Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estrada: mais mortes em 2007

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estrada: mais mortes em 2007

    Segundo o PortugalDiário ( http://www.portugaldiario.iol.pt/not...011&div_id=291 ):

    Originalmente Colocado por PortugalDiário
    Estrada: mais mortes em 2007
    Em pouco mais de 24 horas quatro acidentes tiraram a vida a cinco pessoas. Este ano já há mais mortes na estrada do que em 2006. Este fim-de-semana a tragédia atingiu várias famílias: sucumbiu aos ferimentos e uma criança de nove anos não resistiu a uma colisão.

    Quatro acidentes de trânsito mortais fazem dos últimos dois dias um fim-de-semana negro na estrada. Em pouco mais de 24 horas cinco portugueses perderam a vida. Uma criança de nove anos, duas mulheres com 29 e 36 anos, sendo que a última deixa três filhos, e dois homens com 26 e 37 anos. Este ano há mais 13 mortes na estrada do que em igual período no ano passado.

    O acidente que provocou cinco vítimas, onde a mãe é a vítima mortal, deixou ainda duas crianças em estado grave. O sinistro ocorreu na madrugada deste domingo, na auto-estrada A28, em Modivas, Vila do Conde. Dentro do veículo ligeiro seguiam um casal e três crianças. O pai e um dos menores tiveram ferimentos ligeiros.

    Fonte do Hospital de S. João, Porto, para onde foram transportados os quatro feridos, disse à Lusa que uma rapariga com idade ainda não determinada, entre os 15 e os 18 anos, está em «risco de vida», com traumatismo pulmonar. Um rapaz de cerca de 10 a 12 anos está também em estado grave, com traumatismo craniano. No acidente estiveram envolvidos dois automóveis e um camião.
    No sábado à noite duas pessoas perderam a vida no IP4.

    Também aqui esteve envolvido um pesado e segundo testemunhas no local o embate terá sido causado por uma ultrapassagem mal calculada. Uma mulher de 29 anos e o afilhado de nove, eram os passageiros do carro. Tiveram morte imediata. O condutor do camião saiu ileso.

    Também esta madrugada uma colisão frontal, no IC2, provocou um morto e um ferido ligeiro. O acidente aconteceu numa recta e estiveram envolvidos dois automóveis. De acordo com a explicação da BT, o sinistro terá ocorrido quando uma das viaturas entrou no IC vindo de uma estrada secundária. A vítima, de 37 anos, residente em Pombal, ainda foi transportada com vida ao Hospital de Leiria, mas acabou por falecer.

    Este domingo de manhã, por volta das 09:00, um despiste na Estrada Nacional 202 terminou com a morte de um jovem de 26 anos e ferimentos graves em outros dois rapazes que seguiam no mesmo carro.

    Entre 1 de Janeiro e 21 de Outubro deste ano, morreram nas estradas nacionais 671 pessoas, contra 658 em igual período de 2006. Estes dados são provisórios e são respeitantes apenas ao território continental português, não abrangendo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

    A "prevenção" dos radares escondidos e das viaturas descaracterizadas assim com o "efeito" das multas mais caras está à vista.
    Quero ver a desculpa dos mesmos governantes que se gabavam da sinistralidade ter baixado no ano passado...
    E este ano praticamente ainda não choveu ...

    EDIT: Das 5 mortes a lamentar até ao momento neste fim de semana, aparentemente só uma se terá devido a velocidade excessiva, e mesmo assim é só suposição por não ser saber o que se passou exactamente (acidente na EN202 - despiste em linha recta). Que será que vão culpar agora ?

    "V"
    Editado pela última vez por Japh; 28 October 2007, 17:08. Razão: "EDIT"

    #2
    a diferença é demasiado marginal para ser relevante. além disso radares e outras coisas há desde sempre. ou só as inventaram em 2007?
    já agora, o número total de vitimas de acidentes (mortos, feridos graves e feridos ligeiros) baixou em cerca de 1600 (38.800 para 37.100)

    mortos
    671 (+13)

    feridos graves
    2480 (-359)

    feridos ligeiros
    33987 (-1409)
    Editado pela última vez por LuisCapelo; 28 October 2007, 17:12.

