Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Simulador de tráfego

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Simulador de tráfego

    Andava a deambular pela net e encontrei esta página que é um Fórum ( Traffic Forum ) que alem de muitas coisas interesantes, possui um pequeno simulador de tráfego

    Pode-se optar por várias variantes e assim já se fica com uma ideia de pequenas coisas que ás vezes discutimos, mas não temos a completa noção das nossas afirmações

    Na parte dos links, tambem tem uns bastantes uteis para conhecimento de variantes e complemento daquilo que não é só a estrada, ou o carro como por exemplo a visão

    #2
    Está engraçado... mas gostava de poder "desenhar" os percursos... esperemos por desenvolvimentos...

    Comentário


      #3
      Já tinha visto antes (repost)...

      Mesmo assim, acho piada. Acho piada porque dá para ver que fisicamente é assim que se comporta o trânsito. Os carros ainda não têm tecnologia de tele-transporte... de desaparecer dali e aparecer acolá e por isso o tráfego tem estes comportamentos naturais. Mas na realidade, mesmo assim, está muito longe de simular o comportamento variado dos condutores, principalmente dos chicos espertos que passam à frente e contribuem para o aumento dos filas... é que o ser humano é complicado demais para se conseguir reproduzir os seus comportamentos através de meios artificiais...

      Mas existe uma falha grande e imperdoável no módulo 3:Laneclosing! Desde quando que uma faixa cortada não provoca engarrafamento??? Não notaram que nesse módulo os carros não chegam a formar fila??? Era bom que a realidade fosse assim... era bom era! É muito estranho e incompreensível que numa curva longa e sem visibilidade, uma faixa esteja cortada no final da curva e os condutores no início adivinham sempre que têm de mudar de faixa e ainda por cima de uma forma extremamente ordeira, sem provocar sequer uma simples paragem??? Alguma vez??? Há muito por onde melhorar esse algoritmo...

      EDIT: agora entendi que por defeito começa sempre com 1400 veículos por hora. Se aumentar o débito de veículos/h as coisas pioram... e pioram imenso. Mas mesmo assim, 1400 veículos/h não é suficiente para armar algum caos???? Hummm...
      Editado pela última vez por blindness2005; 30 November 2007, 23:01.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
        EDIT: agora entendi que por defeito começa sempre com 1400 veículos por hora. Se aumentar o débito de veículos/h as coisas pioram... e pioram imenso. Mas mesmo assim, 1400 veículos/h não é suficiente para armar algum caos???? Hummm...
        Ainda bem que reparaste, que era o que te ia dizer. :P
        Sobre se os 1400 veic/h... repara nas distâncas entre veículos, de pelo menos 5 carros entre cada... acho que nesse caso não há stress. Pessoalmente, dizerem-me 1000, 1500 ou 2000 veic/h, é-me indiferente para imaginar a situação, vou sempre ter de converter para distâncias entre carros...

        Comentário


          #5
          Está espectacular o simulador....
          Mas dá moca.. tar colado a olhar para aquilo... LOOOL

          Comentário


            #6
            Dinâmica do tráfego / filas de trânsito

            Olá rapaziada. Confesso que procurei e não encontrei nenhum tópico específico sobre este assunto que está mais ou menos omnipresente nas nossa vidas. Milhões de pessoas, essencialmente nos grandes centros urbanos, são afectadas por este "flagelo" que diariamente nos complica e afecta a vida. Estar parado numa fila de trânsito é algo infelizmente normal na vida da grande maioria das pessoas. A criação e dinâmica de uma fila de trânsito é algo que está mais que estudado mas que é pouco ou nada perceptível do ponto de vista do utilizador da via. É um fenómeno interessante e facilmente observável para quem se posicione de um ponto de vista superior (normalmente num helicóptero ou local elevado). Há inclusive diverso software de simulação destas questões e que é muito importante no estudo e desenho das vias de trânsito. Há tempos, por motivos diversos, descobri um site de um professor da Universidade de Dresden, o Prof. Martin Treiber que é especialista nesta matéria e que concebeu um simulador simplificado mas muito interessante. Para quem gosta de observar / brincar com este tipo de simulação aqui vai:

