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Agradecimento às autoridades de trânsito pelas dificuldades na A2 esta manhã...

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    Agradecimento às autoridades de trânsito pelas dificuldades na A2 esta manhã...

    Pois é, A2, a tal, entre muitas deste nosso "país à beira mar plantado".

    Sair de casa, percurso a manter a média, como aconselham critérios de poupança e as condições do piso e, "finalmente", a portagem da A2 para Setúbal, após o que a paragem foi inevitável! Tudo entupido...

    Pensei, deve ter havido um acidente grave, afinal vi passar na bolina um carro (monovolume) da BT, apesar de estar a chover e do piso molhado (já sei, já sei, em marcha de urgência a hidroplanagem é cientificamente impossivel...), um pouco antes vi um carro dos bombeiros (desencarceramento),... "espero que ninguém se tenha magoado a sério"!

    Nisto, e com o tempo a passar, liguei para o serviço de trânsito da RFM, pois ainda não tinha ouvido nenhuma referência ao caso e achei útil outras pessoas saberem com antecedência, em vez de antrarem na A2 e serem "apanhadas na ratoeira".

    E fui andando... a passo de caracol.

    Ao fim de perto de uma hora, e sem nunca, repito, nunca ter visto nenhum serviço a informar o que se estava a passar (GNR ou BRISA), ou agentes reguladores de trânsito a ajudar (que é também para isso que servem...) lá cheguei ao cruzamento do Jumbo, às portas de Setúbal (sim, o tal onde passam vermelhos, há montes de acidentes e ninguém toma medidas e antes do qual as depressões no piso voltaram a aparecer, quiçá antecipando o aparecimento de uma cratera, um dia...) e, voilá, eis a razão. Um veículo pesado que avariou na faixa que vira à esquerda e que dá para a "estrada do Alentejo", resultando num afunilamento quer do sentido de trânsito que seguia em frente quer do que queria voltar nesse sentido...

    Caos, absoluto, mesmo e logo após, "todo contente", ter acabado de pagar portagem.

    Obrigado senhores responsáveis por tão excelente serviço...


    #2
    O que é que querias que os senhores responsaveis fizessem em relação ao camião que avariou logo à entrada de Setúbal? Bolas, parem de atirar as culpas para cima dos outros, ainda vão dizer que a culpa de ontem ter caido um raio na estrela do Cristo-Rei foi culpa do governo, não?

    Comentário


      #3
      caiu um raio no cristo rei ?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
        O que é que querias que os senhores responsaveis fizessem em relação ao camião que avariou logo à entrada de Setúbal? Bolas, parem de atirar as culpas para cima dos outros, ainda vão dizer que a culpa de ontem ter caido um raio na estrela do Cristo-Rei foi culpa do governo, não?
        E foi... quem é que lá pôs a estrela???

        Comentário


          #5
          Isso do raio a mim ninguém me convence do contrário.. maldito governo!

          Comentário


            #6
            Pois é Pe Leve eu tb já passei por isso... uma pessoa paga e bem um serviço para ir numa Auto-estrada e depois fica na bicha...acaba por pagar um serviço para ir em para arranca

            é isso e as AE em obras onde se paga para se andar em obras....é a falta de respeito completa, vendem um serviço caro e não o oferecem

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
              Pois é Pe Leve eu tb já passei por isso... uma pessoa paga e bem um serviço para ir numa Auto-estrada e depois fica na bicha...acaba por pagar um serviço para ir em para arranca

              é isso e as AE em obras onde se paga para se andar em obras....é a falta de respeito completa, vendem um serviço caro e não o oferecem
              É isso tudo. De facto paga-se e paga-se e paga-se e, no fim, é isto...

              Ao menos podia ter tido a decência de, com a devida antecedência, colocarem algum tipo de aviso, disponibilizarem a faixa de berma devidamente controlada, etc... Mas nada. Resultado, uma hora de pára arranca...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                Pois é, A2, a tal, entre muitas deste nosso "país à beira mar plantado".

                Sair de casa, percurso a manter a média, como aconselham critérios de poupança e as condições do piso e, "finalmente", a portagem da A2 para Setúbal, após o que a paragem foi inevitável! Tudo entupido...

                Pensei, deve ter havido um acidente grave, afinal vi passar na bolina um carro (monovolume) da BT, apesar de estar a chover e do piso molhado (já sei, já sei, em marcha de urgência a hidroplanagem é cientificamente impossivel...), um pouco antes vi um carro dos bombeiros (desencarceramento),... "espero que ninguém se tenha magoado a sério"!

