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Viaturas sem Seguro Provocam 49 Mortos !!! No primeiro semestre

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    Viaturas sem Seguro Provocam 49 Mortos !!! No primeiro semestre

    A noticia é um exclusivo do CM que ainda não está disponível On LIne

    Ficam excertos da Revista de Imprensa

    “Automóveis sem seguro matam 49” é a manchete do Correio da Manhã, citando dados do Fundo de Garantia Automóvel.

    De acordo com o diário, 49 pessoas morreram e 456 ficaram feridas na sequência de acidentes com automóveis sem seguro obrigatório, no primeiro semestre do ano.

    O Fundo de Garantia Automóvel identifica também dezenas de casos de contramão e atropelamentos com carros sem documento obrigatório, realça ainda o jornal.
    Clicar;
    Para o artigo Completo

    Noticia no Original
    Editado pela última vez por Excalibur; 26 November 2007, 14:57.

    #2
    Penhora da viatura sem seguro

    Já agora no site do CM existe esta votação:

    » Sondagem ACIDENTES: Concorda com a penhora de viaturas sem seguro?

    Para mim concordo plenamente.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
      Já agora no site do CM existe esta votação:



      Para mim concordo plenamente.
      E eu também concordo!
      Há cerca de duas semanas voltei a ter problemas com uma moto que já não é minha hà mais de 6 anos e que continua em meu nome
      O gajo foi apanhado sem seguro e lá veio a cartinha para mim!
      Agora tenho que provar que a moto já não é minha e todas essas chatices. Esses gajos!
      Por mim, seria essa situação para veiculos sem seguro e também para quem não altera o registo de propriedade!

      Comentário


        #4
        Quando tirei o meu curso de mediação de seguros em 2005, o ISP estimava que existissem cerca de 70000 carros sem seguro, a circular nas estradas.

        Numero este que penso pecar por escasso.

        Já na altura se comentava que deveriam ser cerca de 120000

        Comentário


          #5
          Viaturas sem Seguro. Numeros vergonhosos !

          Fica a reportagem completa, e com números deveras preocupantes e vergonhosos.




          Acidentes: No primeiro semestre
          Automóveis sem seguro matam 49

          Quarenta e nove pessoas morreram e 456 ficaram feridas na sequência de acidentes com automóveis sem seguro obrigatório, no primeiro semestre do ano.

          O Fundo de Garantia Automóvel (FGA), responsável pelo pagamento das indemnizações nestes casos, já abriu 2884 processos a acidentes com automóveis sem seguro, 186 dos quais respeitam a sinistros com carros em contramão e 36 atropelamentos (em 2006 foram 104 os atropelamentos em que estiveram envolvidas viaturas sem seguro).

          Mais de 70 por cento destes acidentes foram registados em vias urbanas e a maioria resultou de colisões que só provocaram danos materiais, de acordo com dados do Instituto de Seguros de Portugal a que o Correio da Manhã teve acesso.

          Nos casos em que só existiam danos materiais, o Fundo exigia o pagamento de uma franquia de 300 euros (descontada no momento da atribuição da indemnização. Uma limitação que foi abolida com a entrada em vigor da nova Directiva europeia em Outubro.

          Em caso de existirem danos corporais, o FGA indemniza as vítimas, ou os familiares (nos casos de morte). O responsável terá de reembolsar o Fundo daqueles valores pagos como indemnização.

          E, ao que apurou o CM, a equipa responsável pelos reembolsos não descansa enquanto não é ressarcida destes valores. Nem que demore 20 anos, o limite máximo de tempo previsto na lei para a prescrição da dívida ao Fundo.

          INFORMAÇÕES NAS AUTORIDADES

          Para identificar o automobilista sem seguro, o Fundo pede informações à GNR, às repartições de Finanças e à Segurança Social. Muitas vezes, “as pessoas nada têm em seu nome”, admite ao CM fonte do FGA, explicando assim a dificuldade, nalguns casos, em recuperar os montantes em dívida. Mas pode ser uma questão de esperar que a pessoa pense que tudo pertence ao passado e registe bens em seu nome.