    Comentário


      #3
      em minha opiniao primeiro temos que educar os condutores para reduzir as mortes na estrada,são tantas as manobras perigosas que para ai vemos que muitas vezes não sei é como não há ainda mais mortes,desde ultrapassagens suicidas,marcha atras na autoestrada,excesso de velocidade com más condições climatericas etc.
      enquanto não tivermos uma cultura automobilistica diferente dificilmente reduziremos os acidentes mortais

      Comentário


        #4
        ah, e para terem uma noção mais abrangente da coisa, desde 1999 até 2006 o número de mortes baixou para metade.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
          a diferença é demasiado marginal para ser relevante. além disso radares e outras coisas há desde sempre. ou só as inventaram em 2007?
          já agora, o número total de vitimas de acidentes (mortos, feridos graves e feridos ligeiros) baixou em cerca de 1600 (38.800 para 37.100)

          mortos
          671 (+13)

          feridos graves
          2480 (-359)

          feridos ligeiros
          33987 (-1409)
          O ano passado a diferença também foi marginal (no sentido inverso) mas tiveste logo o governo a cantar vitória ...

          A frase dos radares e outras coisas refere-se ao facto deste governo estar a canalizar fundos que deveriam ser para a formação / prevenção rodoviária para "items mais lucrativos" como radares e viaturas descaracterizadas.
          O resultado está à vista.

          "V"

          Comentário


            #6
            para que saibas, no ano passado a diminuição de mortes face a 2005 foi de 22.5%. informa-te.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
              a diferença é demasiado marginal para ser relevante. além disso radares e outras coisas há desde sempre. ou só as inventaram em 2007?
              já agora, o número total de vitimas de acidentes (mortos, feridos graves e feridos ligeiros) baixou em cerca de 1600 (38.800 para 37.100)

              mortos
              671 (+13)

              feridos graves
              2480 (-359)

              feridos ligeiros
              33987 (-1409)


              se o outro tem que se informar, tu tens que pensar!


              se a diferença é marginal , e a fiscalização aumentou, que conclusão podes tirar de ai?


              e eu gostaria de ver as estatisticas de circulação de automoveis, para comparar com estas estatisticas!!!!

              Comentário


                #8
                a fiscalização (supostamente) aumenta todos os anos, e a sinistralidade tem diminuido de forma sustentada. não é porque num ano que aumenta de forma estatisticamente não relevante (bastam dois ou três acidentes a mais para morrerem 10 pessoas) que vamos tirar conclusões dessas sobre a fiscalização (supostamente) existente. ainda pra mais quando essa teoria vem com base em conhecimentos errados sobre a sinistralidade no seu global dos ultimos anos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                  a fiscalização (supostamente) aumenta todos os anos, e a sinistralidade tem diminuido de forma sustentada. não é porque num ano que aumenta de forma estatisticamente não relevante (bastam dois ou três acidentes a mais para morrerem 10 pessoas) que vamos tirar conclusões dessas sobre a fiscalização (supostamente) existente.


                  este ano a fiscalização (aparentemente) aumentou drásticamente!

                  se tivesse sido bem feita, nos sitios apropriados, ás horas apropriadas, ás pessoas apropriadas, e se tivesse resultados concomitantes com aquilo que se apregoa, no minimo as estatisticas tinham que demonstram uma diminuição ....nem que fosse marginal!


                  porque se as estatisticas demonstram um aumento....mesmo que marginal, então para quê as medidas tomadas ao nivel da fiscalização , com os custos que se sabe terem???