            http://www.traffic-simulation.de

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rom Ver Post
              Olá rapaziada. Confesso que procurei e não encontrei nenhum tópico específico sobre este assunto que está mais ou menos omnipresente nas nossa vidas. Milhões de pessoas, essencialmente nos grandes centros urbanos, são afectadas por este "flagelo" que diariamente nos complica e afecta a vida. Estar parado numa fila de trânsito é algo infelizmente normal na vida da grande maioria das pessoas. A criação e dinâmica de uma fila de trânsito é algo que está mais que estudado mas que é pouco ou nada perceptível do ponto de vista do utilizador da via. É um fenómeno interessante e facilmente observável para quem se posicione de um ponto de vista superior (normalmente num helicóptero ou local elevado). Há inclusive diverso software de simulação destas questões e que é muito importante no estudo e desenho das vias de trânsito. Há tempos, por motivos diversos, descobri um site de um professor da Universidade de Dresden, o Prof. Martin Treiber que é especialista nesta matéria e que concebeu um simulador simplificado mas muito interessante. Para quem gosta de observar / brincar com este tipo de simulação aqui vai:

              http://www.traffic-simulation.de
              Boas, esse software foi desenvolvido com base em que dados? Dados reais?
              Cumps.

              Comentário


                #8
                Ainda hoje à tarde na A2 no sentido Fogueteiro-Lisboa, devido às obras na baixa de Almada, estavam alguns quilómetros de fila.
                Talvez por causa da "dinâmica do trânsito" os idiotas do costume, "resolveram o problema" circulando pela faixa de emergência da velha forma ordinária e impune!
                O condutor cumpridor e honesto perdia ali no mínimo uma hora, mas os "espertos", em perfeita dinâmica de trânsito, fizeram os 4 ou 5 quilómetros em 5 minutos.
                O costume..., até um dia...

                Comentário


                  #9
                  É engraçado.
                  Estava também a ver o tópico "do lado" acerca dos aumento dos limites de velocidade nas AE's e ao ver este site vi a simulação em que aumentando o limite de velocidade, havendo maior fluxo de trânsito torna a mobilidade pior, o que pode parecer contra-senso já que o movimento (velocidade) é aumentado. Lembrei-me que na Vasco da Gama se consegue constatar isto já que a determinadas velocidades mais baixas ou mais altas a manobra de ultrapassagem às vezes é quase impossível.

                  Comentário


                    #10
                    Fixe! Ja podemos brincar ao IC19

                    Comentário


                      #11
                      Existe mesmo uma especialidade de engenharia de trânsito em muitos países.

                      A simulação normalmente é feita em elementos finitos, muito semelhante ao CFX para fluídos. Vendo bem o trânsito é como se um fluído se tratasse!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                        Existe mesmo uma especialidade de engenharia de trânsito em muitos países.

                        A simulação normalmente é feita em elementos finitos, muito semelhante ao CFX para fluídos. Vendo bem o trânsito é como se um fluído se tratasse!
                        Não será propriamente um fluido, uma vez que possui inúmeras variáveis que não são propriamente constantes e muito menos controláveis.
                        Será uma espécie de "fluido especial".

                        Mas havia, não sei se ainda há, o chamado Inst. Sup. de Transportes, que estudava com profundidade estes fenómenos. Salvo erro até derivou duma análise feita por uma série de especialistas na área a divisão em "garrafinhas" do garrafão da Pte. 25 de Abril, com os bomns resultados que se obtiveram!

                        Comentário


                          #13
                          pelo meio devia haver ali uns acidentes.

                          assim não dá a noção real das coisas

                          Comentário


                            #14
                            Já por cá passou..

                            http://forum.autohoje.com/forum-gera...-transito.html
                            http://forum.autohoje.com/road-book/...e-trafego.html

                            Comentário


                              #15
                              ja conhecia esse site, e esta muito bem feito.

                              Uma das coisas que tento fazer em transito é deixar uma distancia de alguns metros para o veiculo da frente, penso que se mais condutores fizessem isso nao haveria tantas paragens...penso eu de que

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X