                                      - Nunca tinha visto tantos Renault 21's por metro quadrado. Para quem gosta deste charuto (como eu) é um paraíso;

                                                      - Seat´s toledo e malaga era aos pontapés;

                                                      - Muitos Azeiteiros ;

                                                      Conclusões:

                                                      Acho que o nosso parque automóvel é melhor. Também vi alguns carrera mas não passou disso. Agora, tirando o parque automóvel, acho que efectivamente os espanhois vivem melhor que nós .

                                                      Dizer apenas muitos é quase um favor.

                                                      Aquilo de saxos cups e clios tunings é demais, até chateia. E não se ficam pelos plásticos quase a raspar o alcatrão, põem umas luzes coloridas super brilhantes, que sinceramente não sei para que servem. Aqui nunca vi isso e ainda bem que aquilo a noite irrita e estorva.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                        desculpa lá não compares a segurança que tem estes mercedes até mesmo os da decada de 70 com algumas "Tupperweres" modernas.

                                                        qualquer mercedes tem isto já desde anos 60 ou 70, discos ás 4 rodas, directação assitida e mta estabilidade , alias sempre tiveram bons resultados nos crash test.
                                                        Sim Nephilim, como o 190 que seguia em contra mão e foi contra um 206, choque frontal, a mulher do 206 estava no local a dar entrevista à TV e o homem do 190 faleceu...

                                                        Mas tu já inventas ai qualquer coisa que a culpa é de não sei quem e que os policias são todos não sei quê...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sou Português com muita honra

                                                          Espanhol coisa nenhuma. Recuso-me a ser espanhol. Sou Português e com muita honra. E detesto que me chamem cidadão. Sou PORTUGUÊS !!!

                                                          Pena é que, depois do 24 de Abril de 1974, só tenho visto desgraças. Espanha está melhor que nós porque não teve um golpe de Estado Comunista ! Antes disso, durante a guerra civil de Espanha e mesmo depois, nós estivemos muito melhor (Salazar volta, está perdoado). Lá nessa altura, eles tinham fome e emigravam para cá. Mas como o que é bom dura sempre pouco, tinhamos que estragar tudo com o Golpe de Estado de 74. Por falar nisso, se não tivesse acontecido isto, teria-nos passado ao lado a diversas crises pretroliferas. Não sei se se lembra, mas nós construimos uma refinaria para o petroleo de angola (dava para nós e para o resto da europa). Mas como um mal nunca vem só, os nossos gorvernantes gastam o que o nosso País não tem. Lembra-se da Expo 98 e do euro 2004 ? Se não tivessem torrado o nosso dinheiro, agora estariamos com os impostos muito mais baixos. Lembra-se do Rallye de Portugal ? E da Formula 1 em Portugal ? Bons tempos ... bons tempos ... que saudades ! Se o tempo pudesse voltar para traz ... Agora, trocar o meu País pela Espanha é que não ! Nunca !

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Existem certas pessoas que são demasiado exigentes, nunca estão satisfeitas com nada

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X