Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Traço continuo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Traço continuo

    boas!

    quando andava a tirar a carta de conduçao aprendi q em algumas situaçoes era possivel e permitido pisar (ou ultrapassar) o traço continuo.

    nao sei se é a unica situaçao, mas uma q me recordo, é no caso de existir um obstaculo na via. por ex: um carro mal estacionado, obras, etc...

    devido ao mau estado das estradas, e ao tentar estimar um carro de q gosto mto, é frequente pisar traços continuos para me desviar de algumas caracteras no asfalto.

    a minha questao é:

    encontrando um xor agente meio implicativo, posso ser multado por pisar um traço continuo por me estar a desviar de um buraco na estrada?
    isto partindo do principio q ligo o pisca e tal...coisa q raramente faço pq qd encontro esses obstaculos nao estou propriamente a espera deles! so da tempo pra desviar.
    Editado pela última vez por jackp0t; 26 November 2007, 11:15. Razão: melhorar o tugues...

    #2
    Não podes em caso algum pisar um traço contínuo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por jack_p0t Ver Post
      boas!

      quando andava a tirar a carta de conduçao aprendi q em algumas situaçoes era possivel e permitido pisar (ou ultrapassar) o traço continuo.

      nao sei se é a unica situaçao mas a unica q me lembro é no caso de existir um obstaculo na via. tal como um carro mal estacionado, obras, etc...

      devido ao mau estado das estradas, e a tar um carro q gosto de estimar, é frequente pisar traços continuos para me desviar de algumas caracteras no asfalto.

      a minha questao é:

      encontrando um xor agente meio implicativo, posso ser multado por pisar um traço continuo por me estar a desviar de um buraco na estrada?
      isto partindo do principio q ligo o pisca e tal...coisa q raramente faço pq qd encontro esses obstaculos nao estou propriamente a espera deles! so da tempo pra desviar.
      Nunca aprendi isso na escola de conduçao O que me diziam é que o traço continuo é como uma barreira de betao, e o duplo continuo era uma barreira ainda mais forte, nao sendo possivel, em caso algum, pisa-lo.

      Ma se houver obras, ou algo parecido... Acho que sim... Nao sei

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por edias Ver Post
        Não podes em caso algum pisar um traço contínuo.
        Exacto e por vezes encontramos obras a obstruirem a estrada, estacionamos o carro e esperamos 2 meses que as obras acabem

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Gil Duro Ver Post
          Exacto e por vezes encontramos obras a obstruirem a estrada, estacionamos o carro e esperamos 2 meses que as obras acabem
          Ainda se fossem só dois meses

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Gil Duro Ver Post
            Exacto e por vezes encontramos obras a obstruirem a estrada, estacionamos o carro e esperamos 2 meses que as obras acabem
            Essa é outra questão. e se as obras fossem bem executadas a sinalização horizontal estaria acautelada e alterada para amarela de maneira a que não se pise traços continuos, mas como estamos em portugal já se sabe

            Mas é PROIBIDO PISAR qualquer traço continuo.

            Comentário


              #7
              Num mundo perfeito, nunca seria preciso pisar linhas contínuas, pois o pessoal nunca estacionaria à campeão, as obras estariam devidamente sinalizadas, as estradas não teriam crateras em vez de buracos...

              Como não é perfeito, lá tem de se pisar de vez em quando uma linha contínua ou outra...

              Comentário


                #8
                Acredito q num mundo ideal as coisas funcionem assim... Q n se possa mesmo.

                Agora posso afirmar q no meu exame de conduçao pisei um traço continuo. Encontrei um carro estacionado em 2 fila... abrandei, liguei o pisca e disse "vou pisar o traço continuo para ultrapassar um obstaculo na via". E aqui estou com carta de conduçao...


                Realmente acho q vai depender do bom senso do xor agente...

                De qq forma tenho de passar por 1 escola de conduçao e perguntar se nao existe mesmo 1 excepçao para estes casos...