                Nisto, e com o tempo a passar, liguei para o serviço de trânsito da RFM, pois ainda não tinha ouvido nenhuma referência ao caso e achei útil outras pessoas saberem com antecedência, em vez de antrarem na A2 e serem "apanhadas na ratoeira".

                E fui andando... a passo de caracol.

                Ao fim de perto de uma hora, e sem nunca, repito, nunca ter visto nenhum serviço a informar o que se estava a passar (GNR ou BRISA), ou agentes reguladores de trânsito a ajudar (que é também para isso que servem...) lá cheguei ao cruzamento do Jumbo, às portas de Setúbal (sim, o tal onde passam vermelhos, há montes de acidentes e ninguém toma medidas e antes do qual as depressões no piso voltaram a aparecer, quiçá antecipando o aparecimento de uma cratera, um dia...) e, voilá, eis a razão.

                Um veículo pesado que avariou na faixa que vira à esquerda e que dá para a "estrada do Alentejo", resultando num afunilamento quer do sentido de trânsito que seguia em frente quer do que queria voltar nesse sentido...

                Caos, absoluto, mesmo e logo após, "todo contente", ter acabado de pagar portagem.

                Obrigado senhores responsáveis por tão excelente serviço...


                Mais do mesmo Pé Leve em relação ao transporte de mercadorias nas estradas nacionais e não só nestas, basta ler com atenção a descrição da situação ocorrida para se aperceber que foi um pequena viagem (ligação IC32/A2 (saída de Setúbal)), cheia de monotonia acompanhada de preocupação para se tentar perceber o que se passava numa suposta via onde o consumidor paga portagem para usufruir (suposto) de vias de rodagem em condições e com acompanhamento da autoridade e funcionários da concessionária da AE de modo a que se permita praticar-se velocidades de cruzeiro em segurança, mas pelo que se lê acima parece que foi um pouco inverso o que se passou.

                Ainda existe a agravante de se iniciar agora a época do ano onde o rigor da estação na maioria dos casos para não dizer na totalidade dos mesmos coloca a descoberto todas as falhas quer no equipamento mecânico dos automóveis que não tenham um acompanhamento devido (vulgo revisões) aqui não há destinção entre pesados e ligeiros, quer nas próprias infra-estruturas rodoviárias.


                Não será altura de reponderar o transporte de mercadorias nas estradas? ( 12)
                Pé Leve

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                  É isso tudo. De facto paga-se e paga-se e paga-se e, no fim, é isto...

                  Ao menos podia ter tido a decência de, com a devida antecedência, colocarem algum tipo de aviso, disponibilizarem a faixa de berma devidamente controlada, etc... Mas nada. Resultado, uma hora de pára arranca...
                  E por acaso, se à saida da portagem te tivessem avisado do facto do camião estar imobilizado à entrada de Setúbal, por acaso, isso ia fazer com que andasses mais depressa, ia fazer com que chegasses mais depressa a Setubal?

                  Não nos podemos esquecer também que quando chegas às portagens antes de Setubal, o que estás a pagar é o que andaste para chegar até lá, estás a pagar a auto-estrada que já percorreste, porque dali em diante até chegares a Setubal não pagas mais portagem, ou seja, aquele pequeno troço pode ser considerado gratuito.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                    É isso tudo. De facto paga-se e paga-se e paga-se e, no fim, é isto...

                    Ao menos podia ter tido a decência de, com a devida antecedência, colocarem algum tipo de aviso, disponibilizarem a faixa de berma devidamente controlada, etc... Mas nada. Resultado, uma hora de pára arranca...
                    Há algum tempo que disponho de uma pequena teoria sobre tal situação, penso que as concessionárias das AE ou de outra qualquer infra-estrutura onde se tenha que pagar para utilizá-la devem ter em muito boa conta os serviços de trânsito das rádios!

                    É claro que as rádios contam e muito com a participação dos automobilistas para estes por vezes alertarem os outros que circulam sobre as ocorrências que por vezes se passam uns quantos quilómetros mais à frente na via.

                    Comentário


                      #11
                      ou seja, aquele pequeno troço pode ser considerado gratuito.
                      Por curiosiade de quem é a responsabilidade sobre o dito pequeno troço?

                      É que no fim do dito existe uma pequena placa a dizer fim de AE, (se não estou em erro!).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                        Mais do mesmo Pé Leve em relação ao transporte de mercadorias nas estradas nacionais e não só nestas, basta ler com atenção a descrição da situação ocorrida para se aperceber que foi um pequena viagem (ligação IC32/A2 (saída de Setúbal)), cheia de monotonia acompanhada de preocupação para se tentar perceber o que se passava numa suposta via onde o consumidor paga portagem para usufruir (suposto) de vias de rodagem em condições e com acompanhamento da autoridade e funcionários da concessionária da AE de modo a que se permita praticar-se velocidades de cruzeiro em segurança, mas pelo que se lê acima parece que foi um pouco inverso o que se passou.

