Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os "mitos" da Via Verde...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os "mitos" da Via Verde...

    Tenho o identificador Via Verde, e tenho algumas dúvidas em relação a alguns "mitos urbanos". Procurei pelo Fórum mas não encontrei tópicos dedicados a isto.

    1. Se passarmos no Via Verde a mais do que a velocidade estipulada, somos multados?
    2. Se um indivíduo se "colar" atrás do nosso veículo ele passa sem pagar?

    Eu por norma dou sempre espaço, e passo à velocidade indicada (40 ou 60 km/h). No entanto quando passo a essas velocidades "baixas" há sempre um palerma que se cola atrás de mim!

    EDIT: Do site ViaVerde -
    Desmentido Utilização de radares em corredores Via Verde Face ao boato anónimo divulgado na Internet, que refere a inauguração de radares de controlo de velocidade nos corredores de Via Verde, a Brisa e a Via Verde Portugal consideram indispensável fazer os seguintes esclarecimentos:
    1. A Brisa e a Via Verde Portugal não têm radares instalados nas portagens, nem têm competência legal para exercer uma actividade de fiscalização do trânsito.
    2. Apenas as autoridades de viação e trânsito, nomeadamente a Brigada de Trânsito da GNR, têm competência legal de fiscalização e só estas autoridades têm e podem usar radares.
    A notícia segundo a qual terão sido inaugurados os radares de controlo de velocidade em todas as vias verdes é, por isso, um boato destituído de qualquer fundamento.
    20-11-2007 (Mito n.º 1 BUSTED).

    E ainda:
    Porque é que é imposta uma distância em relação ao veículo da frente? A distância a manter em relação ao veículo da frente depende da configuração da portagem e pode encontrar-se indicada localmente por sinais de trânsito. De qualquer forma, a limitação tem por base questões de segurança na condução, e não limitações técnicas do sistema.
    (Mito n.º 2 BUSTED).
    Editado pela última vez por Jarod; 29 November 2007, 21:33.

    #2
    1. Se passarmos no Via Verde a mais do que a velocidade estipulada, somos multados?

    Se tiver radar, como já acontece em muitas, sim.

    2. Se um indivíduo se "colar" atrás do nosso veículo ele passa sem pagar?

    claro que não.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
      1. Se passarmos no Via Verde a mais do que a velocidade estipulada, somos multados?

      Se tiver radar, como já acontece em muitas, sim.

      2. Se um indivíduo se "colar" atrás do nosso veículo ele passa sem pagar?

      claro que não.
      Quais?

      As únicas que têm radar são aquelas em que o carro da BT se coloca na cabine ao lado com o radar apontado, tudo o resto são mitos, inclusive já desmentidos pela Brisa.

      Comentário


        #4
        Mais um mito para durar, está visto!

        1 - Não existem radares fixos nas VV.
        2 - Pagam os dois.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
          Quais?

          As únicas que têm radar são aquelas em que o carro da BT se coloca na cabine ao lado com o radar apontado, tudo o resto são mitos, inclusive já desmentidos pela Brisa.
          já passei em mais do que uma via verde onde dizia "velocidade controlada por radar".

          assim de repente, salvo erro, na portagem da saida para Santo Tirso (A3) penso lá ter visto essa sinalética.
          Editado pela última vez por AF147; 28 November 2007, 15:52.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
            já passei em mais do que uma via verde onde dizia "velocidade controlada por radar".
            Ahhh, referes-te a isso, ok, desde há muitos anos que as VV têm esses sinais, mas são colocados numa perspectiva dissuasora e para o facto de lá poder estar o carro da BT.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
              Ahhh, referes-te a isso, ok, desde há muitos anos que as VV têm esses sinais, mas são colocados numa perspectiva dissuasora e para o facto de lá poder estar o carro da BT.
              nesse caso, mea culpa.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                já passei em mais do que uma via verde onde dizia "velocidade controlada por radar".
                É só para assustar, como o Vanquish já disse só temos de ter atenção se não está lá um carro encostado na cabine do lado, pode ser a moina com o radar. Ainda o melhor é passar lá no máximo a uns 80 kmh, duvido que com ou sem radar alguém seja multado a essa velocidade. Eu já passei uma vez a 140 e admito que não é uma atitude muito inteligente.

                Comentário


                  #9
                  as pessoas que conheço que foram multadas na via verde por excesso de velocidade era porque tinha lá um radar da BT nesse dia, e mais à frente (ainda na praça das portagens) mandavam encostar os prevaricadores.

                  Desconheço radares fixos na via verde.

