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Não a uma Baixa semeada de lombas!

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    Não a uma Baixa semeada de lombas!

    ...foi ontem anunciada a Operação Natal - Cidade Limpa e Segura, promovida pela câmara em parceria com a Unilever. Orçada globalmente em 48 mil euros, na sua vertente relativa à mobilidade a campanha traduz-se na pintura de novas passadeiras, repintura de outras, colocação de bandas redutoras de velocidade e alteração do modelo de gestão de tráfego (temporização dos semáforos) na Baixa.

    DN, 13.11.2007

    Como se pode verificar no mapa preparam-se para encher a Baixa de lombas (usam o eufemismo bandas redutoras de velocidade).
    É caso para perguntar se o local tem um historial de acidentes.
    De acordo com o relatório da DGV,na Baixa de Lisboa,durante todo o ano de 2006 houve apenas nove acidentes com feridos hospitalizados por mais de 24 horas e nenhum morto.
    Como se justifica então uma decisão como esta ?

    Depois da semana fatídica em que se concentraram por mero acaso vários acidentes graves vemos os políticos, quer nas autarquias quer no governo, pressionados pelos fundamentalistas e pelo sensacionalismo da imprensa, a tomar medidas de qualquer maneira para evitarem ser responsabilizados pelos acidentes.

    Neste caso, sem qualquer justificação baseada na experiência, vai-se:

    - gastar recursos que teriam melhor aplicação preventiva
    - descaracterizar e desertificar ainda mais a Baixa de Lisboa
    - atentar gravemente contra a mobilidade
    - degradar mecanicamente milhares de veículos
    - afectar a saúde de milhares de ocupantes dos veículos (grávidas, doentes da coluna, etc)

    _________________________________
    http://radares50-80.blogspot.com/

    #2

    Comentário


      #3
      A ideia geral é fechar a baixa ao trânsito totalmente, como já acontece aos Domingos. Esta parece ser apenas uma medida, patrocinada por um sabonete qualquer, para dissuadir a utilização destes percursos.

      O encerramento já aconteceu no Castelo, Bairro Alto e mais uns sítios insuspeitos mas ainda não houvi falar dos resultados práticos dessa medida.

      Como sou um utilizador pouco frequente destas zonas não sei bem se resultou se não.

      Comentário


        #4
        Engraçado, pela quantidade de saltos que dou cada vez que passo na baixa ia jurar que aquilo já tinha lombas a cada 2 metros...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JC Ver Post
          A ideia geral é fechar a baixa ao trânsito totalmente, como já acontece aos Domingos. Esta parece ser apenas uma medida, patrocinada por um sabonete qualquer, para dissuadir a utilização destes percursos.

          O encerramento já aconteceu no Castelo, Bairro Alto e mais uns sítios insuspeitos mas ainda não houvi falar dos resultados práticos dessa medida.

          Como sou um utilizador pouco frequente destas zonas não sei bem se resultou se não.
          Resultou no bairro alto e no castelo, principalmente para os moradores e para quem sai à noite nesses sítios. É verdade que o bairro ficou muito mais livre e tem muito mais sitio para o pessoal andar a pé de bar em bar. Agora, quem lucrou mesmo com esta medida foram os parques da zona. Cada vez que vou ao bairro deixo quase sempre 10€ no parque do chiado...

          A interrupção no terreiro do paço, só sei que no fim-de-semana passado estive mais de meia hora parado pouco depois de santa apolónia até que decidi voltar para trás. Esqueci-me completamente da interrupção, mas parece-me que aquela hora (já era noite) não devia haver uma afluência muito grande de famílias felizes e que já se justificava a abertura ao trânsito, pelo menos a 24 julho, mantendo a praça do comércio fechada...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
            Engraçado, pela quantidade de saltos que dou cada vez que passo na baixa ia jurar que aquilo já tinha lombas a cada 2 metros...
            confirmo....

            se em vez de colocar lombas, alcatroassem as ruas como deve ser é que faziam bem.....