                  ....isto parece-me mais pertinente uma questão sobre a forma como a fiscalização é feita, do que propriamente sobre se deve ou não ser feita!


                  para mim....e chamem-me ignorante, faccioso ou anarca........isto é apenas mais uma prova de que a suposta fiscalização , só serve para encher os bolsos!

                  ao menos tivessem pago a alguém para aldrabar essas estatisticas......como é habito!

                  Comentário


                    #10
                    e tu só consegues ver o número de mortes ou também consegues ver a diminuição bem expressiva de feridos?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                      e tu só consegues ver o número de mortes ou também consegues ver a diminuição bem expressiva de feridos?

                      totalmente de acordo!

                      aliás, e por isso é que gostaria de ver o nº de veiculos a circular!


                      apesar de o nº de mortos que aumentou ser marginal, e o de feridos ter diminuido, acho que talvez seja demasiado ambicioso afirmar que quem anda rápido continua a andar rápido, e quem tem mais consciência (ou menos€€) reduziu a velocidade!

                      Comentário


                        #12
                        Eu consigo ver um país que, desde que o António Costa esteve à frente do MAI, não gastou um cêntimo em prevenção rodoviária. E se desceu 22& de 2005 para 2006, e agora não desce mais (já estou a ser meigo, pois este ano vai subir), é porque há incompetência clara!!

                        Só com estes governantezinhos da treta é que se acha que com radares e mais tolerânciazinhas zero e fiscalizações da tanga é que vão mudar comportamentos!!

                        Comentário


                          #13
                          ah....eu ia dizer isto mas depois esqueci-me!

                          o titulo desse artigo é claramente enviesador!


                          não tem lógica.....e é muito parcial!


                          deviam se ter focado mais nas razões e não no marginalmente pior que encontraram!!!!


                          teriam o mesmo impacto mas com muito mais legitimidade

                          Comentário


                            #14



                            a ver vamos se ficam com ideia do que as coisas mudaram nos ultimos 20 anos...

                            Comentário


                              #15
                              A formula de calculo dos mortos não tinha sido alterada à pouco tempo?

                              I.e. um ferido grave que morra no hospital X(48h?) horas depois, já entra para as estatística dos mortos, e não dos feridos graves, como antigamente.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MrAnderson Ver Post
                                A formula de calculo dos mortos não tinha sido alterada à pouco tempo?
                                dos relatorios da DGV de 2007

                                Morto ou vítima mortal
                                Vítima de acidente cujo óbito ocorra no local
                                do evento ou no seu percurso até à unidade
                                de saúde.
                                Para obter o número de mortos a 30 dias ,
                                aplica-se a este valor um coeficiente de
                                1,14. ( Definição internacional (Convenção de Viena) )

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                  (... boneco giro retirado ...)
                                  a ver vamos se ficam com ideia do que as coisas mudaram nos ultimos 20 anos...
                                  Sim, e nos últimos 20 anos a segurança passiva e activa das viaturas nada mudou, o parque automóvel ainda é da decada de 80, não temos muito mais vias com condições de segurança brutalmente mais elevadas ...
                                  Parece que não conheceu o "Portugal das Estradas Nacionais" pré 1985 ... Cada principio de Agosto era uma mortandade a caminho do Algarve (e outra mortandade no final de Agosto em sentido inverso ...), para não falar na N1, na N2, nos acessos a Espanha pré IP5, etc etc etc ...

                                  Ora ponha aí esse gráficozinho e marque onde é que foi concluida a A1 e a A2 (e outras A.E. que viera substituir as mortais E.N. ) ... e veja se não se saldaram em reduções significativas nas mortes ...

                                  Já agora, consegue-se o gráfico da evolução dos mortos em acidentes com veículos de 2 rodas nesses 20 anos ?
                                  É que -caso não saibas- esse número já atingiu (mais cedo que o previsto) a "meta" proposta pelo governo...
                                  O "engraçado" é que não há uma campanha de prevenção para as 2 rodas desde 1994 ... ( http://diariodebordo.blogs.motociclismo.pt/2220696/ ) ...
                                  Ah, e as "fiscalizações" que as motos são sujeitas são a elementos de reconhecida importancia na segurança: matricula, escape e acima de tudo .. o selo...