                  Comentário


                    #10
                    Há coisa de 1 mês na radio intecaram que a VV já tinham radares fixos e a funcionar!

                    Mas não conheço nenhum caso!

                    Comentário


                      #11
                      eu de facto já tinha lido isto no site da Brisa...

                      É verdade que a Brisa detém, ao longo da sua rede, radares para controlo do excesso de velocidade?
                      A Brisa e a Via Verde Portugal não têm radares instalados nas portagens, nem têm competência para exercer uma actividade de fiscalização do trânsito.
                      Apenas as autoridades de viação e trânsito, nomeadamente a Brigada de Trânsito da GNR, têm competência legal de fiscalização e só estas autoridades têm e podem usar radares.
                      As notícias, segundo as quais terão sido inaugurados os radares de controlo de velocidade em todas as Vias Verdes é, por isso, um boato sem qualquer fundamento.

                      in Brisa
                      a minha interpretação foi que, a Brisa e/ou Via Verde não têm radares montados pois não têm competência para tal. no entanto não é referido se as autoridades competentes têm radares montados nesses sítios.
                      má interpretação da minha parte então.
                      Editado pela última vez por AF147; 28 November 2007, 16:03.

                      Comentário


                        #12
                        Na minha opinião são mitos.

                        Em relação aos radares, como já foi tido, isso foi desmentido pela brisa.

                        brisa.JPG (in newsletter siva desta semana)

                        Em relação ao segundo ponto, se isso fosse verdade, de manhã, pelo menos na VDG (que é onde passo todos os dias) haveriam muitos carros que não pagavam, aquilo mais parece uma fila indiana em certos dias!

                        Comentário


                          #13
                          Obrigado pelos esclarecimentos.

                          Eu por mim vou continuar a passar à velocidade indicada nos sinais, não por "medo de multas", mas porque não convém passar na portagem a velocidades superiores (aquilo ainda é um bocado para o estreito).

                          Mais dois "mitos" BUSTED pelo Forum AHO!!!

                          Comentário


                            #14
                            Se houvesse radares na VV, eu já tinha uma colecção de multas até ao tecto

                            Comentário


                              #15
                              Tal como já aqui foi referido, a Brisa não tem competência legal, por enquanto, para fazer controle de velocidade.

                              Em relação ao ''passar colado'', em relação a ligeiros não sei, mas garanto que já passei mais de uma vez, a pouco mais de uns 3 metros de um camião, e não paguei a portagem.
                              Isto no meu anterior carro, que tinha o identificador na parte inferior do pára-brisas, porque com o novo já não dá.

                              Comentário


                                #16
                                Isso de "não pagar" é um bocado suspeito, porque se as câmaras da ViaVerde não te apanham de frente, apanham-te de trás! Além do mais seria preciso "não ser apanhado" tanto a entrar na auto-estrada como a sair! Imagina que "entres despercebido", mas sais "apanhado"... ou vice-versa. Cheira-me que a conta a aparecer em casa seria outra!

                                Por isso não se metam a fazer como os cãezinhos (ou a malta que usa relógios D&G segundo um anúncio da própria marca (http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=44493) e deixem as traseiras uns dos outros em paz.

                                Comentário


                                  #17
                                  ......
                                  Editado pela última vez por Vanquish; 30 November 2007, 00:14.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                    Isso de "não pagar" é um bocado suspeito, porque se as câmaras da ViaVerde não te apanham de frente, apanham-te de trás! Além do mais seria preciso "não ser apanhado" tanto a entrar na auto-estrada como a sair! Imagina que "entres despercebido", mas sais "apanhado"... ou vice-versa. Cheira-me que a conta a aparecer em casa seria outra!
                                    Sempre entrei normalmente, ao sair é que quando apanhava um camião, para onde eu pretendia seguir, apanhava a boleia, e garanto-te que nunca paguei por essas passagens.

                                    Era para compensar terem-me cobrado duas passagens na Ponte 25 de Abril, quando não quis usar a VV e paguei com senhas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Segundo as minhas fontes, não existe nenhum controlo de velocidade na Via-Verde, pelo menos com radares fixos!

                                      Já as câmaras de vigilância das AEs andam a multar certas ilegalidades como ultrapassar pela direita, ao contrário do mito-urbano que diz que é mentira!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                        Isso de "não pagar" é um bocado suspeito, porque se as câmaras da ViaVerde não te apanham de frente, apanham-te de trás! Além do mais seria preciso "não ser apanhado" tanto a entrar na auto-estrada como a sair! Imagina que "entres despercebido", mas sais "apanhado"... ou vice-versa. Cheira-me que a conta a aparecer em casa seria outra!
                                        Estás enganado! A primeira vez que pus Via-Verde no meu carro devia estar mal colocada ou qualquer coisa do género, e quando saia aparecia luz amarela.
                                        A verdade é que fiz duas viagens ao Algarve e só paguei o percurso mínimo, porque eles sabiam onde eu tinha saído (pela foto) mas não sabiam onde tinha entrado.

