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Univ. de Aveiro propõe redução de velocidade nalgumas auto-estradas para 80 km/h

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    Univ. de Aveiro propõe redução de velocidade nalgumas auto-estradas para 80 km/h

    Uma equipa da Universidade de Aveiro (UA) propôs a redução, para 80 quilómetros por hora, do limite máximo de velocidade em algumas auto-estradas, como uma das medidas para reduzir a poluição do ar.A medida consta do estudo sobre o Plano de Melhoria da Qualidade do Ar da Região Norte 2001-2004, apresentado ontem na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN) por Carlos Borrego, da UA.

    O ex-ministro do Ambiente advertiu que a redução da velocidade só fará sentido nalgumas auto-estradas e se acompanhada da implementação das outras dezenas de medidas propostas.

    A equipa da UA propõe que a redução dos limites de velocidade seja implementada em oito concelhos da Área Metropolitana do Porto: Matosinhos, Porto, Maia, Vila do Conde, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Gaia e Espinho.

    Carlos Borrego salientou que, entre 2001 e 2004, o litoral Norte ultrapassou sistematicamente os limites de PM10 (partículas poluentes em suspensão) e de ozono, o que obriga à adopção de medidas para a redução destes níveis de poluição do ar.

    O investigador destacou o impacto positivo que teve a introdução do Metro do Porto (movido a electricidade) e a substituição do gasóleo por gás natural, na maioria dos autocarros da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), mas salientou que estas medidas são "insuficientes".




    Fonte: Público - http://ultimahora.publico.clix.pt/no...spx?id=1308060

    Acho que eles devem rever os cálculos e conceitos usados pelo valor que obtiveram

    #2
    80 à hora é a velocidade de consumo mínimo para quase todos os carros, e por conseguinte de emissões mínimas. Portanto, quanto ao CO2 eles têm toda a razão. Só que isso não vai acontecer porque ninguém está para andar a passo de caracol

    Eu era gajo para aceitar 80 à hora em alguns troços, não por causa do CO2 mas porque o piso está verdadeiramente LASTIMÁVEL. P.ex. A1 entre Santarém e Torres Novas.. UGH... quem sabe do que falo deve concordar.. lol.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por sergiotv Ver Post
      Acho que eles devem rever os cálculos e conceitos usados pelo valor que obtiveram

      Fala-nos acerca da tua ciência no assunto.

      O Prof. Carlos Borregos tem créditos bem firmados no assunto. E tu?

      Comentário


        #4
        Deve ser do cheiro da fabrica de cacia... só pode... LOL

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          #5
          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
          80 à hora é a velocidade de consumo mínimo para quase todos os carros, e por conseguinte de emissões mínimas. Portanto, quanto ao CO2 eles têm toda a razão. Só que isso não vai acontecer porque ninguém está para andar a passo de caracol

          Eu era gajo para aceitar 80 à hora em alguns troços, não por causa do CO2 mas porque o piso está verdadeiramente LASTIMÁVEL. P.ex. A1 entre Santarém e Torres Novas.. UGH... quem sabe do que falo deve concordar.. lol.
          É verdade. Circular nesse troço da A1 a + de 80km/h é uma verdadeira aventura... o engraçado é k pagamos o mesmo depois na portagem quando o seu valor deveria ser reduzido nestas condições, obras etc...!

          Comentário


            #6
            Podiam propôr era descontos nas autoestradas se o pessoal viajasse à noite, e como o tempo é mais fresquinho, não era preciso ligar ACs e assim também baixavam os consumos e as emissões...

            Comentário


              #7
              em vez de baixarem o I.A e fomentarem a compra de carros novos e o abate de usados velhos.......


              não! diminuimos ainda mais a velocidade máxima virtual que já de si é bastante baixa tendo em conta a velocidade de cruzeiro dos carros, a segurança dos novos carros e a velocidade real a que as pessoas conduzem!

              ou seja, fechamos um bocadinho mais os olhos á realidade, e abrimos um pouco mais ás multas

              Comentário


                #8
                Se é para circular a 80Km/h, qual é a vantagem de uma auto estrada?