          Em 2006, o FGA pagou 27,6 milhões de euros em indemnizações a vítimas de acidentes com automóveis sem seguro. Em reembolsos, no entanto, só foram recuperados 2,7 milhões de euros o que faz com que o Fundo multiplique as formas de recuperação dessas dívidas. Desde 2004 que o Fundo passou também a recorrer a empresas especializadas em recuperação de créditos, definindo prazos concretos para a apresentação de resultados.

          “Se não conseguirem, a nossa equipa volta a pegar no caso e a fazer esforços no sentido de recuperar os valores em causa”, explicou fonte do FGA. Em termos gerais, consegue-se resolver o processo de recuperação em cerca de 50 por cento dos casos.

          Com mais ou menos dificuldade em convencer o devedor, o que é certo é que na maioria das vezes, o Fundo consegue chegar a acordo. Tanto mais que os pagamentos são facilitados, ou seja, são permitidos pagamentos a prestações.

          No primeiro semestre deste ano, foram resolvidos 2754 casos fora dos tribunais e apenas 130 seguiram a via judicial, menos 28 que em igual período de 2006.

          JOVEM 'APANHADO' 15 ANOS DEPOIS

          Um indivíduo, com um processo pendente, viu-se obrigado a reembolsar o Fundo de Garantia Automóvel 15 anos depois de ter estado envolvido num acidente quando conduzia um carro sem seguro. “Ele não estava à espera, pensou que já nos tínhamos esquecido”, conta ao CM uma fonte do Fundo de Garantia. À altura dos acontecimentos, o indivíduo era jovem, sem nada em seu nome, mas com o passar dos anos casou-se e constituiu família. De resto, foi a mulher do visado que acabou por escrever ao FGA a queixar-se de como “era possível tanto tempo depois o Fundo vir reclamar o pagamento, uma vez que o indivíduo já tinha família”. Como só ao fim de 20 anos é que a dívida prescreve, enquanto não se esgotar o prazo o Fundo vai acompanhando, de perto, a vida financeira do devedor até ele ter capacidade para pagar.

          CARROS SERÃO PENHORADOS

          Se a legislação que se encontra em apreciação na Assembleia da República for aprovada, os carros envolvidos em acidentes, de automobilistas que não tenham seguro, serão imediatamente penhorados e entregues à guarda do Fundo de Garantia Automóvel (FGA). Se o dono da viatura não pagar os danos do sinistro, o carro será vendido em hasta pública.

          A grande diferença em relação ao regime actual, está no facto do veículo não ficar à guarda do proprietário (que na maior parte das vezes o utilizava na mesma), mas sim à guarda do FGA, sem possibilidade de ser utilizado.

          Uma das questões que está a ser estudada é a possibilidade da penhora do veículo ser alargada aos casos em que a falta de seguro é detectada no âmbito de uma operação de fiscalização, e não apenas, quando o veículo se encontra envolvido num acidente.

          “Existem questões logísticas importantes que é necessário ponderar, como é o caso das instalações onde se devem guardar os carros penhorados”, disse ao CM, uma fonte do FGA.

          De 1980 a 2006 o FGA pagou mais de 200 milhões de euros em indemnizações.

          CASOS CONCRETOS

          IDOSOS

          No acidente da A23, onde faleceram 16 idosos, o Fundo questionou as autoridades policiais sobre a possível intervenção.

          MÚSICO

          Nuno Flores, do grupo Os Corvos, foi atropelado em Janeiro por um agente da PSP que não tinha seguro.

          BOAVISTA

          No acidente com a carrinha do Inter da Boavista, que vitimou 2 jogadores, o FGA pagou às famílias em quatro meses.

          DO ACIDENTE AO PAGAMENTO

          Se algum dos condutores não exibir documentos comprovativos do seguro, os outros intervenientes no acidente devem recolher o número de matrícula e a identificação do condutor, e perguntar ao Instituto de Seguros de Portugal se existe seguro válido para aquele veículo.