                        Ainda existe a agravante de se iniciar agora a época do ano onde o rigor da estação na maioria dos casos para não dizer na totalidade dos mesmos coloca a descoberto todas as falhas quer no equipamento mecânico dos automóveis que não tenham um acompanhamento devido (vulgo revisões) aqui não há destinção entre pesados e ligeiros, quer nas próprias infra-estruturas rodoviárias.


                        Não será altura de reponderar o transporte de mercadorias nas estradas? ( 12)
                        Pé Leve


                        Ora aí está mais uma boa adenda à questão. No caso o lixo que importamos, sobretudo pesados (mas também ligeiros) associado às deficiências conhecidas das IPO's, acabam, indelevelmente por incomodar quem não culpa nenhuma.

                        Na prática é mais combustível gasto, mais poluição, mais desgaste de materiais, mais estragos para a saúde e por aí fora...

                        E neste caso até nem foi muito grave, pois que situações destas naquele troço são muito menos do que noutras estradas, mas também aí a informação deveria ter existido, por maioria de razão, precisamente porque ninguém estava à espera! Se se soubesse haveriam outras alternativas escolhidas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                          E por acaso, se à saida da portagem te tivessem avisado do facto do camião estar imobilizado à entrada de Setúbal, por acaso, isso ia fazer com que andasses mais depressa, ia fazer com que chegasses mais depressa a Setubal?
                          Não. Mas se me tivessem avisado meia dúzia de quilómetros antes tinha podido desviar para Palmela! E, aí sim, chegava muito mais cedo!

                          Não nos podemos esquecer também que quando chegas às portagens antes de Setubal, o que estás a pagar é o que andaste para chegar até lá, estás a pagar a auto-estrada que já percorreste, porque dali em diante até chegares a Setubal não pagas mais portagem, ou seja, aquele pequeno troço pode ser considerado gratuito.
                          Bem, é, de facto, gratuíto, mas no seguimento de um pago. De resto é uma estrada com uma entidade responsável.

                          Mas o caso nem é esse pequeno troço, é ter havido, ou melhor, não ter havido antecipadamente a tal informação da BRISA e a colaboração da BT, digo eu...

                          Comentário


                            #14
                            Eis o dito:


                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                              Não. Mas se me tivessem avisado meia dúzia de quilómetros antes tinha podido desviar para Palmela! E, aí sim, chegava muito mais cedo!

                              Bem, é, de facto, gratuíto, mas no seguimento de um pago. De resto é uma estrada com uma entidade responsável.

                              Mas o caso nem é esse pequeno troço, é ter havido, ou melhor, não ter havido antecipadamente a tal informação da BRISA e a colaboração da BT, digo eu...
                              Exacto. (isto acaba por ser sempre um ciclo vicioso sempre que é abordado ou seja : Falta de recursos (técnicos e humanos) na concepção/manutenção das infra-estruturas, ausência de politicas rodoviárias, má condução/falta de civismo dos condutores nas estradas, mau e envelhecido parque automóvel em Portugal (Pesados e Ligeiros), perante estes pequenos factores (e deverá haver mais de certeza) cabe ao condutor saber e tentar fazer a diferença pela positiva!).

                              Comentário


                                #16
                                Com as actuais obras de alargamento das faixas de rodagem na A2 mais precisamente na ligação Setúbal/IC32/A12 espera-se que o actual estado da AE nesse troço (redução da largura das faixas e das zonas de paragem de emergência em virtude das obras) não condicione em muito o trânsito aquando da chegada de tempo a condizer com a estação do ano.

                                Por mera coincidência é de reter em relação aos troços em questão a seguinte informação:

                                O Observatório de Segurança de Estradas e Cidades detectou "defeitos graves" de construção em pelo menos sete vias rápidas à volta de Lisboa que provocam fenómenos de "aquaplaning", responsáveis por vários acidentes.


                                O Observatório de Segurança de Estradas e Cidades (OSEC) analisou troços da CRIL, das auto-estradas A8 (Oeste), A5 (Lisboa/Cascais), A2 (Lisboa/Algarve) e A12(Montijo/Seixal), do IP7 (o Eixo Norte/Sul) e do IC32 (Circular da Península de Setúbal/Funchalinho/Coina).

                                (...)
                                Em www.rr.pt
                                Editado pela última vez por TURBO; 28 October 2009, 22:46. Razão: Acrescento de informação.

                                Comentário

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