Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peões Multados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Peões Multados

    E aqui fica a maior barbaridade que li nos ultimos anos:

    Vinte e três infracções punidas nos primeiros 8 meses do ano
    O perigo na estrada é provocado pelos condutores, mas também pelos peões. Nos primeiros oito meses do ano, foram passadas 23 multas a transeuntes que não cumpriram as regras. A fiscalização ainda é pouca e a isso juntam-se a falta de informação e os defeitos nas vias. Por todo o país, há passadeiras mal colocadas ou mal sinalizadas.


    Quem sai da auto-estrada de Cascais, em direcção a Carnaxide, mal se apercebe que logo depois da curva sem visibilidade está uma passadeira. E, não é caso único: há várias por todo o país. São passagens de peões de alto risco que dão aos transeuntes uma falsa sensação de segurança.

    O presidente da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M) há muito que alerta para o perigo das passadeiras mal colocadas. Manuel João Ramos que defende que "são um elemento adicional de perigo e descredibilizam a ideia de que uma passadeira é um local sagrado para a segurança dos peões". Defende ainda que esse é o motivo que "leva a maior parte dos peões a infringir as regras do Código da Estrada".

    No centro de Lisboa são muitos os exemplos de passadeiras mal colocadas ou sinalizadas. Na Rua do Marquês de Sá Bandeira, junto à Gulbenkian, uma zona movimentada, há outro caso perigoso. Manuel João Ramos alertou a Câmara Municipal de Lisboa para o problema num requerimento. Recebeu resposta há sete meses, num despacho onde se reconhecem os erros de concepção daquela passadeira. Mas até agora nada saiu do papel.

    O presidente da ACA-M, que agora também é vereador na autarquia de Lisboa, lembra que não tem pelouro nem funções executivas, pelo que não pode resolver a situação que denunciou.

    Peões também violam Código da Estrada

    O peão é normalmente encarado como uma vítima, mas nem sempre está inocente. Por todo o lado, é fácil encontrar quem atravesse sem cuidado, quem não use passadeiras, desrespeite os semáforos ou utilize a estrada para passear.

    Tudo isto é proibido por lei, mas a verdade é que só 23 peões foram multados nos primeiros oito meses do ano.

    Os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária revelam que foram aplicadas 15 contra-ordenações a peões que atravessaram num local indevido, com uma passadeira a menos de 50 metros.

    Mas há também cinco casos de pessoas multadas por atravessarem sem antes se certificarem de que não havia perigo de acidente.

    Há ainda um caso que puniu o trânsito de um peão na faixa de rodagem, outro que penalizou uma pessoa que parou na estrada ou no passeio a bloquear a entrada para uma garagem, e um único caso de passagem com o semáforo vermelho.






    QUE ESTUPIDES É ESTA? quer dizer, grande parte das passadeiras estão numa zona perigosa, logo após uma curva (algumas passadeiras até arrepiam e até posso dar exemplos na zona de cascais), e se uma pessoa em vez de passar por elas, atravessar a estrada num sitio mais seguro leva uma multa?

    Se eu atravessar a estrada sem ver e sem saber que há uma passadeira a menos de 50 metros da zona onde me encontro sou multado? Até parece que 50 metros são 2 ou 3 metros.

    Depois se eu parar á frente de uma garagem sou multado? mas que merd* de regras são estas? eu juro que não pagava nem 1 centimo.
    Editado pela última vez por lamborghini; 12 November 2007, 02:32.

    #2
    são um elemento adicional de perigo e descredibilizam a ideia de que uma passadeira é um local sagrado para a segurança dos peões".



    errrrr



    onde é que uma passadeira alguma vez foi isto ? é sim um local para os peões passarem .... NADA MAIS QUE ISSO.