                                        Obviamente que se alguém usar este facto constantemente vai ter problemas, mas se quiserem aproveitar

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por joao Ver Post
                                          Já as câmaras de vigilância das AEs andam a multar certas ilegalidades como ultrapassar pela direita, ao contrário do mito-urbano que diz que é mentira!
                                          Espero que estejam também a multar quem circula no meio com a direita livre, é que uma infracção é impossível sem a outra e se multam só quem passa pela direita estamos mal!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                            Isso de "não pagar" é um bocado suspeito, porque se as câmaras da ViaVerde não te apanham de frente, apanham-te de trás! Além do mais seria preciso "não ser apanhado" tanto a entrar na auto-estrada como a sair! Imagina que "entres despercebido", mas sais "apanhado"... ou vice-versa. Cheira-me que a conta a aparecer em casa seria outra!
                                            Não experimentei, mas quem mo contou falou de experiência própria... entrando por uma das portagens "normais" e saindo na via verde, o radar só detecta a saída, assume que houve um erro na leitura da entrada o sistema só cobra o percurso mínimo.

                                            A via verde, efectivamente, tem a velocidade controlada por radar, mas não para efeitos de autuação. O que se passa é que, passando a velocidades relativamente altas, o sistema não tem tempo de funcionar convencionalmente, e nessa altura este radar activa a máquina fotográfica para o sistema recorrer à identificação manual.
                                            Já aconteceu de duas situações - pessoal a levar com o flash da máquina e pensar que foi para levar uma multa; pessoal receber em casa uma carta da Brisa ou da ViaVerde a advertir que passa muitas vezes em excesso de velocidade e "um dia pode-se dar mal". Mas a Brisa não pode autuar ou fornecer estes dados para esse efeito.

                                            Comentário


                                              #23
                                              ......
                                              Editado pela última vez por Vanquish; 30 November 2007, 00:14.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                                                Não experimentei, mas quem mo contou falou de experiência própria... entrando por uma das portagens "normais" e saindo na via verde, o radar só detecta a saída, assume que houve um erro na leitura da entrada o sistema só cobra o percurso mínimo.
                                                Isso é falso, todas as portagens manuais estão equipadas com sensores VV, eu por vezes entro em portagens manuais e saio pela VV e sempre paguei o valor correcto pelo percurso efectuado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                                  Isso é falso, todas as portagens manuais estão equipadas com sensores VV, eu por vezes entro em portagens manuais e saio pela VV e sempre paguei o valor correcto pelo percurso efectuado.
                                                  ......
                                                  Editado pela última vez por Vanquish; 30 November 2007, 00:14.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Só sei que os 2 mitos já estão mais que "busted"... segundo esclarecimento oficial do site da Via Verde.
                                                    Editado pela última vez por Jarod; 29 November 2007, 21:45.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                      as pessoas que conheço que foram multadas na via verde por excesso de velocidade era porque tinha lá um radar da BT nesse dia, e mais à frente (ainda na praça das portagens) mandavam encostar os prevaricadores.

                                                      Desconheço radares fixos na via verde.

                                                      então tá desfeito o mito do bmw 320d que multou o raistaparta a seguir às portagens da crel, parado a multar um fulano...

                                                      iam copm carro descaracterizado...

                                                      raistaparta.. lembras-te de eu ter falado nisto? do bmw tar parado debaixo da ponte?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        ......
                                                        Editado pela última vez por Vanquish; 30 November 2007, 00:14.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                          Isso é se a portagem te conseguir ler o identificador...
                                                          Infelizmente comigo nunca falhou.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                            Sim, o mesmo é válido para passagem na VV com identificador elegível!
                                                            ?!?!?? O que queres dizer com "identificador elegível"?

                                                            Quando eu aderi à Via Verde, durante uns tempos eu passava e dava sempre amarelo, mas a verdade das verdades é que todos os meus percursos foram contadinhos ao cêntimo,mesmo com semáforo amarelo.

                                                            P.S. Acho que quiseste dizer "identificador ilegível"... assim já faz mais sentido. Eu já estava a ver Identificadores Via Verde nas listas das próximas eleições...
                                                            Editado pela última vez por Jarod; 29 November 2007, 00:29.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X