            é de estranhar que, de acordo com o mapa, a Rua da Prata não tenha o mesmo tratamento da Rua do Ouro...será culpa do elétrico??

            Comentário


              #7
              Mas com as condições das estradas naquela zona não é necessario nenhumas bandas redutores de velocidade pois os imensos buracos existentes fazem já esse trabalho.

              Deve haver alguem a precisar escoar stocks de coisas daquelas

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                Resultou no bairro alto e no castelo, principalmente para os moradores e para quem sai à noite nesses sítios. É verdade que o bairro ficou muito mais livre e tem muito mais sitio para o pessoal andar a pé de bar em bar. Agora, quem lucrou mesmo com esta medida foram os parques da zona. Cada vez que vou ao bairro deixo quase sempre 10€ no parque do chiado...
                (...)
                Bairro recomeçou a ganhar vida quando começaram as restrições ao trânsito, enquanto que as Docas e Parque das Nações começaram a ficar à moscas...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                  Mas com as condições das estradas naquela zona não é necessario nenhumas bandas redutores de velocidade pois os imensos buracos existentes fazem já esse trabalho.

                  Deve haver alguem a precisar escoar stocks de coisas daquelas
                  olha que aí na pontinha tb tens umas estradas que faz favor...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                    olha que aí na pontinha tb tens umas estradas que faz favor...
                    Isso é para ajudar a vender mais pneus e amortecedores

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                      Isso é para ajudar a vender mais pneus e amortecedores
                      bem me parecia......

                      Comentário


                        #12
                        O mal é apenas para quem tem mesmo que lá passar, pois por mim já há muito tempo que deixei de ir para esses sítios e quando vou deixo o carro bem longe e vou a pé apenas pelo passeio porque compras por aí também não faço, não estou para andar a carregar sacos. Para ir para a noite sempre existem sítios por perto sem pagar e combina-se noutro local e só vão os carros necessários para levar o pessoal todo.
                        Portanto podem por mais à vontade.
                        Cumps

                        Comentário


                          #13
                          Espero que pelo menos metam as lombas por cima dos buracos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                            Bairro recomeçou a ganhar vida quando começaram as restrições ao trânsito, enquanto que as Docas e Parque das Nações começaram a ficar à moscas...
                            mas infelizmente muitos dos moradores preferem as ruas do bairro com carros que com pessoas.

                            aquilo quer queiramos ou não, ainda é uma zona residencial.

                            infelizmente não se pode agradar a gregos e a troianos

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por xlouiex Ver Post
                              mas infelizmente muitos dos moradores preferem as ruas do bairro com carros que com pessoas.

                              aquilo quer queiramos ou não, ainda é uma zona residencial.

                              infelizmente não se pode agradar a gregos e a troianos




                              por mim descansem à vontade que eu não ando pelo Bairro à noite...
                              já me basta andar por lá de dia...

                              Comentário


                                #16
                                Pois para mim essas zonas só mesmo parea a night, de dia fujo delas como o diabo da cruz...

                                Comentário


                                  #17
                                  Lombas?? Pra quê?

                                  Cada vez que ando na baixa não consigo ir a mais de 30 kms/h com quantidade de buracos que existe.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um caso desnecessário de lombas, deviam estar mais preocupados em alcatroar a estrada. Não se esqueçam disso pelo menos, alcatrão dá jeito para travar em segurança antes da lomba

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não se preocupem (ou se calhar preocupem-se)

                                      Daqui a um ano as lombas já estão "flat" ou faltam alguns pedaços. Como ninguém vai fazer a manutenção disso, é só fazer algum slalom para passar nas zonas sem lomba...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Brilhante, espetacular, fantastico

                                        Originalmente Colocado por SergioRZ Ver Post
                                        Como se pode verificar no mapa preparam-se para encher a Baixa de lombas (usam o eufemismo bandas redutoras de velocidade).
                                        É caso para perguntar se o local tem um historial de acidentes.
                                        De acordo com o relatório da DGV,na Baixa de Lisboa,durante todo o ano de 2006 houve apenas nove acidentes com feridos hospitalizados por mais de 24 horas e nenhum morto.
                                        Como se justifica então uma decisão como esta ?