                Comentário


                  #9
                  Estes gajos das universidades podiam tar quietinhos ...

                  Comentário


                    #10
                    Tava-se mesmo a ver uma ideia peregrina destas só podia vir da terra do Xuxu...

                    Comentário


                      #11
                      naõ havia ai alguem que dizia que a univ de aveiro é melhor que o IST?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por paio pires Ver Post
                        naõ havia ai alguem que dizia que a univ de aveiro é melhor que o IST?
                        lolololol

                        Comentário


                          #13
                          Devem ter-se enganado. Deviam querer dizer 180!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                            80 à hora é a velocidade de consumo mínimo para quase todos os carros, e por conseguinte de emissões mínimas. Portanto, quanto ao CO2 eles têm toda a razão. Só que isso não vai acontecer porque ninguém está para andar a passo de caracol
                            Para mais, a pagar o que pagamos!

                            Eles que paguem as portagens!

                            Comentário


                              #15
                              Eu acho que para reduzir o tráfego na AE e os sinistros se devia
                              colocar os carros em camiões e os automobilistas em mini vans, seguiam em grupos de dois e íam descarregando nas saídas correspondentes!
                              Com estas ideias até parece que estudei na UA...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por AutoFan Ver Post
                                Devem ter-se enganado. Deviam querer dizer 180!
                                Nah!

                                Foi gralha, claro! O limite é 380.

                                Comentário


                                  #17
                                  Esses gajos deviam era parar de fumar ervas.... e já agora davam o exemplo e passavam a andar a pé...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por jcdbs Ver Post
                                    Esses gajos deviam era parar de fumar ervas.... e já agora davam o exemplo e passavam a andar a pé...
                                    Precisamente!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pois mas deixar de beneficiar o gasoleo com abatimentos ao ISP, isso já é muito complicado, note-se que o problema maior detectado foram as particulas em suspensão, nem foram os niveis de CO2, seri atambem interessante estudar a responsabilidade desse estupido ISP, no "boom" dos fumarentos nos ultimos anos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                        Ou seja, fechamos um bocadinho mais os olhos á realidade, e abrimos um pouco mais ás multas
                                        Ou seja, fazer o que sempre se fez por cá.

                                        O Estudo Universitário deve ser para "legitimar".

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                          Nah!

                                          Foi gralha, claro! O limite é 380.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                            Pois mas deixar de beneficiar o gasoleo com abatimentos ao ISP, isso já é muito complicado, note-se que o problema maior detectado foram as particulas em suspensão, nem foram os niveis de CO2, seri atambem interessante estudar a responsabilidade desse estupido ISP, no "boom" dos fumarentos nos ultimos anos.

                                            Aí é que está, vamos beneficiar o gasóleo, o combustível mais poluente à venda nas bombas, vamos dar descontos de 80% no IA a quem importa carros velhos e poluentes, vamos criar um escalão "paga pouco" para os carros velhos e poluentes e depois vamos obrigar toda a gente a andar a 80 nas auto-estradas, que é onde os carros até poluem menos, para reduzir emissões.

                                            Já agora, se eu levar o autocolante azul posso continuar a 120?

                                            Isto é como aquela medida para os taxistas de os proibir de circular 1 dia por semana. Epá, será que o problema não está nas frotas de 190D's a deitar fumo com uma data de anos em cima? Já andam aí taxistas a GPL e GNV, porque é que não obrigam os novos taxis a serem menos poluentes?

                                            Agora limitar a velocidade nas auto-estradas? A A2 ou a A13 por exemplo são bastante planas com curvas pouco acentuadas (tirando o final da A2) em que se consegue manter uma velocidade constante com um consumo baixo, logo menos emissões.

                                            Isto é quase tão estúpido como ensinar a abstinência nas escolas e dizer que o preservativo é ineficaz na protecção contra doenças...

                                            Comentário


                                              #23
                                              ALTO QUE NÃO BATE A BOTA COM A PERDIGOTA!


                                              Acabei de ler a notícia no Público EM PAPEL e parece que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN) é que propôs a medida dos 80 km/h. Por outro lado, Carlos Borrego CONTRAPÔS com o exemplo de uma experiência na Holanda onde se desistiu da ideia por não produzir resultados assinaláveis.