                ________________

                Já agora... o mesmo conceito aplica-se aos traços continuos na direita da via? As chamadas... guias?
                Editado pela última vez por jackp0t; 26 November 2007, 11:10. Razão: adição de pergunta

                Comentário


                  #9
                  Faço o mesmo que tu, sempre que possivel claro, de modo a não andar a dar cabo do carro nas estradas, que estão atoladas de crateras...


                  Numa situação em que meta policia acho que vai depender apenas da boa vontade e compreensão da policia...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jack_p0t Ver Post
                    boas!

                    quando andava a tirar a carta de conduçao aprendi q em algumas situaçoes era possivel e permitido pisar (ou ultrapassar) o traço continuo.

                    nao sei se é a unica situaçao, mas uma q me recordo, é no caso de existir um obstaculo na via. por ex: um carro mal estacionado, obras, etc...

                    devido ao mau estado das estradas, e ao tentar estimar um carro de q gosto mto, é frequente pisar traços continuos para me desviar de algumas caracteras no asfalto.

                    a minha questao é:

                    encontrando um xor agente meio implicativo, posso ser multado por pisar um traço continuo por me estar a desviar de um buraco na estrada?
                    isto partindo do principio q ligo o pisca e tal...coisa q raramente faço pq qd encontro esses obstaculos nao estou propriamente a espera deles! so da tempo pra desviar.
                    Acho que ao fazeres a pergunta já estavas a dar a resposta...

                    O que podes é, se isso acontecer, recolher de imediato provas (fotos) para poderes contestar, com os argumentos que referiste.

                    Comentário


                      #11
                      Eu não aprendi nada disso e não me acredito muito que se possa (legalmente) pisar o traço continuo.
                      Claro que nas aulas de condução (bem como no dia-a-dia) sempre que algum obstáculo aparecia eu desviava-me dele mesmo que para isso pisasse o traço mas porque não ia-mos la ficar o dia todo a espera e o meu instrutor disse que no exame se acontecesse uma coisa semelhante devia pedir ao Examinador pra cometer esse infracção e que eles diziam sempre pra o fazer, mas devia-mos pedir pra ele ver que sabia-mos o que estava-mos a fazer!

                      Abraço
                      Editado pela última vez por Bj40; 21 September 2008, 00:20.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jack_p0t Ver Post
                        Agora posso afirmar q no meu exame de conduçao pisei um traço continuo. Encontrei um carro estacionado em 2 fila... abrandei, liguei o pisca e disse "vou pisar o traço continuo para ultrapassar um obstaculo na via". E aqui estou com carta de conduçao...


                        Realmente acho q vai depender do bom senso do xor agente...
                        Ou do examinador... conheço um tipo que estava em exame e precisava de virar à direita a seguir a uma passadeira. Ora, ao se aproximar da passadeira, havia um traço contínuo (haviam várias faixas) e uns gajos que andavam a regar a relva ali à volta, deixando a mangueira a ocupar parte da faixa mais à direita possível.
                        Ora, este tipo desviou-se da mangueira, e para isso, pisou esse traço contínuo e uns 5 metros antes da passadeira, notando-se que não haviam mais carros na estrada...

                        ...e chumbou por causa disso. OK, que eu saiba não pediu, é certo... mas acho que o bom senso tb era bom quando implicava 25 contos (nesses velhos tempos) para repetir o exame.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                          Ou do examinador... conheço um tipo que estava em exame e precisava de virar à direita a seguir a uma passadeira. Ora, ao se aproximar da passadeira, havia um traço contínuo (haviam várias faixas) e uns gajos que andavam a regar a relva ali à volta, deixando a mangueira a ocupar parte da faixa mais à direita possível.
                          Ora, este tipo desviou-se da mangueira, e para isso, pisou esse traço contínuo e uns 5 metros antes da passadeira, notando-se que não haviam mais carros na estrada...

                          ...e chumbou por causa disso. OK, que eu saiba não pediu, é certo... mas acho que o bom senso tb era bom quando implicava 25 contos (nesses velhos tempos) para repetir o exame.