    Se o peão bloqueava a saída de uma garagem foi bem multado, antes isso que levar com o carro em cima..... ou nao ?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por lamborghini_ Ver Post
      E aqui fica a maior barbaridade que li nos ultimos anos:

      Vinte e três infracções punidas nos primeiros 8 meses do ano
      O perigo na estrada é provocado pelos condutores, mas também pelos peões. Nos primeiros oito meses do ano, foram passadas 23 multas a transeuntes que não cumpriram as regras. A fiscalização ainda é pouca e a isso juntam-se a falta de informação e os defeitos nas vias. Por todo o país, há passadeiras mal colocadas ou mal sinalizadas.


      Quem sai da auto-estrada de Cascais, em direcção a Carnaxide, mal se apercebe que logo depois da curva sem visibilidade está uma passadeira. E, não é caso único: há várias por todo o país. São passagens de peões de alto risco que dão aos transeuntes uma falsa sensação de segurança.

      O presidente da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M) há muito que alerta para o perigo das passadeiras mal colocadas. Manuel João Ramos que defende que "são um elemento adicional de perigo e descredibilizam a ideia de que uma passadeira é um local sagrado para a segurança dos peões". Defende ainda que esse é o motivo que "leva a maior parte dos peões a infringir as regras do Código da Estrada".

      No centro de Lisboa são muitos os exemplos de passadeiras mal colocadas ou sinalizadas. Na Rua do Marquês de Sá Bandeira, junto à Gulbenkian, uma zona movimentada, há outro caso perigoso. Manuel João Ramos alertou a Câmara Municipal de Lisboa para o problema num requerimento. Recebeu resposta há sete meses, num despacho onde se reconhecem os erros de concepção daquela passadeira. Mas até agora nada saiu do papel.

      O presidente da ACA-M, que agora também é vereador na autarquia de Lisboa, lembra que não tem pelouro nem funções executivas, pelo que não pode resolver a situação que denunciou.

      Peões também violam Código da Estrada

      O peão é normalmente encarado como uma vítima, mas nem sempre está inocente. Por todo o lado, é fácil encontrar quem atravesse sem cuidado, quem não use passadeiras, desrespeite os semáforos ou utilize a estrada para passear.

      Tudo isto é proibido por lei, mas a verdade é que só 23 peões foram multados nos primeiros oito meses do ano.

      Os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária revelam que foram aplicadas 15 contra-ordenações a peões que atravessaram num local indevido, com uma passadeira a menos de 50 metros.

      Mas há também cinco casos de pessoas multadas por atravessarem sem antes se certificarem de que não havia perigo de acidente.

      Há ainda um caso que puniu o trânsito de um peão na faixa de rodagem, outro que penalizou uma pessoa que parou na estrada ou no passeio a bloquear a entrada para uma garagem, e um único caso de passagem com o semáforo vermelho.






      QUE ESTUPIDES É ESTA? quer dizer, grande parte das passadeiras estão numa zona perigosa, logo após uma curva (algumas passadeiras até arrepiam e até posso dar exemplos na zona de cascais), e se uma pessoa em vez de passar por elas, atravessar a estrada num sitio mais seguro leva uma multa?

      Se eu atravessar a estrada sem ver e sem saber que há uma passadeira a menos de 50 metros da zona onde me encontro sou multado? Até parece que 50 metros são 2 ou 3 metros.

      Depois se eu parar á frente de uma garagem sou multado? mas que merd* de regras são estas? eu juro que não pagava nem 1 centimo.
      E quê?!

      Alguma dessas multas foi por mnão passar numa dessas passadeiras perigosas?!
      Não, pois não?!
      Então acho muito bem!

      Espero que multem muitos mais peões!
      E, peões somos todos nós, por isso, ou cumprimos todos a regras, ou então nunca mais reduzimos as mortes nas estradas!

      Essa de ser multado por parar em frente a uma garagem deve ter sido mesmo assim, deve...................
      Contem-me histórias.............

      Grande parte das passadeiras estão em zonas perigosas?!
      Algumas estão, mas, são quantas, um 1%, 2% do total?!

      Vai a outros paises (como vocês gostam de estar sempre com comparações) e vê lá se não és multado por não atravessar na passadeira.......