                                  Porque será que esses números são tão "silenciados" pelo governo ?

                                  "V"

                                  Comentário


                                    #18
                                    mas estás a ver-me dizer de onde é que vem a redução de mortes? o que estou a dizer é a realidade do número de mortes! não estou a dizer que é por causa de A ou B ou C!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                      mas estás a ver-me dizer de onde é que vem a redução de mortes? o que estou a dizer é a realidade do número de mortes! não estou a dizer que é por causa de A ou B ou C!
                                      Pois para mim é mais graças a carros mais seguros e às auto-estradas e IC que entretanto foram surgindo (o mínimo indispensável, claro está); e não graças a campanhas de prevenção, e muito menos graças ao aumento das multas!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                        mas estás a ver-me dizer de onde é que vem a redução de mortes? o que estou a dizer é a realidade do número de mortes! não estou a dizer que é por causa de A ou B ou C!
                                        Não, mas o autor do gráfico está.
                                        Está a tentar atirar areia para os nossos olhos, tentando atribuir a diminuição de mortos a alterações legislativas e/ou aumentos de fiscalização.

                                        Vamos brincar com gráficos então ? Que tal esta versão do mesmo gráfico ?



                                        Dá uma ideia diferente, não ?

                                        "V"

                                        Comentário


                                          #21
                                          Acho que a descida no numero de acidentes tem haver fundamentalmente com a melhoria da segurança passiva e activa nos carros de hoje. Infelizmente é preferivel dizer-se que é das campanhas de fiscalização, porque o estado simplesmente não incentiva subtituição do parque automovel. Fica mal....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BLACK_KNIGHT Ver Post
                                            Acho que a descida no numero de acidentes tem haver fundamentalmente com a melhoria da segurança passiva e activa nos carros de hoje. Infelizmente é preferivel dizer-se que é das campanhas de fiscalização, porque o estado simplesmente não incentiva subtituição do parque automovel. Fica mal....
                                            Até digo mais... com esta subida estúpida dos preços da gasolina, acredito piamente que há já um considerável número de pessoas que mudou para transportes públicos, fazendo com que haja menos carros a circular, e como tal, menos acidentes.

                                            Ah pois, a conclusão é tendenciosa?! Todas são, mas os factos são simples: Do governo não tem saído NADA para mudar consciências! Exemplo simples: já se pode circular calmamente na Ponte Vasco da Gama no fim de semana, à noite? Não? Porquê? Ah pois é!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                              Não, mas o autor do gráfico está.
                                              Está a tentar atirar areia para os nossos olhos, tentando atribuir a diminuição de mortos a alterações legislativas e/ou aumentos de fiscalização.
                                              bem, eu sabia que devia ter apagado aqueles dados do gráfico, porque são irrelevantes para a discussão em questão, mas tive preguiça, e depois tive que ouvir isto lol o grafico não atribui nada, é um mero olhar historico face à mortalidade na estrada e alterações relevantes que se fizeram ao código... não é suposto ser causa-efeito.
                                              vai ler os relatorios de sinistralidade para aprenderes algo concreto, em vez de andares a inventar

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                bem, eu sabia que devia ter apagado aqueles dados do gráfico, porque são irrelevantes para a discussão em questão, mas tive preguiça, e depois tive que ouvir isto lol o grafico não atribui nada, é um mero olhar historico face à mortalidade na estrada e alterações relevantes que se fizeram ao código... não é suposto ser causa-efeito.
                                                vai ler os relatorios de sinistralidade para aprenderes algo concreto, em vez de andares a inventar
                                                Pelo contrario ... as alterações relevantes que se fizeram ao código "resultaram" num aumentar do número de mortos, a fazer fé no gráfico ...

