Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Semáforos e outras reguladores de trânsito

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Semáforos e outras reguladores de trânsito

    Aqui nesta cidade existem semáforos com e sem sensores. Os que não estão regulados pelos sensores estão regulados pelo tempo marcado. O que é uma asneira de todo o tamanho, porque a malta que instalou isto não é de cá e nem sabe qual o fluxo de automóveis passa por determinado sítio. É uma vergonha.

    Mas ainda melhor, são os semáforos que estão munidos de sensor. Eu dou um exemplo.

    Chego aos semáforos e ele passa a verde em 2 ou 3 segundos, quando não passam carros na outra via. Depois há mais modos, tipo da esquerda passam carros no verde e da direita não há ninguém. Mas este semáforo inteligente liga o verde à direita, para passar... ninguém.

    Também há modos de verde para automóveis e verde para peões. Este modo é o mais lucrativo porque está em vista a construção de um hospital e este precisa de clientes.

    Há ainda o modo de instalação de semáforos para vias que quase não passam carros mas estão regulados para 2 ou 3 minutos de verde, e do lado que há sempre trânsito, não chega a 10 segundos de liberdade de passagem.

    E nas vossas terras, há-os assim tão inteligentes?

    PS: sim, falo desta terra à beira mar plantada, a famosa Cidade de Maia

    #2
    Em Matosinhos numa rua que liga à Circunvalação tem um com o sensor apontado para uma zona de estacionamento. É sempre giro passar por lá e encontrar alguém que não conhece esta situação já velho de tanto tempo ter estado à espera.

    E deve ser dos mais curiosos entroncamentos que já vi. Dum lado (da Circunvalação) existem sinais para entrar numa rua de sentido único (), do outro, os semáforos estão desfasados 5 metros da passadeira (os que pensam que é seguro avançar com o verde ficam com a porta do lado do passageiro metida dentro).

    Comentário


      #3
      Eu sou da Maia.. e até que não tenho razões de queixa...
      Aliás... quase não ha semaforos.. LOL

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
        Eu sou da Maia.. e até que não tenho razões de queixa...
        Aliás... quase não ha semaforos.. LOL
        Primeiro duvido que sejas da Maia!!!! (lol just kiding...)

        Mas não te entendo bem, porque há imensos semáforos na verdade e não há razões até para a maior parte existir.

        A caminho do Jumbo há um semáforo, que não faz sentido.

        Quem vai do isqueiro pró Jumbo encontra no cruzamento um semáforo que está com 10 segundos para 3 vias e alguns minutos para outra! Dá para imaginar isto??

        E tantos outros que existem por aí que não fazem sentido. Mas se existem e funcionam com os sensores, então nesse caso os sensores deviam funcionar, o que não é o caso.

        O mais engraçado ainda é que eu já frisei esta questão junto da Câmara Municipal da Maia várias vezes por email e sabes quantas me responderam? É preciso dizer mesmo? Ná.. não digo, não vale a pena.

        Mesmo a questão que levantei de haver situações de semáforo verde para peão e verde para veículos ao mesmo tempo... foi ignorada.

        Ainda relativamente às obras que por cá passam, só mesmo vivendo na Maia é que nos podemos divertir um bocado porque há situações irreais. Tipo já vi numa rua dois sinais de indicação de desvio a apontar um para o outro.

        Sinceramente acho a Maia muito má a nível de gestão de trânsito e na própria manutenção das estradas, fica muito a desejar.

        Comentário


          #5
          E sabem quais é que eu gosto mesmo???

          ...eu gosto mesmo é daqueles que estão no meio de estradas assim no campo, no meio de nenhures, a controlar a velocidade... nem imaginam.

          Ou tipo, 1 km antes ou depois das localidades...

          ...ou mesmo no meio de nenhures, e sem estar a controlar a velocidade d ninguém, só a abrir e fechar feitos parvos!

          Comentário


            #6
            Esse semaforo que estás a falar quem vai do isqueiro para o Jumbo torna-se incomodo à noite que não ha quase transito... mas de dia é bastante eficaz.

            Depois la em baixo tens outro semaforo mas é de limite de velocidade.

            Comentário


              #7
              Em relação a semáforos já vi de tudo um pouco, desde:
              • semáforos com má gestão de tempo (são uma praga);
              • semáforos com radar limitador de velocidade que nos obrigam antecipadamente através de sinalização vertical a reduzir para 50kms/h e se formos mais depressa (às vezes bem mais) não mudam para vermelho, fazendo-nos perguntar: "Mas o que é que esta m**da está aqui a fazer se não funciona?!"
              • semáforos em locais desnecessários, em locais desnecessários;
              • semáforos colocados em posição indevida que fazem pior do que não tendo lá nenhum (ex: em Lisboa, junto à antiga FIL, o semáforo colocado na Avenida da Índia sentido Belém-Alcântara estava totalmente tapado por uma passagem aérea);
              • semáforos que passam mais tempo desligados ou inactivos com amarelo intermitente ligados do que ligados e 100% funcionais.
              Estes foram os casos que me lembro até agora...

              Mas também há bons exemplos, principalmente um novo sistema de semaforização inteligente que começa a ser usado na zona onde moro (margem sul) e que está instalado principalmente na zona de circulação do Metro Sul do Tejo. Este sistema funciona de uma forma interessante e útil para todos. Funciona com sensores instalados no piso e rege-se por prioridades: metro, bus e fluxo de trânsito. Passo a enumerar e exemplificar o seu funcionamento:
              • Dá primeiro prioridade às composições, fechando passagem a todos de forma a permitir a passagem do metro;
              • Sem comboio nas proximidades, dá mais prioridade de passagem a faixas de bus (limitadas com traço contínuo), usando muito o amarelo intermitente, mesmo que as outras faixas tenham o sinal vermelho;
              • Em horas mortas de trânsito, os semáforos funcionam em modo de redução de velocidades e segurança rodoviária, permanecendo todos os semáforos vermelhos para os veículos e verde para peões. No caso de aproximação de algum veículo, a passagem para verde é retardada a ponto de obrigar o condutor a abrandar a sua marcha (a pensar que tem que parar no vermelho) e só a curta distância abre para verde;
              • Funcionam como gestores de fluxo de tráfego, dando prioridade de passagem para verde e aumentando o seu tempo de duração para a via que está mais congestionada.
              Gostei de ver esta tecnologia em prática e devo dizer que funciona bem (pelo que tenho visto). Para quem quiser saber, está um sistema destes instalado e a funcionar num cruzamento que existe entre a estação da Fertagus do Pragal e o Hospital Garcia de Orta (Almada). Quando trabalhava por turnos, muitas vezes saía à meia-noite e em direcção a casa passava sempre por este cruzamento. Era engraçado ver sem trânsito nenhum o semáforo fechado em todos os sentidos e só a abrir para mim depois de eu ter abrandado bem a marcha...
              Editado pela última vez por blindness2005; 06 November 2007, 19:13.

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X