      Se multam, é porque multam, se não multam é porque não multam......... afinal em que ficamos?!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por lamborghini_ Ver Post
        E aqui fica a maior barbaridade que li nos ultimos anos:

        Vinte e três infracções punidas nos primeiros 8 meses do ano
        O perigo na estrada é provocado pelos condutores, mas também pelos peões. Nos primeiros oito meses do ano, foram passadas 23 multas a transeuntes que não cumpriram as regras. A fiscalização ainda é pouca e a isso juntam-se a falta de informação e os defeitos nas vias. Por todo o país, há passadeiras mal colocadas ou mal sinalizadas.


        Quem sai da auto-estrada de Cascais, em direcção a Carnaxide, mal se apercebe que logo depois da curva sem visibilidade está uma passadeira. E, não é caso único: há várias por todo o país. São passagens de peões de alto risco que dão aos transeuntes uma falsa sensação de segurança.

        O presidente da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M) há muito que alerta para o perigo das passadeiras mal colocadas. Manuel João Ramos que defende que "são um elemento adicional de perigo e descredibilizam a ideia de que uma passadeira é um local sagrado para a segurança dos peões". Defende ainda que esse é o motivo que "leva a maior parte dos peões a infringir as regras do Código da Estrada".

        No centro de Lisboa são muitos os exemplos de passadeiras mal colocadas ou sinalizadas. Na Rua do Marquês de Sá Bandeira, junto à Gulbenkian, uma zona movimentada, há outro caso perigoso. Manuel João Ramos alertou a Câmara Municipal de Lisboa para o problema num requerimento. Recebeu resposta há sete meses, num despacho onde se reconhecem os erros de concepção daquela passadeira. Mas até agora nada saiu do papel.

        O presidente da ACA-M, que agora também é vereador na autarquia de Lisboa, lembra que não tem pelouro nem funções executivas, pelo que não pode resolver a situação que denunciou.

        Peões também violam Código da Estrada

        O peão é normalmente encarado como uma vítima, mas nem sempre está inocente. Por todo o lado, é fácil encontrar quem atravesse sem cuidado, quem não use passadeiras, desrespeite os semáforos ou utilize a estrada para passear.

        Tudo isto é proibido por lei, mas a verdade é que só 23 peões foram multados nos primeiros oito meses do ano.

        Os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária revelam que foram aplicadas 15 contra-ordenações a peões que atravessaram num local indevido, com uma passadeira a menos de 50 metros.

        Mas há também cinco casos de pessoas multadas por atravessarem sem antes se certificarem de que não havia perigo de acidente.

        Há ainda um caso que puniu o trânsito de um peão na faixa de rodagem, outro que penalizou uma pessoa que parou na estrada ou no passeio a bloquear a entrada para uma garagem, e um único caso de passagem com o semáforo vermelho.






        QUE ESTUPIDES É ESTA? quer dizer, grande parte das passadeiras estão numa zona perigosa, logo após uma curva (algumas passadeiras até arrepiam e até posso dar exemplos na zona de cascais), e se uma pessoa em vez de passar por elas, atravessar a estrada num sitio mais seguro leva uma multa?

        Se eu atravessar a estrada sem ver e sem saber que há uma passadeira a menos de 50 metros da zona onde me encontro sou multado? Até parece que 50 metros são 2 ou 3 metros.

        Depois se eu parar á frente de uma garagem sou multado? mas que merd* de regras são estas? eu juro que não pagava nem 1 centimo.
        Estupidez.

        Há passadeiras mal colocadas? Há.

        Há semáforos mal sincronizados? Há.

        Isso serve de desculpa para as centenas de milhar de peões que atravessam à campeão? Não.

        Sem veres e sem saberes que há uma passadeira a 50 metros? Costumas andar na rua de olhos fechados? Isso é capaz de ser perigoso...
        Sim, é tua obrigação andar 50 metros para atravessares na passadeira. Vê lá se te caem as pernas com o esforço.

