Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Passar com o sinal vermelho. Porque é que não é crime?...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Passar com o sinal vermelho. Porque é que não é crime?...

    Reeditando tópicos antigos (...), mas porque a "pouca vergonha" mantém-se, relanço a ideia a debate, reiterando que, quanto a mim, passar com o sinal vermelho deveria ser considerado CRIME!

    Nessa, ou noutra, conformidade que medidas acham que poderiam ser aplicadas aos habituais desrespeitadores da cor vermelha nos sinais de trânsito luminosos?

    1ª vez, sem registos de infracções anteriores (de qualquer tipo) multa de €500 e cassação da carta de condução por um mês, podendo a pena ser suspensa;

    1ª vez, com entre um e menos de seis registos anteriores (...) multa de €2500, cassação da carta de condução por três meses, e pena de prisão entre três a seis meses, podendo a pena ser suspensa;

    2ª vez, com entre seis e menos de dez registos (nos últimos dez anos...) multa de €5000, cassação da carta de condução por um ano e entre um a dois anos de prisão, sem admissão de suspensão de pena;

    3ª vez, com entre dez e mais registos (...) nos últimos quinze anos, cassação definitiva da carta de condução e pena de prisão entre dois e oito anos de prisão, sem admissão de suspensão de pena.

    Causas de exclusão de ilicitude: avaria do sinal ou falha diversa não imputada ao agente infractor.

    Causas de exclusão de culpa todas as previstas na lei.

    Um exagero? Talvez! Mas um maior e definitivo exagero é a perda da vida por causa de gente que, tal qual selvagens, nunca conseguirá cumprir regras se não levar uma "porrada" logo a seguir à prevaricação...

    Ou não será assim?

    Como seria feito o registo?! Para os que não se lembram, já aqui sugeri que, lenta e gradualmente, dever-se-íam ir apetrechando TODOS OS SINAIS DE TRÂNSITO LUMINOSOS de câmaras de registo e canalização às autoridades fiscalizadoras competentes, em tempo real, para aplicação das medidas previstas e registo em base de dados!

    E prinicipalmente agora, que o país está de tanga, estas medidas sairiam muito mais em conta que "Subarus e 330's"...

    #2
    Eu tenho uma visão muito simples sobre o assunto:

    1) Passou o sinal vermelho sem maiores consequências: Suspenção da carta entre 6 meses e um ano

    2) Passou o sinal e provocou algum acidente: Indiciação por crime doloso....

    ;)

    Comentário


      #3
      A lei está muito bem como está.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por GTS_M5

        Eu tenho uma visão muito simples sobre o assunto:

        1) Passou o sinal vermelho sem maiores consequências: Suspenção da carta entre 6 meses e um ano

        2) Passou o sinal e provocou algum acidente: Indiciação por crime doloso....

        ;)
        Eu a essas medidas acrescentaria, [u]sempre</u>, a multa tão mais pesada quanto mais vezes a situação se visse repetida!;)

        Comentário


          #5
          Passou o vermelho e causou danos mortais : 5 anos sem carta e coima de 5000€ ou trabalho forçado durante 2 anos

          Passou o vermelho sem causar problemas a terceiros : 2 meses sem carta e coima de 1000€ ou trabalhos forçados durante 1 mês.

          Comentário


            #6
            Há semaforos em sitios sem cruzamentos, aqui há um para peões num sitio onde devem passar meia duzia de pessoas por dia! E está sempre ligados, nos cruzamentos fica amarelo de noite, num deles perigosissimo, felizmente voltaram a ligar 24 horas por dia [8]

            Portanto com a sinalização aberrante que por cá anda, passar um vermelho tanto pode ser um crime, como o crime pode ser de quem meteu ali o semaforo

            Comentário


              #7
              Isto há vermelhos e vermelhos...

              Na nacional Guimarães-Braga há um sinal vermelho que é simplesmente estapafurdio. Dizem que é de controlo de velocidade, mas não tenho a certeza.