          1. SEM SEGURO

          Caso não haja seguro válido, o lesado deverá contactar o Fundo de Garantia Automóvel (217 913 500).

          2. PROCESSO

          O FGA inicia o processo extrajudicial de sinistro, apurando circunstâncias do acidente.

          3.AVALIAÇÃO

          Avaliação de danos materiais e corporais. Análise de relatórios e propostas e decisão final.

          4.QUANTIFICAÇÃO

          Quantificação dos danos materiais e corporais; definição e proposta de valores das indemnizações.

          5.PAGAMENTO

          Se as quantias forem aceites, o Instituto de Seguros de Portugal (responsável pelo Fundo) faz o pagamento.

          6.REEMBOLSO

          No caso do infractor ser conhecido, o FGS propõe e valida os planos de pagamento das indemnizações.

          ACIDENTES SEM SEGURO

          TIPO DE INFRACÇÃO / REGISTOS / DISTRIBUIÇÃO NO UNIVERSO

          Alcoolemia / 8 / 0,31%

          Circulação em sentido contrário / 186 / 7,16%

          Cruzamento de veículos / 16 / 0,62%

          Distância entre veículos / 341 / 13,12%

          Encadeamento / 2 / 0,08%

          Estacionamento irregular / 8 / 0,31%

          Falta de iluminação / 1 / 0,04%

          Início de marcha / 14 / 0,54%

          Inversão do sentido da marcha / 21 / 0,81%

          Manobra de marcha atrás / 86 / 3,31%

          Mudança de direcção / 109 / 4,19%

          Mudança de fila de trânsito / 58 / 2,23%

          Outras violações de sinalização vertical / 1 / 0,04%

          Paragem irregular / 244 / 9,39%

          Paragem súbita / 1 / 0,04%

          Passagem de peões / 8 / 0,31%

          Regras da prioridade / 87 / 3,35%

          Saída de estacionamento / 49 / 1,89%

          Sentido proibido / 4 / 0,15%

          Sinal de cedência de passagem / 29 / 1,12%

          Sinal de Stop / 145 / 5,58%

          Sinalização luminosa / 18 / 0,69%

          Traço Contínuo / 3 / 0,12%

          Ultrapassagem / 78 / 3,00%

          Velocidade / 156 / 6,00%

          Dados não disponíveis / 926 / 35,63%

          Total / 2599 / 100%

          NOTAS

          LISTA NEGRA COM 60 MIL CARROS

          O Fundo de Garantia Automóvel criado em 1980 e que funciona junto do Instituto Português de Seguros, presidido por Fernando Nogueira, tem nas suas listas, registos de mais de 60 mil viaturas envolvidas em acidentes sem seguro válido.

          ALENTEJO MAIS BRANDO

          É na região do Alentejo que os tribunais aplicam as indemnizações mais pequenas por incapacidades provocadas por acidentes de viação

          VALORIZAR O DANO GRAVE

          Com a nova Portaria – que regulamenta os contornos da “proposta razoável” a apresentar pelas seguradoras – serão valorizadas as incapacidades graves

          CUSTO DE 23 MIL EUROS

          Os processos por danos corporais que chegam aos tribunais têm um custo médio efectivo para o Fundo de 23 mil euros

          POLÍCIAS SEM EFECTIVOS PARA AJUDAR

          As autoridades policiais não têm efectivos, nem meios suficientes, para ajudar o Fundo a identificar os condutores que circulam nas estradas sem o seguro automóvel obrigatório.

          FUNDO GARANTIA AUTOMÓVEL (indemnizações - euros - 1990/2006)

          1990

          - 1.234.024

          1991

          - 1.834.145

          1992

          - 2.603.911

          1993

          - 3.167.099

          1994

          - 3.847.652

          1995

          - 4.468.103

          1996

          - 7.183.645

          1997

          - 7.488.672

          1998

          - 8.876.927

          1999

          - 11.080.391

          2000

          - 10.968.980

          2001

          - 14.035.350

          2002

          - 16.669.423

          2003

          - 24.276.827

          2004

          - 26.044.183

          2005

          - 26.872.651

          2006

          - 27.613.439


          Raquel Oliveira / Miguel A. Ganhão
          In CM Hoje
          Editado pela última vez por Excalibur; 26 November 2007, 14:55.