                                              Afinal, afinal, qual o Público certo? O on-line ou em papel?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                                Pois mas deixar de beneficiar o gasoleo com abatimentos ao ISP, isso já é muito complicado, note-se que o problema maior detectado foram as particulas em suspensão, nem foram os niveis de CO2, seri atambem interessante estudar a responsabilidade desse estupido ISP, no "boom" dos fumarentos nos ultimos anos.

                                                Foi logo o que eu pensei...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  As vezes as grandes mentes deviam dormir em vez de ter ideias tristes. Esta loucura desenfreada do ambiente da para tudo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                    Aí é que está, vamos beneficiar o gasóleo, o combustível mais poluente à venda nas bombas, vamos dar descontos de 80% no IA a quem importa carros velhos e poluentes, vamos criar um escalão "paga pouco" para os carros velhos e poluentes e depois vamos obrigar toda a gente a andar a 80 nas auto-estradas, que é onde os carros até poluem menos, para reduzir emissões.

                                                    Já agora, se eu levar o autocolante azul posso continuar a 120?

                                                    Isto é como aquela medida para os taxistas de os proibir de circular 1 dia por semana. Epá, será que o problema não está nas frotas de 190D's a deitar fumo com uma data de anos em cima? Já andam aí taxistas a GPL e GNV, porque é que não obrigam os novos taxis a serem menos poluentes?

                                                    Agora limitar a velocidade nas auto-estradas? A A2 ou a A13 por exemplo são bastante planas com curvas pouco acentuadas (tirando o final da A2) em que se consegue manter uma velocidade constante com um consumo baixo, logo menos emissões.

                                                    Isto é quase tão estúpido como ensinar a abstinência nas escolas e dizer que o preservativo é ineficaz na protecção contra doenças...
                                                    O governo ofereceu isenção total de IA aos taxistas para a compra de hibridos e o responsavel da associação recusou, pois iam perder clientes porque os carros existentes são desconfortaveis, pouco espaçosos e pouco fiáveis e duraveis

                                                    Para eles é muito melhor um 190 a cair de podre, sem ac com cx manual e o desgraçado do condutor a transpirar por tudo o que é lado, a vociferar contra tudo e contra todos por causa das dores no joelho da perna esquerda (não é ficção, foi uma das minhas ultimas viagens de taxi) mas ia indubitavelmente mais confortavel, mais seguro e descansado com a fiabilidade do seu veículo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      koluirty sabes que muitas vezes o problema não é dos taxistas mas sim dos donos das frotas. O pai da minha namorada anda com um 190 2.5 importado em 98, já na altura com 12 anos, e o patrão não troca por carros novos se for preciso desmontam-nos todos e fazem-lhe um overhauling total (fiabilidade?) ou vão buscar outro importado com 400.000km já pintado à cor e tudo por €1000 mais transporte e legalização...

                                                      Se fores a ver a conversa deles é sempre a mesma, reclamam que o gasóleo está caro e que querem gasóleo profissional, se falares da actualização das frotas vêm logo dizer que os CDI são uma m#$#& sem pensar em alternativas, se falares de GPL ou GNV ou híbridos ou seja o que for arranjam mil e uma desculpas e se for preciso até defeitos nas jantes metem... Com mentalidades assim é normal que o sector não evolua logo deviam ser obrigados a evoluir através de leis mais restritas!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Este pessoal da Universidade anda tudo a fumar drogas....

                                                        Andar a essas velocidades só por causa do CO2...se os verdadeiros culpados por esta situação fizessem de facto algo para minorar este problema...agora preocuparem com as emissões que os carros produzem a 120Km/h vs 80Km/h...

                                                        Enfim...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RCE Ver Post
                                                          agora preocuparem com as emissões que os carros produzem a 120Km/h vs 80Km/h...
                                                          tens noção da diferença de consumo (e consequentes emissões)? não me parece.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                            tens noção da diferença de consumo (e consequentes emissões)? não me parece.
                                                            Se deixarem de fumar brocas tb contribuem para baixar as emissões de CO2 (para não falara do resto...).

                                                            Comentário

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