              Primeiro está num sítio onde não passam pessoas, nem há cruzamentos. Está lá porque...alguém se lembrou de o por lá.
              E o pior é que o raio do semáforo fica verde poucos segundos (dá tempo para passar uns 5 ou 6 carros) e depois volta ao vermelho.

              Por isso, de vez em quando lá passo a vermelho. Eu e muita gente que lá passa.

              Comentário


                #8
                Passou vermelho de forma intencional com consequencias graves - Fim da possibilidade de possuir habilitação legal de condução, além de responder legal e criminalmente, multa e punição exemplar.

                Passou vermelho sem consequencias ou indvertidamente - punição actual

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Bolide

                  Há semaforos em sitios sem cruzamentos, aqui há um para peões num sitio onde devem passar meia duzia de pessoas por dia! E está sempre ligados, nos cruzamentos fica amarelo de noite, num deles perigosissimo, felizmente voltaram a ligar 24 horas por dia [8]

                  Portanto com a sinalização aberrante que por cá anda, passar um vermelho tanto pode ser um crime, como o crime pode ser de quem meteu ali o semaforo
                  Concordo. Mas mais uma razão para se irem actualizando os semáforos com este objectivo e dotando-os da respectiva modernização e verificação actualizadas...

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                    Reeditando tópicos antigos (...), mas porque a "pouca vergonha" mantém-se, relanço a ideia a debate, reiterando que, quanto a mim, passar com o sinal vermelho deveria ser considerado CRIME!

                    Nessa, ou noutra, conformidade que medidas acham que poderiam ser aplicadas aos habituais desrespeitadores da cor vermelha nos sinais de trânsito luminosos?

                    1ª vez, sem registos de infracções anteriores (de qualquer tipo) multa de €500 e cassação da carta de condução por um mês, podendo a pena ser suspensa;

                    1ª vez, com entre um e menos de seis registos anteriores (...) multa de €2500, cassação da carta de condução por três meses, e pena de prisão entre três a seis meses, podendo a pena ser suspensa;

                    2ª vez, com entre seis e menos de dez registos (nos últimos dez anos...) multa de €5000, cassação da carta de condução por um ano e entre um a dois anos de prisão, sem admissão de suspensão de pena;

                    3ª vez, com entre dez e mais registos (...) nos últimos quinze anos, cassação definitiva da carta de condução e pena de prisão entre dois e oito anos de prisão, sem admissão de suspensão de pena.

                    Causas de exclusão de ilicitude: avaria do sinal ou falha diversa não imput@da ao agente infractor.

                    Causas de exclusão de culpa todas as previstas na lei.

                    Um exagero? Talvez! Mas um maior e definitivo exagero é a perda da vida por causa de gente que, tal qual selvagens, nunca conseguirá cumprir regras se não levar uma "porrada" logo a seguir à prevaricação...

                    Ou não será assim?

                    Como seria feito o registo?! Para os que não se lembram, já aqui sugeri que, lenta e gradualmente, dever-se-íam ir apetrechando TODOS OS SINAIS DE TRÂNSITO LUMINOSOS de câmaras de registo e canalização às autoridades fiscalizadoras competentes, em tempo real, para aplicação das medidas previstas e registo em base de dados!

                    E prinicipalmente agora, que o país está de tanga, estas medidas sairiam muito mais em conta que "Subarus e 330's"...
                    Eu não acho que deva ser sempre crime. Actualmente é uma c.o. muito grave e parece-me sufuciente. Acho que era mais prioritário considerar crime as ultrapassagens e inversões de marcha à campeão. E defendo a mesma punição para quem não pára no STOP e para quem não pára no vermelho.

                    Comentário


                      #11
                      E crime para quem anda 40km/h ou 50km/h acima do limite numa localidade. E para transporte inadequado de crianças!!

                      Comentário


                        #12
                        Não sejamos mais papistas que o papa...