                                                Por "relatórios de sinistralidade" referes-te às "contagens de acidentes/mortos/feridos" feitos pela ex-DGV ?
                                                Os mesmos relatórios que não indicam as causas dos acidentes ?
                                                Os mesmos relatórios que ignoram a quantidade de viaturas a circular ?
                                                Os mesmos relatórios que ignoram a kilometragem de IC/IP/AE Vs. EN ao longo dos anos em que fazem essas contagens ?
                                                Os relatórios de uma entidade que diz que "o excesso de velocidade mata ... porque nós dizemos que sim" ?

                                                Uhm. Passo.

                                                "V"

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  já leste algum relatório de sinistralidade? não me parece. vai ler. o de 2006 tem 116 páginas. até logo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    a minha namorada faz parte dessa negra estatística.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                      já leste algum relatório de sinistralidade? não me parece. vai ler. o de 2006 tem 116 páginas. até logo.
                                                      Muito bem então. http://www.ansr.pt/Default.aspx?tabid=104

                                                      Começemos pela Introdução:

                                                      O presente relatório foi elaborado com base nos boletins estatísticos de acidentes de viação (BEAV’s) preenchidos pelas Entidades Fiscalizadoras e enviados à Direcção Geral de Viação. Não obstante a existência de insuficiências, o boletim estatístico é, sem dúvida, a fonte de informação mais completa sobre sinistralidade rodoviária.
                                                      Diz logo muito em relação ao conteúdo: uma estatística baseada em boletins estatísticos preenchidos pelas Entidades Fiscalizadoras (GNR e PSP ?).

                                                      Tendo em consideração que a 26 de Março de 2005 entraram em vigor importantes alterações ao Código da Estrada (C.E.), durante o ano 2006 verificou-se uma preocupação acrescida com a fiscalização (...)
                                                      Ora sabendo que essas alterações foram basicamente o valor das coimas, entende-se a "preocupação acrescida com a fiscalização, claro ...

                                                      Ao nível da comunicação, inseriram-se no site da DGV (www.dgv.pt) mais duas fichas temáticas, de carácter informativo e de sensibilização: “Tempo de reacção na condução” e “A fadiga e a condução”.
                                                      Ah. Prevenção Rodoviária. Eu sabia que tinham feito alguma coisa ...

                                                      Ora bla bla bla ... Quantos acidentes, quantos mortos, quantos feridos, em que dia da semana, a que horas do dia, bla bla bla, contagem contagem contagem...
                                                      Ah !
                                                      Pagina 33:

                                                      Relativamente às acções e manobras praticadas, 68,1% dos condutores mortos, 71,5% dos feridos graves e 73,1% dos feridos leves seguia em marcha normal. Das restantes acções, destaca-se o desvio brusco ou saída da fila de trânsito, que deu origem a 9,6% mortos e 6,9% feridos graves.

                                                      Como informação complementar, a velocidade excessiva para as condições existentes esteve associada a 32,3% dos condutores que morreram, 25,5% dos gravemente feridos e 21,6% dos feridos leves.
                                                      "A velocidade excessiva para as condições existentes" ! Dito por um órgão oficial !
                                                      Isto é fantástico !
                                                      Afinal não é o "excesso de velocidade" que mata !?
                                                      É a velocidade excessiva ?
                                                      Querem ver que o governo tem andado a mentir ?

                                                      Siga.
                                                      Mais tabelas e gráficos com contagem de acidentes/vítimas divididas por dias da semana, condições de luminosidade, hora do dia ...

                                                      Página 39... Ora bem, "natureza do acidente"... nah, não é "causa", é "tipo". Não ajuda. Siga.

                                                      Página 40. Acidentes segundo o tipo de via. 9% em AE, 42% em EN.
                                                      Fico a pensar porque é que há tanta BT nas AE e tão pouca fora dela ... Ah pois. É mais fácil caçar patos em AE. E as multas são mais altas. do'oh

                                                      Siga.
                                                      Pagina 41. "Acidentes e vítimas segundo a entidade participante". Eh pah, isto é importante ... saber se foi a GNR ou a PSP a participar o acidente...