        Monta a tendinha à frente de uma garagem quando alguém quiser entrar ou sair. Ou sais do caminho, ou chamam a polícia. Simples.

        Barbaridade é achar que as regras são só para os outros cumprirem.

        Comentário


          #5
          Deviam era multar os peões ainda mais vezes, principalmente aqueles que teimam em se atirarem para o meio da estrada com o sinal verde para os carros e com a passadeira a dois palmos de distância. Acho muito bem que multem os peões também, deviam multá-los ainda mais.

          Comentário


            #6
            Nós temos de perceber que o sistema não é perfeito mas existe uma sociedade.

            De forma a evitar atropelamentos tem de haver civismo.

            Não pode haver pressas.

            Tanto os peões tem de respeitar os automobilistas como o contrário.

            Em zonas dentro da cidade o limite devia ser 40 e haver respeito.

            Por exemplo em ermesinde para quem conhece quem vem da A4 (uma enorme avenida) e quer virar para a Av. joao de deus tem de respeitar os peoes. Tenta travar, quase parar antes de mudar de direcção para verificar se esta a alguem atravessar. É só buzinadelas. Mas se 1 dia me baterem por tras vao dizer mil por 1 linha mas nao quero ter na consciencia o atropelamento de alguem.

            Esse será o problema que eu mais vejo nas nossas estradas. As pessoas nao tem bom senso. Os carros parecem andar em corridas de f1 e as pessoas parecem nao ter nocao que se 1 carro lhes bater a 30 as consequencias nao e igual aos filmes

            Quanto ao topico....peoes a atravessar com vermelho ou fora da passadeira depende dos locais.

            Olha a Avenida dos Aliados (baixa do porto). Se toda a gente fizer isso os carros e autocarros simplesmente nao passam.

            Há muita gente atropelada mas tambem eu vejo o stress que e andar no Porto com toda a gente a apitar. Como sou grandito nao ligo porque as mudanças de direccao nao pode ser a campeao
            Editado pela última vez por Superfast; 12 November 2007, 09:22.

            Comentário


              #7
              Concordo com o que dito sobre o abuso dos peões e a sua falta de civismo, pondo em perigo a vida de terceiros.

              Agora o que devia se fazer era accionar judicialmente todas as Autarquias que coloquem passadeiras em locais perigrosos, como logo a seguir ás curvas, colocando a vida de que lá passa em risco.

              Comentário


                #8
                Acho muito bem que multem os peões por passarem fora da passadeira, além de porem muitas vezes em perigo eles e a si próprios, são uma causa de embaraço ao trânsito. Se eu fosse multado nessas circunstâncias comia e calava.

                Comentário


                  #9
                  Ó lamborghini_, desculpa lá que te diga, mas não tens razão.

                  Lá fora, nos states, chama-se a isso jaywalking, e é uma multa frequente. E acho muito bem; se as passadeias estão em maus locais, elas é que devem ser mudadas, não são as pessoas que devem decidir onde devem atravessar.

                  Já agora, nos States também há multas graves para tailgating, ou seja, conduzir com o nariz no rabo do carro da frente. Em Portugal, para quando esse tipo de multas para os heróis da faixa da esquerda na AE?

                  Comentário


                    #10
                    Concordo com essas multas,ate penso que deviam faze-lo mais vezes.
                    Ainda este fim de semana me aconteceu algo critico,eu moro em coimbra vou eu na desportiva na av. fernao magalhaes,descansado com a familia quando um casal de idosos sem mais nem para que se mete a atravessar a estrada sem sequer olhar a ver se vinha algum carro,e mais engraçado com a passadeira a 5/6 Metros deles,la travei a fundo e dei uma buzinadela(como bom portuga) e ainda olharam para mim a barafustar e a "velho"faz-me um manguito.
                    Enfim tambem tem,que se educar os peoes pois todos nos somos,mas la por o sermos não quer dizer que temos e podemos atravessar onde nos apetece e os outros que parem pois nos vamos a passar.
                    Muito gente ainda pensa que a passadeira e so para efeitar a estrada,logo acho muito bem que se comece a aplicar mais vezes essas multas.