                        Comentário


                          #13
                          A puniçao adequada pelos vistos às vezes é: "nenhuma"

                          Ontem uma amiga contava-me que passou um vermelho porque ia distraída e com alguma pressa. Resultado, um polícia viu e mandou-a parar. Pediu-lhe documentação e tal, ela mostrou-lhe os documentos pedidos e no fim de contas ele mandou-a seguir sem multa nem nada! [:0][:0]

                          Mas que raio?!?!?!? Que ***** é esta? se não ia fazer nada mais valia ter ficado quieto. É que assim nem dá para "assustar" o condutor... fica a saber que mesmo que o mandem parar as probabilidades de não acontecer nada são bastante boas. [8][8][8][8][8]

                          Ainda falam de caça à multa...

                          Comentário


                            #14
                            e passar um vermelho durante a madrugada, assim só de longe a longe, quando não há trânsito.
                            Dava direito a que tipo de multa?

                            Comentário


                              #15
                              depende do sitio tb... eu por exemplo ha aqui uma bomba de gasolina e uma rua à direita, e ha um semaforo na bomba e outro no cruzamento... quando o da bomba esta encarnado, o semaforo do "acesso à tal rua" está verde... a altas horas, ignoro completamente o da bomba.

                              Já o inverso não o faço... se estiver verde para sair da bomba, paro no encarnado antes de virar. O cruzamento é um "cruzamento sério".

                              Comentário


                                #16
                                Eu já apanhei um semáforo desses de controlo de velocidade que tinha duas lampadas laranjas/amarelas a piscar e mais à frente o semáforo apagado. Eu continuei a andar normalmente, do nada acende um vermelho, sem amarelho/laranja nem nada, simplesmente vermelho. Que multa é que eu merecia?

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                                  Eu já apanhei um semáforo desses de controlo de velocidade que tinha duas lampadas laranjas/amarelas a piscar e mais à frente o semáforo apagado. Eu continuei a andar normalmente, do nada acende um vermelho, sem amarelho/laranja nem nada, simplesmente vermelho. Que multa é que eu merecia?
                                  10 chibatadas. Isto por ser a primeira!

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Bolide

                                    A lei está muito bem como está.


                                    Só temos essa opinião quando continuar a acontecer aos outros, quando tocar aos nossos deixamos de a ter.

                                    Comentário


                                      #19
                                      tendo em consideração que cada vez parece haver menos pessoas com dinheiro para pagar a multa que é pedida, o melhor mesmo, e, tendo em consideração que quem paga as contas das cadeias somos nós (cada vez mais tesos), é matar logo!!! assim evitava-se aqueles chatos que têm a mania de ir para os tribunais protestar e mais não sei o quê, recursos, e tal e coiso não tenho guito...
                                      mata e acabou!!!!!!!!
                                      5h da manhã no meio de nenhures na nacional 103 logo á saida de uma curva, era só cangalheiros: passou, matou, enterrou...
                                      quem nunca pecou que atire a 1ª pedra....

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Dinis

                                        citação:Originalmente colocada por Bolide

                                        A lei está muito bem como está.


                                        Só temos essa opinião quando continuar a acontecer aos outros, quando tocar aos nossos deixamos de a ter.

                                        Peço muita desculpa, mas ao menos podes respeitar a opinião dos outros.

                                        A lei actual prevê inibição de condução de 2 a 24 meses. Se não tiveres registos anteriores, na melhor das hipóteses "apanhas" com 2 meses de inibição. Se tiveres, são 4 a 24 meses. Ou seja, até me parece relativamente fácil ficar uns bons tempos sem carta. O problema não é a lei, mas a sua aplicação. Se todo o pessoal que passa vermelhos apanhasse a inibição de condução apropriada, passava-lhes a mania num instante. E quem diz vermelhos, diz tudo o resto! Querem um exemplo:

                                        citação:Originalmente colocada por dr_pintas

                                        ja conduzi, bebedo muitas vezs em 5anos de carta, tipo jantares de curso e queimas, festas etc...
                                        mas desde que apanhei em dezembro passado uma multa de 500#8364; e ainda estou a espera da inibição de conduzir [u]nca mais conduzo alcoolizado</u>. Muito embora nunca tive nenhum problema, e geralmente ia levar pessoal a casa, contudo o balão não engana.
                                        Cumps sóbrios ;)
                                        in http://forum.autohoje.com/topic.asp?...73&whichpage=7

                                        Perceberam onde eu quero chegar? A prevenção tem duas fases: a primeira é a educação. Quem não aprende a bem, aprende a mal e então passa-se à segunda: a repressão!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          O passar o sinal vermelho é um acto que é feito de livre vontade, visto que antes do vermelho, acende o amarelo.