          Comentário


            #6
            Qual é a novidade? Nem imaginam a quantidade de veículos que circulam sem seguro! Penhora do veículo que circula sem seguro? Depende do veículo!

            Comentário


              #7
              Com a nova lei dos seguros (a transposição da 5ª directiva comunitária) os passageiros dos veículos, quando sabedores do veículo sem seguro, são co-responsáveis pelo direito de regresso ao FGA - Fundo de Garantia Automóvel.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CJSR Ver Post
                Com a nova lei dos seguros (a transposição da 5ª directiva comunitária) os passageiros dos veículos, quando sabedores do veículo sem seguro, são co-responsáveis pelo direito de regresso ao FGA - Fundo de Garantia Automóvel.

                E como vão provar que os passageiros sabiam que a viatura não possuía seguro ?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                  E como vão provar que os passageiros sabiam que a viatura não possuía seguro ?
                  Sim
                  Eu pelo menos, nunca pergunto: "olha lá, o teu carro tem seguro?"

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por lgvafonso Ver Post
                    Sim
                    Eu pelo menos, nunca pergunto: "olha lá, o teu carro tem seguro?"
                    Podes não perguntar...

                    mas a partir de hoje , o melhor é consultar o vidro da frente para verificar se lá está o selo,...a inspecção,...e o selo do seguro,...

                    Leis á iluminado, o pior é se falta o petroleo e a mecha se apaga

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                      Podes não perguntar...

                      mas a partir de hoje , o melhor é consultar o vidro da frente para verificar se lá está o selo,...a inspecção,...e o selo do seguro,...

                      Leis á iluminado, o pior é se falta o petroleo e a mecha se apaga
                      Pois ...

                      Acho que ninguém está a olhar a esse pormenor, nem tão pouco a perguntar.


                      As leis são mesmo de iluminado, eles usam é óculos escuros.

                      Comentário


                        #12
                        A "lei" da impunidade reflete a nossa sociedade e esta situação é tão só um dos complementos

                        A justiça não é severa, diria mesmo é branda nestes casos e a comunicação social não pode fazer eco da mão pesada da justiça e aí quem comete estas atrocidades, já pensava duas vezes antes de se sentar ao volante

                        Comentário


                          #13
                          Talvez fosse melhor, que em vez de as autoridades se andarem a esconder tanto para apontar com o belo do radar, se mostrassem mais e fizessem mais "operações stop" a controlar a papelada.
                          Se fosse este o procedimento habitual, talvez nos sentissemos mais seguros na estrada!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por quim.beto
                            Dasse 30 contos ao ano +/- por 1 seguro de 3ºs não é assim tanto...
                            Consegui por exemplo para um Renault Mégane Coupé de 1996 1.6e, assistência em viagem VIP km 0, protecção de ocupantes e protecção jurídica, prémio anual + 1 dia de acerto + custos da emissão da apólice de 231,77 € para o ano se não houver sinistros o prémio será 225,65 €.
                            Só anda sem seguro quem quer ou não tiver mesmo, mas mesmo possibilidades, mas quem não tem possibilidades para pagar o seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel à partida não teria possibilidades de ter um veículo. E para quem não quer pagar o prémio de seguro por ano pode optar pelo fraccionamento do prémio + encargos de fraccionamento para semestral ou trimestral, e algumas seguradoras aceitam prémio mensal sem qualquer tipo de encargos se o mesmo for pago por débito em conta.

                            Comentário


                              #15
                              Conclusão do dia: fazer seguro aumenta o risco de acidente com mortos em mais de 1000%!!!

                              Comentário

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