                    Cumps Cgomes

                    Comentário


                      #11
                      Acho que há situações e situações...
                      Há passadeiras onde EU não atravesso. Venha a multa por atravessar a menos de 50m para um dos lados. Antes isso que atravessar na passadeira e ser atropelado.
                      Assim de repente lembro-me de três: em Odivelas, na estrada que vai para a Pontinha, em que a passadeira está colocada a seguir a uma lomba sem visibilidade (tenho bem a consciência das travagens que já fui obrigado a fazer, DENTRO do limite de velocidade e "a contar" com a passadeira) e a passadeira na saída do IC22 para a Ramada, mesmo no final de uma curva apertada à direita, quando o condutor está a olhar para a esquerda para ver se pode entrar... e nas passadeiras do lado oeste da Gare do Oriente, ao fim da tarde... em que os condutores estão "cegos" com o sol baixo de frente.
                      (Em relação a estas últimas, nunca entendi porque é que as passadeiras estão "fora" da gare e não na zona abrigada / iluminada / com visibilidade ...)

                      Por outro lado estou um bocado farto de ver o condutor (automobilista/motociclista) a ser sempre culpado pelos atropelamentos.

                      Toda a gente sabe que há peões a circular na CRIL (na zona de Odivelas é vê-los de manhã à espera da boleia que para na berma para os apanhar e ao fim da tarde para os deixar), na nova extensão do eixo N-S (há dias andava um agricultor (!) com a sachola às costas pela berma), etc ... mas nada de multas, nada de avisos...

                      O peão, lá por não ser obrigado a "ter carta", também tem obrigações ... só que as mesmas são repetidamente ignoradas e mesmo que esteja um agente da autoridade presente, não são punidas.

                      E é esta "impunidade" com que o peão atravessa fora das passadeiras, com sinal vermelho, na passadeira mas sem se certificar que o transito o vê e tem possibilidade de parar em segurança que faz com que os peões continuem a ser atropelados e a morrer.

                      "V"

                      Comentário


                        #12
                        Em Coimbra por exemplo, metade das passadeiras foram colocadas à entrada e/ou saída de curvas sem visibilidade bem como saídas de rotundas
                        Editado pela última vez por TSport; 12 November 2007, 11:26.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por T-Sport Ver Post
                          Em Coimbra por exemplo, metade das passadeiras foram colocadas à entrada e/ou saída de curvas sem visibilidade bem como saídas de rotundas
                          Passadeiras imediatamente à entrada/saida de rotundas é -infelizmente- "normal" ...

                          "V"

                          Comentário


                            #14
                            E mesmo nas passadeiras certos peões deviam ser multados. Pq só pq estão numa passadeira atravessam a campeão. E um carro que venha a 50km/h se estiver a menos de 10m de uma pssadeira não vai conseguir parar!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                              Passadeiras imediatamente à entrada/saida de rotundas é -infelizmente- "normal" ...

                              "V"
                              O problema é que também existem casos (por exemplo na rotunda perto do Forum em Aveiro) em que para evitar esse perigo, fizeram uma passagem subterrânea, e depois verifia-se diariamente que quase ninguem usa e prefere arriscar ser atropelado ao atravessar. Já cheguei a ver pessoas a atravessarem logo na saída dessa rotunda com crianças, carros de bébés, idosos, etc. E quanto aos carros de bébés, não há desculpa, porque está prevista uma descida sem ser por escadas. Desculpem ms quando vejo isso acho que mais peões desses deviam ser multados. Não se pode é generalizar nem para um lado, nem para o outro, claro. Em alguns países, um peão que atravesse na passadeira, enquanto o semáforo está vermelho para ele é olhado quase como um criminoso. Acho bem.

                              Comentário


                                #16
                                Deviam era ser em muito maior número essas multas.