                                          O amarelo é o sinal que indica ao condutor que deve parar e só no caso de poder dar origem a um acidente, devido a uma paragem brusca, é que se deve continuar.

                                          O que acontece é que o amarelo em vez de indicar que se deve parar, para muitos condutores é o sinal que indica que deve acelerar, o que origina que muitas vezes, se passe o cruzamento já com o encarnado e a contar com o compasso de espera do acendimento do verde no sentido cruzado.

                                          Portanto quem passa com o vermelho deverá ser devidamente punido pois cometeu voluntariamente uma infracção grave.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Do meu ponto de vista as leis estão bem, a fiscalização é que é completamente ineficaz.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Dinis

                                              citação:Originalmente colocada por Bolide

                                              A lei está muito bem como está.


                                              Só temos essa opinião quando continuar a acontecer aos outros, quando tocar aos nossos deixamos de a ter.

                                              É um pouco isso sim!...

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

                                                citação:Originalmente colocada por Dinis

                                                citação:Originalmente colocada por Bolide

                                                A lei está muito bem como está.


                                                Só temos essa opinião quando continuar a acontecer aos outros, quando tocar aos nossos deixamos de a ter.

                                                Peço muita desculpa, mas ao menos podes respeitar a opinião dos outros.

                                                ...
                                                Não me parece que a afirmação tenha essa carga negativa mas, antes, refere que, muitas vezes, a proximidade com os factos dá-nos uma opinião algo diversa daquela a que estávamos habituados!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                                  citação:Originalmente colocada por Dinis

                                                  citação:Originalmente colocada por Bolide

                                                  A lei está muito bem como está.


                                                  Só temos essa opinião quando continuar a acontecer aos outros, quando tocar aos nossos deixamos de a ter.

                                                  É um pouco isso sim!...
                                                  Já leste o meu último post, Pé Leve? V~e lá se não tenho um pouco de razão.;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Luís Miguel
                                                    ...Já leste o meu último post, Pé Leve? V~e lá se não tenho um pouco de razão.;)
                                                    De acordo e também acho que "A prevenção tem duas fases: a primeira é a educação. Quem não aprende a bem, aprende a mal e então passa-se à segunda: a repressão!!"!

                                                    ;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A questão é que de nada vale criminalizar um acto se depois não há fiscalização.

                                                      E é isso que se faz constantemente neste País: os incêndios são um problema? Proibe-se o Tuga de deitar beatas para fora do carro e está o problema resolvido. Santa ingenuidade...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por eu

                                                        A questão é que de nada vale criminalizar um acto se depois não há fiscalização.

                                                        E é isso que se faz constantemente neste País: os incêndios são um problema? Proibe-se o Tuga de deitar beatas para fora do carro e está o problema resolvido. Santa ingenuidade...
                                                        Pois, mas, no caso, o que eu "proponho" é que todos os sinais luminosos sejam apetrechados de câmaras de registo e reenvio desses "dados" (...) para as entidades competentes, para o que "houver por conveniente"...;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ah... isso sim, seria uma medida verdadeiramente útil, mesmo que não alterassem a lei!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                                            citação:Originalmente colocada por eu

                                                            A questão é que de nada vale criminalizar um acto se depois não há fiscalização.

                                                            E é isso que se faz constantemente neste País: os incêndios são um problema? Proibe-se o Tuga de deitar beatas para fora do carro e está o problema resolvido. Santa ingenuidade...
                                                            Pois, mas, no caso, o que eu "proponho" é que todos os sinais luminosos sejam apetrechados de câmaras de registo e reenvio desses "dados" (...) para as entidades competentes, para o que "houver por conveniente"...;)
                                                            Nos USA, câmaras dessas era "mato".

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X