                          Eu no meu exame tive que pisar um traço contínuo, mas perguntei primeiro se podia fazer isso, por que o meu instrutor disse-me sempre para fazer isso.

                          Comentário


                            #14
                            Eu qd tirei a carta há uns anos, foi-me dito q nem assim se pode pisar o traço continuo, obviamente toda a gente pisa e segue-se uma regra de bom senso, mas no caso de se chumbar no exame por isso ou se levar uma multa somos chumbados/autuados segundo o código da estrada.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                              Eu no meu exame tive que pisar um traço contínuo, mas perguntei primeiro se podia fazer isso, por que o meu instrutor disse-me sempre para fazer isso.
                              por acaso, em conversa - o instrutor dele nunca lhe tinha colocado essa questão porque tb nunca tinha sido preciso... ou se foi (já nem se lembra), concordo com ele - é uma questão de bom senso... ainda por cima se ele estava na faixa dele e se desviou para não pisar a mangueira... simplesmente agiu com naturalidade, como se de facto estivesse a conduzir...
                              ...das duas uma: ou o examinador achou que ele tinha pouco amor ao dinheiro e pouca vontade de tirar a carta e se mandou para cima do traço de propósito ou só quis "mostrar quem manda" (tipo "Ah, não me pediste? então espera lá que já te conto")...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por jack_p0t Ver Post
                                boas!

                                quando andava a tirar a carta de conduçao aprendi q em algumas situaçoes era possivel e permitido pisar (ou ultrapassar) o traço continuo.

                                nao sei se é a unica situaçao, mas uma q me recordo, é no caso de existir um obstaculo na via. por ex: um carro mal estacionado, obras, etc...

                                devido ao mau estado das estradas, e ao tentar estimar um carro de q gosto mto, é frequente pisar traços continuos para me desviar de algumas caracteras no asfalto.

                                a minha questao é:

                                encontrando um xor agente meio implicativo, posso ser multado por pisar um traço continuo por me estar a desviar de um buraco na estrada?
                                isto partindo do principio q ligo o pisca e tal...coisa q raramente faço pq qd encontro esses obstaculos nao estou propriamente a espera deles! so da tempo pra desviar.
                                Efectivamente em algumas circunstâncias pode-se pisar o traço contínuo.
                                Lembro-me de no código dizerem que o traço contínuo não pode ser visto como um muro. Lembro-me também do exemplo de um veiculo de grande dimensões que quer virar à esquerda e para ter espaço para o fazer tem que ocupar parte da faixa contrária e pisar o traço continuo.

                                A resposta foi afirmativa.

                                Originalmente Colocado por edias Ver Post
                                Não podes em caso algum pisar um traço contínuo.

                                Olhe que não, olhe que não....

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas cabe na cabeça de alguém não poder pisar um traço contínuo em caso algum?

                                  Está um carro em 2ºfila com os 4 piscas ligados e sem ninguém dentro dele...vou ficar parado atrás dele à espera que ele venha? E acham que o polícia me vai multar?

                                  Não cabe na cabeça de ninguém! No exame de condução pisei muitos traços contínuos! Não devia ser assim mas em cidade não há volta a dar! (E sim, claro que passei no exame).

                                  Comentário


                                    #18
                                    num pesado podes pisar um traço contínuo para realizares uma manobra.

                                    Atrevo-me a dizer.... que a maioria dos cruzamentos das povoações mais pequenas é o local ideal para se pisar os traços.


                                    Tb podes pisar com um ligeiro ... desde que justifiques com algo no pavimento, etc e tal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      mas continuo sem saber, no caso de apanhar algum xor agente intolerante, se tenho alguma salvaguarda no codigo da estrada para estas situaçoes...

                                      é q sejamos realistas: se apelo ao bom senso...lol enfim. ja sabemos qual é o resultado...

                                      "como quer pagar a coima?"

                                      Comentário


                                        #20
                                        Um traço contínuo é uma parede.

                                        Não te pões para aí a atravessar paredes... [pois não?]

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JC Ver Post
                                          Um traço contínuo é uma parede.