                                Eu falo por mim, em Setúbal parece que é tudo maluco quando são peões, atiram-se para cima das passadeiras venha um carro perto ou não, atravessam como se tivessem numa passagem de modelos, passam fora das passadeiras com passadeiras bem perto, e depois quando se ouve falar de atropelamentos, a culpa é sempre do condutor e especula-se logo a que velocidade vinha, etc.

                                Os peões como parte integrante do trânsito urbano, acho muito bem que também tenham regras para cumprir, e que a falta do cumprimento das mesmas, seja punido com coimas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por J Ver Post
                                  a) Já cheguei a ver pessoas a atravessarem logo na saída dessa rotunda com crianças, carros de bébés, idosos, etc.

                                  b) Em alguns países, um peão que atravesse na passadeira, enquanto o semáforo está vermelho para ele é olhado quase como um criminoso. Acho bem.
                                  a) Nesse caso não haveria de existir perdão! Era multar logo e nada a reclamar!

                                  b) A primeira vez que tive na Alemanha foi em 1993. Já nessa altura fui avisado que, caso fosse avistado pela policia a atravessar no vermelho, teria 99% de possibilidades de vir a ser multado...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Daqui a pouco tb fazem textes do alcool aos piões...

                                    tá mal , daqui a pouco já nem se podem andar a pé nem de carro

                                    Comentário


                                      #19
                                      Apenas 23 peões multados em 8 meses. APENAS! Na reportagem da SIC contei eu 17 peões que deveriam ser multados!

                                      É giro quando vou a conduzir e vejo malta que atravessa sem olhar fora da passadeira e ainda o faz nas calmas. Malta que está a 10 metros de uma passadeira e quer atravessar ali naquele local, não pode andar.

                                      Em relação a passadeiras perigosas, eu sei que as existem, até tenho duas aqui na minha zona. Engraçado é que nesses dois locais existem a escassos metros outras passadeiras que estão em locais de boa visibilidade e bem sinalizadas. Alguém as usa? Pois, uso eu porque tenho que fazer mais uns metros.

                                      Não são os peões que têm que ser educados, é a sociedade em geral que deve ter noções de bom senso, civismo e circulação na estrada.

                                      Assim de repente lembro-me da altura da peregrinação a fátima, devem pensar que têm a benção de deus para andarem lado a lado pela faixa de rodagem numa nacional onde se circula a 80km/h!

                                      Acho que esta é a única vez que concordo com o Moby cabeludo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        ainda ontem, na conversa, a andar para a frente, e a olhar para trás,
                                        salta para a passadeira, nem olhou,, eu é que como condutor, tenho obrigação de parar e suspeitar que o sr. vai atravessar a estrada.

                                        Comentário


                                          #21
                                          E digo mais: deviam cassar a carta de peão a quem atravessasse a rua a falar ao telemóvel... é muito grave!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boas,


                                            eu concordo com a maioria do pessoal quando dizem que os peões deviam ser multados por atravessar fora das passadeiras, por utilizá-las para passear, etc.

                                            Para mim isso só tem um problema em Portugal. É que ninguém é ensinado a andar na estrada como peão. (E não venham dizer que meia duzia de conselhos que se dá às crianças na escola primária servem de alguma coisa).

                                            As pessoas primeiro têm de ter formação para depois se lhes poder exigir.

                                            Portem-se

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                              E mesmo nas passadeiras certos peões deviam ser multados. Pq só pq estão numa passadeira atravessam a campeão. E um carro que venha a 50km/h se estiver a menos de 10m de uma passadeira não vai conseguir parar!
                                              a obrigação dos condutores é abrandar se virem alguém no passeio perto de passadeiras... para parar se esse alguém demonstrar intenção de passar.
                                              sabemos bem que isto não funciona na prática, mas é a base do funcionamento das passadeiras. não podes ir a 50 se vires pessoas nas suas imediações, tens de abrandar.
                                              claro que se for um gajo que vem a correr não sei de onde e se mete na passadeira sem nenhum cuidado, aí sim, deve ser multado (quando já estiver no hospital lol).