                                        Depois da semana fatídica em que se concentraram por mero acaso vários acidentes graves vemos os políticos, quer nas autarquias quer no governo, pressionados pelos fundamentalistas e pelo sensacionalismo da imprensa, a tomar medidas de qualquer maneira para evitarem ser responsabilizados pelos acidentes.

                                        Neste caso, sem qualquer justificação baseada na experiência, vai-se:

                                        - gastar recursos que teriam melhor aplicação preventiva
                                        - descaracterizar e desertificar ainda mais a Baixa de Lisboa
                                        - atentar gravemente contra a mobilidade
                                        - degradar mecanicamente milhares de veículos
                                        - afectar a saúde de milhares de ocupantes dos veículos (grávidas, doentes da coluna, etc)

                                        _________________________________
                                        http://radares50-80.blogspot.com/
                                        Democraticamente, quem decidiu está-se nas tintas para o que você pensa ou deixa de pensar (decidiu, e pronto). Como as ruas já são demasiadamente lisinhas (não mensionando os buracos) é necessário enrugar um nadinha as ruas (se assim não fosse não tinha piada).

                                        Senão vejamos:

                                        É necessário diminuir o tempo de vida dos amortecedores, da suspensão, do chassis, aumentar o consumo de gasolina, o aumento do tempo de deslocação. Gastos médicos ... etc, etc, etc ...

                                        Com isso vai acontecer:

                                        Aumento de manutenção e gastos, logo mais dinheirinho em impostos/taxas e taxinhas (vai haver mais dinheirinho para depois ser distribuido em subsidios automoveis). Venda de lombas/bandas sonoras, logo quem tiver para venda vai safar-se. É um grande furo.

                                        Não esquecer que já se falou em portagens e outras coisas mais.
                                        Não se lembra da EMEL ? bem ... vai no mesmo sentido ... Concessão do espaço publico a uma empresa privada. É publico, de todos nós, mas pagamos indirectamente e agora directamente também.

                                        Dos radares ? É um grande negócio. Eu diria mesmo um negócio da china.

                                        Como resultado final :

                                        Demonstrar aos caramelos que são muito pró activos. Não intereça como, tem é que se mostrar trabalho. Nem que sejam uns fontanários como nas telenovelas do sasá mutema, desde que não saia da algibeira deles está tudo bem.

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                                          #21
                                          Lisboa está a desertificar

                                          Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                          Bairro recomeçou a ganhar vida quando começaram as restrições ao trânsito, enquanto que as Docas e Parque das Nações começaram a ficar à moscas...
                                          Incorrecto. Eu vivo na zona e tenho visto cada vez mais a zona a ficar desertificada. Tem havido dezenas e dezenas de empresas que desapareceram da zona. Nos dias em que não é bem ir para a "nigth", está tudo deserto que até dá medo. Os antigos habitantes tem abalado para outras paragens. Resumindo, tanto as empresas como os habitantes, tem abandonado Lisboa.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LxXsi Ver Post
                                            Incorrecto. Eu vivo na zona e tenho visto cada vez mais a zona a ficar desertificada. Tem havido dezenas e dezenas de empresas que desapareceram da zona. Nos dias em que não é bem ir para a "nigth", está tudo deserto que até dá medo. Os antigos habitantes tem abalado para outras paragens. Resumindo, tanto as empresas como os habitantes, tem abandonado Lisboa.
                                            É o que acontece mais, e com medidas destas que ainda afastam mais as pessoas, não melhora nada. A baixa qualquer dia vira deserto, nem para a night tem grande movimento pois vai tudo mais para cima ou à beira rio.

                                            Comentário

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