                                          Não te pões para aí a atravessar paredes... [pois não?]
                                          Teimoso....

                                          ...ainda te vamos ver a deixar crescer a barba numa qualquer estrada em obras...

                                          Comentário


                                            #22
                                            O facto de estar em obras não te dá o direito de pisar o traço continuo. Infelizmente as marcações não são perfeitas e no caso de obras deveriam ser alteradas, e se pisares o traço numa situação dessas e o sr. agente implicar que deves ser autuado serás autuado e ao abrigo do código bem autuado.

                                            O código diz claramente que não se pode pisar nem transpor o traço contínuo em NENHUMA situação.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por edias Ver Post
                                              O código diz claramente que não se pode pisar nem transpor o traço contínuo em NENHUMA situação.
                                              Tb te diz que nunca poderias andar a mais de 50 numa localidade ou 120 em auto-estradas... e essas nem têm tanta desculpa como esta...

                                              Comentário


                                                #24
                                                O instrutor sempre me avisou para pedir ao examinador para pisar o risco se necessário. No dia do exame por várias vezes tive de pedir ás tantas o homem tava tão farto que me respondeu que se voltasse a perguntar e não fizesse logo a manobra tava chumbada!!! Tava outro rapaz dentro do carro q assim que se sentou para começar o exame lhe disse logo, que ía pisar os riscos e não ia perguntar pois nao queria chumbar!! Rimos os três que nem doidos. mas o examinador era porreiro!

                                                Agora no dia a dia, não sei se um agente a querer imbirrar nao imbirra mesmo!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por edias Ver Post
                                                  Não podes em caso algum pisar um traço contínuo.

                                                  Não podes é como quem diz eu todos os dias da semana paro á frente da PSP cá na terra e a rua tem parquimetros por isso tem sempre lugares disponiveis como eu tenho um carro um bocado comprido faÇo pisca para estacionar chego á frente para fazer a manobra em marcha a trás e apesar de haver traço continuo é vê-los a passar por mim mesmo por cima do traço continuo e nas barbas da PSP

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se for como hoje em que passei pela passagem inferior do Campo Alegre (ao pé do Jardim Botanico) que tinha a sinalização temporária a encurtar a via (para quem desce) e a largura que tenho na mesma não é suficiente para um carro passar e com a linha contínua ao lado, acham que iam ficar ali à espera que as obras acabassem?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pode ultrapassar-se uma linha contínua, legalmente, sempre que o trânsito esteja impedido. Não pode ser pisada para ultrapassar, ainda que o veículo da frente circule em marcha lenta.

                                                      Acrescento que a legislação recente prevê que não se pode parar ou estacionar numa via com linha contínua desde que não haja espaço útil para que o trânsito flua sem pisar a linha.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        pODES PISAR SIM SE SE TRATAR DE UM OBSTÁCULO!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          sinceramente estou 1 pouco espantado...

                                                          somos todos condutores...e sinceramente n tava a espera q houvesse tanta duvida e versoes sobre este assunto.

                                                          se alguem puder agradecia q trocasse opiniao sobre isto com alguem da DGV ou assim...

                                                          é q estamos a falar de uma infracçao muito grave...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu sinceramente perante carros mal estacionados ( o famoso "é só 5 minutos" para o talho, multibanco, farmácia, creche, etc) não sei o que fazer.

                                                            A mim aprendi com um amigo o seguinte: Costumo (se não vier ninguém atrás de mim) dar a volta ao carro super-devagarinho, e todo atrapalhadão, para desse modo "dar a ideia que tive um transtorno" ao dar a volta ao carro. Não mando bocas, não digo nada, não gesticulo pois essa gente costuma ter o Rei na Barriga e mesmo se mandarmos vir e com razão, partem logo para a violência e não estou para isso. Ao menos eu com esta atitude normalmente as pessoas vêem-se obrigadas a sair de onde estão (porque pensam que é preciso arredar o carro) quando afinal não!!! E vou à minha vida sorridente porque prejudiquei os "5 minutos sagrados" do Imbecil.

                                                            É a única forma de protesto que temos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X