                                              pessoalmente, como peão, prefiro esperar que os carros passem e aguardar por uma aberta. raramente os faço parar. e isto é especialmente válido nas saídas das rotundas, porque é fácil gerar acidentes quando se obriga os carros a travar nas suas saídas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Scalius Ver Post
                                                Boas,


                                                eu concordo com a maioria do pessoal quando dizem que os peões deviam ser multados por atravessar fora das passadeiras, por utilizá-las para passear, etc.

                                                Para mim isso só tem um problema em Portugal. É que ninguém é ensinado a andar na estrada como peão. (E não venham dizer que meia duzia de conselhos que se dá às crianças na escola primária servem de alguma coisa).

                                                As pessoas primeiro têm de ter formação para depois se lhes poder exigir.

                                                Portem-se
                                                Ponham-se os agentes da autoridade a fazer funções educativas na rua, em vez de andarem que nem rafeiros à procura de viaturas para multar.

                                                Em Dezembro de 1997, em plena cidade de Londres, uma pessoa que estava comigo levou uma "apitadela" aos ouvidos seguida de um valente "puxão de orelhas" em inglês (que durou até o agente notar que a pessoa não era inglesa) por parte de um agente da polícia que a viu "com intenções" de atravessar com o sinal vermelho para peões.
                                                Não multou nem tão-pouco ameaçou multar: simplesmente deu-lhe uma "lição de moral" sobre os riscos que se corre ao atravessar a rua a pé, ignorando os sinais, agravada pelo facto de no UK a circulação ser "ao contrário".

                                                Já viram isso acontecer cá ?

                                                Até aqui junto à Gare do Oriente (onde há SEMPRE agentes da PSP a pé nas redondezas) as pessoas atravessam onde querem, com sinais verdes ou vermelhos, haja passadeira ou não, NAS BARBAS dos agentes sem que os mesmos sequer prestem atenção... e muito menos alertam as pessoas para os riscos que correm.
                                                Então entre as 17:30 e as 18:30 é uma "sinfonia" de travagens de emergência que nem imaginam... porque as pessoas parece que ficam tão "malucas" com a ideia de ir para casa que se esquecem das mais elementares regras de segurança.
                                                Mas claro, polícia nem vê-la. Ou então andam ali a multar uns carros mal estacionados ou umas motos em cima do passeio ...

                                                "V"

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                                  Até aqui junto à Gare do Oriente (onde há SEMPRE agentes da PSP a pé nas redondezas) as pessoas atravessam onde querem, com sinais verdes ou vermelhos, haja passadeira ou não, NAS BARBAS dos agentes sem que os mesmos sequer prestem atenção... e muito menos alertam as pessoas para os riscos que correm.
                                                  então e a caça à multa?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                    a obrigação dos condutores é abrandar se virem alguém no passeio perto de passadeiras... para parar se esse alguém demonstrar intenção de passar.
                                                    sabemos bem que isto não funciona na prática, mas é a base do funcionamento das passadeiras. não podes ir a 50 se vires pessoas nas suas imediações, tens de abrandar.
                                                    (...)
                                                    Ó Luis, isso é "muito bonito" mas em Lisboa (por exemplo) significaria andar todo o dia a reduzir para 10kms/h, porque há passadeiras "com fartura" e peões muito mais...

                                                    Entendo o que queres dizer, mas na prática tem que haver "respeito" pelas 2 partes (condutores e peões), com enfase nos peões que são os que mais se arriscam a danos físicos/morte em caso de atropelamento.
                                                    Mas ficando novamente On-Topic, o problema que se levanta aqui é que em caso de acidente, o foco é sempre colocado sobre o condutor. É rara a vez que alguém diz "o peão colocou-se à frente do carro, sem aviso e sem dar hipótese ao automobilista de parar" ...

                                                    "V"

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                                      Passadeiras imediatamente à entrada/saida de rotundas é -infelizmente- "normal" ...