                                                      Siga. Mais tabelas por tipo de veículos, grupos etários ... sam'ol, sam'ol ..

                                                      Tabela interessante na pagina 63: "Condutores vítimas segundo as acções e manobras".
                                                      A esmagadora maioria ia "Em marcha normal". wow ...

                                                      Na página seguinte, outra interessante: "Condutores vítimas segundo informação complementar".
                                                      Esmagadora maioria: "Não identificada". Go figure.

                                                      Agora temos mais não sei quantas páginas com acidentes/vitimas por região/distrito. Sam'ol, sam'ol ...
                                                      Mesma palha, amarrada em fardos diferentes.

                                                      Mas agora vem a parte fantástica para um relatório de sinistralidade.
                                                      Na página 105.. ."FISCALIZAÇÃO".

                                                      Tabelas, a saber:
                                                      Fiscalização da condução sob a influência do álcool: 2002/2006
                                                      Fiscalização da condução sob a influência do álcool por região/distrito, em 2006
                                                      Etc, etc etc ...

                                                      Mais uma vez, alhos e bugalhos na mesma panela ...

                                                      Ok, página 115 .. .terminei de ler.

                                                      ... fiquei como estava. Contagens + contagens + contagens, "suposições" e misturar dados de fiscalização com dados de sinistralidade (como se uma coisa tivesse a ver com a outra) ..

                                                      Que é que eu devia ter lido para ficar elucidado mesmo ?

                                                      "V"

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        quando não se quer aprender, não adianta ler contrariado. nem eu vou perder tempo contigo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                          quando não se quer aprender, não adianta ler contrariado. nem eu vou perder tempo contigo.
                                                          Again "aprender o quê" !? A ler contagens !?

                                                          Porque o "relatório de sinistralidade" não é mais que uma contagem, apresentada sob n perspectivas (sexo, viatura, dia da semana, etc).

                                                          Nada me diz sobre CAUSAS da sinistralidade, pela simples razão que não há nenhum estudo em Portugal sobre as mesmas !

                                                          Nada me diz sobre as razões para a sinistralidade ter vindo a diminuir nos últimos 20 anos ! De facto, a fazer fé no grafico (que faz parte desse relatório) até dá a entender que determinadas modificações legislativas (mais restritivas) fizeram subir a sinistralidade !
                                                          Até a minha versão do gráfico, alterada em 15 minutos com recurso á wikipédia (para saber datas de inaugurações de AEs) é mais "credível" (para todos nós que andamos na estrada há pelo menos uns 15 anos) do que o da DGV !
                                                          E a própria DGV dá a prova: só 8% dos acidentes se dão em AE .. ora se as AEs aumentaram brutalmente em número de Kms nos últimos 20 anos, quer dizer que temos muito mais gente a circular lá e não nas estradas onde há mais mortos (ENs) ! Ergo, menos mortos = diminuição de sinistralidade !

                                                          Eu quero aprender, sim. Mas não é a ler contagens de mortos por sexo ou por entidade reportante que vou aprender porque é que se continua a morrer na estrada.
                                                          Ou não lemos o mesmo "relatório" ?

                                                          "V"

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                            quando não se quer aprender, não adianta ler contrariado. nem eu vou perder tempo contigo.
                                                            Não é por nada, mas não estou a perceber a tua atitude; eu concordo com a tese do japh, e sendo um fórum, podias expôr as tuas ideias, em vez de menosprezares uma teoria diferente da tua, mas do qual há mais pessoas a pensar da mesma maneira!

                                                            Era mais produtivo mostrares as atitudes concretas o governo desde 2005 e o reflexo destas na baixa da mortalidade! Por mim, até o aumento do preço do combustível contribui para a redução do número de mortes!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X