                                                      "V"
                                                      Por acaso não acho assim tão "esquisito"... Até, encaro com a mesma naturalidade com que encaro as passadeiras nos cruzametos. Senão, fazer o quê?
                                                      Afastá-la pelo menos uns 20 metros? E as pessoas vão andar isso?
                                                      Passagens superiores ou inferiores? E as pessoas vão andar nisso? Além de que seria enocomicamente inviável fazer isso tudo.

                                                      OK, n custa andar mais 30m, ou subir e descer umas escadinhas, mas esperem até daqui a uns aninhos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Barbaridade? Qual barbaridade? Multar os peões que atravessam as estradas em sítios e circunstâncias inimagináveis? Multar os peões que se atiram para a frente dos carros (mesmo em cima das passadeiras) como se não houvesse amanhã? Multar os peões que começam a atravessar nas passadeiras já com o semáforo vermelho e ainda vão com uma calma tremenda?

                                                        Acho que são muito bem multados, e acredita, se isto se tornasse habitual, talvez diminuisse o numero de atropelamentos nas nossas estradas. Eu sei que este não é o factor principal, mas tambem ajudaria, se calhar muito.

                                                        O problema desta noticia é que está a misturar alhos com bugalhos! Fala-se primeiro na efectiva e real má colocação de passadeiras e depois fala-se a talho de foice nas multas a peões, quando uma coisa não tem a ver com a outra.

                                                        Em suma, barbaridade é achar que quem atravessa uma via nos locais mais ridículos pondo em risco a sua vida e de terceiros ainda tem razão!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                                                          Por acaso não acho assim tão "esquisito"... Até, encaro com a mesma naturalidade com que encaro as passadeiras nos cruzametos. Senão, fazer o quê?
                                                          Afastá-la pelo menos uns 20 metros? E as pessoas vão andar isso?
                                                          Passagens superiores ou inferiores? E as pessoas vão andar nisso? Além de que seria enocomicamente inviável fazer isso tudo.

                                                          OK, n custa andar mais 30m, ou subir e descer umas escadinhas, mas esperem até daqui a uns aninhos.
                                                          O problema é que... se houver bastante transito (e isto deves saber), e principalmente se tiveres a fazer a rotunda por fora, numa preocupaçao de olhar para o espelho a ver se tens algum carro á direita, e entretanto os da tua frente travarem de repente é dificil um gajo safar-se de dar uma tareia na traseira de outro, a ultima vez que me aconteceu isto "durante a travagem" já estava mentalizado que ia dar um toque, felizmente só "colei" mesmo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                            Ó lamborghini_, desculpa lá que te diga, mas não tens razão.

                                                            Lá fora, nos states, chama-se a isso jaywalking, e é uma multa frequente. E acho muito bem; se as passadeias estão em maus locais, elas é que devem ser mudadas, não são as pessoas que devem decidir onde devem atravessar.

                                                            Já agora, nos States também há multas graves para tailgating, ou seja, conduzir com o nariz no rabo do carro da frente. Em Portugal, para quando esse tipo de multas para os heróis da faixa da esquerda na AE?
                                                            Bem lembrado. Agora só falta polícia!

                                                            E sim, a malta atravessa em qualquer lado e principalmente tenho visto putos e adultos a passar na passadeira... a correr!
                                                            Não é iniciar a corrida na passadeira, é vir a correr de trás... ainda ontem vi um. Só me apetecia ir ter com ele e pegar-lhe numa orelha e obriga-lo a passar direitinho!

                                                            Ontem também uma besta meteu-se à frente do meu automobil e vi assim quase a correr. A minha mulher diz-me: olha a passadeira!
                                                            Só que ele estava uns bons 4 a 5 metros da passadeira e veio por entre carros. Eu já tinha visto o cromo mas não parei. Conseguia parar porque estava atento, mas o gajo deu uma travagem rápida e pensou: bolas, estes condutor de domingo...
                                                            Editado pela última vez por monstrex; 12 November 2007, 20:05.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X